Duvidas- Quais os direitos de um pai que não quer assumir o filho?

Há 13 anos ·
Link

Fui noiva, entramos em crise e eu descobri que estava gravida, então resolvi dar uma nova chance...O sonho dele era ter um menino, mas quando soube que era uma menina foi um escandalo... e depois quando falei qual o nome colocaria na minha filha gritou muito comigo.A partir dai começei a notar algo estranho, a familia dele que me tratava super bem passou a falar comigo se referindo “a barriga” e me pressionar como se eu estivesse para fugir com a criança, chegaram a me ameaçar porque um dia estava na faculdade e não pude encontra-los pois são de uma cidade perto.Mandavam email e mensagens dizendo que eu iria ver por bem ou por mau tudo o que estava fazendo afastando a ‘barriga’ deles. Nunca fiz nada disso,só que eles do nada mudaram...falei com meu ex o que acontecia e ele não fez nada...fiquei com muito medo e acabei brigando com ele no 7 mês de gravidez e depois desse dia ele não quis mais falar nem saber da filha. Quando a criança nasceu fiz de tudo para ele conhecer a filha, mandei emails, telefonei...mais nada adiantou.Ele passou a dizer que a filha não era dele para a familia toda juntamente com a mãe dele e que eu nem sabia quem era o pai. No fim do ano passado em dezembro ele colocou um processo para ver se a filha era dele, só que ele sabia que eu viajo todo o ano em dezembro e so volto final de fevereiro, foi quando teve a audiencia e como eu não compareci ele e tirou o processo. Quando soube o procurei novamente e ele não quis falar comigo de forma alguma e disse na frente de outras pessoas que não quer saber da filha e que eu entre na justiça e que foi forçado pelos pais a entrar com o processo. O problema é:Nunca quis afastar o pai da filha tanto que já fiz de tudo para ele ver a criança, ela já esta com 1 ano e 3 meses.Queria pedir os direitos dela pois não acho justo ele não dar nada , mas ao mesmo tempo tenho medo de que o juiz de direito para pegar minha filha e levar para a cidade dele nos feriados ou finais de semana.Isso me assusta pois eles são desconhecidos para ela e ela não é um objeto.Por favor quais os direitos ele tem?O que devo fazer?E ele perde algum direito pois se mostrou outra pessoa?

27 Respostas
página 2 de 2
Insula Ylhensi
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Então deixa quieto por enquanto. Se vc conhece o tipo desequilibrado com quem vc foi se meter e que o fez ser o pai de sua filha, analise bem os riscos. Vc pode deixar passar alguns anos, se for o caso, e então abrir o jogo com sua filha e partir para o reconhecimento da paternidade.

Até lá vc não deve demonizar a imagem do pai dela para que, ao terem contado, ela possa estabelecer um razoável realacionamento com ele.

Não estou instruindo-a a negar a paternidade de sua filha, tão pouco incentivando que o faça. Se não lhe restar alternativa por ele ser realmente um tipo psicopático, sou pelo bem da criança que deve ser preservada de gente assim, sem dúvida!!!

Contudo, vc deve analisar bem, verificar se na familia dele não haveria alguém capaz de colocá-lo na linha, de vigiá-lo e acompanhá-lo nas visitas.

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Obrigada Insula! Vc entendeu minha preocupação em querer saber todos os riscos da decisão que irei tomar.O pior é que eles eram maravilhosos por anos, familia perfeita e namorado perfeito.Se eu soubesse ou tivesse notado que eles não eram nada do que pensava ser, nunca teria engravidado.Para falar a verdade nestes anos tentei engravidar e nunca consegui, já havia me acostumado q não teria filhos e logo que terminei tive a surpresa!

Insula Ylhensi
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Talvez tenha sido esse seu erro. Se eram apenas namorados, um filho não vem para ajudar, muito pelo contrário.

É preciso que antes o casal se ajuste, saibam se estão seguindo a mesma direção. Caso contrário, quando só 1 quer o filho, o racha na relação é inevitável!!!!

E não dá pra família achar isso lindo!!! Como diz o ditado, "quando 1 não, 2 não brigam" . Querer ter ium filho se o outro não deseja, é impôr a ele o que ele não quer (e isso é uma violência, pura desconsideração!). E pior! envolver um ser indefeso que nada tem haver com isso, nessa história mal feita.

Boa sorte!

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Era um desejo dos dois.E eu não engravidei para salvar relação pq eu sei que isso nao prende ninguem, e quem queria continuar era ele não eu.A filha foi um acontecimento quando eu nao esperava pois n conseguia engravidar.

Insula Ylhensi
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Renata, um casal espera construir uma família quando já estão juntos, não enquanto ainda são noivos.

E uma coisa é o cara dizer que quer ter filhos, outra é ele querer ter o filho logo!

Para encerrar esa questão, onde vc já obteve as resposta, devo relembrar que a paternidade é um direito da criança, e vc enquanto representante legal e guardiã dela tem o dever de zelar pelos direitos dessa criança.

Se o pai é um psicopata cabe a vc proteger a criança, se ele apenas esta puto com a sacanagem de terem lhe imposto um filho que ele irrresponsávelmente fez mas não desejou, vc deve lutar pelos direitos da menor.

Boa sorte!!

Ruth Maciel Maciel
Há 10 anos ·
Link

Renata, Sou Mäe de uma linda princesa, que completa 1 aninho dia 10 fevereiro. Suas plavras sao as minhas... Decidi n mais procúralo, por medo. N se preocupe com os comentarios, somos mäes qremos proteger nossos filhos. N qremos acabar em noticiarios, como muitas tragedias envolvendo crianças por causa de dinheiro, isso tem q acabar. A biblia diz receba as crianças, e o q fizer a uma criança estará fzendo a mim.

Ana Paula
Há 9 anos ·
Link

quanta ironia a mae vem aqui pedir apoio humanitario e jogam-lhe um monte de culpas inclusive apoe contra parede por revelar que !OHHHH" o pai deveria arcar com cusos sim dinheiro sim pensão sim responsabilidade sim!! pq não crianças nao vivem so de vento e nada se compra sem dinheiro esses casos são mesmo sem solução pq nossa cultura machista justiça burra e alheia a psicologia infantil e a cultura do estupro não deixam que pais sejam adultos o suficiente para assumir suas responsabilidades. se fosse o homem que engravidasse as coisa seriam totalmente ao inverso pode apostar. eles merecem é uma surra todos os dias pra deixar de preguiça e esusa as obrigações levantar e trabalhar pra assumir os menores que puseram n mundo mae ja rala muito de maneira que um homem não imagina. todo homem que se negasse a assumir a patenidade deveria ser submetido a algum tipo de gravidez artificil deois amarralhem um saco que chora mama e caga o tempo todo fica doente e que não te permite um minuto de ayusencia ou mobilidade se aguentassem 3 dias seria muito

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos