Filho adolescente x drogas x apoio

Há 13 anos ·
Link

Ola pra todos,

Meu filho de 14 anos, é um adolescente muito inteligente, amoroso, brincalhão. Mas, quem consegue dar valor as qualidades quando ele insisti em querer seguir o caminho Errado???!!

Este será o 3º ano que ele repete na escola. E descobri ontem que ele estava cabulando aulas a 1 semana. Ele começou a fumar maconha, e estou vendo meu filho entrando num caminho de muito sofrimento para ele e par toda família.

A FAMIlIA: eu moro com meus pais, (que NAO quer ele mais morando aqui, ele já pegou dinheiro do avô, e sempre menti dizendo que NAO) Então esse ano resolvemos que ele iria morar com o avô paterno, tudo se repetiu. Todos Eu, avós, tias, pai, conversamos muiiiito com ele, tudo que vcs podem imaginar.Meu filho parece entender, parece que nunca mais vai pegar num cigarro de maconha, e ele vira as costas e parece que NAO ouviu nada.

Ele NAO pode mais ir a escola Ele já fez varias terapias e sempre o diagnostico nos diz que ele é uma cça normal..

Eu já fui no Conselho Tutelar, eles me orientam a procurar um psicólogo, conversaram com ele, mas nada NAO consegui êxito.

O que eu faço???? Estou desesperada de ver meu filho escapar de nossas mãos!! Existe alguma coisas que posso fazer pata desvia lo desse caminho???? Uma escola militar? Um internato !? Ele NAO é um viciado, mas se eu NAO fizer nada, ele será!!!

Tem algum órgão do governo que eu possa pedir ajuda??

Obrigada a todos .

119 Respostas
página 5 de 6
Marsh Simpson
Há 13 anos ·
Link

bom dia Elisa, estava sumida hein!

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Marsh, é confesso que sim! Ontem minha filha chegou do Rio, e é tudo de bom quando ela esta de volta, mas ela requer muita atenção tbm... e trabalho o dobro! Rsrsrs...

E meu filho adolescente está me consumindo! Enquanto eu fui buscar a minha filha hj pela manha, ele fumou Mac..e depois disfarçou dizendo que havia experimentado um cigarro de cravo!

Segunda estou indo a PUC com ele , ver as opções de saídas que ele tem...

Mas.. Vcs moram no meu coração!!

Bjos!!

Ah ( vc percebe o quanto eu respondi as vezes na madrugada??) é o único tempo que tenho ultimamente!rsrs

Insula Ylhensi
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Elisa, imagino como essa situação está lhe pesando, lhe consumindo.

Não se esqueça de vc.

Vc tmb precisa de ajuda, de apoio. Arruma um terapeuta, ele será alguém neutro a quem vc poderá colocar tudo pra fora sem receios de julgamento, críticas....enfim! É só pra isso, para ouvir vc.

Nem sempre aquele parente tão amigo e companheiro tem essa insenção, e nem sempre NÓS mesmos nos sentimos tão a vontade para desabafar. E vc precisa colocar pra fora essas emoções represadas, suas angustias. Entende? Isso é importante para que vc consiga se manter equilibrada e tmb para não adoecer, pois preocupação em excesso faz mal, o corpo começa a somatizar e as enfermidades surgem, ganham força....

Tudo vai se ajeitar, mulher!! Vc vai ver. Com paciência e fé tudo vai acabar bem. É como diz aquele ditado: se ainda não está bem é porque ainda não acabou.

Sossegue seu coração.

Abraços!!!

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Insula,

Vc tem muita razão! Sabe me dá um nervoso, um sentimento de impotência... Sabe quando a gente chega aos 40 e faz um balanço da vida e onde erramos e acertamos?!!... Então esse reflexão está toda atrapalhada... Tem horas que me sinto tão equivocada.. parece que a vida foi me levando e eu NAO estava no controle dela.. Deixei que tudo fosse acontecendo e hoje o resultado é: desorganização, eu me culpo muito do meu filho estar assim, pois ele está perdido tanto quanto Eu..

Me culpo por ter vivido um casamento tão sofrido.. E depois fui salva por um anjo.. E dispensei este anjo , para viver outro relacionamento ruim, de muita brigas, e estres!!

Hj eu penso, por onde eu começo a colocar a minha vida em ordem?? Eu preciso sim de ajuda. Tem dias que tenho vontade de chorar o dia todo.. Chego ate me xingar.. Tipo: quando eu estou muito cansada eu penso: NAO reclama NAO sua doida... Vc é muito idiota e a culpa é sua se o retrato está feio!!

