F

    FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo Suspenso Quarta, 17 de outubro de 2012, 17h50min

    Se vc tiver um pouco de bom senso, e deseja manter um bom ambiente de trabalho, a minha sugestão é que vc estipule horario para os fumantes...por ex: as 10h, almoço, as 15h, 17h. ou criar a regra para fumantes, a cada uma hora eles sairem para fumar por 5 minutinhos...se proibir, provavelmente esses funcionarios não irão render o melhor deles.

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Quarta, 17 de outubro de 2012, 19h24min

    Vc pode tmb propor que ambos busquem tratamento para deixar de fumar, a empresa pode sugir grupos de ajuda, oferecer tratamento médico com medicamentos.

    Muitas empresas, visando a manutenção da saúde de seus funcionários, os ajuda a deixar o vício (que é dificil de largar!) pois as sequelas vão desde o surgimento de rinities, que os leva a ausência justificada ao trabalho frequentemente, até o resultado que todos conhecem: câncer!

    E

    Eduardo Quarta, 17 de outubro de 2012, 19h53min

    Não consta na CLT este intervalo de cigarro, e além do mais sendo pago, já que vc vai pagar os vários minutinhos ao longo do dia, logo, não deixaria, e ao que me parece, é proibido fumar em locais fechados - ao menos do RJ e SP.

    F

    FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo Suspenso Quarta, 17 de outubro de 2012, 20h41min

    Eduardo, tantas coisas não consta na CLT, mas vou te dizer que o sucesso de uma empresa se faz com funcionários satisfeitos, ambiente de trabalho agradavel, vou citar um exemplo, 100% das industrias e empresas japonesas tem horario para fumantes a cada 2 horas...e ninguem esta preocupado que a empresa vai perder preciosos minutinhos, o importante é ter funcionarios produtivos.(os minutinhos perdidos, são muito bem recompesandos pela satisfação do funcionario) Isso é a minha opnião, pois sou empresário tambem e meus funcionarios são tratados como uma grande familia!

    M

    Marcelo G. Quarta, 17 de outubro de 2012, 20h45min

    Tem gente que ama complicar as coisas, estipule horários e regras, é simples e de bom senso, nada mais.

    E

    Eduardo Quarta, 17 de outubro de 2012, 20h46min

    Aposto que vc tem 99% de chance que algum "familiar" seu vai te processar na justiça trabalhista, sabe-se lá de quê, mas eles sempre encontram junto com o sindicato.

    V

    Vanderlei Sasso Quarta, 17 de outubro de 2012, 21h47min

    Comentário apagado pelo usuário

    Carlos Magno Sarlo

    Carlos Magno Sarlo Sexta, 24 de outubro de 2014, 15h26min

    Sou fumante e estou sofrendo Bullying do meu chefe, pois perco por volta de 30 todos os dias para fumar e ele esta jogando palavras no ar com relação ao meu vicio; sou um bom funcionário, tanto que tive 3 aumento ao longo de 6 anos de empresa, todos eles por MÉRITO como consta na Carteira de Trabalho. Acho que é válido o incentivo de parar de fumar e não como ele faz.

    J

    Jovino Batista da Silveira Segunda, 05 de dezembro de 2016, 13h01min

    como punir fumantes no setor publica? sei que existe,mais não sei o número

    Daniel Santos

    Daniel Santos Terça, 24 de janeiro de 2017, 19h16min

    Cada empresa costuma ter suas regras, mas o caso mais ridículo é na empresa onde trabalho, sou fumante, e há uma regra "verbal" de que não se pode fumar no horário de trabalho, nem saindo da empresa. À não ser os gerentes, estes podem fumar, até mesmo dentro da empresa e na frente do dono, que foi quem decretou a lei, ainda quando o questionei sobre esta diferença de tratamento ouvi a seguinte frase dele: - Você não é gerente, quando você for gerente talvez você possa. Simplesmente ridículo! Ele pode fazer isso? Cabe um processo por discriminação? Pois entendo que, se é regra, tem que ser para todos.