Comprei um terreno de posse, o mesmo já havia tido um dono comprovado por recibo de compra e venda. A minha compra foi feita e paga em troca de bens, no qual paguei com uma moto que me pertencia legalmente. Ao concretizar a compra deste terreno, fui ao cartório com o até então dono e fizemos um Contrato de Compra e Venda. O mesmo contendo meus dados e dados do até então dono. Havendo também informações de endereço do terreno, valor pelo qual estaria sendo vendido, tal como metragem.

No contrato está descrito a metragem do mesmo como:

Frente: 12 metros. Comprimento: 22 metros.

Ao direcionar-me ao terreno para cercar e começar as devidas construções, moradores de uma casa situada atrás do terreno não permitiu a construção do mesmo. Alegam que a metragem do terreno está incorreta, e que os 12 metros corresponde apenas a Frente do terreno como descrito no documento. Mas no fundo a largura seria menor (8 metro).

Portanto, gostaria de saber quais direitos tenho no mesmo. Se a compra foi feita de forma correta? Se posso recorrer judicialmente com o contrato feito e assinado pelas partes supra citadas? E se posso exigir do antigo dono a devolução do bem, e/ou o pagamento do valor correspondente?

Alguém pode me ajudar com as informações cabíveis?

Agradeço Atenciosamente a todos.

Respostas

    M

    monica cristiane de miranda Quarta, 21 de janeiro de 2015, 15h04min

    então eu gostaria de saber a resposta. é desde já lhe agradeço pele a resposta e orientação

    Luciene Batista Santana

    Luciene Batista Santana Sexta, 13 de fevereiro de 2015, 8h33min

    comprei uma casa de terreno da prefeitura já tem 20 anos constrido teve o primeiro dono que fez a casa e 0 segundo que eu comprei mais ele perdeu o contrato de compra e venda do primeiro poso pedir pra ele fazer outro como faço

    R

    Rafael F Solano Sexta, 13 de fevereiro de 2015, 9h13min

    Se o terreno é da prefeitura, quem vende esse terreno para a tal pessoa que fez a casa?

    Isso é terreno publico, é o povo o único proprietário.

    Gis Igual Dinda

    Gis Igual Dinda Sexta, 08 de julho de 2016, 19h28min

    Boa noite Dra. Lourdes, comprei um terreno de posse quem me vendeu ja morava a 5 anos no local, fiz contrato de compra e venda em cartório, aguá e luz já está no meu nome. Depois de 15 dias apareceu uma mulher dizendo ser dona da casa( ela é viuva do neto da pessoa que me vendeu), ela diz ter um contrato no nome do falecido marido, a mesma não era casada e não teve filhos com ele e disse que vai entrar na justiça.O que eu faço e o que pode acontecer? pois já paguei para sua vó que estava com a posse do terreno, e essa (neta) nunca morou no local.Obrigada boa noite

    R

    Rafael F Solano Sábado, 09 de julho de 2016, 19h51min

    A questão é se ela era a legitima proprietária ou herdeira do legitimo proprietário. A posse sempre é precária.

    Diego Patricio Souza

    Diego Patricio Souza Domingo, 31 de julho de 2016, 0h32min

    Boa noite a todos, estou precisando urgentemente de uma ajuda, pois minha mae comprou uma casa simples um conjunto sem escrituras. vez o contrato xerox da vendedora, agora uma vizinha alegou que a antiga dona da casa devia um restante do dinheiro do lote, mais nao tem contrato diz que foi vendido de boca, minha juntou todas suas economias que nao eram muitas pois o valor da casa foi 25 mil. Me ajudem pois a mulher agora falou que a casa e dela.

    Leone Freitas

    Leone Freitas Domingo, 20 de novembro de 2016, 22h03min

    Boa Noite. Comprei um terreno mas ao ir a prefeitura pegar uma certidao de numeros descobrimos que o meu contrato e os anteriores foram redigidos errados. Consta neles "Quadra C, Lote numero 8. Mas o correto seria Quadra A, lote numero 5.

    Ja que conheco e tenho grau de parentesco com o proprietario legal por escritura, eu posso passar o imovel para meu nome e desconsiderar os erros dos recibos

    Alexon Neponuceno

    Alexon Neponuceno Sexta, 02 de dezembro de 2016, 0h05min

    Olá no noite gostaria de tira uma dúvida estou querendo compra um terreno mas posse o dono do terreno tem o recibo de compra venda e os i tpu pagos sendo q o recibo de compra e venda não está no nome dele e ele não sabe d quem é nome q está no recibo o q devo fazer para comprovar q tem direito a esse terreno caso meu venha compra

    Marcos Fernando

    Marcos Fernando Terça, 13 de dezembro de 2016, 19h14min

    comprei um terreno junto com a mãe do meu filho a 25 anos atrás quando a gente completou 19 anos de casada a gente separou eu deixei a casa para ela e fui me embora depois de 8 anos eu pagando aluguel Ela tinha ganhado Minha Casa Minha Vida apartamento então eu resolvi voltar para casa limpei a casa tava toda cheia de lixo estava abandonado tou reformando a casa e ela tá me ameaçando tirar como faço para tirar um documento

    I

    Isac Caetano dos Santos Segunda, 26 de dezembro de 2016, 19h48min

    Comprei um terreno pela imobiliária, no qual o documento marca toda a metragem do terreno, é documento te compra e venda, tenho também o documento de compra e das pessoas que venderam para os eis donos que venderam pra mim, porem na parte dos fundos o vizinho diz que não posso mexer que o terreno é dele e que tem também documentos que comprova o que fazer nessa situação para não arrumar confusão e ir agir corretamente no caso de eu querer construir ou vender???

    Juarez Correia

    Juarez Correia Quarta, 25 de janeiro de 2017, 21h35min

    Drª Lourdes como faço pra saber se o meu terreno esta regitrado legalmente so tenho o contrato de compra e venda?

    D

    Desconhecido Segunda, 06 de fevereiro de 2017, 16h24min

    SE SO TEM O CONTRATO NÃO TEM ESCRITURA SE NÃO TEM ESCRITURA NÃO TEM REGISTRO SIMPLES ASSIM