Filho adolescente x drogas x apoio

Há 13 anos ·
Link

Ola pra todos,

Meu filho de 14 anos, é um adolescente muito inteligente, amoroso, brincalhão. Mas, quem consegue dar valor as qualidades quando ele insisti em querer seguir o caminho Errado???!!

Este será o 3º ano que ele repete na escola. E descobri ontem que ele estava cabulando aulas a 1 semana. Ele começou a fumar maconha, e estou vendo meu filho entrando num caminho de muito sofrimento para ele e par toda família.

A FAMIlIA: eu moro com meus pais, (que NAO quer ele mais morando aqui, ele já pegou dinheiro do avô, e sempre menti dizendo que NAO) Então esse ano resolvemos que ele iria morar com o avô paterno, tudo se repetiu. Todos Eu, avós, tias, pai, conversamos muiiiito com ele, tudo que vcs podem imaginar.Meu filho parece entender, parece que nunca mais vai pegar num cigarro de maconha, e ele vira as costas e parece que NAO ouviu nada.

Ele NAO pode mais ir a escola Ele já fez varias terapias e sempre o diagnostico nos diz que ele é uma cça normal..

Eu já fui no Conselho Tutelar, eles me orientam a procurar um psicólogo, conversaram com ele, mas nada NAO consegui êxito.

O que eu faço???? Estou desesperada de ver meu filho escapar de nossas mãos!! Existe alguma coisas que posso fazer pata desvia lo desse caminho???? Uma escola militar? Um internato !? Ele NAO é um viciado, mas se eu NAO fizer nada, ele será!!!

Tem algum órgão do governo que eu possa pedir ajuda??

Obrigada a todos .

119 Respostas
página 3 de 6
Jade Souza
Há 13 anos ·
Link

www.na- pt.org .

Lipexisde
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Ele acha que trabalhando de empregado sem ter estudo ele vai ganhar o suficiente para sair pra balada e tomar Absolut? UHASHUSAOKSA

Ele não tem a mínima noção da realidade da vida, isso geralmente passa e essa fase passa na transição para a vida adulta. GERALMENTE, tem uns que permanecem na adolescência por falta de um choque de realidade na idade correta ou por problemas psiquiátricos.

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Lipexisde, é isto sem noção nenhuma, ele diz que com 18 estará morando sozinho, se ele ganhar 800,00, pode alugar algo de 600 e sobreviver... da vontade rir ..,chorar .. ou de nada, da mesmo um cansaço mental...

Eu já estou procurando um profissional, mas eu ainda NAO estou trabalhando e o que o pai dele paga de pensão NAO daria!!

Dinheiro tbm dificulta muito a gente de agir rápido!! Ele viu hj no SPTV, uma matéria sobre uma nova cracolandia no Rio, e tinha um garoto bonito, de boa aparência revoltado com os assistentes sociais, para tira los e leva los para tratamento... Meu filho disse: é NAO tem que ir memo!! Esses policia é muito folgado, se a pessoa que se vicia o problema é dela... Eu só disse: menos Vi, menos!!!

Eu vou procurar os ANA e quero ver como eles podem me ajudar...

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Marsh,

Sem noção nenhuma de valores NAO e??!!

Ele precisa sim de um profissional, para entender que cada um tem seu lugar!! Desde o chefe ate o faxineiro!!

E deste jeito ele NAO entendera sobre a autoridade do chefe dele...e baterá de frente ate o pior acontecer!!

Estou me mexendo e algo de solução ira parecer!!

Renato Solteiro
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Elisa,

Depois de passar um fim de semana das crianças show de bola fiquei muito triste ao ler seu post. Tenho pra mim que está supervalorizando o que seu filho diz. Nesta idade achamos que podemos tudo e temos muitos sonhos. Sonhar é bom. Ele sonha em ter uma casa dele, eu também sonhava que poderia ser gari e ganhar uma grana legal. Isto não faz dele um cara diferente.

Sobre a maconha ele tá longe de ser drogado. Adolescentes erram muito e isto apesar de não ser o ideal, não chega a ser o fim do mundo. Você disse que ele é bem grande, coloque-o em uma escolinha de volei, basquete, pra praticar esportes, logo encontra amigos muito legais.

Se acalme, lembre-se que você também já foi adolescente e relembre todas as bobagens que fez. Já já tudo se resolve, mas tome atitudes.

Torço muito por você.

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Dr Renato pode ser isto mesmo.. Acho que eu deveria relevar um pouco das coisas que ele diz ate para poder chamar atenção .. E sim, ele tem muito sonhos ate como eu ate hj adulta...

Sim, irei me mexer o máximo que puder e NAO deixar tbm que ele entre num caminho errado!!

MSF F
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Elisa, não sei nem o que te dizer amiga, vivo muito distante desse mundo de drogas. Graças a Deus cresci dentro de um lar onde vícios eram proibidos, minha mãe até que fumou cigarro por algum tempo, mais eu odiava aquele fedor, e assim que minha filha nasceu ela parou graças a Deus. Tive minha adolescência, e foi bem conturbada, quando eu tinha 13 anos tive que enfrentar a separação dos meus pais, foi um baque, aos 14 eu estava gravida, de um cara horroroso, não sabia nada da vida, mais como Deus escreve certo por linhas tortas, aos 3 meses eu perdi, na verdade descobri que minha gravidez era uma doença chamada MOLA HIDATIFORME, quase morri, foi a maior lição da minha vida, dali em diante eu sabia que só seria mãe o dia que eu quisesse. Então, acordei um dia, ao lado daquele homem horroroso, e vi que estava cavando um buraco, e não era aquela a vida que eu queria, levantei da cama, e disse a ele que eu tinha acordado pra vida, e disse a mesma coisa a minha mãe, que sempre esteve ao meu lado pra tudo, o único erro dela, foi querer me prender demais, e não ter me ensinado as coisas da vida, não ter me dado uma caixa de anticoncepcional quando comecei a namorar, se ela tivesse sido mais minha amiga, aquilo com certeza não teria acontecido. Levantei e fui viver minha vida, fui estudar, fui trabalhar pra ajudar minha mãe, fui curtir a vida, festei muitooooo, tive os melhores amigos que alguém poderia ter, e tive amigos que fumavam maconha tbm, mais eu pedia pelo amor de Deus que fumassem bem longe de mim, eu nunca quis nem ver a tal da maconha, acho que eu morria de medo, de ver, e alguém me oferecer e eu por bobeira aceitar e cair nesse mundo das drogas. Então eu já falava não quero nem ver, não quero nem conhecer. E assim eu festei muito, namorei muito, tinha minhas responsabilidades, ajudava minha mãe no sustento de casa, comprei minha primeira moto aos 18 anos, e paguei ela sozinha com o suor do meu trabalho, e foi assim até que um dia cansei de tudo aquilo, e quis minha família. A gente escolhe o caminho que vai trilhar minha amiga, não sei nem que conselho te dou, porque vivo longe desse mundo, foi escolha minha viver longe disso, e que Deus me permita criar minhas filhas longe disso tbm. Te deram muitos conselhos, são pessoas que conhecem bem sobre o assunto. E eu, o único conselho que posse te dar, ore a Deus, tenha fé.

Há...juro que tentei te achar no face, pelo endereço que deixou, mais não consegui...rsrs

Renato Solteiro
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Elisa, Vamos analisar os motivos da sua angústia:

"E descobri ontem que ele estava cabulando aulas a 1 semana."

90% dos estudantes fazem isto e na faculdade o número chega a ser maior. Que aula de processo civil consegue competir com os butecos do lado da facul?

"Ele começou a fumar maconha"

Preocupante mas eu diria que 70% da população já experimentou. Preocupa pela pouca idade dele, sinal que você deve vigiar mais.

