Filho adolescente x drogas x apoio

Há 13 anos ·
Link

Ola pra todos,

Meu filho de 14 anos, é um adolescente muito inteligente, amoroso, brincalhão. Mas, quem consegue dar valor as qualidades quando ele insisti em querer seguir o caminho Errado???!!

Este será o 3º ano que ele repete na escola. E descobri ontem que ele estava cabulando aulas a 1 semana. Ele começou a fumar maconha, e estou vendo meu filho entrando num caminho de muito sofrimento para ele e par toda família.

A FAMIlIA: eu moro com meus pais, (que NAO quer ele mais morando aqui, ele já pegou dinheiro do avô, e sempre menti dizendo que NAO) Então esse ano resolvemos que ele iria morar com o avô paterno, tudo se repetiu. Todos Eu, avós, tias, pai, conversamos muiiiito com ele, tudo que vcs podem imaginar.Meu filho parece entender, parece que nunca mais vai pegar num cigarro de maconha, e ele vira as costas e parece que NAO ouviu nada.

Ele NAO pode mais ir a escola Ele já fez varias terapias e sempre o diagnostico nos diz que ele é uma cça normal..

Eu já fui no Conselho Tutelar, eles me orientam a procurar um psicólogo, conversaram com ele, mas nada NAO consegui êxito.

O que eu faço???? Estou desesperada de ver meu filho escapar de nossas mãos!! Existe alguma coisas que posso fazer pata desvia lo desse caminho???? Uma escola militar? Um internato !? Ele NAO é um viciado, mas se eu NAO fizer nada, ele será!!!

Tem algum órgão do governo que eu possa pedir ajuda??

Obrigada a todos .

119 Respostas
página 2 de 6
Dr. Portela
Advertido
Há 13 anos ·
Link

E antes que alguém fale algo, morei em Amsterdã 29 meses e fumava maconha pelo menos 2 vezes por semana.

O resultado? Saí de lá falando inglês e neerlandês fluentemente. Além de especialização em Direito Europeu pela Universiteit Utrecht.

Se vocês querem culpar uma planta pelo fracasso, por que não as mangueiras? Eucaliptos? Ipês?

Lipexisde
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Concordo com o colega Portela.

É muito fácil dizer que a culpa pela delinquência do seu filho é de uma droga inofensiva como a maconha, que causa singelos efeitos psicotrópicos e não causa nenhuma espécie de vício químico.

Se você for combater um vício que não existe, só vai gerar intrigas com o teu filho e vai perder mais ainda o respeito, o problema é ele e não a droga.

Você está tomando o rumo errado, recebeu conselhos errados aqui, a drogadição do teu filho é uma CONSEQUÊNCIA da delinquência dele e não uma causa. Ele é delinquente pois em algum momento houve uma falha na educação e na formação dele, algo lhe faltou.

Ele e você precisam de tratamento psicológico. Ele precisa de uma educação rígida. Talvez essa delinquência dele seja apenas uma fase e ele amadureça, essa idade é complicada. Talvez se o afastar das más companhias resolva se ele for influenciado, se ele for o que influencia não irá resolver.

Na idade dele eu também era meio delinquente, tinha atitudes semelhantes às dele, assim como ele eu tinha problemas em aceitar a "autoridade", mas com o fim da adolescência passou. No meu caso acho que foi causado por dois fatores: pela vida boêmia e inconsequente que o meu pai tinha na época; pelo meu déficit de atenção com hiperatividade (tinha um QI acima da média mas absolutamente nenhum interesse na escola, ia para o colégio apenas com o intuito de fazer confusão).

Insula Ylhensi
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Portela, é fato que existem pessoas resistentes ao vício, mas para isso é preciso usar a 1ª vez, e se por acaso a pessoa se descobre dependente, JÁ ERA!!!!

Conheço pessoas que fuma maconha e não são dependentes, pessoas que usam heroína e não são dependentes, mas esses são uma minoria, infelizmente. É como dizem os estudos médicos: tudo vai depender de sua pré-disposição genética.