Outro dia minha mae evangélica disse numa conversa... "Se seu pai arrumasse outra mulher fora e com filhos, a vagabunda nunca viria entrar na família"... Aquilo foi uma facada no meu peito... Eu perguntei a ela... Eu sou vagabunda? Seus netos sao tbm? E ela ficou toda sem jeito, sem graça disfarçou e mudou de assunto...

Insula... Eu só preciso saber de onde eu começo.. Eu NAO consigo entender como irei melhorar a vida dos meus filhos..

Por onde eu começo ..!?

Insula Ylhensi
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Vc começa melhorando A SUA VIDA.

Somente depois disso é que vc poderá ser útil e colaborar na melhoria da vida de seus filhos.

Percebes que eu disse " ser útil e colaborar na melhoria ", por que não somos nós que melhoramos a vida de ninguém!!!!! Apenas ajudamos para que se eles quiserem melhorar, e melhorar naquilo que eles querem, gostam, acreditam.....a gente pode vir a colaborar.

Ver vc bem ajudará a seus filhos pois vc é como o capitão de um navio para eles (a visão do adolescente), se vc está perdids, eles ficam inseguros e se perdem, mas se vêem vc segura, sabedora de que tudo tem jeito, que vc é capaz de lidar com essas dificuldades, eles então sentirão mais seguros, e até se permitirão seguir vc. Isso é liderança. Primeiro vc deve estar bem com vc, e os outros te seguirão naturalmente.

Não liga pros conceitos de sua mãe. Quando a gente se assuta com tanta coisa diferente da gente neste mundão, a gente se apega em idéias onde tudo parece certinho, basta seguir um manual que vc tem as respostas, que as coisas acontecem daquele jeito, e etc.

Vc sabe que a vida não é assim. Não adianta uma pessoa agir assim ou assado, isso não vai mudar o modo de pensar e de sentir dos que estão a volta dela. Pode dar uma influenciada, mas não detemina. Mas, tem gente que acredita que determina! fazer o quê, né???

Existeme Escola de Psicologia que oferecem gratatuitamente atendimento, quem sabe vc não descola alguem para te ouvir. Pode até ser que ela te dê uns toques legais, te ajude a ver as coisas sob outro prisma. É disse que vc precisa, de uma visão externa, e de alguém que procura entender o ser humano por dentro, e por isso mesmo ela não julga, ela só ajuda a gente a lidar com todas essas emoções contraditórias, nos ajuda a colocar nosso mundo interior em ordem.

E não se culpe, nada do que vc fez ou não fez impôs aos outros as escolhas que eles mesmos fizeram.

Vc vai encontrar o caminho. Vc vai ver!!

Insula Ylhensi
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

E outra coisa:

Quando na familia há um adolescente muito rebelde sem que se consiga colocar nele limites, os pais sofrem, isso desestabiliza a familia. Por isso é importante vc ter com quem desabafar e trocar ideias com quem conheça e entenda de comportamento humano, preferencialmente do juvenil, como é o caso de seu filho.

E se esse rebelde começa a fazer uso de entorpecentes a desestabilização aumenta, pois os pais se vêem presos de grande angústia. O que reforça mais ainda a necessidade de uma conversa com um terapeuta.

Existe ainda muita resistência a terapias com psicólogos, mas vc vai ver que esse profissional te abrirá portas, vai te ajudar a entender muito de suas questões, e assim te auxilia a encontrar maneiras de lidar com elas, inclusive mudando sua postura e reações diante desses problemas.

Não sei se o AAA e o NA cobram alguma coisa, que me conste é gratuito. Mesmo que seu filho não seja um dependente e mesmo que ele seja e não procure esses grupos de ajuda, nada impede que vc os busque, eles reunem tmb os familiares que vivem experiências semelhantes às suas, o que te mostrará que vc não está sozinha nessa, e ainda tem a ajuda do terapeuta orientando a todos.

Se tranquilize, isso tudo vai passar e vc encontrará um caminho.

Boa sorte!!!

Renato Solteiro
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Elisa,

Vi seu e-mail hoje e fico feliz com a disposição dele. Marcamos pra próxima segunda?