"ele já pegou dinheiro do avô, e sempre menti dizendo que NAO)"

Sou professor universitário e fiz isto a minha adolescência inteira. Ta certo? Claro que não, deve corrigir, mas está longe de uma catástrofe.

"Todos Eu, avós, tias, pai, conversamos muiiiito com ele"

Tem coisa mais entediante pra um adolescente do que papo cabeça com o avô? Você os ouvia quando tinha a idade dele?

"Ele já fez varias terapias e sempre o diagnostico nos diz que ele é uma cça normal.."

Agora o povo morre.r..ss.s Vai por mim psiquiatras, psicólogos este povo todo não sabe nada de nada. Não encha o saco do garoto com esta gente.

"Ele faz apologia para a legalização da maconha no facebook.."

O Fernando Henrique Cardoso ex presidente do Brasil também faz, ele e muita gente.

"mas deixei claro que comigo ele NAO fará nada disto!!"

A única coisa que você deixou claro é uma das maneiras pela qual ele conseguiria te irritar.

"O meu filho NAO respeita e usa os tênis e roupas do irmão.. Se eu falo NAO pegue meu IPhone, é só eu virar as costas esta nas mãos dele!!"

Mas não é isto que adolescentes fazem?

"ele tem quase 1,75 alt"

Põe pra praticar esportes. Diz que se ele for um grande esportista as meninas vão babar por ele. Convença-o de que se ele for bom em algum esporte ele vai pegar várias meninas. Você vai ver como ele vai acordar de madrugada pra treinar.r..s.s.s

Você diz que conversa pra ele trabalhar e no futuro ter uma casa, uma profissão, etc. Elisa, adolescentes não pensam nisto, falar estas coisas é o mesmo que nada dizer.

Acho que ficou claro que seu problema não é um bicho de sete cabeças. Precisa ter pulso e estratégia. nunca diga pra ele fazer algo porque você acha bom.Mostre que mudar vai ser bom pra ele conseguir as coisas que ele quer e neste momento o que ele quer é festa, meninas e amigos, igualzinho a você quando tinha a idade dele.

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Dr. Renato,

Então, eu moro com meus pais, e em muiito breve estou voltando ao trabalho, para eu poder me mudar para uma casa , eu e meus filhos. Estou meio encurralada e preocupada, meu filho já aprontou muito com meus pais , escondeu celular do avô, pegou dinheiro, mexia nas gavetas dele.. Enfim nada muito grave, mas, meu pai chegou no limite dele e NAO quer mais ele morando aqui...dai ele foi morar com o avô paterno junto com o irmão de 20 anos, ele no começo se foi tudo bem, mas deposito começaram as confusoes... Ele respondendo a avó, entrou no quarto da tia dele Hiper enjoada, dentista, e q guarda dinheiro no quarto, ele revirou uns doces e comeu, mexeu em alguns trocados... Ela virou uma onça louca!!! Meu filho nem quis se disfarçar a passada no quarto dela, ele deixou o chinelo dele lá, e os papeis de alfajor, no quarto dele encima da cama..,,

Então depois que a avó foi busca lo na escola semana passada e ele a 2 semanas NAO ia a escola, ela quase enfartou , pois isto eram 3:00 da tarde e ele saía só as 6:30... Ela ficou apavorada sem saber aonde ele estava!!!!

Então o pai dele só pula Fora da situação e diz que a atual esposa NAO quer o Victor lá...

Dr. Renato eu já nem sei o que faço, meu filho e tenho que estar monitorando ele, e eu sei tbm que esse caminho de caça é o pior... Eu acho que hj quando ele foi comprar agua para minha mae, ele pegou algum cigarro de maconha.. Estou de olho na sutileza para saber aonde ele guardou...

Então as vezes olhando de fora é mais simples, mas aqui dentro a coisa é diferente..

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

MSF F, muito obrigada pela suas palavras, vc é muito meiga e Graças a DEUS que tudo está bem hoje!!