Com certeza que não se pode culpar um composto químico, pois há pessoas que se tornam dependentes até de xarope para tosse, calmantes, barbitúricos,....pois eles trazem em sua formulação elementos que afetam a química do nosso cérebro, e é onde começa o vício, ao alterarem a sinapse cerebral.

Insula Ylhensi
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Amigo Vanderlei, entendi sua colocação, não discordo. Mas ressalto que os filhos de viciados, principalmente dos dependentes químicos, tendem a ter uma sensibilidade maior para desenvolver tmb um vício, mas isso não quer dizer que ele será arrastado para ele sem escolha, sem opção. Apenas que se ele usar a droga ele terá mais que 50% de chance do que um filho de um não dependente em tmb desenvolver o vício.

Embora não seja totalmente diferente a compulsão ao vício, o de drogas tem um elementos à mais, é como se houvesse um defeito no funcionamento do equilibrio quimico do cérebro que favorece o desenvolvimento da dependência química, onde a droga realiza sua ação e com isso o individuo passa a depender dela para suprimir o defeito congênito.

Não se pode, contudo, esquecer as condições ambientais. Os filhos (principalmente os até 6 anos de idade) que assitem pais drogados, agressões, tem suas personalidade alteradas e passam a sofrer de disturbios de personalidades. Nada que seja compreensível ao olho comum, somente profissionais treinados percebem essas nuances.

Por isso digo que a consulente deve procurar um profissional experimentado em drogatícios, eles poderão ajudá-la efetivamente, não apenas ao filho (que como ela disse, precisa querer ser ajudado) mas principalamente a ela que não está sabendo lidar com o problema, e ela precisa aprender a lidar se quer ajudar a salvar a vida desse muleque afrontoso. Ela irá tmb aprender a lidar com a própria vida, sair dessa doença, se valorizar, ter mais alegria na vida, abrir mão de velhos chavões, abandonar comportamentos nocivos a ela (ela cuidou de um viciado por décadas!!!!! Isso custou-lhe muito, material, emocional e psicologicamente) .

Boa sorte!!!

Lipexisde
Advertido
Há 13 anos ·
Link

@Insula:

O vício da maconha é comprovadamente MERAMENTE psicológico. Todas as pesquisas sérias apontaram isso.

Qualquer comparação da maconha com heroína, cocaína, crack e qualquer outra droga desse tipo é ridícula. O tabaco inclusive é MUITO viciante, e não pode ser comparado com a maconha.

Sabe em qual patamar está sendo comparado o vício em maconha nas pesquisas sérias atualmente? O vício da maconha vem sendo comparado ao vício em cafeína!

Julianna Caroline
Há 13 anos ·
Link

Totalmente de acordo com o Dr. Portela. Os colegas mais antigos aqui sabem que sou a favor da liberação da maconha.

Elisa, sinto muitíssimo pela situação que está passando. Já vi esse filme, acompanho de perto o drama de duas tias, que os filhos estão perdidos neste caminho. E o problema nunca foi a maconha. Sempre foi o crack. Alguns primos fumam maconha desde os 12 anos, e nunca deram trabalho. O pior de tudo é que eles, os craquentos, não querem ajuda. A todos foi disponibilizado clínicas de alto padrão, mas em 3 dias todos estão de volta, com a promessa pela milionésima vez que vão mudar. Sinceramente, eu não desacredito na recuperação, acho que a família não deve desistir. Sei que é difícil, mas se a familia abandona, aí mesmo que nunca mais se recuperam. Acho que seu menino precisa de acompanhamento PSIQUIÁTRICO e dos sérios, com uso de medicamentos e terapia forte. Não posso te ajudar de outra forma, a não ser orando pra que vc consiga resgatar seu filho das trevas. Boa sorte**

Denise Schulttz
Há 13 anos ·
Link

elisa, minha amiga, independente do q vc resolver pra ajudar teu filho, seja, em primeiro lugar, amiga dele. fato: violencia, desprezo, nada disso ajuda. t dou um exemplo: minha menina se envolveu ano passado cm um aspirante a traficante, drogado, ladrao. ela se viu "apaixonada pelo sujeito" cm 14 anos!!! fiquei tao assustada q nem sabia por onde começar. ligiei para o conselho tutelar e eles falaram q nao podiam fazer nada prq nao era " seduçao" de menor", ve se pode!!! entao resolvi q iria trazer o sujeito pra dentro de casa. conversei cm ela, cm meu companheiro atual e notifiquei o genitor dela, q nao tomou conhecimento. trouxe ele pra minha casa, dei prazos pra ele arranjar emprego, notifiquei a escola dela( q m ajudaram mto) e ele namorou ela pr 3 meses dentro da minha casa. m tornei amiga dele, conversava cm ele, e ouvia as pessoas dizerem" tu é louca!! trazer este marginal pra dentro d casa!!" e qndo eu menos esperava ela mesmo desistiu dele. se decepcionou cm a falta de responsabilidade dele e terminou o namoro. vou t falar, nao foi facil ver o q eu vi, sempre cm medo q ele levasse ela pras drogas, ms nao tive opçao. arrisquei e deu certo. nao m arrependo de ter sido mae/ amiga da minha filha. as vezes, precisamos rever alguns conceitos pra poder ajudar um filho. é isso. tenha certeza q violencia so vai revoltar mais ainda, na idade dele tudo é mto dificil. abraços e boa sorte.

1 resposta foi removida.
Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Dr Portela,

Peço que me responda, eu tbm na minha juventude experimentei maconha, mas NAO gostei, e mesmo se eu voltasse a provar hoje, sei que NAO viciaria, simplismente NAO preciso ficar viajando pra relaxar, uma taça de vinho muito saudável poderia servir para isto!!! O que uma CRIANÇA de 14 anos pode ter domínio e maturidade para fumar e NAO buscar coisas mais fortes?!!!!

Vc morou com 14 anos e fumou todos os dias em Amsterdan??? Estamos falando de um pre adolescente pre disposto a entrar no mundo das drogas!!!! Entendeu???? Então posso deixar meu filho sem escola , fumando maconha por que é SUPER natural!!! E depois veremos o resultado???? Eu arrisco???? Eu deixo ele continuar só mais algum tempo e digo,,, daqui a pouco estará jogado numa calçada e abandonado por todos!!!!

Insula Ylhensi
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Não tenho a pretensão de dizer que os usuários de machonha estão errados e que devem deixar de usá-las, afinal, uma vez adultos, cada um sabe de sí. Como já disse, conheço pessoas que a usam e que não tem a vida prejudicada pela erva, mas eles são minoria, pois tmb conheci muitos que se transtornavam com ela! Porque não é uma coisa generalizada, vai depender do perfil químico de cada indivíduo.

Tem gente que sabe beber e pode beber (cerveja, vinho, batida...) mas tmb tem gente que não sabe beber, ou melhor, não tem condições, estrutura para isso.

Há estudos científicos sérios que apontam os efeitos novicos do uso da maconha. Sem dúvida que tmb há muitas coisas a que estamos acostumados que tmb pode ser maléficas, como o tabaco (cigarro), o café, até a coca-cola!! A questão é a necessidade de usá-las e a frequência de seu uso, tudo isso considerando a natureza de cada indivíduo.

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Insula

Vc chegou ao ponto... Eu tentei por anos tirar o pai dele já adulto dessa vida, acabou com os melhores anos da minha juventude... É desanimados viver assim. Qual é nosso objetivo aqui.. Uns tão felizes famílias estruturadas e outras passando destruição de geração a geração!!!

Eu sempre lutei por ter a primeira opção e sempre aconteceu o contrario.. NAO sei porque

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Sasso, vc procura elisabetedias123, no facebook que add. Vc e vc me passa o contato do Major.

Obrigada

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Juliana,

É querida, o problema NAO é a maconha em si, e sim os caminhos que ela abre pra pessoas fracas!! Com 14 anos as fantasias e ilusões dão muito presentes em nossas vidas e que pode traçar nosso destino definifivamente para o bem e para o mal!!

Meu filho NAO quer nada com nada! Escola pra ele é pra arrumar confusão assim como diz o lipexide acima! Ele precisa de um retrato vivo da realidade de um viciado em drogas.