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Dr. Renato,

Eu fui na PUC segunda feira, e fui no PAC, e todos os funcionários que me deram informações disseram que todo trabalho de esportes feito sao para alunos.. Inclusive NAO trabalham com adolescentes da idade do meu filho com 14 anos! Na PUC do Rio tbm tem apenas para alunos.

E eu insisti para saber de algum projeto que atendesse a comunidade sem ser aluno, e ninguém sabia de nada. O que houve?

Renato Solteiro
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Elisa,

É exatamente isto, o PAC é para alunos da puc. Alunos que trabalham com projetos para a comunidade. Seu filho não será membro do pac, ele participará de eventos do pac.

Assim como a assistência judiciária é feita por alunos da puc que atendem à comunidade, o pac é feito por alunos da puc que desenvolvem projetos junto à comunidade.

Marcamos por e-mail pra próxima segunda?

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Só me dizer o horário .

Obrigada

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Depois de 2 dias consecutivos ligando para a triagem de psicologia da PUC eu consegui um horário.

Vou tratar a mente que é o principal de tudo!

Insula, saudades!!

Bjos

Renato Solteiro
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Elisa,

Depois de ler seu post fiquei preocupado. Já estava saindo da PUC e decidi verificar isto.

Estou neste momento dentro do PAC. Digito estas linhas ao lado da Sra. Rose, responsável pelo setor e já te adianto que nos próximos dias 30 e 31 haverá um grande festival de música aqui na PUC e seu filho já está convidado para participar e ir sentindo um pouco do resultado final deste trabalho.

Sendo assim peço que ligue para os números 3670-8035 / 3670-8544 e peça para falar exclusivamente com a senhora Rose. Não fale com nenhum dos atendentes, fale diretamente com quem decide.

Se perguntarem quem você é diga seu nome (já deixo seu nome aqui), que foi indicada pelo Professor Solteiro e que ela espera sua ligação. Seja firme nisto, deixe claro para a atendente que ela é que quer falar com você.

Já conversamos sobre seu caso e ela vai tomar a frente disto. Relate todos os problemas que tem enfrentado e deixe claro que gostaria também de ajuda psicológica inclusive pra você.

Se tiver dificuldade pra ligar, deixe seu tel por e-mail que nós mesmos entraremos em contato. Tenha fé que tudo se resolve. Você pode ligar hoje mesmo, ela espera sua ligação até as 18 horas e deixará avisado que se você ligar no período da noite seu caso terá prioridade.

Ela trabalha todos os dias no pac e você pode ligar o dia que quiser.

Não se esqueça de dizer quem te indicou e quem espera sua ligação, caso contrário vai esperar muito mais.

PS. Só coloquei os números de telefones porque são públicos.

Insula Ylhensi
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Tô acompanhando, Elisa!!

Bacana o que o Renato está fazendo!! Já reservou um cantinho lá no céu, com piscina e quadra de squash rsrsrsrsrs

Vc vai ver como tudo vai se resolver, menina!!!

Grande abraço e....força na peruca!!!

Elisete Almeida
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Gosto disso!

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Dr.Renato,

Por favor me esclareça uma duvida, a D.Rose, que eu ate ja havia falado com ela na segunda,me perguntou quem havia me indicado, eu falei o professor Solteiro, ela questionou o professor de Minas? Eu disse acho que sim, eu o conheço pelo Fórum que participo.

E depois da conversa ela me questionou denovo, quem indicou vc? Eu repeti o professor Renato Solteiro, ela ficou meio sem entender e questionou vc diz o professor Bruno da PUC de Minas que me ligou falando do seu caso, eu fiquei meio sem graça, e respondi, acho que sim, parecia que eu estava ali meio que inventando uma pessoa para conseguir a vaga sabe... Hoje eu estarei indo lá para a triajem, que consegui a 1 hr, e irei falar com a D Rose seguida, eu fiquei meio confusa a respeito de suas referencias, ate por que ela insistiu por 2 vezes e eu NAO quero parecer contraditoria ou inventando sobre o Dr... Se ela me perguntar novamente quem me indicou o que falo?

Mas, de qualquer forma obrigada e seguirei firme em frente!!

" Ah, peguei meu filho no flagra querendo pegar uns trocos encima do móvel do meu pai!!

Que decepção, esse moleque ta merecendo uma surra de cinturão!! Nossa haja paciência!!

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Eu fico aqui perdendo sono e me questionando: Pra quem esse menino puxou??!!

