Bolsa Estágio é rendimento "ISENTO E NÃO TRIBUTÁVEL"

Há 13 anos ·
Link

Prezados Senhores: Hoje Fiz um recurso de Impugnação de Notificação de IRPF, pois cai na malha fina devido a Bolsa Estágio da minha esposa (dependente) ter sido informada como rendimento Tributável. Contudo, não concordo com esse fato pois considero uma Bolsa de Estágio como uma Bolsa de Estudo. E uma bolsa de Estudo só pode ser tributada mensalmente na fonte a partir de uma determinada faixa de valor. A legislação em que me baseei foi a Lei 9250/95 (Art. 26), Lei11482/07 e o Decreto Lei 3000/99 (Art. 39, VII). A fiscal da receita me convenceu a não dar entrada nesta impugnação pois ela considera certo que vou perder e a minha dívida só vai aumentar junto a receita. Então pergunto alguém conhece uma causa parecida na justiça em que eu possa me orientar ou eu devo aceitar a opinião da fiscal?

1 Resposta
orlando oliveira de souza_2
Há 13 anos ·
Link

Costumam entender assim:tudo o que for recebido como produto do trabalho ou do capital(investimento) ou mesmo tudo que acrescer o patrimônio pode ser tributável.Entendem-se como rendimentos isentos e não-tributáveis as bolsas de estudo e pesquisa, desde que não represente vantagem ao doador(credor) e não caracterize contraprestação de serviços...o que caracterizar uma contraprestação de serviços ao doador seria tributável, mesmo que não haja retenção de previdência...Smj.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos