Filho adolescente x drogas x apoio
Ola pra todos,
Meu filho de 14 anos, é um adolescente muito inteligente, amoroso, brincalhão. Mas, quem consegue dar valor as qualidades quando ele insisti em querer seguir o caminho Errado???!!
Este será o 3º ano que ele repete na escola. E descobri ontem que ele estava cabulando aulas a 1 semana. Ele começou a fumar maconha, e estou vendo meu filho entrando num caminho de muito sofrimento para ele e par toda família.
A FAMIlIA: eu moro com meus pais, (que NAO quer ele mais morando aqui, ele já pegou dinheiro do avô, e sempre menti dizendo que NAO) Então esse ano resolvemos que ele iria morar com o avô paterno, tudo se repetiu. Todos Eu, avós, tias, pai, conversamos muiiiito com ele, tudo que vcs podem imaginar.Meu filho parece entender, parece que nunca mais vai pegar num cigarro de maconha, e ele vira as costas e parece que NAO ouviu nada.
Ele NAO pode mais ir a escola Ele já fez varias terapias e sempre o diagnostico nos diz que ele é uma cça normal..
Eu já fui no Conselho Tutelar, eles me orientam a procurar um psicólogo, conversaram com ele, mas nada NAO consegui êxito.
O que eu faço???? Estou desesperada de ver meu filho escapar de nossas mãos!! Existe alguma coisas que posso fazer pata desvia lo desse caminho???? Uma escola militar? Um internato !? Ele NAO é um viciado, mas se eu NAO fizer nada, ele será!!!
Tem algum órgão do governo que eu possa pedir ajuda??
Obrigada a todos .
Dr Renato,
Por favor, eu agradeço muito, inclusive meu filho esta morando numa rua muito Próx da Puc, na Apinajes x Sumaré, dá pra ir andando...
Dr. Renato, eu falei com a diretora da escola e ele estava presente, ele ficou me respondendo mal na frente dela, dizendo pra ela que uma pessoa havia chamado ele para dar uma volta nestas duas semanas de falta, e ele foi...e depois que saímos de lá, ele começou a falar e eu dei corda... " Mae aqui nessas Perdizes tem muito playboy, fui na casa de um amigo, lá tem isso... Aquilo.... E as vezes eu olho com cara feia pra uns só pra ver.. eles sao muito bundão.. olham com cara de assustados e trocam ate de calcada....! Eu percebi que nessas duas semanas que ele voou.. Ele passou com alguém maus velho que ele.. E de péssima procedência, meu filho sempre foi dócil, numa vi ele querer por medo em alguém... Dai ontem ele NAO queria ir no Mackenzie comigo, e diz eu NAO vou, vou ficar na minha avó.. Eu NAO deixei ate por que ele NAO foi a aula, e a avó está muito estressada com ele, até por que tbm NAO é neto legitimo... Meu filho Dr. além da aborrecencia x hormônios x desestrutura familiar( ele está encurralado como eu, por que meu pai NAO quer ele aqui em casa, e a Vó de Perdizes ele já tirou a paciência!!)...
Me passe o contato por favor, vou hj a perdizes antes do almoço e aproveito pra ver!! Obrigada
Insula,
O encaminhamento que tenho em mãos da medica é de "Neuropsicologico"..
Então A medica da APAE se preocupou com a situação, pois , falei do ocorrido na escola, 3• ano de repetência este ano, por faltas, por que 6•serie pelo governo NAO repete o ano, ele repete apenas por falta... Falei de alguns ocorridos sim, e ela quis ajuda lo de alguma forma, ate por que ela se preocupou foi com irmão baby com Down, que requer cuidados e um ambiente saudável, ela disse que pode atrapalhar essa situação piorar vai abalar NAO só a família toda, mas tbm o desenvolvimento do baby,que precisa de empenho para que ele se desenvolva o máximo que puder..
Sim, Dra, eu irei leva lo a puc, tudo que for para ajudar tira lo disto... Apenas neste momento NAO tenho recursos $ ,para pagar um tratamento psicológico /psiquiátrico.
Obrigada
Elisa,
Conversei com alguns colegas que atuam em programas de apoio à comunidade desenvolvidos pela PUC e eles foram unânimes em me dizer que sim podemos ajudar seu filho, desde que ele queira. Ele deve vir com as próprias pernas e não por imposição. Sendo assim, achei por bem te falar um pouco sobre os programas aqui desenvolvidos,esperar que você os mostre pro seu filho e caso ele se interesse aí sim poderemos dar o próximo passo. Por uma questão de segurança e de cuidado te passo algumas informações básicas para que analise e, caso seja do seu interesse deixe seu e-mail que entrarei em contato para programarmos algo.
Temos um programa que se chama PAC (Programa de Atendimento Comunitário) em que buscamos fazer com que exista interação entre a Universidade e a população, sobretudo a de menos renda. Neste programa diversas atividades são desenvolvidas, desde esportivas até a elaboração de projetos pelo não aluno.
