Olá tenho 19 anos, gostaria de saber se posso acrescentar ao meu nome o sobrenome da minha avó materna, nenhum dos meus tios, nem minha mãe possuem o sobrenome, apenas minha avó e alguns primos. Gostaria de acrescenta-lo para não perder o sobrenome, minha mãe não colocou em minha certidão pois o achava feio. Enfim, segue os nomes. Eu: Adriano Oliveira Barros / Avó: Anadir Duffeck / Mãe: Eliete Maria de Oliveira / Pai:Gilberto Barros. Gostaria que meu nome ficasse assim: Adriano Oliveira Barros Duffeck. É possível fazer isso? O que devo fazer? Desde de já Agradeço.

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 21 de março de 2016, 15h44min

    ELLEN

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL é possível incluir sobrenome de bisavós diretamente ao seu nome. Mas não é possível excluir ou substituir os atuais sobrenomes. Processo simples, rápido, barato. Veja mais no site abaixo e envie e-mail caso tenha mais dúvidas.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    J

    Jonathan de Souza Silva Sexta, 01 de julho de 2016, 11h24min

    Olá meu nome é Jonathan de Souza Silva, nome do meu Avô Materno, ao qual quero utilizar o sobrenome é José Tertuliano; infelizmente já falecido. Gostaria de saber se consigo obter o sobrenome dele, visto que, minha mãe não o possui, e corremos o risco de perder o nome do meu avô, já que ninguém obteve o nome. E se sim, onde devo procurar, quais os valores que irei gastar, e como ficará a grafia do nome.

    Desde já, agradeço o pronto atendimento.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 01 de julho de 2016, 11h35min

    JONATHAN

    É possível incluir sobrenomes avoengos diretamente ao seu nome. E para isto é necessário constituir advogado. Veja as demais respostas no site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com

    Claudia Regadas Nery

    Claudia Regadas Nery Terça, 23 de agosto de 2016, 22h47min

    Boa noite
    É possível incluir o nome do meu avô paterno em minha certidão? Tenho o sobrenome dele porém o nome não consta na minha certidão. Tudo isso porque no registro do meu pai, apesar dele também ter recebido o sobrenome do meu avô, não constar o nome dele. Meu avô deu o sobrenome mas não incluiu o nome na certidão do meu pai, porque não era casado com minha avó, mas com uma outra pessoa na época (1948 )

    Fernando Marcos

    Fernando Marcos Quarta, 31 de agosto de 2016, 5h41min

    Ola,
    E possível adicionar o sobrenome da minha avó paterna, mesmo a mesma estando viva?
    Ela é a ultima pessoa ter tal sobrenome, ninguém da familia mais o tem. E, em comemoração aos 90 anos dela, gostaria de homenagea la. Outra coisa, meu nome é o mesmo do meu Avô, portanto, tem o Neto ao final. Poderia ser retirado o Neto e acrescentado o sobrenome da minha avó? Obrigado.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 31 de agosto de 2016, 7h37min

    FERNANDO

    Sim, é possível. E também é possível excluir o agnome. E deve ser por AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado. Processo simples, rápido, barato. Veja mais no site abaixo e envie e-mail caso tenha mais dúvidas.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com