COBRANÇA INDEVIDA OPERADORA TIM
Boa tarde! Comprei 2 chips PRE PAGOS da operadora TIM, um em fevereiro/12 e outro em abril/12, sendo que no primeiro coloquei uma única carga de créditos e nunca mais utilizei e o segundo efetuei 2 recargas de créditos e uitilizo eventualmente. No dia 17/10 recebí em minha casa 2 boletos de cobrança no valor de R$27,00 vencimento para 25/10/12 cada referentes a estes chips que foram transformados em conta PLANO LIBERTY CONTROLE sem meu consentimento e autorização. Fui até uma loja PRÓPRIA TIM e fui orientado a fazer uma carta de próprio punho solicitando cancelamento desta cobrança indevida e que entrariam em contato comigo em até 5 dias. Não entendi, já que estava lá o porquê aguardar um contato... Enfim, o prazo já passou e não entraram em contato... o que devo fazer? Corro o risco de ter o nome incluído no SPC caso não pague? Aguardo pelo auxílio. Obrigado!
A tim colocou este plano e esta obrigando seus clientes a aderir, comigo aconteceu assim. Dia 20/10/2012 recebi uma ligação e uma pessoa da tim cujo tel era 041 11 986990626 que com certeza é da tim pois conseguiu mudar meu plano e tinha todos os meus dados e me disse para participar durante um mês do plano tim liberty controle grátis, mesmo com minha negativa recebi um ms dizendo os parabéns pela mudança de plano. Imediatamente liguei pra tim que confirmou que meu plano havia sido mudado, ao pedir para que cancela cem e volta-se meu plano anterior fui informada que eu só poderia cancelar se pagasse a 1 fatura de 27 reais pois eu havia gasto os bônus de 10 reais, " pra mim a palavra bônus significa grátis" me neguei a pagar a fatura e como disse que iria publicar na internet a atendente disse que o maximo que ela podia fazer por mim, era me mandar uma nova fatura de apenas 10 reais para eu pagar e o restante, 17 reais era descontado dos meus créditos. Quê assim que eu efetua-se o pagamento desta fatura e esperasse o prazo de 72 h que eu ligasse novamente pra tim, e pederia o cancelamento, esperei o prazo e liguei pra tim, e atendente me disse que eu não poderia pedir o cancelamento, porque??? Tchan tchan tchan tchaaan..... Eu não havia gasto os tão preciosos bônus, aqueles que ao meu entender são grátis! Uma hora não cancelam por que eu usei os bônus, uma hora não podem cancelar porque eu não usei o bônus?? Como qualquer usuário de um serviço, o mínimo que se espera de uma empresa é respeito ao consumidor, to me sentindo uma verdadeira palhaça, eu cansei tenho tantos protocolos no meu celular que ja até enchei a caixa de entrada e ainda por cima o protocolo que passa ao ligar pelo 1056 não é o mesmo que mandam por msg, sem contar que no site da tim em suporte em todas as 10 tentativas que entrei para pedir o cancelamento depois de ficar meia hora digitando ao enviar diz que o sistema esta temporariamente fora de serviço, liguei pra anatel e fiz uma denuncia se caso meu plano não voltar ao normal. Podem colocar meu nome que sempre foi limpo no serasa cps ou o raio que o parta, mais que ninguém na vida me obriga a pagar algo que não solicitei não obriga.
Passei pelos mesmos transtornos acionei o procon estou correndo atras do prejuizo pois tive que pagar os boletos para não ter o nome incluido no serasa . Em audiencia no dia 27/11/2012 a advogada da tim fez comigo um acordo de reembolsar o valor pago em até 30 dias , o que não aconteceu. Agora terei que procurar o juizado de pequenas causas para fazer valer meus direitos.
Prezada Luciana Bastos 91.
Observei em diversos tópicos desse fórum que V. Senhoria parece ter enfrentado os mais variados infortúnios jurídicos, ou seja, quase todos os questionamentos aqui presentes, você já experimentou. Muito me custa a acreditar, pois seus comentários são sempre parecidos, incluindo formatação idêntica. Ao que parece, a suposta Sra. Luciana é na realidade a advogada recomendada em todas as ocasiões. Sendo assim, não querendo criticar essa atitude, sugiro a leitura do seguinte artigo do código de ética e disciplina da OAB:
Art. 7º É vedado o oferecimento de serviços profissionais que impliquem, direta ou indiretamente, inculcação ou captação de clientela.
Fica a dica ;)
Cobrança indevida da Tim pelo Plano Liberty controle que eu inclusive não pedi, nunca me ofereceram, nunca cliquei nessas ofertas que chegam no meu cel. Após um recebimento de uma mensagem em que constava um código de barras para pagamento do mesmo e depois um aviso de pagamento em atraso informando que poderiam cancelar a linha em poucos dias. Fiquei p da vida... liguei na central e pedi cancelamento, e isso foi feito, chegou o número de protocolo do atendimento mas a conversa foi gravada no meu celular que é um galaxy s4 que tem essa opção em chamadas. Fiz cópias no computador. A atendente disse que foi tudo cancelado e que eu não seria mais cobrada.
Acho que vocês com esse problema deveriam fazer o mesmo, cancelar o tal plano mesmo sem ter pedido e acho que pra mim resolveu mais rápido.
Eleln
Prefere ser lesado por empresas multinacionais Sr. Cirus IV? O consumidor sempre tenta a conciliação e são raras as vezes em que isso ocorre. Além de ser lesado o brasileiro ainda tem que perder horas tentando conciliar e nem assim consegue. Talvez essa seja a última alternativa ao consumidor (acionar a justiça) que é lesado todos os dias por empresários que praticam esses atos justamente porque imaginam que ninguém vai em busca dos seus direitos. Quem sabe se pagando indenizações aos consumidores que se sintam lesados essas empresas aprendam a respeitar o consumidor!
Sou brasileiro não é isso que eu quis dizer, vamos ao caso da consulente, ela teve mudança de plano sem a sua solicitação e isso fere o CDC, portanto primeiro a consulente deveria ligar para a TIM celular anotar o protocolo solicitar o cancelamento e a desconsideração de fatura a qual não deu causa.
Entretanto ela foi até e protocolou mencionada carta e não obteve a resposta.
Diante disso ela deve ir até o Procon munida da carta e fazer uma reclamação se isso não adiantar o Procon expedirá uma um documento relatando os fatos aí ela deve procurar o CEJUSC se for no estado de São Paulo para conciliação e se mesmo assim não resolver com a decisão do CEJUSC ai sim ela deve ir ao JEC e pedir o cancelamento com liminar para não inclusão de nome no SPC e danos morais principalmente se já houver nome no SPC.
O procon não é hora perdida, Tenha em mente que muitos casos são resolvido pelo procon, um ex., o procon vinha cobrando a mais tanto internet quanto plano de telefone de uma pessoa, foi ao procon a Vivo propôs ressarcir 50% do valor cobrado a mais com desconto em contas futuras o cliente aceitou e vai para a justiça reaver os 50% restante, ou seja, 50% do caminho foi andado através do procon. A questão é que deve-se tentar a conciliação se munir de documentos e ser for inútil procurar a justiça.
Vale mais um mal acordo do que uma boa demanda, dia destes um juiz que inovou sua audiências com músicas clássicas no ambiente disse que tal medida acalma os litigantes e o número de acordo em sua vara aumentou, ai ele ressaltou que as partes devem com muita calma conciliar porque o que elas decidirem com certeza é melhor do que ele, juiz, decidirá.
Eu penso assim também, justiça em ultimo caso, mesmo porque a nossa justiça além de ser a mais lenta do mundo é a mais cara do mundo.
"sou brasileiro" concordo com você. As empresas já perderam o "respeito" pelo PROCON a muito tempo, tanto que raramente alguma aparece nas audiências de conciliação, e quando não aparecem não fazem acordo ou se fazem não o cumpre na integra, fazendo com que o reclamante perca mais tempo ainda. Sugiro ao consulente que vá diretamente ao JEC, pois lá a "conversa é outra".
jlrh as empresas não tem respeita a ninguém, nem consumidor e nem Procom mal respeitam a justiça, não é raro ver empresas descumprir sentença judicial.
Primeiro elas tem poder maior de "fogo", tem juízes submissos à elas, em um país que não é serio esperar algo diferente é inútil.
Nossa justiça é a justiça de quem tem mais dinheiro, a pessoa abastada justiça se curva, pobre ela joga na cadeia ou na rua.