Olá tenho 19 anos, gostaria de saber se posso acrescentar ao meu nome o sobrenome da minha avó materna, nenhum dos meus tios, nem minha mãe possuem o sobrenome, apenas minha avó e alguns primos. Gostaria de acrescenta-lo para não perder o sobrenome, minha mãe não colocou em minha certidão pois o achava feio. Enfim, segue os nomes. Eu: Adriano Oliveira Barros / Avó: Anadir Duffeck / Mãe: Eliete Maria de Oliveira / Pai:Gilberto Barros. Gostaria que meu nome ficasse assim: Adriano Oliveira Barros Duffeck. É possível fazer isso? O que devo fazer? Desde de já Agradeço.

Respostas

    Jennifer Tonholi

    Jennifer Tonholi Quarta, 17 de junho de 2015, 13h56min

    Olá, tenho 17 anos, gostaria de acrescentar o sobrenome da minha vó falecida, pois minha mãe não teve o direito de ter ele, na época só o sobrenome paterno iria para os filhos.
    Gostaria de saber em média o valor pra acrescentar o nome
    e como fazer isso?
    aguardando resposta....

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 17 de junho de 2015, 14h43min

    JENIFER

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL é possível incluir sobrenome de avós falecidos e em qualquer posição. As demais dúvidas pode ser vistas no site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    R

    rodrigo josé raimundo Terça, 03 de novembro de 2015, 19h42min

    olá, tenho 24 anos, me chamo rodrigo josé raimundo e sofro muito com isso, todo lugar que eu vou que as pessoas riem de mim e fazem muitas piadas com o raimundo e por eu não ter nenhum sobrenome e ter 3 nomes próprios, as pessoas me chamam de "trio unico", "raimunda" "Rará" "Rodrigo zé imundo" "indigente", até meus professores já fizeram piada de mim na escola,até mesmo em formaturas de cursos na frente de multidões, a pessoa que entregava os diplomas olhou no meu e disse: afinal, você se chama rodrigo, josé ou raimundo, e eu envergonhado respondi: não sei..., e todo mundo em volta ria. ou então gritarem assim: eu quero o rodrigo, o josé e o raimundinho aqui na frente, durante uma aula. quando não são situações como essas as pessoas que pegam meu rg pra fazer cadastros em alguns lugares dizem: nossa... você não tem nenhum sobrenome... é horrível pra mim, pensei que acabaria com o fim do ensino médio, mas hoje faço faculdade e trabalho e já passei por várias coisas constrangedoras nos dois lugares, evito dizer meu nome completo pras pessoas, só falo que me chamo rodrigo josé, mas sempre descobrem, eu pesquisei e acredito que minha única saída era retirar os prenomes e incluir o sobrenome dos meus avós maternos e paternos, minha avó materna se chama maria margarida de freitas e meu avó paterno se chama josé raimundo sobrinho, então gostaria de me chamar rodrigo freitas sobrinho, seria um nome ótimo que eu teria orgulho de dizer, e também não chatearia nenhum dos meus país, já falei com eles antes sobre isso só que meu pai não aceita, pois ele colocou o nome dele em mim e eu não tenho nem o sobrenome materno, minha irmã também sofria com o raimundo e conseguiu tirar se casando, eu penso em quando eu tiver um filho que sobrenome eu vou por nele? apenas o da mãe, seria muito chato pra mim, não poder dar um sobrenome pelo qual ele pudesse ter orgulho, assim como durante minha vida toda eu odiei o meu, só não falei antes por medo, pois fui criado numa rigidez enorme, sem nem poder falar o que eu pensava ou sentia direito. se essa ação for possível gostaria de saber o valor a ser pago e se possível o parcelamento, seria uma conquista enorme na minha vida, agradeço a atenção e aguardo resposta

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 03 de novembro de 2015, 19h48min Editado

    RODRIGO

    É possível incluir sobrenome, materno, avoengo e em qualquer posição. Mas não é possível excluir os atuais sobrenomes e prenomes. As demais informações estão no site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Terça, 03 de novembro de 2015, 20h15min

    Olá Rodrigo,

    É possível incluir sobrenomes de ascendentes (pai, mãe ou avós), mas sem excluir qualquer sobrenome atual, ajuizando, para tanto, uma Ação de Retificação de Registro Civil. Mas, por ocasião de futuro casamento, você poderá excluir o sobrenome Raimundo, em substituição a um sobrenome da sua futura esposa!

