Olá tenho 19 anos, gostaria de saber se posso acrescentar ao meu nome o sobrenome da minha avó materna, nenhum dos meus tios, nem minha mãe possuem o sobrenome, apenas minha avó e alguns primos. Gostaria de acrescenta-lo para não perder o sobrenome, minha mãe não colocou em minha certidão pois o achava feio. Enfim, segue os nomes. Eu: Adriano Oliveira Barros / Avó: Anadir Duffeck / Mãe: Eliete Maria de Oliveira / Pai:Gilberto Barros. Gostaria que meu nome ficasse assim: Adriano Oliveira Barros Duffeck. É possível fazer isso? O que devo fazer? Desde de já Agradeço.

Respostas

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 29 de setembro de 2012, 6h32min

    ADRIANO

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL é possível você incluir o sobrenome de sua avó diretamente ao seu sobrenome, sendo, inclusive, possível que este sobrenome ocupe a posição final, como último e principal sobrenome. Trata-se de processo SIMPLES, RÁPIDO, BARATO e que deve ser feito por advogado. Veja mais clicando nestes links:

    jus.com.br/forum/280155/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-sobrenomes-de-avos-falecidos/

    jus.com.br/forum/153645/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-sobrenome-de-ascendentes-em-linha-reta/

    HERBERT C, TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    ?

    Adriano Barros Domingo, 30 de setembro de 2012, 15h09min

    Obrigado pelas informações Herbert.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 01 de outubro de 2012, 13h21min

    ADRIANO

    Sempre as ordens. Boa sorte.

    J

    Juliane Neiva Terça, 22 de abril de 2014, 18h47min

    gostaria de acrescentar o sobrenome da minha avó materna ao meu, minha mae nao teve esse direito, como faco?

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Terça, 22 de abril de 2014, 18h52min

    JULIANE

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL é possível você incluir o sobrenome de sua avó materna diretamente ao seu sobrenome. Não é necessário que sua mãe também o faça. É possível escolher a posição que este sobrenome avoengo ocupará.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Tiago d'Lima

    Tiago d'Lima Quinta, 26 de junho de 2014, 18h55min

    Olá meu nome é Tiago Amaral de Lima, tenho 16 anos e gostaria de obter o sobrenome do meu bisavô. O nome dele é Manoel Amaral Zaghi, só que o meu avô Roberto Amaral (falecido) foi registrado pelo primo dele. Ailton Amaral . Eu gostaria de saber se tem como fazer o acréscimo do sobrenome Zaghi para que eu possa dar entrada não dupla cidadania italiana. Desde já grato!

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 26 de junho de 2014, 19h05min

    TIAGO

    É possível a inclusão de sobrenome de bisavô para que nome passe a constar TIAGO ZAGHI AMARAL DE LIMA e não da forma que você escreveu. A primeira parte de sua pergunta depende do advogado analisar as certidões. Mas esclareço que tem que ser bisavô no registro civil. Se é de sangue ou não não importa para finalidade destinada.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    N

    Nadia Souza Conceição Sexta, 11 de julho de 2014, 23h17min

    Eu tenho 39 anos e minha avó materna não pode registrar o seu sobrenome (Kozlowsky) na minha mãe e com isso eu não tenho o sobrenome de familia , gostaria de incluir em meu nome , mas posso fazer isso mesmo se minha mae não incluir no dela? se eu posso; o que devo fazer? e que documentos preciso? e aonde devo ir? eu moro no rio de janeiro , meu nome é Nadia de Souza Conceição, gostaria de passa a ser Nadia Kozlowsky de Souza da Conceição

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 12 de julho de 2014, 6h58min

    NADIA

    É possível incluir o sobrenome avoengo na forma pretendida e diretamente ao seu nome. Você deve ir a um escritório de advogado para que ele ingresse com AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no fórum da cidade onde você reside.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    K

    Kelvin Biffi Segunda, 14 de julho de 2014, 11h55min

    Olá tenho 20 anos, gostaria de acrescentar ao meu nome o sobrenome do meu biza avô materno, minha mãe nem a minha avó possuem o sobrenome, apenas meu biza avô e alguns primos de terceiro grau. Gostaria de acrescenta-lo para não perder o sobrenome, minha mãe não colocou em minha certidão. Enfim, segue os nomes. Eu: Kelvin Batista Biffi / Biza avô: Cassiano Baumhardt / Avó: Maria Luiza Batista / Mãe: Vera regina Btista Biffi.

    Gostaria que meu nome ficasse assim: Kelvin Batista Biffi Baumhardt.

    Sei que preciso realizar uma retificação de registro civil, porém não sei como proceder e eu sendo a terceira geração a não possuir o sobrenome de meu biza avô se seria possível.

    É possível fazer isso?

    Desde de já Agradeço.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 14 de julho de 2014, 12h01min

    KELVIN

    É possível incluir o sobrenome bisavoengo diretamente ao seu nome. Porém, em outra posição. Ou seja, seria possível que seu nome passasse a constar KELVIN BAUNHARDT BATISTA BIFFI. Mas o advogado pode fazer uma tentativa na forma pretendida e no mesmo processo. Se o juiz não deferir uma forma ele defere a da outra que escrevi.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    K

    Kelvin Biffi Segunda, 14 de julho de 2014, 14h37min

    Obrigado pelas informações Herbert!

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 14 de julho de 2014, 16h48min

    KELVIN

    De nada. Sempre as ordens.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Michele Liegel

    Michele Liegel Quarta, 08 de outubro de 2014, 13h34min

    Oi, Meu nome verdadeiro é Michele Pires da Silva, mas amo os sobrenomes das minhas duas avós, a materna se chama Zofia Sinhuk e a paterna é Veronica Liegel, porém, meu pai saiu apenas com o sobrenome do meu avô e minha avó paterna já faleceu. Sendo assim, eu posso entrar com esta ação e colocar o Sinhuk e o Liegel no meu sobrenome? e como faço para dar inicio? Posso solicitar qualquer advogado ? E cerca de quanto tempo demora? O sobrenome das minhas avós são muito importantes para mim. Aguardo resposta, mas desde já agradeço :)

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 08 de outubro de 2014, 13h56min

    MICHELE

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado será possível incluir os dois sobrenomes avoengos diretamente ao seu nome. Se o advogado souber conduzir bem o processo será possível escolher a posição dos novos sobrenomes. Em São Paulo o forum mais rápido demora 2 meses e o mais demorado demora 8 meses.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    G

    Gabriel V Terça, 25 de novembro de 2014, 13h58min

    Olá, tenho 25 anos, gostaria de acrescentar o sobrenome da minha vó falecida, pois minha mãe não teve o direito de ter ele, na época só o sobrenome paterno iria para os filhos

    além disso quanto custa em media pra alteração do nome e quanto tempo demora e quais documentos serão necessarios

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 25 de novembro de 2014, 14h03min Editado

    GABRIEL

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado será possível incluir o sobrenome de avós diretamente ao seu nome e mesmo que falecidos.

    No Estado de SP demora 5 meses, no Estado do RJ 12 meses, No Estado de SC 14 meses. A tabela da OAB arbitra o valor mínimo equivalente a 3 salários mínimos. O advogado providencia os documentos.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    G

    Gabriel V Terça, 25 de novembro de 2014, 15h23min

    3 salarios minimos ? não tem como diminuir o valor ? achei caro

    e pode pagar parcelado ?

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 25 de novembro de 2014, 15h32min Editado

    GABRIEL

    Este valor não é meu. Mas sim da tabela oficial da OAB. Tente a Defensoria Pública. Com eles é gratuito. Mas o requerente deve ser muito carente.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com