Demora para a entrega da Carteira
Boa tarde colegas,
Gostaria de saber se algum dos colegas também está passando por grande indignação com os prazos da OAB para a confecção das carteiras e para processamento do requerimento de inscrição.
Aqui no RS, já fiz o requerimento há mais de trinta dias e o prazo que me deram é de NO MÍNIMO SESSENTA DIAS, ou seja, não há nenhuma definição de prazo. Simplesmente absurdo demorarem mais de sessenta dias e pior ainda é não darem nenhuma segurança aos requerentes de quando pode ficar pronto.
Colegas do RS mesmo e dos outros estados, passaram ou vem passando pelo mesmo problema?
Lipexisde, boa tarde. Quando fui aprovado no Exame de Ordem 136 aqui em SP, precisei aguardar por quase 3 meses para entrega definitiva.....fique tranquilo, a pior parte já passou....agora, aproveite da certidão e exibá-a com orgulho, afinal de contas lutou muito para isso.
Parabéns e seja muito bem vindo.
Dr. Mauro - [email protected]
Olá colega, obrigado pelo comentário.
Bom, eu acho um absurdo este prazo, ainda mais pela indefinição de "no mínimo 60 dias". Obviamente não tenho muito o que fazer a não ser esperar, por isso criei o tópico para saber se principalmente nas outras seccionais também estão demorando.
De qualquer forma encaminhei reclamação para a seccional e para o conselho federal.
NO FUTURO, com o exercício regular da advocacia irá deixar de ACHAR par formar convicção sobre todos os temas jurídicos na forma da lei, jurisprudência ou com fundamento na doutrina. A palavra ABSURDA também será abandonada, uma vez que questão jurídica não se coaduna com a palavra absurdo, uma vez que os fatos jurídicos em juízo busca no caso concreto a justiça.
Adv. AntonioGomes OAB/RJ-122.857
Senhor Antonio Gomes,
Não criei este tópico na qualidade de operador do direito, muito menos de advogado, já que não o sou até que receba o número de minha inscrição. A criação do tópico ocorreu tão somente para que pudesse saber se os colegas das outras seccionais estão na mesma situação.
Seus comentários são absolutamente desnecessários e não tem absolutamente nenhuma ligação com o assunto proposto no tópico. São inclusive ofensivos pois em sua narrativa há a maldosa pressuposição de que os jovens advogados não saibam como funciona o direito e não saibam utilizar os termos corretos na aplicação dele.
Primeiramente, o senhor não me conhce e não tem nenhum conhecimento sobre os termos que utilizo quando escrevo qualquer instrumento com carga jurídica, então penso que estes comentários acerca das palavras que utilizei só podem ter ocorrido em um momento em que lhe faltou lucidez.
Se quiser comentar sobre o assunto do tópico a sua presença sera bem vinda, do contrário não faço questão de comentários esdrúxulos e desnecessários.
Abraço.
NÃO estou preocupado com que achas ou deixa de achar, na verdade defendo até morrer o seu pleno direito de dizer o que bem entender, embora não concorde com a sua maneira e forma, por outro lado, exerço o meu direito constitucional e legal, devidamente identificado e na condição de advogado, de expor meus entendimentos juridícos sobre qualquer exposição. Dito isso, reitero integralmente o exposto alhures.
Cordial abraço,
Adv. Antonio Gomes OAB/RJ-122.857 [email protected]
Na verdade dr Antônio, a palavra absurdo é uma palavra que é bastante aplicável na justiça brasileira. É um absurdo que em alguns juizados leva 6 meses pra juntar petição em processo que tem preferencia por ter idoso como parte. É um absurdo que em alguns juizados leva 10 meses da distribuição do PI até a audiência de conciliação. É um absurdo que os desembargadores dos tribunais se vestem de todas as regalias e se esqueçam da justiça em primeira instancia. É um absurdo que os tribunais condenam empresas como Oi, Tim e Claro em valores baixíssimos que não surgem nenhum efeito no sentido de obrigar a melhorar seus serviços.
Agradeço pelos comentários dos colegas.
Bom, entrei em contato com a OAB aqui da capital e desta vez informaram que levaria de 50 a 60 dias, é bastante tempo, mas é bem melhor que a informação anterior de "no mínimo 60 dias". Já se passaram 35 dias, agora só me resta aguardar. A única coisa que me intriga é que tem pessoas aqui no estado que recebem em menos de 20 dias, basta olhar as datas dos editais e dos juramentos. Vou tentar ignorar as possíveis motivações para que algumas pessoas recebam em menos da metade do prazo e aguardar até o fim do mês.
Após minha terceira postagem não dirigi nada ao senhor, Antonio Gomes, posto que seus comentários são incoerentes, impertinentes e se tratam de singelos devaneios sem qualquer relação com o assunto proposto.
Por fim, espero sinceramente que o senhor finalmente encerre sua participação no tópico antes que consiga me arrastar nesta discussão até o nível que o senhor citou anteriormente.
Adv Antonio Gomes,
pertinentes ou não, e tendo a entender pela última, suas colocações aqui não precisam ser tão "rebuscadas", como se você estivesse fazendo uma sustentação oral perante a Suprema Corte ou defendendo sua tese no doutorado.
Uma coisa é escrever e falar corretamente, outra é tentar transparecer superioridade em qualquer tipo de conversa, mesmo nas mais básicas, como nas da hora do café da manhã que o colega se referiu acima.
Esqueça um pouco o Direito, converse com outras pessoas fora do ramo e não faça do formalismo seu dia-a-dia.