pago pensão mas mãe não deixa ver minha filha
olá, morei junto com a mãe da minha filha 08 anos, mas como o relacionamento não estava dando certo resolvemos ir cada um pra seu canto. Morávamos em SP mas como a mãe era de Manaus e queria voltar, em comum acordo e para o bem da minha filha, concordei em ela se mudar com a mãe . Fizemos um contrato entre nós reconhecido firma, dizendo que eu daria uma pensão ( valor este maior do que deveria dar por lei) e que poderia ver a minha filha quando quisesse. Até ai estava tudo bem, pois vinha cumprindo com a minha parte , depositar o dinheiro e manter contato com minha filha (coisa que faço todos os dias, ou melhor fazia.....). Mês passado surgiu uma promoção do mês das crianças com um valor de viagem muito atraente, não exitei e liguei pra mãe dela pra ver se ela concordava em deixar minha filha vir me ver, e ela concordou. Fiz tudo certo, combinamos o período, sendo este curto para minha filha não perder muitos dias de aula, e enfim tudo certo. Comprei a passagem e só ficamos aguardando a data chegar que seria bem na semana das crianças..... eu e minha filha estávamos anciosos pra nos vermos ....... Bem, faltando poucos dias, a mãe começou a me pressionar para depositar a pensão antes (medo de eu não enviar o dinheiro ) e começou a ameaçar dizendo que não enviaria a criança alegando que não iria devolvè-la (coisa que jamais faria, amo minha filha e reconheço que estar com a mãe no momento é o melhor pra ela). Conclusão, chegou no dia da viagem, bem mais tarde ela me manda uma msg dizendo que a criança não pode embarcar, liguei na companhia, chequei os fatos e vi que era mentira a desculpa que a mãe alegara, mas tudo bem, mesmo assim com a aprovação da mãe, remarquei a passagem para a outra semana. Durante este tempo, esta "mãe" ficava criando empecilhos para o dia do embarque (dia das crianças) mas eu confiante que estaria tudo certo nem me preocupava. Desta vez fiz tudo, tudo que podia para ter certeza que nada daria errado pra minha filha não embarcar, liguei na companhia , eles todos estavam ciente que minha filha iria chegar e que tudo já estava encaminhado para assim que chegasse embarcasse, mas, infelizmente, isto não ocorreu. A "mãe " não embarcou minha filha...... e já faz uma semana que não deixa eu falar com a minha filha........ Não sei o que fazer, como fazer, por onde começar, pensei até em pedir a guarda de minha filha pois tenho mais condições em proporcionar uma vida melhor do que a mãe , mas..... não sei..... quero ter o direito de vê-la , estar com ela....... enfim quem puder, por favor me orientar, preciso fazer algo o mais rápido possível.....
Obrigado , FPS mas tenho que mover uma ação em Manaus mesmo? não pode ser por aqui atualmente moro em Curitiba. Tambèm gostaria de saber de como funciona as visitas quando o pai mora em outro estado? E a pensão que deposito, devo parar e esperar pra depositar somente em juízo? Quando que devo procurar a defensoria pública? mais do que qualquer coisa quero ter o direito de ver minha filha, tem como conseguir uma liminar?
Você não deve e não pode parar de pagar os alimentos. O simples comprovante de depósito é prova de que você está pagando a pensão. Não consegui saber a idade da sua filha. Este dado é uma informação muito importante. Não existe um valor previsto em lei que determine o valor da pensão que você tem que pagar. O processo tem que correr em Manaus. É mais fácil você arrumar um advogado lá em Manaus.
Espero ter ajudado.
bom , minha filha tem 6 anos e ouvi dizer que a pensão teria que ser em média o valor de 10 a 30% do valor do meu salário, e como disse dou muito mais, mas não acho justo eu não ter o direito de minha filha vir me ver e eu ainda ficar pagando a pensão, dinheiro este que não está sendo investido em minha filha..... ela não faz nenhum curso, não estuda em escola particular , absolutamente nada, quero até saber se eu posso exigir que o dinheiro da pensão seja usado, parte, na educação de minha filha. Como disse nada foi feito judicialmente. Agora gostaria de saber se tem como eu fazer uso da justiça gratuito para este assunto, tenho que viajar pra Manaus pra dar entrada? e se eu não tiver condições financeiras para isto como faço? , se tiver audiência não tem como alguém me representar tipo procurador? e sobre as visitas como que funciona isto para outro estado, ela pode vir me visitar aqui? obrigado pelas orientações
JRamalho
A Lei permite, baste que vc solicite a regulamentação de visitas com direito a metade das férias escolares no meio do ano e no final do ano, simples assim. Mas terá que agir onde vive a cça. Verifique um advogado por lá de confiança que possa lhe representar, lembrando que vc pode solicitar que seja ouvido em caso de audiência por carta precatória.