Oficial não consegue entregar intimação
Depois de 2 anos sem receber a pensão do meu filho entrei a 7 meses pela defensoria pública com processo de EXECUÇÃO de pensão alimenticia,o problema é que o pai não se encontra no endereço fornecido por ele,a advogada já levantou outros possiveis endereços pela justiça,mas ele não foi encontrado em nenhum deles. E agora?Qual o próximo passo? Sei que ele esta se escondendo e não facilitara a entrega dessa intimação.
KUKA:
Ha uma diferença no que diz respeito á sua manifestação:
Intimação - esta ocorre no curso do processo.
No início, o ato é de CITAÇÃO, onde no caso o pai do menor tomará conhecimento da ação.
Conforme orientou Dra. Maria Tereza, a citação poderá ser realizada por edital.
Ha também a possibilidade do Oficial de Justiça de posse do mandadoa de citação, efetuá-la com hora certa.
No caso, se expedido o mandado, combine com o Oficial de Justiça, dirijam-se ao local descrito no mandado e aguarde o cumprimento para certificar-se do ocorrido.
A dificuldade do cumprimento do mandado com hora certa, esta na necessidade do deslocamento do Oficial de Justiça por no mínimo três diligências, e essas, de acordo com as Normas de Serviço do Tribunal não são remuneradas na sua totalidade ( apenas 01); quem trabalha com prejuízo, evita.
Os pais dele são falecidos,ele têm conhecimento da ação mas não quer ser encontrado.Não dá pra fazer a citação com hora certa pois ele trocou os numeros dos telefones.
Na citação por EDITAL ele fica obrigado a pagar ou justificar sobre pena de prisão? Como funciona a citação por EDITAL,acredito ser a única maneira de resolver a questão pois sei que ele esta acompanhando o processo pelo Advogado dele.
KUKA:
Os prodecimentos para a citação com hora certa são efetuadas somente pelo oficial de Justiça, não é necessário contato antecipado.
O Oficial de Justiça dirige-se ao local indaga sobre o paradeiro da pessoa procurada; SE NÃO ENCONTRADA INTIMA QUALQUER PESSOA QUE SE ENCONTRE NA CASA ( PARENTES) OU ATÉ VIZINHOS, PARA QUE NA HORA DESIGNADA PELO OFICIAL ESTE REGRESSARÁ E MESMO ESTANDO AUSENTE " O PAI DA CRIANÇA " A CITAÇÃO SERÁ EFETUADA. É SIMPLES.
a CITAÇÃO via edital pode demorar meses; seus efeitos são idênticos aos da citação pessoal ou por hora certa.