Neste link você pode dar uma olhada e ver se acha que pode lhe ajudar. Passeie bastante pelas páginas e descobrirá uma série de atividades que creio que seu filho irá adorar.
http://www.pucsp.br/pac/internas/atendimentos.html
Mostre também ao seu filho, afinal é ele que deve querer se ajudar e não devemos força-lo a nada.
Sobre Perdizes, esta lenda de que somos "mauricinhos" é antiga e sem propósito. Este é um bairro formado basicamente por profissionais que conseguiram êxito graças ao trabalho. Se perceber são pessoas emergentes e é muito difícil encontrar quem tenha nascido rico por aqui.
Não caia nesta armadilha, somos uma comunidade que não tem qualquer preconceito de classe (em regra, claro porque maçãs podres nascem no subúrbio e na zona sul), temos dentro do bairro a "Casa Serena" que é um abrigo para menores infratores(aqueles que nem o Estado quer). Este abrigo é mantido em sua totalidade por moradores do bairro e em assembléia decidimos que NÃO aceitamos dinheiro público. Não nos curvamos às tais ONGs de fachada.
Seu filho terá outra ideia do bairro. Leve-o à Casa Serena (é permitido visitas e inclusive gostamos que meninos como o seu possam ver que se não mudarem podem acabar ali). Caso queira digite no google "casa serena" e verá o site e o endereço que é do lado da Av. Turiassú.
Feito tudo isto e, se o seu filho concordar traga-o à PUC, terei o maior prazer em apresentá-los aos projetos. Vá se programando pois estou no setor de graduação somente às segundas e quartas, no setor de pós (COGEAE) que fica ao lado do Mackenzie todas as terças, sempre pela manhã. Uma vez que seu filho demonstre interesse disponibilizar os contatos é o mais simples.
Tenha fé que vamos resolver este problema.
Dr. Renato eu levei ele hoje a escola, mas eu sinto que o desgaste dele na família do avô pareno foi muito grande!! A avó( que NAO é de sangue), fica chamando ele toda hora de vagabundo viciadinho!!.. E ela NAO quer ele mais lá, está mesmo muiiiito ruim a convivência ate com as tias , filha dela!!
Eu irei conversar com a diretora da escola agora, por que o Victor precisa de trilhos"... E sei que pela pressão se rejeição que ele vai ter lá, acho que a situações vai piorar!!!
Eu irei pesquisar hj no site da PUC, e por e mail vou marcar para ir na próxima semana para leva lo, e começar entrar por esta alternativa...
De. Renato irei fazer de tudo, vc vai conhece lo e vai poder conversar com ele e tirar alguma conclusão desse contato!!
Mas, eu o levarei devolta comigo, ate o final da agenda escolar... E depois ele já estará encaminhado...se DEUS quiser...
Elisa,
"eu levei ele hoje a escola", "vou marcar para ir na próxima semana para leva lo".
Você leva muito. Melhor fazer com que ele queira ir. Mostre o site, há varias fotos dos eventos, das oficinas, dos campeonatos e adolescentes adoram isto. Mostre que ele pode fazer parte disto mas não tente levá-lo, ele deve ir porque quer, senão nunca dará certo.
Samuel,
Existe sim este programa aí no Rio, só que as práticas são feitas pelos alunos da PUC:
Sobre as diferenças destas duas instituições podemos dizer que as PUCs e as Federais (no Direito) são duas vertentes do ensino com um viés muito diferente. Nenhuma é melhor, apenas diferentes.
Via de regra, veja bem, eu disse em regra, as Federais possuem uma dinâmica voltada para o positivado. Estudam o corpo normativo e se especializam nisto, diferentemente a PUC tem um norte mais justo. Lemos o texto e buscamos nele o que faz justiça real. Debatemos muito o ôntico e o deôntico (ser e dever-ser).
Como resultado disto se nota que há mais magistrados e concursados em geral vindos de federais e mais doutrinadores oriundos da PUC. Se pegar seus livros de doutrina e analisar o curriculum de quem escreve, perceberá que quase todos têm um pé na PUC, de forma diversa é menos comum encontrar um que venha da Federal.
Na PUC primamos pelo cientista, em federais primam pelo positivista. Óticas diferentes e ambas muito importante. Aluno PUC, costuma questionar a lei, aluno federal costuma recitar a lei, e nisto eles são insuperáveis. Bom pra eles e bom pra nós.
Todos juntos lutando por um Direito melhor.
Nossa eu acabei de tomar um café na Lá Plaza, uma panificadora na sumaré que meus filhos Amavam tomar café da manha comigo lá... E o Victor era o mais pidão.. Quero carolina, quero suquinho.. Depois eles crescem e de nada fica na lembrança deles... Parece que os hormônios apagam momentos tão deliciosos.. Ele sempre foi uma cças linda e inclusive hoje ele é bem bonito tbm, já foi chamado para alguns testes..
Dr. Renato NAO posso deixa lo ir sozinho... Ele precisa sim de liberdade mas precisa conquistar o pouco da confiança que eu tinha nele.... Eu conheço ele.. E NAO me conformo de NAO ter reparado que o comportamento dele foi ficando mais hostil depois dessas duas semana fora da escola...
Me Desculpem..