    Entre em contato para mais informações, inclusive quanto a orçamento.

    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 03 de novembro de 2015, 20h49min

    RODRIGO

    É possível incluir sobrenome, materno, avoengo e em qualquer posição. Mas não é possível excluir os atuais sobrenomes e prenomes. As demais informações estão no site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    T

    Thainá Luiza Sousa Terça, 17 de novembro de 2015, 20h26min

    Olá, meu nome é Thaina Luiza da Silva Sousa e queria acrescentar o Bastos que é da minha avó paterna, no entanto meu avô quando foi registrar nele não colocou o Bastos só nos outros filhos, e também eu fui registrada errada preciso colocar acento no Thainá, é possível?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 17 de novembro de 2015, 20h33min Editado

    THAINÁ

    Se o seu avô tem o sobrenome BASTOS é possível incluir diretamente em seu nome e em qualquer posição. E no mesmo processo incluir o acento em seu prenome. Acesse o site abaixo e escreva-me um e-mail que eu lhe informo o que é necessário.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Terça, 17 de novembro de 2015, 21h03min

    Thainá,

    É possível fazer as alterações que deseja ajuizando uma única Ação de Retificação de Registro Civil. Trata-se de processo rápido e de baixo custo.

    Envie um email para mais informações e orçamento.

    Atenciosamente,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 18 de novembro de 2015, 5h49min

    THAINÁ

    Se o seu avô tem o sobrenome BASTOS é possível incluir diretamente em seu nome e em qualquer posição. E no mesmo processo incluir o acento em seu prenome. Acesse o site abaixo e escreva-me um e-mail que eu lhe informo o que é necessário.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Igor Sena

    Igor Sena Sexta, 11 de dezembro de 2015, 22h57min

    Olá Dr. Herbert C. Turbuk, não venho fazer nenhuma pergunta mas agradecer em nome de todos por todas as respostas que tem dado, o senhor é um homem digno que tenta ajudar a todos e acho que nem sempre as pessoas passam aqui para agradecer, por isso essa mensagem é apenas para dizer: Muito obrigado por se importar conosco, que Deus abençoe o senhor e toda sua família, que a felicidade esteja sempre com o senhor.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 12 de dezembro de 2015, 9h05min

    IGOR

    De nada. Sempre as ordens.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    S

    Suzy Fröhlich Quinta, 14 de janeiro de 2016, 21h25min

    Ola ...no cartório na hora de registrar meu filho posso colocar o sobrenome de minha avó paterna? O mesmo nao consta no meu sobrenome! Mas esta la no meu registro o sobrenome de minha avó paterna.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 14 de janeiro de 2016, 21h33min Editado

    SUZY

    Sim.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com
    www.hcturbuk.wix.com/mudarnome

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 17 de fevereiro de 2016, 11h10min

    RODRIGO

    É possível incluir sobrenome, materno, avoengo e em qualquer posição. Mas não é possível excluir os atuais sobrenomes e prenomes. As demais informações estão no site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com
    #mudarnome

    Ellen Dias

    Ellen Dias Segunda, 21 de março de 2016, 14h57min

    Gostaria de saber se posso colocar o sobrenome da minha bisavó (mãe do pai da minha mãe, meu avô não foi registrado com esse nome) no lugar do que recebi da minha mãe.
    No caso, meu nome é Ellen de Oliveira Dias, queria que ficasse Ellen Venzel Dias,

    Ellen Dias

    Ellen Dias Segunda, 21 de março de 2016, 15h03min

    Se pudesse ficar Ellen Venzel de Oliveira Dias, também não teria nenhum problema para mim.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 21 de março de 2016, 15h05min

    ELLEN

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL é possível incluir sobrenome de bisavós diretamente ao seu nome. Mas não é possível excluir ou substituir os atuais sobrenomes. Processo simples, rápido, barato. Veja mais no site abaixo e envie e-mail caso tenha mais dúvidas.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Segunda, 21 de março de 2016, 15h05min

    Ellen

    É possível apenas incluir sobrenome bisavoengo, pelo Fórum da Capital. Não é possível substituir ou excluir sobrenomes não constrangedores. Para mais informações, por favor solicite por email.

    Atenciosamente,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Segunda, 21 de março de 2016, 15h07min

    Ellen Venzel de Oliveira Dias é possível.

    Luciana Zoudine
    [email protected]