Lipexisde
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Elisa:

Eu vou reiterar, pois acho que é importante que você entenda isso para ajudar você e seu filho. O problema não é a maconha, ele possui um desvio de caráter, que pode ser momentâneo em razão da adolescência. Não acho que você deva focar apenas em fazer ele parar de usar drogas, isso também, mas sim em educá-lo de modo geral.

Se ele simplesmente parar de usar maconha, não vai mudar ABSOLUTAMENTE NADA, o desvio de caráter vai permanecer e ele vai continuar fazendo as coisas erradas que já faz e talvez até pior se ele passar, por exemplo, a beber cachaça e ficar violento.

A melhor forma de contornar isso é usando a psicologia, mas aí vai ter que falar com algum especialista e tratar os problemas, o caráter e os comportamentos dele, pois a droga é consequência destes e não creio que se o levar a um tratamento somente neste sentido vai conseguir algum resultado. Talvez ele esteja com depressão e outros problemas psicológicos.

Insula Ylhensi
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Elisa, atente para seu texto:

"Uns tão felizes famílias estruturadas e outras passando destruição de geração a geração!!! ...Eu sempre lutei por ter a primeira opção e sempre aconteceu o contrario.. NAO sei porque ..."

A primeira coisa que vc vai aprender com um psicólogo é que não existe isso de "familia estruturada". Isso é uma ilusão. Essa idéia só serve pra vender margarina (aquela familia feliz em volta da mesa, todos se dando bem, em harmonia, feliiiizes,...)

O que existe são pessoas, pessoas com muita idade, pessoas com menos idade, pessoas com não tanta idade.... É só isso. Somos basicamente iguais mas totalmente distintos pois cada um tem sua própria identidade, personalidade própria. Do mesmo modo que NÃO EXISTE gente equilibrada. Ninguém É equilibrado, estamos ou não estamos equilibrados. E isso não quer dizer que aquele que está desequilibrado seja, necessariamente, um portador de doença mental, tão pouco que nunca mais irá se reequilibrar!! A vida é feita de fases! A única coisa imutável na vida é a mudança, afinal, nascemos careca e sem dentes, sem entender nada, sem nos comunicarmos, sem saber andar, e aos poucos vamos mudando, evoluindo, crescem os dentes, os primeiros pelinhos, até chegar a ter uma cabeleira! Engatinhamos, andamos, corremos! E é assim ao longo de tooooda a vida! Acreditamos em papai noel e depois fazemos os filhos acreditar nessa bonita e pueril mentira...Bem, tem de concordar que é uma mudança e tanto, não é?!!

São tantos os desafios que diariamente enfrentamos que uns conseguem lidar melhor que outros, e é nesses momentos que podemos "NOS desequilibrar" (atente ao pronome: "NOS", pois não são os outros que nos desequilibram, somos nós mesmos que fazemos isso conosco!).

Procure o psicólogo do grupo de Narcóticos Anônimos, ele vai ajudá-la até entender tudo o que vc passou na sua vida, com seu marido. E, com certeza, vai lhe ajudar à bessa a aprender a lidar com seu filho e entender as suas emoções (as suas mesmo, e as dele tmb!) .

Boa sorte!

Insula Ylhensi
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

E uma última observação: Não tente lutar contra uma coisa que NÃO DEPENDE DE VC. Cada pessoa segue o caminho que melhor lhe convém (principalmente no caso de seu marido, mas isso tmb cabe ao jovem), e elege o que gosta e o que não gosta. Cada pessoa "muda" (não acredito que mude, como da água pro vinho) "SE" e "QUANDO" quiser, e isso não pode ser imposto, nenhuma luta ou influência externa irá alterar o que cada pessoa tem dentro de sí.

Aquela "estória" de culpar más companhias tmb não cola, pois cada pessoa se associa com quem sente afinidade. E se os pais não podem colocar dentro do filho os seus particulares valores, não seria um estranho que o faria em poucas horas, portanto, se alguém convida quem aceita assume os riscos.

