Olá amigos.

Minha mulher tinha uma dívida com o banco Santander. Essa dívida foi vendida para a Itapeva Cobranças. Isso já tem alguns anos, mas não sabemos se já passou de 5 anos. A Itapeva está cobrando diariamente por telefone um valor de R$2.000,00 para quitar o débito. Queremos pagar para que o nome dela fosse retirado do SPC/SERASA para podermos financiar um veículo, já que ela está grávida e precisamos de um. Acontece que fizemos uma consulta no SPC/SERASA e não consta nenhum débito.

PERGUNTO.:

É possível que a Itapeva tenha retirado o nome para fazer a negociação? ou realmente já prescreveu a dívida e eles estão tentando a todo custo receber algum valor? para não ficarem no prejuízo? E outra, podem eles incluir novamente o nome dela nos órgãos de proteção?

Respostas

    C

    Ciro Alves Santos Sexta, 25 de janeiro de 2013, 14h41min

    A Itapeva estava me cobrando uma divida que eu tinha com o santander,. Paguei a divida, agora eu fui fazer um crediario acusou que a itapeva incluiu meu nome novamente no serasa pode isso e oq eu devo fazer? colocar na justiça seria a opção?

    R

    Rodrigo Linos Santos Quinta, 25 de abril de 2013, 9h09min

    Quero muito saber se a Itapeva pode colocar meu nome novamente no SPC, pois estou com meu nome limpo, e eles estão me cobrando uma divida que não esta mais constando no SERASA.

    J

    jlrh Quinta, 25 de abril de 2013, 9h27min

    Se a dívida tiver mais do que cinco anos, eles não podem fazer mais nada a não ser ameaçar mesmo, e mesmo assim existe limite para essas cobranças. Se colocarem seu nome do SPC/SERASA por dívida COM MAIS DE CINCO ANOS, cabe uma ação de danos morais!

  • -1
    Beatriz de Lioncourt

    Beatriz de Lioncourt Segunda, 08 de dezembro de 2014, 15h47min

    Essa Itapeva está me ligando diariamente, mais de uma vez por dia, cobrando uma dívida que já foi paga e que foi vendida a eles pelo banco Santander. Estou super indignada. E pelo visto, não sou a única com quem este tipo de coisa está acontecendo. Vou procurar o Procon.

    Romulo Colombera

    Romulo Colombera Quarta, 14 de janeiro de 2015, 7h56min

    Não são todos os nomes que saem da restrição depois de um certo tempo depende de cada situação o itapeva cobra sim para nosso sistema continua a cobrança recomendo vocês ligarem para nossa sede em marilia sao paulo e conversarem .... Nós vamos atende los sem duvida o horário de funcionamento nosso é das 14 as 20 h e de manha das 7:40 asv10 pras 14:00 no telefone 08007212076..... atenciosamente um atendente do itapeva .

    J

    joão Quarta, 14 de janeiro de 2015, 9h18min

    Rômulo, você está profundamente enganado. Passados cinco anos independente do tipo de dívida ou a quem ela pertença, o nome do inadimplente DEVE ser retirado imediatamente dos cadastros de proteção ao crédito (SPC/SERASA), ISSO É LEI e a mesma deve ser respeitada. Passado esse prazo, pode até existir a cobrança extra-judicial desde que seja feita dentro dos limites estabelecidos pela lei, pois perderam o direito de cobrar judicialmente. Existindo abusos nessa cobrança o "cliente" não só pode como deve denunciar esse tipo de prática abusiva. Quanto as empresas que deixaram o tempo passar, só posso dizer uma coisa: "o direito não socorre aos que dormem".

