PREPARE-SE PARA SER PRESO E CONDENADO CASO SE OMITA NO SOCORRO DE UMA COBRA VENENOSA EM SITUAÇÃO DE PERIGO.

Cria-se, pela proposta de anteprojeto do novo código penal, a figura de omissão de socorro a animais em situação de iminente perigo, sem distinguir, no entanto, animais domesticados e animais selvagens e violentos.

Destarte caso você se depare com uma onça pintada que caiu em um fosso haverá que abraçá-la e retirar do local, salvando a sua vida, ou será punido com prisão de até 04 anos.

Como não há qualquer distinção entre os animais e/ou apontamento sobre quais animais entram no rol dos protegidos uma mosca, formiga, etc, em situação de perigo podem levá-lo à cadeia.

Assim sendo caso se depare com um pescador colocando a vida de uma minhoca em iminente perigo você tem a obrigação de intervir, caso contrário: até quatro anos em "cana".

Brincadeiras à parte já que pelo projeto o salvamento deve ocorrer quando não há risco pessoal e pune aquele que não solicitar o apoio das autoridades em situações que tais.

Uma curiosidade interessante a pena de omissão de socorro aos animais - minhoca - é mais áspera que as penas previstas para humanos, inclusive criança abandonada ou extraviada, pessoa inválida ou ferida, etc., mesmo em caso de morte, o que exaspera a pena, a pena é aquém daquela.

Assim sendo a vida de uma minhoca vale mais que a vida de uma criança, enfermo, etc.

Eis os textos: Art. 394. Deixar de prestar assistência ou socorro, quando possível fazê-lo, sem risco pessoal, a qualquer animal que esteja em grave e iminente perigo, ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública:

Pena — prisão, de um a quatro anos.

Art. 132. Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo, ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública: Pena – prisão, de um a seis meses, ou multa. Parágrafo único. A pena é aumentada de metade, se da omissão resulta lesão corporal grave, em qualquer grau, e triplicada, se resulta a morte.

Vanderley Muniz - Advogado - Americana - SP. www.advocaciamuniz.blogspot.com

Respostas

    V

    Vanderlei Sasso Quinta, 06 de setembro de 2012, 20h04min

    Comentário apagado pelo usuário

    E

    Elisete Almeida Quinta, 06 de setembro de 2012, 20h22min

    Caro Vanderley;

    Levaria com todo gosto um bom Alvarinho, porém, o vinho verde perde qualidades na viagem. Sendo assim, sugiro-lhe vir ao norte de Portugal degustá-lo diretamente na origem. Poderia lhe levar o famoso queijo da Serra, porém é perecível.

    Abraços

    V

    Vanderlei Sasso Quinta, 06 de setembro de 2012, 20h41min

    Comentário apagado pelo usuário

    C

    capadócio Suspenso Quinta, 06 de setembro de 2012, 21h02min

    Epa o Muniz pede o vinho verde a Elisete não leva nada e o Sasso entra na conversa dizendo que aprecia muitíssimo o vinho português, é muito estranho ou são um só vanderlei com dois nomes.

    V

    Vanderlei Sasso Quinta, 06 de setembro de 2012, 21h54min

    Comentário apagado pelo usuário

    C

    capadócio Suspenso Sexta, 07 de setembro de 2012, 8h48min

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Tá nervoso Sasso vai pescar.

    ?

    Vanderley Muniz - [email protected] Sexta, 07 de setembro de 2012, 11h58min

    Um Alvarinho me serve e agrada! Muíitíssimo obrigado.

    Mas, literalmente, desvirtuamos o tópico da "água para o vinho".

    Vanderley Muniz é único e não comete crimes racistas e preconceitos raciais.

    E

    Elisete Almeida Sexta, 07 de setembro de 2012, 12h46min

    Ena! Feriadão, vcs só pensam na birita. Pena que aqui é um dia normal de trabalho, mas a gente bebe na mesma.

    Sasso, Mirandela é a terra das alheiras. Lindíssima!

    Vanderley, como disse, vinho verde perde qualidades na viagem (é o que dizem os entendidos cá), que tal um maduro tinto?

    Bom feriado à todos

    Abraços

    ?

    Vanderley Muniz - [email protected] Sábado, 08 de setembro de 2012, 8h27min

    Por cá encontramos vinhos verdes trazidos por importadores, cuja qualidade é intocada.

    Por esses dias beberiquei um legítimo "madeira" que me deixou enebriado, literalmente, com altíssimo grau de teor alcoolólico, algo em torno de 19% extraído de tinta negra mole.

    Creio que se encerrou o assunto principal em que propunha um debate sobre novidades legislativas na iminência de vigorar e suas discrepâncias a ferir princípios basilares constitucionais, em especial a proporcionalidade.

    Abraços!

    E

    Elisete Almeida Sábado, 08 de setembro de 2012, 8h38min

    Vanderley;

    Desvirtuamos mas não fugimos do direito, passamos de uma desproporcionalidade na medida da pena para a denominação de origem protegida.

    Aliás, se quiseres ver o que são cachos, vá ao meu face, publiquei uma foto das minhas videiras ontem.

    Abraços

    ?

    Vanderley Muniz - [email protected] Sábado, 08 de setembro de 2012, 9h20min

    Vi sua videira, seu cachorro, seu marido A.C., nosso cachorro Lula e te enviei convite para add. como amiga rsrssrs

    Quando em Coimbra vou almoçar em "O Casarão".

    A propósito que faz nosso cachorro Lula por ai?

    E

    Elisete Almeida Sábado, 08 de setembro de 2012, 14h51min

    Kkkkk! Foi o Doutoramento Honoris Causa. Dizem que "Doutor é um burro carregado com livros", no caso é "com título".

    Vou te add.

    Abraços

    V

    Vanderlei Sasso Segunda, 10 de setembro de 2012, 22h49min

    Comentário apagado pelo usuário

    V

    Vanderlei Sasso Terça, 11 de setembro de 2012, 0h42min

    Comentário apagado pelo usuário