E se prepare (talvez não seja o caso de seu filho) para aceitar o modo de ser tão diferente do outro ser humano, vc pode acreditar em determinada coisa, pode vê-la do seu modo, mas os outros.....cada um tem seu próprio e particular modo de viver/ver o mundo, sendo esse modo para ela o mais natural, o mais certo, o melhor, assim como vc tem seus valores e os considera os mais certos (mas é só PRA VC!).

Pode ser que seu filho só esteja passando por uma fase (coisa comum na adolescência) mas tmb pode ser que não, os pais tem enorme dificuldade em aceitar os aspectos negativos do caráter de seus filhos. Portanto não se esqueça: O mundo é feito de diferenças.

Reitero meus votos de boa sorte em sua luta!!!

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Ontem, NAO teve aula e fui busca lo no avô, e ele passou o dia comigo.Ele é muito carinhoso com irmãozinho c/ síndrome de Down, tirei fotos deles pelo celular, e sempre percebi um jeito ancioso nele, e comecei a fazer perguntas pra ele, de tudo, e ele disse que que com 16 ele vai trabalhar, vai gastar tudo por aí, comprar muito Red Label, ir oras baladas e vai fazer o que ele quer, eu questionei a ele que precisara trabalhar muiito pra ter a casa dele e ser independente, ele disse: qualquer lugar que eu ficar esta bom, eu quero é curtir, tomar Absoluti... Eu falei que ele precisaria eestudar muiito para fazer tantas coisas, e ele disse: pra trabalhar no cx de supermercado acho que NAO precisa estudar muito NAO... Qualquer trabalho serve....!!

É ele tem horas parece ser muiiiito ingênuo, mas tem outras que parece já ter vivido experiências que eu nem imagino!!

Hj meu dia foi muito cheio e irei agora olhar na internet sobre id endereços do ANA"...

Obrigada a todos....

Insula, quando vivemos algo assim, com certeza os pais precisam de apoio patológico pra NAO pirar tbm... A cabeça tbm adoece que por fim manifesta muitas vezes no corpo...

Beijos pra amigas esquisitas do jus.

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Denise,

Então, fico feliz por vc ter achado um caminho nesta situação com sua filha, é um risco, mas ainda bem que deu certo!

Tomara que seja apenas uma fase do meu filho, por que se for um desvio na personalidade, acho que só o tratamento com psicólogo ira melhorar...

Obrigada

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

O pensador,

Eu li a matéria sobre adolecente na uol mulher, e dei tbm meu dpto.

Denise Schulttz
Há 13 anos ·
Link

entao, na época foi a unica saida q encontrei. podia tr dado coisa mto pior, ms era a unica opçao. era isso ou proibir e, talvez, vr ela gravida!! e pior é q ela ja tava c sentindo "mulher de traficante"!!! tinha dias q eu tinha vontade de bater nela, de tanta raiva!! ela admirava o sujeito, achava o maximo ser namorada dele!!! ms cm o tempo ele mesma chegou a conclusao q ele nao ia mudar so prq ela qria e resolveu terminar. as amigas insistiam pra ela dar mais uma chance, ms ela ja havia c decepcionado. ele ainda ficou um tempo tentendo fikr cm ela, ms, graças a Deus, ela nao voltou atras. espero mesmo q seja uma fase dificil do teu filho, e acho mesmo q é. entendo a tua revolta e decepçao, deve estar c questionando aonde foi q errou, ms é assim mesmo. pelo menos vc enxerga os erros dele, prq tm maes q insistem em achar q seus filhos sao perfeitos. abraços e boa sorte, amiga esquizofrenica.

Marsh Simpson
Há 13 anos ·
Link

Elisa, se ele pensa em trabalhar já é alguma coisa.

Só está enganado qto ao trabalho, vai ver quanto é difícil ser caixa de supermercado...trabalha aos sábados, domingos e feriados, pagar diferença de caixa e ainda ganhar uma miséria, ou ele acha que vai comprar Red Label com um salariozinho de merda?

Enfatize isso pra ele. Pra ter vida de playboy precisa ser um, e caixa de supermercado não é o caso né?

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos