Itapeva cobrança comprou dívida, está cobrando mas o nome não está no SPC/SERASA
Olá amigos.
Minha mulher tinha uma dívida com o banco Santander. Essa dívida foi vendida para a Itapeva Cobranças. Isso já tem alguns anos, mas não sabemos se já passou de 5 anos. A Itapeva está cobrando diariamente por telefone um valor de R$2.000,00 para quitar o débito. Queremos pagar para que o nome dela fosse retirado do SPC/SERASA para podermos financiar um veículo, já que ela está grávida e precisamos de um. Acontece que fizemos uma consulta no SPC/SERASA e não consta nenhum débito.
PERGUNTO.:
É possível que a Itapeva tenha retirado o nome para fazer a negociação? ou realmente já prescreveu a dívida e eles estão tentando a todo custo receber algum valor? para não ficarem no prejuízo? E outra, podem eles incluir novamente o nome dela nos órgãos de proteção?
Não são todos os nomes que saem da restrição depois de um certo tempo depende de cada situação o itapeva cobra sim para nosso sistema continua a cobrança recomendo vocês ligarem para nossa sede em marilia sao paulo e conversarem .... Nós vamos atende los sem duvida o horário de funcionamento nosso é das 14 as 20 h e de manha das 7:40 asv10 pras 14:00 no telefone 08007212076..... atenciosamente um atendente do itapeva .
Rômulo, você está profundamente enganado. Passados cinco anos independente do tipo de dívida ou a quem ela pertença, o nome do inadimplente DEVE ser retirado imediatamente dos cadastros de proteção ao crédito (SPC/SERASA), ISSO É LEI e a mesma deve ser respeitada. Passado esse prazo, pode até existir a cobrança extra-judicial desde que seja feita dentro dos limites estabelecidos pela lei, pois perderam o direito de cobrar judicialmente. Existindo abusos nessa cobrança o "cliente" não só pode como deve denunciar esse tipo de prática abusiva. Quanto as empresas que deixaram o tempo passar, só posso dizer uma coisa: "o direito não socorre aos que dormem".
Bom dia ,estou indignada com essa empresa ,pois outro dia me ligaram as 07:40 da manhã e sei q é ilegal ,infringindo a lei 431/13 do CDC. Hoje me ligaram no meu trabalho 4 vezes infringindo o art.42 do CDC. Meu marido sofreu acidente dia 21/12/15 quebrando a perna esquerda e o pé direito .Está esperando receber do INSS onde sou a unica fonte de renda em casa ,pago aluguel ,e todos seus encargos ,tenho 4 filhos e não estou me negando a pagar ,já expliquei minha situação ,mas parece q depois disso o negocio ficou pior .O problema é q uma divida de 159,00 ,q acho q se quando eu puder pagar eles vão ficar ricos a minhas custas .
Boa tarde pessoal, é eu não acredito que vocês estão reclamando disso, vocês foram ao banco e fizeram um contrato e garantiram o pagamento dessa dívida, Após 5 anos por lei o nome do cliente tem que sair da restrição realmente, porém a dívida ainda existe conforme foi assinado no contrato por vocês mesmo, e não existe isso de a dívida caducar, o que acontece é que apenas sai o nome da restrição porém vocês ainda tem que cumpri com o pagamento da dívida, a não ser que vocês sejam hipocritas a ponto de achar que isso não é justo, pois quando precisaram conseguiram o dinheiro então o minimo é efetuar o pagamento, a mas o juros são abusivos, você concordou com isso quando assinou o contrato, e olha que essas empresas aí ainda dão desconto e acaba saindo por menos do que o valor do débito quando ele foi iniciado, Sem contar que isso implica ainda no nome de todos pois caso vocês não saibam existe o apontamento no banco central onde inclusive é possível fazer a consulta pelo site, fiquem à vontade, e não será liberado um nível de crédito considerado bom pra vocês, financiamento será muito difícil (impossível) de ser aprovado, Sem contar que influência na merda que está o país que eu não preciso nem dizer sobre a inflação né? Então Pensem...
Caros amigos! Para queles que estão sofrendo abusos de empresas de cobrança que fazem terrorismo com os consumidores e ligam fora de hora, ligam para parentes, além de repetiram as ligações em finais de semana, o que é extremamente proibido por lei, abaixo uma matéria sobre o assunto e quais as medidas a serem tomadas. http://www.direitolegal.org/diario-forense/dividas-com-mais-de-3-tres-anos-nao-podem-ter-incidencia-de-juros-multa-ou-correcao-monetaria-dividas-com-mais-de-5-cinco-anos-oriundas-de-contrato-nao-podem-ser-cobradas-estao-prescritas/
Um abraço a todos
Bom dia. Estou em dúvida também pelo seguinte: Devia pro Santander e já paguei o que devia, inclusive já recebi a carta e nao consta mais meu nome no SPC, porém a Itapeva está me cobrando a dívida do banco. Devo pagar? Meu contrato foi com o Santander e já paguei tudo o que devia. Se o santander vendeu minha divida pro Itapeva e eu paguei o banco a cobrança do Itapeva não seria indevida? Por favor, me ajudem!!
Está empresa digníssima como afirma o Thiago, está me cobrando uma dívida de quase 12 mil reais, sendo que em cartório, onde está geristrada e paguei 71 reais pra saber qual valor da dívida, sendo que EM CARTÓRIO está no valor de R$ 9.475,88... E pra piorar, nem essa dívida deveria existir... Pois o bem financiado foi DEVOLVIDO AMIGAVELMENTE PARA QUITAÇÃO TOOOOOTAL DA DÍVIDA... pergunto eu! Como uma dívida que já está com quase 5 (cinco) anos, ainda move juros? E em uma dívida ilegal, pois o bem já foi devolvido a mais de quatro anos atrás? Sem contar que TODOS , sem excessões, TODOS OS ATENDENTES são arrogantes e pretensiosos, e ainda desligam o telefone na sua cara! Minha conclusão... Vou esperar dar os cinco anos, coisa que anda muito próximo de acontecer, caso ainda esteja essa dívida em cartório, entrarei na justiça com reparação de danos... Se cumpri meu acordo da devolução amigável, e o Santander não com a dele... Porque vou aceitar essa cobrança no mínimo absurda e abusiva dessa empresa no mínimo suspeita?
Kleber, depois que banco entra com o protesto no cartório, ainda poderá correr os juros, aqueles mesmos que vc assinou no ato do financiamento. Por isso motivo que a divida deve estar maior agora. Quando a devolução do veículo, se vc devolveu como forma de quitação, deve ter a minuta (contrato) de acordo, certo? Caso tenha, ótimo, poderá entrar com processo, por cobrança indevida. Porém, geralmente, quando o banco aceita a devolução amigável do veículo, ele será leiloado, e se o valor do leilão não atingir o valor do débito, restará um valor para ser negociado. Lembrando que se o veículo tivesse multa, ipva etc atrasados, o valor do leilão ainda terá que quitar essas dívidas.
Passando ou não os 5 anos da dívida, vc ainda terá cobranças. Pois a divida apenas será prescrita para intuito de inserir o nome nos órgãos de proteção ao crédito - SPC/SERASA. Porém se haver processo judicial, vc terá que responder sim, mas terá o direito a defesa.
Procure sua minuta de acordo. Só assim saberá se o carro foi devolvido para quitação ou não;
Rinaldo, boa tarde!
Vc realmente não tem ou nunca teve pendencias com nenhuma instituição financeira? Mesmo que já faça muitos anos? ou que a instituição tenha falido?
Veja bem, mesmo que seu nome não esteja negativado no SPC/SERASA, as demais instituição tem um cadastro interno, onde eles podem ver se a pessoa deve a alguma outro. Por esse motivo, muitas se negam a liberar crédito. Até pq não são obrigados a ceder crédito ou débito a quem for.