Qual CBO usar?
Alguém teria uma sugestão sobre qual CBO usar para Monitor de Alunos que trabalhe em uma entidade beneficente de assistência social (ONG), mas que não é púllica e sim privada?
Até encontrei este:
3341 :: Inspetores de alunos e afins
Títulos
3341-05 - Inspetor de alunos de escola privada
3341-10 - Inspetor de alunos de escola pública
Agente de organização escolar, Agente educador, Auxiliar técnico de educação, Bedel, Inspetor de alunos, Inspetor de disciplina, Monitor de alunos
3341-15 - Monitor de transporte escolar
Descrição Sumária
Cuidam da segurança do aluno nas dependências e proximidades da escola e durante o transporte escolar. Inspecionam o comportamento dos alunos no ambiente escolar e durante o transporte escolar. Orientam alunos sobre regras e procedimentos, regimento escolar, cumprimento de horários; ouvem reclamações e analisam fatos. Prestam apoio às atividades acadêmicas; controlam as atividades livres dos alunos, orientando entrada e saída de alunos, fiscalizando espaços de recreação, definindo limites nas atividades livres. Organizam ambiente escolar e providenciam manutenção predial.
Até tem um Inspetor de alunos de escola privada, conforme acima, mas não sei se seria examente isso. Na verdade a função que os monitores de alunos exercem nessa ONG ( repetindo, que, apesar de não cobrar nada dos assistidos não é uma entidade pública e sim privada), é tomar conta dos alunos e ensinar algumas rotinas como capinar, varrer, culinária para as meninas e outros trabalhos manuais. Há funcionários com 2º grau, com 1º e até mesmo com apenas a 4ª série do ensino fundamental.
Enfim, tá difícil encontrar uma CBO que se encaixe na função. Os responsáveis pela ONG mandam registra como Monitor de Alunos, mas, como dito, encontrar uma CBO fica meio complicado.
Se alguém puder ajudar, fico grato.
Sim Insula, concordo.
Só que no caso de Inspetor de alunos de escola privada (como dito, no caso em questão, trata-se de uma ONG, não pública) requer escolaridade de nível médio, conforme abaixo:
FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental (inspetor de alunos de escola pública) e ensino médio (inspetor de alunos de escola privada). O inspetor de alunos de escola pública é recrutado por meio de concurso público.
No caso, os monitores, dessa entidade que falo, possuem diversos graus de escolaridade: uns com 2º grau completo, outros apenas com o 1º, e têm até aqueles que possuem apenas a 4ª série do ensino fundamental.
Até tinha pensado num outro:
3322-05 Professor prático no ensino profissionalizante - Instrutor no ensino profissionalizante.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA Ministram aulas e ensinam práticas profisssionais em entidades de ensino profissionalizante; esclarecem dúvidas de alunos; pesquisam e estudam produtos, técnicas de produção e técnicas artesanais e artísticas para preparação de aulas e desenvolvimento de cursos orientados para a comunidade. Acolhem e orientam alunos sobre postura profissional, ética, cidadania e meio ambiente. Avaliam o desempenho dos alunos. Organizam o ambiente de trabalho e executam atividades administrativas.
FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA Essa ocupação requer o ensino fundamental completo. Vários docentes de cursos profissionalizantes são “leigos” do ponto de vista da disciplina específica que lecionam, tornando-se professores devido à sua experiência no exercício profissional e a diversos cursos profissionalizantes que fizeram, inclusive o de preparação didático-pedagógica. O exercício pleno das atividades ocorre após um a dois anos de experiência. Algumas entidades de ensino tendem a contratar professores com maior nível de escolaridade, para atender aos novos requisitos legais do mec.
CONDIÇÕES GERAIS DE EXERCÍCIO Atuam na área de ensino profissionalizante, organizando-se de forma individual ou em equipe. Alguns profissionais de entidades sociais desenvolvem atividades pedagógicas e extra-curriculares com os alunos, onde a atuação do professor na comunidade é importante, ressaltando o papel do professor como agente social. São empregados com carteira assinada ou autônomos, podendo trabalhar com supervisão permanente ou ocasional. Trabalham em ambientes fechados ou a céu aberto, em horário diurno ou noturno. Podem ser expostos a materiais tóxicos e a ruído intenso.
Enfim, fica difícil escolher o "menos errado". O que você acha?
Será que é errado eu colocar para esses Monitores de ONG Privada a CBO de Alunos de Escola Pública (3341-10)?
O grande problema é que os Monitores contratos pela ONG não possuem o 2º grau completo (exigência feita pela CBO 3341-05 - Inspetor de alunos de escola privada). Já para a CBO 3341-10 - Inspetor de alunos de escola pública - não há a exigência do ensino médio completo.