Meu email é [email protected] NO meu face deve estar como elisabetedias, NAO tem foto eu NAO mexo muito no face mas se vc me enviar um convite add.vc.

Obrigada.

Insula Ylhensi
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Elisa, ao ler seu texto: "....já aprontou muito com meus pais , escondeu celular do avô, pegou dinheiro, mexia nas gavetas dele.. Enfim nada muito grave..."

Ouso discordar e volto a afirmar que vc está em negação.

Procure logo os psicólogos do Narcóticos Anônimos, o que seu filho está fazendo é GRAVE, não minore o problema, não adianta colocar lentes cor de rosa!

Ele está sem limite, está solto, faz o que quer, quando quer, sem se importar com nada e ninguém.

Destaco outro texto: "....Ele respondendo a avó, entrou no quarto da tia dele Hiper enjoada, dentista, e q guarda dinheiro no quarto, ele revirou uns doces e comeu, mexeu em alguns trocados... Ela virou uma onça louca!!! "

A tia pode ser enjoada e tudo o mais, virar uma onça foi pouco o que ela fez frente a situação de total desrespeito demonstrada por seu filho (e grande intenção de roubar!!! a própria família!!!). Isso não é coisa da idade, isso é coisa de falta de limites!!!!!!

E mais essa: " .... ele pegou algum cigarro de maconha.. Estou de olho na sutileza para saber aonde ele guardou... "

De nada adianta vigiá-lo, de nada adianta saber onde ele esconde a droga, não se resolve esse problema revirando os esconderijos. Isso só piora a situação e ele pode muito bem um dia resolver morar com os amiguinhos barra pesada para se livrar se seu farejamento e se sentir incomodado com sua interferência nas coisas dele.

O problema tem de ser resolvido de frente, vc não tem o conhecimento necessário para lidar com um garoto neste estado de descontrole. Procure urgente ajuda profissional, eles saberão lhe ajudar. Se quer desviar a rota de destruição em que segue seu filho.

A maconha vicia sim, e num cérebro de adolescente ela causa outros estragos mesmo que ele deixe de fumar a erva. Há pessoas que a utilizam ao longo da vida e se sente não dependentes (alguns de fato não são, mas outros se enganam), e muitas vezes suas opiniões tendem a abrandar os fatos. Vc deve se balizar na opinião médica, vc não sabe há quanto tempo seu filho a utiliza.

O uso da erva não deve ter começado agora, os pais só descobrem que o filho usa drogas quando ele o faz já há bastante tempo, no seu primeiro post vc diz que ele repetiu de ano já 3 vezes. Se não está na escola, ele está fazendo o quê?

O caso não pode ser levado como se ele estivesse passando um fase iniciado só há alguns meses, se trata de algo grave que tende a piorar, não serão aulas de volei que vai salvá-lo, vc não pode forçá-lo a ir ao volei!!! Ele vai deixar de ir para continuar a fazer o mesmo que faz agora.

A terapia de que ele precisa não é individual, é em grupo, é em família, ao menos vc e ele já seria um começo. Não falo sem conhecimento de causa.

O melhor remedio para um problema sempre foi a prevenção. Então, previna-se para que ele não se perca de vez.

Creio que tudo que havia para ser dito já o foi. Agora vc tem de agir.

Mas lembre-se: vc não tem culpa nisso, vc não poderia ter evitado, não foi vc que colocou a droga na mão dele, se ele resolveu usá-la foi porque ele assim o quis, mas agora ele precisa de ajuda (e vc muito mais que ele!!!) para saber lidar com isso.

Boa sorte.

Elisete Almeida
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Elisa;

Como lhe disse, já li o seu tópico e passei os olhos nos comentários.

Amanhã, com menos sono, volto.

