Boa tarde.

Tenho um filho de 9 anos que não recebe pensão alimentícia faz mais ou menos 5 anos. Antes o pai pagava 1/2 salário mínimo mas sempre com atraso de dias e até meses, o pagamento sempre foi complicado, eu sempre tinha que cobrar porque na época ele disse que era estagiário e acabou ficando por conta dele mesmo pagar. Só que ele parou de pagar, alegando que ia pagar no futuro, etc. Eu acabei não cobrando nem entrando na justiça por medo dele machucar ou fazer algum mal ao meu filho e também porque me casei e meu marido arca com as despesas totais. E agora que meu filho já não é bebê quero que ele volte a pagar, então preciso saber:

  • Como devo proceder? Devo contrata advogado ou devo ir direto ao fórum?

  • Meu filho pode receber as pensões atrasadas?

  • Eu só tenho o endereço da mãe dele pois ele se casou acho que há uns 2 anos e nunca me passou, posso usar o endereço dela para contato via justiça?

Ressaltando que ele tem direito a visita, mas nunca mais veio buscar o filho desde que parou de pagar a pensão. E eu nunca impedi. As vezes até liguei dizendo para ele vir ver o meu filho. A mãe dele que vêm de vez em quando buscá-lo.

Muito obrigado e no aguardo.

Respostas

    J

    Julianna Caroline Sábado, 24 de novembro de 2012, 12h43min

    • Como devo proceder? Devo contrata advogado ou devo ir direto ao fórum?
      R: Proceda a execução da sentença que determinou os alimentos. Cobre os 3 ultimos meses com pedido de prisão e os demais com pedido de penhora.
      Se vai usar advogado particular ou defensor público fica a teu critério.

      - Meu filho pode receber as pensões atrasadas?
      R: Pode e deve. Vc o representará na cobrança de TODOS os atrasados.

      - Eu só tenho o endereço da mãe dele pois ele se casou acho que há uns 2 anos e nunca me passou, posso usar o endereço dela para contato via justiça?
      R: De o endereço dela mesmo como sendo dele. Aposto que ela vai avisá-lo. Se o oficial tiver dificuldade em citá-lo seu advogado deve pedir a citação por hora certa ou a citação por edital.

      Boa sorte**
    E

    EduStos Sábado, 24 de novembro de 2012, 15h57min

    E não se esqueça que o direito ao pleito das pensões decadencia em 2 anos.

    F

    FB Sábado, 24 de novembro de 2012, 17h37min

    bom, você disse que nunca entrou na justiça, então nao existe sentença que convencionou o pagamento de pensão a limenticia, então, está descaracterizada o uso de execução confome afima nossa colega Juliana. Portanto, você infelizmente não pode pedir pensão alimenticia que nunca foi tratada judicialmente, assim, deverá procurar um advogado para pleitear uma ação de alimentos contra o pai da criança para que ele fique realmente obrigado a pagar e que você fique resguardada para pleitear em juizo uma execução caso ele deixe de pagar.
    Em relação a sua segunda pergunta, o seu filho deve receber pensão, já os atrasados fica meio complicado justamente pelo que eu falei anteriormente, se nao houver nenhuma senteça, ou acordo homologado judicialmente.

    "- Eu só tenho o endereço da mãe dele pois ele se casou acho que há uns 2 anos e nunca me passou, posso usar o endereço dela para contato via justiça?
    R: De o endereço dela mesmo como sendo dele. Aposto que ela vai avisá-lo. Se o oficial tiver dificuldade em citá-lo seu advogado deve pedir a citação por hora certa ou a citação por edital." (Julianna Caroline) Está corretamente orientada pelo que a nossa colega falou.

    abraço e estamos aqui para tirar mais dúvidas.

    J

    Julianna Caroline Segunda, 26 de novembro de 2012, 14h06min

    ADVFB

    Entendi que quando ela afirma "Eu acabei não cobrando nem entrando na justiça por medo dele machucar ou fazer algum mal ao meu filho e também porque me casei e meu marido arca com as despesas totais. "
    ela quer dizer que naquela época ela acabou não cobrando os atrasados, que foram determinados pela justiça, mas que agora ela quer.
    Entendo que a pensão foi decretada judicialmente, que ela apenas não entrou na justiça pra cobra-lo por medo, mas que agora deseja cobra-lo.
    Abraço**

    Arilaine Vieira

    Arilaine Vieira Sexta, 21 de novembro de 2014, 18h19min

    Tenho um filho dez anos e o pai dele paga pensao de 30% do salario,paga sempre atrasado eu gostaria de saber se ele teria que pagar decimo terceiro pois durante esse dez anos ele nunca pagou.O que eu quero saber se meu filho tem direito de receber esses anos atrazado e o que deve fazer

    D

    Desconhecido Sexta, 21 de novembro de 2014, 19h06min

    Seu filho trabalha pra receber 13?

    Patrícia Regina Falcão Alves

    Patrícia Regina Falcão Alves Quarta, 10 de dezembro de 2014, 17h57min

    O pai do meu filho paga 13 salário da pensão, mas eu tive que pedir com o advogado.

  • -1
    D

    Desconhecido Quarta, 10 de dezembro de 2014, 18h02min

    e o advogado do pai do seu filho foi burro de ter aceitado isso...