O pai dele pode ter tido problemas com drogas tbm, mas tem um caráter, uma índole honesta!! Eu então, NAO sei pegar 1 centavo de ninguém... NAO sei mentir, meio jeito muda se tenho que omitir alguma coisa!

Ta louco viu!! É de perder o sono mesmo!!

Marsh Simpson
Há 13 anos ·
Link

Elisa SP, aos 14 anos não tem o caráter formado por completo. Acredito naquilo que chamamos de "essencial" ou "instinto", a acredito que nascemos meio que sabendo o que é certo ou errado. Mas a adolescência é uma fase complicada, hora de começar a aprender e compreender certo valores e de começar a arcar com as consequências dos atos que quando crianças somos poupados.

Essa atitude de "pegar uns trocos" não é correta, mas é comum. Eu tenho uma filha adolescente que quando mais nova (fase dos 12, 13 anos) roubava do celular do avô para fazer ligações. Quando percebido era repreendida, então um belo dia ela resolveu esconder o celular. Cancelamos o chip, porém ela negou durante muito tempo ter feito isso, até encontrarmos o esconderijo dela... sabe, não dá o braço a torcer de jeito nenhum.

Hoje aos 16 ela está bem mais centrada, aquela transição da fase criança para fase mocinha passou, o comportamento melhorou, é outra menina!

Meninos são mais complicados, meu irmão fez muito disso. Pequenos furtos, falsificava boletim escolar e como fazia muita bagunça na escola vivia levando bilhetes pra casa. A maioria ele falsificava a assinatura do pai e só descobríamos nas reuniões. Repetiu 4 anos!!! E vc pensa que ele é burro? que nada... hoje ele cursa faculdade e tem notas ótimas. Mas era inconsequente que só... hoje é um rapaz bacana, honesto, trabalhador, bom pai e acredito que bom marido, mas foi um moleque difícil!

Não estou falando pra vc desistir não, mas não fique questionando tanto o caráter dele, ensine o certo o errado, valores, moral e principalmente se ele gosta de roubar, pergunte para ele como ele se sentiria em ser roubado.

Insula Ylhensi
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Elisa, não perca seu tempo nem gaste energia queimando os neurônios para entender, até os psicologos tiveram que estudar (e muuuito) para conseguir compreender esses desvios de comportamento.

Não existe uma explicação simples, e nem sempre (quase nunca) o comportamento tem haver com tendências genéticas, exceto quando trata-se de doença mental, o que NÃO é o caso de seu filho.

Ele é só um moleque com sua própria personalidade, que está começando a se tornar adulto, pois isso é um processo, não é de repente.

Vc começou sua vida num ambiente e numa época diferente da de hoje, por isso é tão dificil pra vc aceitar esse comportamento.

Vc vai ver que quando vc começar a expor seus problemas e angustias os terapeutas irão lhe esclarecendo, e vc deixará de se indagar tanto, passando a aceitar as diferenças que existem entre as pessoas de uma mesma família, e tmb a compreender porque alguns adolescente dão mais trabalho que outros.

Não se culpe, pelo o que seu filho faz não existem "culpados". Apenas aconteceu, foi uma soma de fatores, ninguém poderia advinhar que ele reagiria assim.

Fique em paz.

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Insula, Marsh,

Exato, estou tentando desviar das provocações, ontem fomos a um casamento, precisa ver que lindo que ele ficou todo arrumado!! Eu o elogiei, disse seu eu queria que ele fosse daquele jeito vestido a um festival de música que terá Terça, e ele disse que ia.. Ele cuidou o tempo todo da irmaozinha de 2 anos, colocou a nos ombros e dançou direto com ela... E nos divertimos muito...ele comeu muitos docinhos, parecia uma cça grande... A bisavó 99anos tbm foi e ele a ajudou ao caminho de volta ao carro... Ele tem um lado muito doce.. tbm!!

Por fim, comemos muito, todos dançamos e nos divertimos demais...

Fui tbm a psicóloga da PUC, ouviu toda história do Victor, e concluiu fazermos uma terapia familiar.. Assim o Meu filho estará mais aberto para o tratamento.. Ela disse: precisamos fazer uma limpeza no espaço de cada um para com o outro....

Vai dar certo

Insula Ylhensi
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

VIU SÓ !!!!!!!

Vai ficar tudo bem, mulher!!!!! :)

Fico imensamente feliz que uma família esteja se reestruturando e recuperando seus laços!!!!

ABRAÇÃO!!!!!

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos