ALMOÇO COM MOSQUITO!!!!
Fui a um restaurante a quilo e no meio da comida veio um mosquito morto. imediatamente chamei sem alarde o gerente e ele pegando mha comanda m disse q m daria "desconto". o peso tinha dado 13,68 e ele m trouxe outra comanda com 8,25 de valor. Reclamei e ele m disse: isso é assim mesmo, o sr. paga o que comeu!!! eu tinha dado 3 garfadas!!! ele nem s desculpou, m tratou super mal. chamei a policia e fomos parar n delegacia. art7° da lei 8137/90. Posso entrar com uma ação por danos morais?? eu paguei a comanda e fui p delegacia. Abraços. GIL
Ele não levou em consideração que o mosquito é salutar fonte de proteína, caso não esteja infectado, e por isso deveria ter agradecido a Deus pelo artrópode. O que o consulente, que tem muito tempo sobrando, deveria cobrar na justiça é o aumento no preço do almoço, já que pagou alguns bilionésimos de centavos pelo peso da proteína-mosquítica, que não foi a escolha dele na hora de compor a refeição.
Alinho com o Sasso: "Eu sou a mosca que pousou na sua sopa..." Kkkkk!
Falando sério, não vejo danos morais, no meu entender, o mosquito na comida é mero aborrecimento. Porém, a atitude do gerente poderia ter sido diferente.
Este tipo de praga é incontrolável, não é falta de higiene no estabelecimento, por mais armadilhas que se ponha, não há como controlar totalmente e os acidentes sempre acontecerão. O mesmo digo quanto aos fios de cabelo, cílios, etc., pode acontecer e quem lida com a comida não ver.
Moscas, mosquitos, ratos, baratas, aranhas, etc., sempre vão aonde há bom alimento. Para saber se um queijo está bom, basta observar se há ratos na proximidade
Quem vê o fabrico de pão, se não for resistente, deixa de come-lo. Quem vê a pisa da uva, deixa de beber vinho, e por aí vai. É assim, são estes pequenos detalhes que nos tornam mais resistentes.
Costumo dizer que, num futuro muito próximo, as pessoas começarão a morrer com câncer decorrente do excesso de produto de higiene que, em sua maioria, são corrosíveis. As saladas são lavadas com tabletes de agua sanitária, a louça entra na máquina e em 3 minutos sai limpa, brilhante e seca, pois é lavada com detergente e produto secante, a comida para cozer mais rápido leva bicabornato de sódio, a limpeza geral é feita com cloro, etc. Nós ingerimos diariamente uma grande quantia de produtos químicos, em sua maioria impostos legislativamente, e ninguém reclama disso.
Tenho saudades de comer pastel de feira com aquele molho que só os pasteleiros sabem fazer, adoro cachorro quente de rua (prensado com frango desfiado, bacon, queijo catupiry, tomate, milho), maionese caseira, queijo curado na palha, etc.
Enfim, se o consulente se sentiu humilhado pela atitude do gerente, tudo bem, mas, pelo mosquito na comida, vamos, venhamos e não voltemos mais, isto pode acontecer com qualquer um.
Cumprimentos
Querido Dr. O Pensador, de momento, ainda não há tal necessidade, quem sabe no futuro.
É sempre bom conhecermos os dois lados da situação (não digo do caso concreto), vc nem imagina a quantidade de gente que já me apareceu com desculpa esfarrapada para não pagar a conta, a última foi com uma salada russa (conhecida como maionese de batatas aí), como vc sabe, é um prato frio, pois uma senhora reclamou e disse que não ia pagar pq a comida dela foi servida fria. Tive outro caso de uma senhora que, após comer um frango assado inteiro, veio reclamar que o frango foi servido com a etiqueta (uma plaquinha em plástico, resistente às altas temperaturas, que dá a credibilidade ao consumidor), nós somos obrigados a deixar esta etiqueta no frango e a senhora não queria pagar a conta devido a isto.
Por outro lado, temos as situações de verdadeiros acidentes, por exemplo, nos meses de verão só sirvo alface e tomate da minha horta, e no inverno as couves também são de casa; ora quando não se utiliza veneno neste tipo de plantação, abundam-se os caracóis e por mais que lavemos, sempre fica um pequenino escondido. É tiro e queda, vira e mexe há quem me chame na mesa para reclamar das caracoletas; nestes casos tenho resposta na ponta da língua: caracol na verdura significa que não se utilizou agrotóxicos na plantação. Antes encontrar um caracol do que comer veneno.
Mosquito nesta época é o pão nosso de cada dia, pior, os bichinhos adoram vinho, basta uma distração de 5 minutos com uma garrafa aberta para haver prendas no interior da garrafa.
Quem está no lado cliente, não faz a menor ideia de como ficamos nestas situações.
É bom para o meu marido, macaco velho, com 46 anos de profissão, quando alguém fala atravessado com ele, não há meios termos, manda embora. Sempre diz: numa casa cheia, basta uma pessoa reclamar de uma sopa que é o suficiente para por a casa toda a cheirar a sopa, eu não quero esta gente cá, contamina o ambiente.
Abraços
Sven
"Não tem obrigação, mas aceitou, problema resolvido"
O comentário mais sensato/sucinto de toda a discussão.
Dono de estabelecimento não tem poder de polícia. Aceitou pagar pq julgou conveniente ou não estava certo/convicto de sua razão. Agora se diante da negativa sofresse ameaça ou coerção ai sim teria o "danu morau".
Relendo o post inicial, tenho que concordar com o Sven. No caso do leite condensado houve a caracterização do resultado. Neste caso, revejo minha opinião no sentido de que se não houve o ingerimento e houve o desconto, possível que não seja acolhido o pedido de danos morais, s.m.j. Bem observado Sven.