    Patrícia Regina Falcão Alves

    Patrícia Regina Falcão Alves Sexta, 16 de janeiro de 2015, 12h07min

    Vc está chamando os advogados de burros? Isso é a constituição amada, é lei e vale pro seu filho tbm, agora se vc não está de acordo, vai lá chamar os advogados de burro, prossiga!!!!!

    R

    Rafael F Solano Sexta, 16 de janeiro de 2015, 12h15min

    Não está na COnstituição Federal e em nenhuma Lei que a pensão alimentícia deve incidir sobre o 13º do genitor que trabalhe com carteira assinada. Isso até seria uma descriminação, visto que o genitor autônomo não pagaria pensão 2 vezes no mês de dezembro.

    Tudo isso tem de ser conversado dentro ou fora da justiça.

  • -1
    D

    Desconhecido Sexta, 16 de janeiro de 2015, 12h28min

    E advogado burro sim. Advogado que medroso que tem medo do juiz. Pq a pensao insindir sobre 13, ferias, recisao, fgts e inconstitucional.

  • -3
    D

    Daniel Sexta, 16 de janeiro de 2015, 16h30min

    Vocês Mulheres deveriam trabalhar ao invés de ficar pedindo pensão, ou deixa o filho(a) com o pai e vocês que paguem a pensão pra ele, o que acham?

    Rennan Freitas

    Rennan Freitas Terça, 10 de fevereiro de 2015, 23h24min

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    DANIEL. NÃO TE CONHEÇO MAIS JÁ TE CONSIDERO PACAS ashuhusahuashuASSASAHuasHUUAUHUH.

    EU TERIA VERGONHA ATÉ DE LER ESSA MENSAGEM KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    D

    Desconhecido Quarta, 11 de fevereiro de 2015, 20h15min

    Ola gostaria de sabe se minha es esposa pode me cobrar o meses atrasado de pensão alimentícia que eu nao paguei sendo que so agora ela entrou na justiça pedindo pensão.

    M

    Mãe s2 Quinta, 12 de fevereiro de 2015, 7h08min

    Não pode!!! E se vc quisesse nem precisaria pagar mais. Mas pelo bem do seu filho, continue pagando pois mesmo que em 99,9% dos casos não aconteça, esse dinheiro é para os gastos da criança...

    R

    Robson Sexta, 13 de fevereiro de 2015, 2h05min

    Bem comigo esta acontecendo mais ou menos isso, sempre fui presente na vida de minha filha, ajudava de varias forma em dinheiro, cestas básicas e o que mais precisava, nunca me deram recibo de nada, e eu pedi varias vezes, mas como ainda não estava na justiça eu não liguei muito, é que em dezembro chegou a intimação da audiência e ja estipulando uma valor para começar a pagar de imediato, mesmo eu estando desempregado, não reclamei paguei e estou pagando 1/2 salario, vi no processo que o advogado dela esta pedindo 1 ano de atraso, sem nunca ter havido uma audiência, e eu ajudava, com o que podia, não tenho recibo, só de 2 depósito em conta que fiz quando estava trabalhando em outro estado. mas ela alega que nunca ajudei, faz terrorismo que eu não preciso ver minha filha, só tenho que ajudar...ela tem 5 anos até os 3 anos dela, eu trabalhava de noite e cuidava dela de dia, porque a mãe estava sempre com sono e cansada, até que ela arrumou um namorado e ja dificultava eu ver minha filha, , até que parei de procurar, só ligava, agora ela me vem com essa de mais de 9 mil de atrasados, e que se eu não pagar meus pais vão ter que pagar, sem nunca ter ido a um fórum discutir pensão, isso pode ser feito pelo advogado dela? pedir atrasados de de uma época que nem eu nem ela podemos provar nada, e ela pode tirar minha guarda, como ela disse que vai fazer? que eu saiba lei compartilhada , minha ilha fica comigo o mesmo tempo que fica com ela, mas segundo ela o advogado dela vai entrar com processo de guarda pra ela e minha visita assistida, .

    P

    Pai Gente Fina Sexta, 13 de fevereiro de 2015, 8h47min

    Nada é devido antes da citação...

    R

    Rafael F Solano Sexta, 13 de fevereiro de 2015, 9h09min

    Robson, é tudo desespero da sujeita, se a pensão não é judicial não existem atrasados, fique tranquilo.

  • -1
    Rafael Gonçalves

    Rafael Gonçalves Sábado, 28 de fevereiro de 2015, 5h58min

    Minha esposa não entrou na justiça pra pedir pensão, mas mesmo assim quero pagar sem toda a formalidade judicial, isso pode me prejudicar futuramente? Por exemplo, se futuramente ela entrar na justiça pedindo pensão e relatar que eu nunca paguei. Mesmo eu tendo pagado por fora.

    P

    Pai Gente Fina Sábado, 28 de fevereiro de 2015, 12h29min

    Faça transferência bancária, eh simples e fácil de rastrear.

    E mesmo que ela afirme que vc nunca contribuiu, nada é devido até que seja solicitado judicialmente.

    Vc também pode entrar com uma ação de oferta de alimentos.