    V

    verena de almeida oliveira Quinta, 19 de fevereiro de 2015, 12h16min

    Bom dia ,estou indignada com essa empresa ,pois outro dia me ligaram as 07:40 da manhã e sei q é ilegal ,infringindo a lei 431/13 do CDC. Hoje me ligaram no meu trabalho 4 vezes infringindo o art.42 do CDC. Meu marido sofreu acidente dia 21/12/15 quebrando a perna esquerda e o pé direito .Está esperando receber do INSS onde sou a unica fonte de renda em casa ,pago aluguel ,e todos seus encargos ,tenho 4 filhos e não estou me negando a pagar ,já expliquei minha situação ,mas parece q depois disso o negocio ficou pior .O problema é q uma divida de 159,00 ,q acho q se quando eu puder pagar eles vão ficar ricos a minhas custas .

    T

    Tiago Henrique Quarta, 29 de abril de 2015, 17h36min

    Boa tarde pessoal, é eu não acredito que vocês estão reclamando disso, vocês foram ao banco e fizeram um contrato e garantiram o pagamento dessa dívida, Após 5 anos por lei o nome do cliente tem que sair da restrição realmente, porém a dívida ainda existe conforme foi assinado no contrato por vocês mesmo, e não existe isso de a dívida caducar, o que acontece é que apenas sai o nome da restrição porém vocês ainda tem que cumpri com o pagamento da dívida, a não ser que vocês sejam hipocritas a ponto de achar que isso não é justo, pois quando precisaram conseguiram o dinheiro então o minimo é efetuar o pagamento, a mas o juros são abusivos, você concordou com isso quando assinou o contrato, e olha que essas empresas aí ainda dão desconto e acaba saindo por menos do que o valor do débito quando ele foi iniciado, Sem contar que isso implica ainda no nome de todos pois caso vocês não saibam existe o apontamento no banco central onde inclusive é possível fazer a consulta pelo site, fiquem à vontade, e não será liberado um nível de crédito considerado bom pra vocês, financiamento será muito difícil (impossível) de ser aprovado, Sem contar que influência na merda que está o país que eu não preciso nem dizer sobre a inflação né?
    Então Pensem...

    Roberson Rodrigues

    Roberson Rodrigues Terça, 12 de maio de 2015, 13h57min

    Bah Tiago falou tudo, as pessoas deixam atrasar por mais de 5 anos e acham que tem "direitos", ou que estão com a razão, assinaram um contrato, o mais justo é que cumpram, essas empresas estão no mercado apenas para facilitar.

    Duane Carpani

    Duane Carpani Terça, 23 de junho de 2015, 14h05min

    Caros amigos!
    Para queles que estão sofrendo abusos de empresas de cobrança que fazem terrorismo com os consumidores e ligam fora de hora, ligam para parentes, além de repetiram as ligações em finais de semana, o que é extremamente proibido por lei, abaixo uma matéria sobre o assunto e quais as medidas a serem tomadas.
    http://www.direitolegal.org/diario-forense/dividas-com-mais-de-3-tres-anos-nao-podem-ter-incidencia-de-juros-multa-ou-correcao-monetaria-dividas-com-mais-de-5-cinco-anos-oriundas-de-contrato-nao-podem-ser-cobradas-estao-prescritas/

    Um abraço a todos

    J

    joão Terça, 23 de junho de 2015, 15h31min

    Senhores, um erro não justifica o outro! é o previsto na lei e isso não se discute. Se o lesado não recorreu dentro do prazo legal, foi por pura negligência. "O direito não socorre aos que dormem".

    Tatiana Abreu Sampaio

    Tatiana Abreu Sampaio Segunda, 20 de julho de 2015, 9h48min

    Bom dia. Estou em dúvida também pelo seguinte: Devia pro Santander e já paguei o que devia, inclusive já recebi a carta e nao consta mais meu nome no SPC, porém a Itapeva está me cobrando a dívida do banco. Devo pagar? Meu contrato foi com o Santander e já paguei tudo o que devia. Se o santander vendeu minha divida pro Itapeva e eu paguei o banco a cobrança do Itapeva não seria indevida? Por favor, me ajudem!!

    J

    joão Terça, 21 de julho de 2015, 10h40min

    Tatiana, você já não pagou? então porque pagar duas vezes?

    R

    Ray Souza Terça, 15 de dezembro de 2015, 7h51min

    Essa empresa fica ligando aqui em casa toda a hora pra fazer cobraça de uma dívida que não existe. Eles dizem que é uma dívida no cheque especial mais minha mãe nunca usou cheque especial e nem mesmo crédito. O que devo fazer?

    Kleber Carlos Locatelli

    Kleber Carlos Locatelli Domingo, 10 de abril de 2016, 17h08min

    Está empresa digníssima como afirma o Thiago, está me cobrando uma dívida de quase 12 mil reais, sendo que em cartório, onde está geristrada e paguei 71 reais pra saber qual valor da dívida, sendo que EM CARTÓRIO está no valor de R$ 9.475,88... E pra piorar, nem essa dívida deveria existir... Pois o bem financiado foi DEVOLVIDO AMIGAVELMENTE PARA QUITAÇÃO TOOOOOTAL DA DÍVIDA... pergunto eu! Como uma dívida que já está com quase 5 (cinco) anos, ainda move juros? E em uma dívida ilegal, pois o bem já foi devolvido a mais de quatro anos atrás?
    Sem contar que TODOS , sem excessões, TODOS OS ATENDENTES são arrogantes e pretensiosos, e ainda desligam o telefone na sua cara!
    Minha conclusão... Vou esperar dar os cinco anos, coisa que anda muito próximo de acontecer, caso ainda esteja essa dívida em cartório, entrarei na justiça com reparação de danos... Se cumpri meu acordo da devolução amigável, e o Santander não com a dele... Porque vou aceitar essa cobrança no mínimo absurda e abusiva dessa empresa no mínimo suspeita?

    Rinaldo Aldo

    Rinaldo Aldo Quarta, 13 de abril de 2016, 12h45min

    tenho cadastro de acompanhamento do meu CPF no SERASA e nao cosnta nada , e ela esta negativando meu nome , ate meu cartao bradesco foi cancelado por causa disso , pelo que sei nao tenho nada em debito , que esteja preste a ser negativado , gostaria de uma resposta por favor

    A

    Aline Ramos Quarta, 13 de abril de 2016, 16h25min

    Kleber, depois que banco entra com o protesto no cartório, ainda poderá correr os juros, aqueles mesmos que vc assinou no ato do financiamento. Por isso motivo que a divida deve estar maior agora.
    Quando a devolução do veículo, se vc devolveu como forma de quitação, deve ter a minuta (contrato) de acordo, certo?
    Caso tenha, ótimo, poderá entrar com processo, por cobrança indevida.
    Porém, geralmente, quando o banco aceita a devolução amigável do veículo, ele será leiloado, e se o valor do leilão não atingir o valor do débito, restará um valor para ser negociado.
    Lembrando que se o veículo tivesse multa, ipva etc atrasados, o valor do leilão ainda terá que quitar essas dívidas.

    Passando ou não os 5 anos da dívida, vc ainda terá cobranças. Pois a divida apenas será prescrita para intuito de inserir o nome nos órgãos de proteção ao crédito - SPC/SERASA.
    Porém se haver processo judicial, vc terá que responder sim, mas terá o direito a defesa.

    Procure sua minuta de acordo. Só assim saberá se o carro foi devolvido para quitação ou não;

    A

    Aline Ramos Quarta, 13 de abril de 2016, 16h28min

    Rinaldo, boa tarde!

    Vc realmente não tem ou nunca teve pendencias com nenhuma instituição financeira? Mesmo que já faça muitos anos? ou que a instituição tenha falido?

    Veja bem, mesmo que seu nome não esteja negativado no SPC/SERASA, as demais instituição tem um cadastro interno, onde eles podem ver se a pessoa deve a alguma outro. Por esse motivo, muitas se negam a liberar crédito. Até pq não são obrigados a ceder crédito ou débito a quem for.

    W

    wilson basilio dos santos Sexta, 29 de abril de 2016, 20h04min

    eu estou com debitos com a claro telefonica queria fazer um acordo para quitar o debito.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.