Pai quer assumir paternidade, mas mãe não deixa, a mãe está gravida, o que o pai pode fazer?

Há 13 anos ·
Link

Bom dia a todos,

O caso é o seguinte:

Duas pessoas tiverem um relacionamento, esse relacionamento acabou e dias depois a garota informou que estava gravida do rapaz, o rapaz sabendo da possibilidade de realmente o(a) filho(a) ser dele, deseja registrar a criança, mas para ferir o rapaz a garota não deixa que ele registre a criança, a criança ainda não nasceu e a garota deve está gravida de 2 meses no momento, a garota tem dito que irá viajar para outra cidade e só vai aparecer com a criança depois do parto e registrada por outra pessoa, o que o pai pode fazer nesse caso?

Onde o pai deve ir?

Defensoria publica?

Precisará de advogado?

Quais os custos que o pai pode ter?

E confirmada a paternidade, como a justiça costuma agir nesses casos?

32 Respostas
página 2 de 2
Jonathan Radiante
Há 10 anos ·
Link

tem algum risco de eu não poder registra-lo ?

Rafael F Solano
Advertido
Há 10 anos ·
Link

Amigo, gravidez de 2 meses nem se sabe se vai adiante, a natureza muitas vezes altera o curso e o que era para ser não será mais. E vc nem tem certeza que a mossa está mesmo grávida, gestação de 2 meses é o mesmo que nada!! Não aparece e nem dá sinal, se vc não viu a pessoa tirar material e confirmou o resultado a propria moça pode estar iludida achando que está grávida.

Não há outro caminho a não ser aguardar o resultado dos fatos. A moça pode ir para outro lugar e daqui a 8 meses aparecer com uma criança nos braços. E daí?? Que certeza vc tem que é dela??? E que certeza teria de que é seu?????

Fica na sua, aguarde a moça aparecer com a criança e faça o exame de DNA, até mesmo no hospital podem trocar os bebês, e vc acabar por reconhecer um filho que não tem de seu.

Rafael F Solano
Advertido
Há 10 anos ·
Link

Para entrar com a investigação da paternidade contrate advogado e se não puder pagar por um, busque a Defensoria Publica. Será pedido o exame de DNA, o juiz verifica a verdade e se vc for o pai determina que vc o registre. A mãe da criança que busque se entender com o pai quanto a pensão.

Su Correa
Há 10 anos ·
Link

Bom vou deixar aqui a minha experiencia pois eu vivi tudo isso. Engravidei e eu tambem nao quis que o pai registrasse. No dia do parte comuniquei ao hospital que eu nao autorizada ninguem a retirar o papel para registrar minha filha. Assim que a minha filha nasceu e eu sai do hospital eu fui direto registrar sozinha (só com o meu nome) e depois de algum tempo meu novo companheiro registrou minha filha no nome dele (coisa que foi suoer facil). O pai de sangue entrou na justiça pedindo que registrasse e junto veio o pedido do dna. Depois de um bom tempo eu fui intimada, fiz o dna que comprovou a paternidade,mas ai esta o x da questao, mesmo comprovando o pai não conseguiu registrar pois ja tinham se passado 3 anos (periodo de todo o processo) e minha filha ja tinha um vinculo de filha com pai para com o meu companheiro, vinculo ao qual a justiça chama de "vinculo parenteral",e não pode ser mudado pois isso afetaria a criança.

Rafael F Solano
Advertido
Há 10 anos ·
Link

Su, o pai biológico pode processar vc e o pai registral pois o que vcs fizeram é ilegal:

CODIGO PENAL Art. 242 - Dar parto alheio como próprio; registrar como seu o filho de outrem; ocultar recém-nascido ou substituí-lo, suprimindo ou alterando direito inerente ao estado civil: (Redação dada pela Lei nº 6.898, de 1981) Pena - reclusão, de dois a seis anos. (Redação dada pela Lei nº 6.898, de 1981) Parágrafo único - Se o crime é praticado por motivo de reconhecida nobreza: (Redação dada pela Lei nº 6.898, de 1981) Pena - detenção, de um a dois anos, podendo o juiz deixar de aplicar a pena. (Redação dada pela Lei nº 6.898, de 1981)

Rafael F Solano
Advertido
Há 10 anos ·
Link

O pai biologico ainda pode recorrer pois a criança ainda é muito nova, e nada impede que ela estabeleça vinculos com o pai verdadeiro. E vc e o registral podem tmb responder diante da justiça pela sonegação do estado de filiação.

Marciel Oliveira
Há 10 anos ·
Link

Ola..sou pai de uma criança que vai fazer 2 anos mes q vem..sempre que posso,geramente de 15 em 15 dia vou vela..ela mora em juquitiba e eu em sao paulo e não vivo com a mãe dela..so que eu desejo muito regularizar minha situação com minha filha.tipo dias e conseguir um dna ja que me jogaram na cara de eu nao ser o pai..como faço??se algum advogado ou alguem que entenda ,por favor amigos entrem em contato cmg pelo facebook Marciel Oliveira..tenho muitas duvidas..obg

Anderson
Há 10 anos ·
Link

Eu registrei uma criança no meu nome a poucos dias porque o pai biológico se recusou a registrar mais agora depois da criança ja registrada ele voltou atras e agora quer registrar oque eu faço ?

Rafael F Solano
Advertido
Há 10 anos ·
Link

Entre com pedido de investigação da paternidade, faça isso logo e se livre de responder pelo crime que vc praticou, pode dar até 6 anos de cadeia.

O reconhecimento da paternidade não se dá exclusivamente pela boa vontade do pai, a justiça podia perfeitamente obriga-lo a reconhecer fazendo o exame de DNA. Fingir sem pai ou mãe de filho de outro é roubar a origem genealogicas de uma pessoa, é sonegar seu estado de filiação, É CRIME !!!!! Não é brincadeira!!!

1 resposta foi removida.
Rhani
Há 9 anos ·
Link

Meu irmão está passando por algo bem parecido. Ele, ainda menor de idade, namorou sério com uma garota tbm menor por mais ou menos 1 ano. A garota o traiu e ele rompeu o relacionamento, pouco tempo depois ele aparece dizendo q está grávida dele, não acreditamos no início e dissemos q iríamos querer o DNA. A criança nasceu, e a mãe da garota queria que o meu irmão foi ao hospital registrar, mas como ele quer o DNA, ele não foi. Agora ela fica se escondendo dele, embora pelas fotos que vimos, o bebê pareça ser mesmo dele. Marcamos o DNA e ela não compareceu e nem nos atende mais. Ao procurar a defensoria pública, nos disseram q ele não pode entrar com a investigação de paternidade pq é necessário apresentar a certidão da criança e nem se pode obrigar ela a fazer o DNA. Nem sabemos se a criança já foi registada ou não com o nome de outro. Ou seja, estamos de mãos atadas. Ele quer assumir o filho, mas quer fazer o exame para não ficar dúvidas de que é mesmo o dele, como proceder agora?

Europe Itens
Há 9 anos ·
Link

POR FAVOR,

TENHO 30 ANOS E SEMPRE SONHEI EM TER UM FILHO, SOU UMA MULHER, CONHECI UMA GAROTA E COMEÇAMOS A SIAR NESTE MEIO TEMPO ELA DESCOBRIU ESTAR GRÁVIDA (ENGRAVIDOU UM MÊS ANTES DE COMEÇARMOS A SAIR), DEPOIS DE MUITA CONVERSA E POR NOS QUERERMOS TÃO BEM DECIDIMOS TER ESSE BEBÊ JUNTAS (POIS ELA NÃO QUER DE FORMA ALGUMA A PARTICIPAÇÃO DO PAI BIOLÓGICO), MAS INFELIZMENTE ELE DESCOBRIU, E ESTÁ SENDO INCONVENIENTE USANDO A GRAVIDEZ PARA SE REAPROXIMAR DELA, POIS JÁ HAVIA DEIXADO CLARO QUE NUNCA QUERIA TER FILHO E NÃO ACEITOU A SEPARAÇÃO. ESTAMOS A PONTO DE MORAR JUNTAS, CONTINUAR TODO O ACOMPANHAMENTO NA GRAVIDEZ JUNTAS, A COMPRA DO ENXOVAL, CONTINUAR AS IDAS AO MÉDICO, TUDO..TUDO MESMO. MAS ELE JÁ DEU INDÍCIOS DE QUE IRÁ PERTURBAR, E ISTO É CONTRA A VONTADE DA MÃE O QUE ELE PODE FAZER? TEM DIREITO DE RECONHECER A CRIANÇA QUANDO QUISER? E SE NÓS DUAS REGISTRÁSSEMOS O BEBÊ, ELE PODERIA ENTRAR COM ALGUM PEDIDO PARA ANULAR ISSO?

Juninho de Andrade
Há 9 anos ·
Link

to passando por isso nesse instante, ja estou aproveitando as dicas, e vou segui-las!

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos