Funcionário Fumante
Prezados boa tarde.
Tenho na Empresa 02 funcionários que são fumantes e não possuo local apropriado para que estes fumem. Gostaria de saber se devo permitir que estes saiam na área externa (rua) pára fumar ou posso proibir que façam isso no horário do trabalho.
Grato.
Se vc tiver um pouco de bom senso, e deseja manter um bom ambiente de trabalho, a minha sugestão é que vc estipule horario para os fumantes...por ex: as 10h, almoço, as 15h, 17h. ou criar a regra para fumantes, a cada uma hora eles sairem para fumar por 5 minutinhos...se proibir, provavelmente esses funcionarios não irão render o melhor deles.
Vc pode tmb propor que ambos busquem tratamento para deixar de fumar, a empresa pode sugir grupos de ajuda, oferecer tratamento médico com medicamentos.
Muitas empresas, visando a manutenção da saúde de seus funcionários, os ajuda a deixar o vício (que é dificil de largar!) pois as sequelas vão desde o surgimento de rinities, que os leva a ausência justificada ao trabalho frequentemente, até o resultado que todos conhecem: câncer!
Eduardo, tantas coisas não consta na CLT, mas vou te dizer que o sucesso de uma empresa se faz com funcionários satisfeitos, ambiente de trabalho agradavel, vou citar um exemplo, 100% das industrias e empresas japonesas tem horario para fumantes a cada 2 horas...e ninguem esta preocupado que a empresa vai perder preciosos minutinhos, o importante é ter funcionarios produtivos.(os minutinhos perdidos, são muito bem recompesandos pela satisfação do funcionario) Isso é a minha opnião, pois sou empresário tambem e meus funcionarios são tratados como uma grande familia!
Sou fumante e estou sofrendo Bullying do meu chefe, pois perco por volta de 30 todos os dias para fumar e ele esta jogando palavras no ar com relação ao meu vicio; sou um bom funcionário, tanto que tive 3 aumento ao longo de 6 anos de empresa, todos eles por MÉRITO como consta na Carteira de Trabalho. Acho que é válido o incentivo de parar de fumar e não como ele faz.
Cada empresa costuma ter suas regras, mas o caso mais ridículo é na empresa onde trabalho, sou fumante, e há uma regra "verbal" de que não se pode fumar no horário de trabalho, nem saindo da empresa. À não ser os gerentes, estes podem fumar, até mesmo dentro da empresa e na frente do dono, que foi quem decretou a lei, ainda quando o questionei sobre esta diferença de tratamento ouvi a seguinte frase dele: - Você não é gerente, quando você for gerente talvez você possa. Simplesmente ridículo! Ele pode fazer isso? Cabe um processo por discriminação? Pois entendo que, se é regra, tem que ser para todos.