Boa tarde.

Tenho um filho de 9 anos que não recebe pensão alimentícia faz mais ou menos 5 anos. Antes o pai pagava 1/2 salário mínimo mas sempre com atraso de dias e até meses, o pagamento sempre foi complicado, eu sempre tinha que cobrar porque na época ele disse que era estagiário e acabou ficando por conta dele mesmo pagar. Só que ele parou de pagar, alegando que ia pagar no futuro, etc. Eu acabei não cobrando nem entrando na justiça por medo dele machucar ou fazer algum mal ao meu filho e também porque me casei e meu marido arca com as despesas totais. E agora que meu filho já não é bebê quero que ele volte a pagar, então preciso saber:

  • Como devo proceder? Devo contrata advogado ou devo ir direto ao fórum?

  • Meu filho pode receber as pensões atrasadas?

  • Eu só tenho o endereço da mãe dele pois ele se casou acho que há uns 2 anos e nunca me passou, posso usar o endereço dela para contato via justiça?

Ressaltando que ele tem direito a visita, mas nunca mais veio buscar o filho desde que parou de pagar a pensão. E eu nunca impedi. As vezes até liguei dizendo para ele vir ver o meu filho. A mãe dele que vêm de vez em quando buscá-lo.

Muito obrigado e no aguardo.

Respostas

    J

    josilene maria da silva santana Sexta, 06 de março de 2015, 15h29min

    faz 6 anos q o pai de minha filha nao paga pensao ja tinha antes entrado com pedido de pensao alimenticia mas ele so pagou um ano,como devo proceder?

    Alessandra Lucas

    Alessandra Lucas Terça, 10 de março de 2015, 19h43min

    O meu ex marido deposita todo mês a pensão atrasada e valores picados nunca tudo no mesmo dia!!! O que posso fazer para isso não acontecer mais!!!

    P

    Pai Gente Fina Terça, 10 de março de 2015, 21h50min

    Combinar com ele uma outra data...

    B

    Bruna Castro Quinta, 12 de março de 2015, 20h27min

    Olá, Meu caso é assim...
    Meu filho tem 7 anos, e eu ano retrasado entrei na justiça e em março fizemos acordo, então ficou estipulado um valor de R$400,00 mês. E faz uns 5 meses que ele não me paga pensão. Em janeiro por conta de materiais, eu fiz ele comprar alguns. Não gastou mais de R$80,00. Mas não entrou como a pensão. Enfim, ele não me paga pensão... e esse mês depositou muito menos. E quero saber como faço, já tenho o papel da justiça que o obriga pagar, pelo que eu saiba preciso ir la onde foi a conciliação. Queria cobrar os 5 meses, mas me falaram que pra ter pelo menos um pouco e logo, preciso pedir apenas os 3 ultimos meses... sabe me falar mais ou menos quanto tempo demora pra ter a resposta, pra ele ter que pagar o que deve... Eu estou cheia de dividas, e são todas do meu filho. Preciso de ajuda, de como agir. Não sei bem o que pensar.

    P

    Pai Gente Fina Quinta, 12 de março de 2015, 21h27min

    Vc deve solicitar a execução da dívida, ele receberá uma comunicação para realizar o pgto.
    Caso ele não pague, pode ser preso.

    A

    Alex Sandra Gomes da silva Terça, 24 de março de 2015, 2h00min

    Como saber se o pai do meu filho ta procurado coloquei ele na justiça por um ano atrasado e não tive nenhuma resposta e nem sei se ele recebeu a intimação só sei q coloquei ele na justiça c prisão e não sei como ta o processo e nem recebi nada até agora...como faco p saber..

    Jessica Emilly Sophia

    Jessica Emilly Sophia Terça, 07 de julho de 2015, 12h45min

    Tenho uma filha de dois anos e o pai dela só paga pensão atrasada demora meses a pagar e quando paga vem faltando o que devo fazer como devo agir

    P

    Pai Gente Fina Terça, 07 de julho de 2015, 12h46min

    Jessica, a pensão eh estabelecida judicialmente ou foi um acordo verbal de vcs?

    Tathy Enne

    Tathy Enne Terça, 07 de julho de 2015, 14h37min

    coloquei o pai do meu filho na justiça esse ano porém não veio nenhum mês atrasado somente o do mês em desconto em folha tenho direito a recorrer os três meses já que ele agora está com 12 anos e 10 meses e nunca recebi nada?
    tmb tenho um processo de 2003 que o juiz havia colocado no nome da avó porém foi arquivado por falta de endereço esse processo pode ser transferido e feito o pedido de atrasado?
    eu posso fazer pedido de aumento de porcentagem que foi de 13% do contracheque dele pois apresentou certidão de outros 3 filhos um de 16-11-7 anos?
    ele tmb me manda diversas msn dizendo que não abre mão do DNA porém liguei para a defensória publica para agendamento de pedido de exame e me informaram que como ele registrou o pedido não pode ser feito apenas ele pagando isso é verdade?
    tmb não sei se ele tem plano de saúde poiis trabalha pro rio 2016 vila olimpica barra da tijuca e se tem meu filho não foi incluido por favor me ajude pois tenho muitas dúvidas e não sei como proceder...obg

    P

    priscila Quinta, 16 de julho de 2015, 14h54min

    Uma pessoa que pede dna e apos resultado confirmando a paternidade some por 2anos e meio... e so agora entra cm Pedido d visita... tenho direitos aos atrasados???

    P

    priscila Quinta, 16 de julho de 2015, 14h55min

    'alguem pode me tirar essa duvida Por favor??

    P

    Pai Gente Fina Quinta, 16 de julho de 2015, 14h58min

    Priscilla,

    Há pensão definida judicialmente ou você vai entrar na justiça para solicitar a pensão?

    Simone Gonçalves Franco Matos

    Simone Gonçalves Franco Matos Terça, 04 de agosto de 2015, 15h01min

    Difícil é um pai ficar com um filho mesmo dando 2 vezes um valor de uma pesão pra ele !kkkkkk

    Alessandro Kariny

    Alessandro Kariny Segunda, 24 de agosto de 2015, 15h33min

    O pai da minha filha só paga atrasado desde de a audiência. Eu posso fazer alguma coisa para ele pagar em dias?

  • -1
    D

    danillo cerqueira Quinta, 15 de outubro de 2015, 6h44min

    bom dia, tenho um filho mas não mora comigo e nem no estado em que resido, porem, a mae, saiu de casa dizendo que so iria visitar a família dela no estado de rondonia, sendo que residíamos aqui na bahia, depois de 15 dias ela resolve não voltar mais, desde então, ela não deixa eu ter contato com a criança, ano passado fui visitar -lo e ela não permitiu, sendo assim procurei a policia para ao menos ver o meu filho e entregar o presente para ele, desde então ela não me deixa ter contato, há um processo de pensão alimentícia, paguei por um período, porem hoje ela tem em mãos um cartão alimentação no valor determinado pela justiça, também a criança tem plano odontológico e plano de saúde que custei sobre meu salario, mas ela pegou os cartões do plano e jogou fora, gostaria de saber o que eu devo fazer, pois hoje, pago faculdade prestação de carro curso de inglês moro de aluguel tenho custo de transportes para locomoção para a faculdade. e tentei entrar em acordo com ela que, apesar dos meus custos não tenho condições de pagar a pensão alimentícia, mas que daria a metade do valor das minhas férias anualmente.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 15 de outubro de 2015, 13h43min

    Danilo, entre a sua faculdade, carro, curso de inglês, e um saco de feijão, arroz e carne, com toda a certeza que a prioridade é sua faculdade, carro e inglês, certo?? CERTO????

    Se faz questão de conviver com seu filho aja como homem e honre sua parte no sustento do filho, faça a oferta de alimentos (que seja in natura, então!!!) e entre com denuncia de alienação parental pelo fato da mãe ter ido embora com a criança sem sua autorização e sem motivo justo. O processo tem de correr na cidade onde hoje mora a crinaça.

    D

    Dayana Rodriques Segunda, 19 de outubro de 2015, 9h19min Editado

    Eu engravidei com 14 anos desse que meu filho nasceu ele me da um meses sim uns 6 meses não quanto me ajuda só me da 170 e os atrasados não paga quando falo para ele me ajuda na pensão ele sempre disse tó desempregando

    R

    Rafael F Solano Segunda, 19 de outubro de 2015, 13h50min

    Dayane, se vc ainda formenor de idade serão seus pais que terão a guarda de seu filho, e tmb são seus tutores legais, eles a representam. Quem tem de cobrar pensão para seu filho são seus pais

    Se o pai de seu filho for maior de 18 anos não importa se ele está desempregado

    Se vc já tem ao menos 16 anos deve procurar urgente um trabalho pois é sua obrigação arcar com metade das despesas básicas de seu filho, e a outra metade é obrigação do genitor da criança.

    danilo freire

    danilo freire Quinta, 22 de outubro de 2015, 15h21min Editado

    Minha mãe entrou na justiça há 5 anos atrás,pedindo pensao alimentícia pra mim e minhas irmãs,ela tem agora 55 anos e na época ela trabalhava sem registro e morava com um cara, mas como ela não era registrada e não era casada acabou ganhando pois não tivemos como provar.
    Na audiência ela acabou ganhando, minha advogada nos disse que assim que ela se casasse no cartório seria cancelado automaticamente e não precisaríamos mais pagar. Então depois de 3 meses ela se casou,aí paramos de pagar, só que até hj ela nos ameaça dizendo que vai nos colocar na cadeia que vai entrar pedindo os atrasados.
    Esses dias ela disse que vai entrar na justiça só contra mim pedindo pensao alimentícia,só que agora ela está aposentada por invalidez e fez empréstimo pra comprar um carro e tirar carta e agora diz que está passando necessidade. Eu tenho dois filhos pequenos e minha esposa está grávida, meu salário é na base de 1200 a1300 e só eu trabalho em casa. Queria saber se ela pode ainda pedir os atrasados,e mesmo aposentada pelo inss e pode entrar na justiça só cantra mim já que eu não tenho condições tb e faz uns três anos que ela se divórciou e abriu mão da pensão que ele teria que pagar a ela.

  • -1
    R

    Rina Bentes Gois Quinta, 29 de outubro de 2015, 11h39min

    Daniel vc deveria cortar sua rola fora...assim vc n faria mais filho e n estaria sujeita a pagar pensão caso faça filho e n assuma. Esse seu comentário foi desnecessario e irresponsavel.