O questionamento é o seguinte:

Detectado e demonstrado o uso de veículo oficial, de forma costumeira para fins particulares (levar filhos a colégio, sem ser no caminho do trabalho; fazer compras, etc) por 30 dias por exemplo, em que poderá tal servidor ser enquadrado, quer seja na esfera penal quer como improbidade administrativa.

Aguardo participações.

Respostas

    C

    charlie brown... Segunda, 29 de outubro de 2012, 21h25min

    Crime presumo que não existe.

    Da improbidade administrativa ele não escapa, artigo 9º, IV.

    J

    Johnny Silva Johnny Segunda, 29 de outubro de 2012, 21h41min

    O artigo 312 do código penal diz que apropiar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo em proveito própio ou alheio: pena- reclusão, de dois a doze anos, e multa.
    CRIME CHAMADO COMO PECULATO.
    Ag.de p.( grad.direito ).

    J

    jcastro Segunda, 29 de outubro de 2012, 22h18min

    Peculato de uso, com certeza.

    2 a 12 anos de cadeia. Além, claro, da perda do cargo publico que ocupa.

    ?

    @BM Terça, 30 de outubro de 2012, 10h33min

    Os colegas de fórum entendem que o termo desviá-lo do art. 312 fala de tomá-lo para si, ou basta usá-lo de forma incorreta que já temos o desvio?

    C

    charlie brown... Terça, 30 de outubro de 2012, 11h37min

    Discordo quanto ao crime.

    VEja que o indivíduo faz uso incorreto do automóvel, ele não o desvia ou subtrai.

    H

    HKARLALEAL Terça, 30 de outubro de 2012, 12h22min

    Bom dia! Creio se tratar ai de um peculato desvio, porque o funcionário publico deu ao bem destino diverso daquele que foi determinado. E entendo que por se tratar de uma sequencia de dias isto aponte para uma continuação delitiva.

    J

    Justito Terça, 30 de outubro de 2012, 12h25min

    Peculato-uso

    H

    HKARLALEAL Terça, 30 de outubro de 2012, 13h00min

    Estive pesquisando melhor e gostaria de retificar minha resposta: peculato-uso e não é crime, embora possa caracterizar infração administrativa.

    A

    A.M.B Terça, 30 de outubro de 2012, 15h18min

    Boa tarde.
    Não ficou bem claro o caso acima
    No caso a pessoa se apropriou de um bem publico para próprio beneficio, porém o bem foi devolvido.
    Qual a pena devera se aplicada processo administrativo? Exoneração do cargo? Pena? Detenção?
    Caso exonerado ele poderia prestar outros concurso na mesma esfera ( federal, municipal ou estadual)
    E no caso se a pessoa tivesse emprestado o carro para um parente, fazer compras ou levar o filho na escola, as penas seria a mesma?

    ?

    @BM Terça, 30 de outubro de 2012, 22h12min

    trazendo nova situação ao debate, lembremos que houve a utilização de combustível pago pelo Estado durante o tempo de uso indevido pelo servidor, logo salvo melhor juízo aqui está configurado o desvio e apropriação de bem público.

    O QUE ACHAM OS COLEGAS DE FÓRUM?

    Leonardo Fuks

    Leonardo Fuks Sábado, 20 de dezembro de 2014, 16h04min

    Meu vizinho usa carro oficial há mais de um ano como se fosse seu carro de passeio particular e o estaciona em nossa garagem diariamente. Como faço a denúncia de maneira mais efetiva ?

    G

    Gil Sábado, 20 de dezembro de 2014, 17h05min

    pega a placa do veic vá na repartição em que ele trabalha e faça denúncia formalmente

    P

    pedrosa Sexta, 24 de abril de 2015, 12h57min

    Art 312 peculato. Tire uma foto do servidor fazendo uso do carro oficial em beneficio propio e jogue na net, denucie, aí sim, esse será investigado.

    ?

    Desconhecido Sábado, 09 de maio de 2015, 22h36min

    Caros colegas de fórum, pessoalmente nem sempre os casos trazidos são casos concretos.

    Grato pela participação até agora.

    P

    Paulo Quinta, 05 de maio de 2016, 16h04min

    boa tarde

    o SUPERINTENDENTE ADJUNTO DO ORGÃO ONDE TRABALHO , UTILIZA O COMBUSTIVEL, O CARRO OFICIAL, DIARIAMENTE EM BENEFICIO PROPIO, NO NOSSO ESTATUTO CONSTA QUE O VEICULO OFICIAL É DESTINADO APENAS AO SUPERINTENDENTE OFICIAL.
    OUTRO FATO É QUE O VEICULO É LOCADO E POR NÃO SER CHAPA BRANCA NÃO CHAMA A ATENÇÃO, E TAMBEM HÁ UMA ANOMALIA, POIS DEVERIA SER UM VOYAGE E POR ACERTO JUNTO A LOCADORA É UM COROLA.
    EM QUAL CRIME SE ENQUADRARIA ?

    P

    Paulo Quinta, 05 de maio de 2016, 16h05min

    DESCULPEM ALGUNS ERROS DE PONTUAÇÃO E DIGITAÇÃO

    D

    Desconhecido Quinta, 05 de maio de 2016, 16h09min

    In tese seria ato de improbidade administrativa, a utilização. Quanto ao tipo de veic ai nao ha ilegalidade ilegalidade seria se o contrato previsse um corola mas a locadora disponibilizasse um fusca.

    P

    Paulo Quinta, 05 de maio de 2016, 16h21min

    NA VERDADE O TIPO DE VEICULO FOGE DO OBJETO DO CONTRATO

    P

    Paulo Quinta, 05 de maio de 2016, 16h25min

    HÁ TAMBEM O DESCUMPRIMENTO DESTE CONTRATO POIS ATÉ AGORA NÃO FORAM TROCADOS OS VEICULOS QUE JA TEM 02 ANOS DE USO CONFORME CLAUSULAS CONTRATUAIS POIS O MESMO INTERFERE DIRETAMENTE JUNTO A LOCADORA, CADA VEZ QUE A MESMA É COBRADO ELE DA ORDEM PARA NÃO MECHER COM A LOCADORA

    D

    Desconhecido Quinta, 05 de maio de 2016, 16h30min

    Não é o fato de o contrato constar um voyage e a empresa disponibiluzar um corola que estaria ferindo o objeto do edital, repito a irregularidade rsidiria se a empresa recebesse 10.000 para disponibilzar um corola e entregasse um fusca, ai sim estaria cometendo ilucitude; seria o mesmo que licitando a compra de um fusca e a empresa ganhadora entregasse um honda. Ela cometeria irregularidades se ganhasse para entregar um honda e entregasse um fusca nesse caso tanto o servidor quanto a empresa estaria praticando ato lesivo.