Registrar um filho que não é meu biologicamente
Olá sou casado e crio o filho da minha esposa desde pequeno e o tenho como um filho de sangue, no registro dele só tem o nome da mãe, eu gostaria de saber se eu posso ir sozinho no cartório com os documentos dele para que eu possa registra-lo como meu filho. E gostaria de saber também se depois que eu fizer o registro, o pai biológico dele "que nunca apareceu" terá algum direito como pai.
Renato
Poder vc pode. Declarar a paternidade dele, juntamente com a mãe dele no mesmo cartório onde ele foi registrado, por escritura pública de reconhecimento espontâneo de paternidade e pedir a averbação na certidão de nascimento. apesar de ser crime nunca vi ninguém preso por isso, nem denunciado, nem mesmo acusado. Mas, vc não acha mais interessante pedir a adoção unilateral dele? Basta dizer que não sabe quem é o pai biológico e provar a paternidade sócio afetiva entre vcs. Enfim, converse com sua esposa. De qualquer forma, o pai biológico não teria direitos.
Renato, ir sozinho no cartório pra fingir ser o genitor de uma criança a cuja origem ela tem direito, é um pouco demais, vc não acha??
Criança sem pai não é como carro velho jogado na rua, como se não tivesse dono.
Pais, adotivos ou biológicos, sao apenas os cuiidadores de uma criança, os responsáveis por cuidar e zelar por ela, nunca seus donos.
eu registrei um filho q não é meu. pago pensão normalmente. so q eu moro em um estado e minha ex mora em outro. minha ex agora q fazer de tudo pra me ferra só pelo motivo de e ter registrado ele. lembrando eu pago a pensão normalmente. e registrei ele com a outorização dela. qual crime q cometei e o q eu vo paga e o q vai acontecer comigo caso ela venha querer me ferrrar? me ajudem