Bju´s e paz neste coração

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Obrigada Insula, vc percebe que a história é longa e q aos poucos vou falando mais dele.. Tbm acho que o mínimo que uma pessoa quando chega nessa idade é saber o que pode e o que jamais pode fazer. Respeito pelas pessoas e as coisas que NAO nos pertence, isto pra mim é o Mínimo que temos que ter... É a base... E ele está sim sem limites, coisa que desde muito pequenino eu venho trabalhando com ele.. E parece que ele NAO captou ..

Sei, irei agir!

Obrigada muito obrigada!!

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Elisete eu aguardo.

Boa noite bom descanso.

Insula Ylhensi
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

É, minha amiga! Não é fácil, não! A Briga é boa, a luta é longa, mas vale à pena.

Fooooooorça!!!!! Eu sei q vc chega lá!

E se prepare para surpresas, mudanças, altos e baixos.....

Mas o que importa é o resultado. SUCESSO!!!!!!

Elisete Almeida
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Olá !

Agora com menos sono. Eu não sou mãe, sou madrasta e minha enteada tem deficiência intelectual, portanto, não faço a menor ideia do que seja ter um filho ou enteado usuário de drogas.

Porém, tenho vários amigos que usam maconha diariamente, excetuando dois, os outros se formaram homens e mulheres muito bem colocados profissionalmente.

Não vejo grandes males no uso da cannabis, creio que o tabaco seja bem pior.

Veja bem, o seu filho está na idade da aborrescência, é normal que sejam rebeldes, não queiram receber ordens, nem ter obrigações.

O mais preocupante é o desleixo com os estudos, ser um rebelde estudioso, aguenta-se, mas ser um rebelde burro, aí é dose! Pior que estas porcarias só surgem na hora errada, já tens tantos problemas e este só vem acrescer.

Não acredito que a via mais correta seja a da proibição (tudo o que é proibido desperta a curiosidade), mas deve-se procurar a causa do comportamento dele, para se tratar na fonte. Para tanto, julgo que deveriam procurar uma terapia onde a família toda pudesse participar, inclusive, se possível, o pai.

Desejo-lhe boa sorte em mais esta batalha.

BJU`s

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Hoje foi ate a APAE levar meu baby, e meu filho foi junto. Qudo fomos falar com a Medica, ela conversou muito comigo e tbm com meu filho, fazendo uma serie de perguntas. Eu adiantei muitas coisas sobre ele, e assim ela encaminhou meu filho para um acompanhamento neuropatia , no Mackenzie.Eles irão submete lo a testes para avaliar A anciedade, defcit de atenção, comportamento,etc. Quando eles tiverem este histórico eles já podem encaminhar para o tratamento correto.

Renato Solteiro
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Elisa,

Continuo achando que o caso do seu filho é de aborrecência, mas já que prefere levá-lo a profissionais da área, aqui na PUC-SP há um programa de tratamento para dependentes químicos. Caso queira posso ver se o setor competente atenderia casos como o seu.

Insula Ylhensi
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

A questão comportamental de seu filho nada tem haver com a condição neurológica dele. O caso dele é com Pscicólogo ou Psiquiátra.

Vc disse ao médico que ele rouba dentro de casa? E o faz principalmente para comprar maconha (ou outra droga) ? Vc disse isso ao médico? Disse que seu filho discute com os mais velhos (pais, avós, tios) por esses querem lhe colocar limites? Que diante da polícia ele assume comportamento de malandro? Se vc disser tudo isso (tudo o que vc nos colocou aqui) qualquer médico vai perceber que é questão comportamental, nada haver com sistema neurológico.

De qualquer forma, desejo-lhe boa sorte!!

Insula Ylhensi
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Ansiedade, déficit de atenção, problemas cognitivos ..... podem ser resultados da ação da canabis sobre o cérebro. Ter esse diagnóstico não resolverá seu problema.

A cura de uma doença se dá quando atacamos a causa, e não quando tentamos eliminar os efeitos. Se tentar tratar os efeitos (mero paliativo) a doença campeia e destroe o doente.

Vá direto ao ponto, de nada adianta esconder-se da verdade, não enfrentar a verdade somente fortalece seu inimigo.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos