F

    FPS Quinta, 29 de novembro de 2012, 12h24min

    Creio que não adianta você recorre sob o argumento de que o carro estava parado, o sinal fechado, etc., pois a lei não diz nada a respeito destas particularidades.

    Q

    qiejkdhfo Quinta, 29 de novembro de 2012, 12h24min

    A pena é por DIRIGIR o veículo utilizando o celular.

    Porém, há uma questão controversa. Já vi pessoa ser multada porque estava sem o cinto de segurança mas o carro estava parado. O policial falou que, se o moter estiver ligado, é considerado que ele estava dirigindo, ainda que o frio de mão estivesse puxado.

    Logo, ainda que vc estivesse parado, vc estava esperando o sinal abrir. E se o sinal abrisse assim que vc atendesso o telefone? Ia desligar na cara da pessoa e continuar dirigindo?

    A caso da multa pelo cinto ocorreu quando o policial mandou o motorista parar o veículo. O motorista parou o veículo, puxou o freio de mão, dasafivelou o cinto para sair do carro, mas não desligo o motor. Tomou a multa e ficou tiririca da vida.

    .

    .ISS Quinta, 29 de novembro de 2012, 18h05min

    Da uma olhadinha no CTB sobre o que é considerado "transito".

    ?

    Desconhecido Sexta, 30 de novembro de 2012, 10h38min

    Não achei correto porquanto ao atender, consultar ou mesmo ouvir um recado de voz enquanto o veículo está completamente parado, não estou colocando ninguém em risco. Ademais, o carro da CET passou ao lado de minha janela, o guarda me olhou mas sequer parou para observar melhor o que fazia. Se estivesse consultando o horário, seria multado do mesmo jeito.

  • -1
    R

    Reinaldo_1 Sexta, 30 de novembro de 2012, 12h00min

    Srs. Falar ao celular tira totalmente atenção das pessoas, até mesmo quando estamos na rua, observem que quando se ve alguém com o celular no ouvido, esta, tropeça ou esbarra nas outras pessoas, e muitas vezes se estão comprando algo em uma loja e atende o telefone, acabam esquecendo seus pacotes no balcão e saem... isso acontece rotineiramente, sem falar da falta de educação de algumas pessoas em cortar a conversa com as pessoas para atender o celular.

    Bem imagem então vc parado no semáforo, e atende o celular. A atenção estaria na conversa e não no transito, o sinal poderia acabar abrindo e vc, dependendo do teor da conversa ao celular, nem perceber, poderia também se estar prestando atenção aos dois, conversa no celular e semáforo, mas só nos dois e ao sair acabar atropelando uma mãe com uma criança que, despercebida, iniciou a travessia.

    Podem dizer: Pô mas não podemos ficar imaginando o que poderia acontecer (uma vez uma pessoa me disse isso), se formos viver assim nem sairemos de casa...

    Bem, mas a direção defensiva é isso Srs. Antever os perigos, visualizar possibilidades e dirigir com sabedoria...

    Ademais, se um recurso como este tivesse provimento, quantos "espertinhos" não seriam beneficiados com isso e quantos acidentes a mais teriamos em nosso já tão perigoso transito?

    Tem-se que ter em mente que ao adentrar no veículo para conduzí-lo, temos que ser responsáveis, por nós mesmos, pelos nossos passageiros e pelos outros veículos, então temos que ter atitudes responsáveis, como ao ouvir o celular tocar, deixá-lo tocar ou pedir que outra pessoa atenda.

    R

    Reinaldo_1 Sexta, 30 de novembro de 2012, 12h02min

    Esqueci de dizer que também temos responsabilidades pelos pedestres..

  • -1
    L

    libras Sexta, 30 de novembro de 2012, 12h06min

    A multa está correta.

    Você não estava parado com o carro devidamente estacionado.Você estava parado aguardando o sinal abrir,com o carro ligado ,durante um trajeto,portanto vc estava dirigindo.

    Lógico que vc estava colocando a sua vida e dos demais passageiros e/ou transeuntes em risco,pois quando você desviou sua atenção para a ligação,você deixou de prestar atenção no trânsito.

    Um dos muitos riscos que poderiam acontecer é,caso estivesse com o pé no freio,durante a conversa descuidar-se,tirá-lo e o carro andasse,vindo a atropelar alguém que estivesse passando pela faixa nesse momento.

    ADRIANO ANTUNES DA COSTA

    ADRIANO ANTUNES DA COSTA São Paulo/SP ADVOGADO/SP Sexta, 30 de novembro de 2012, 12h09min

    Eu não posso criticar o consulente pq faço a mesma coisa, dirijo com o celular o tempo todo, principalmente em são paulo onde o trânsito é caótico. Entretanto tomei o cuidado de filmar o meu carro com película bem escura (lacrei mesmo).

    Ficadika...

    Com relação a dúvida, somente se houver algum erro no preenchimento da multa, do contrário, não vislumbro nada a ser feito.

    Boa sorte.

    ?

    Desconhecido Sexta, 30 de novembro de 2012, 12h35min

    A supor esse tipo de coisa, nada deveria ser permitido. Afinal, ao ligar o rádio eu também poderia me distrair e tirar o pé do freio, ao corrigir o espelho lateral eu poderia me distrair e atropelar uma mãe, ao não partir com o carro quando o sinal abriu alguém poderia vir e se chocar contra meu carro etc etc etc. Tudo é possível, até quando não se comete erro algum... Estou analisando mais pela realidade das coisas. Não consigo imaginar, "dentro de condições normais", algum risco em se apanhar o celular por alguns segundos com o carro parado à espera da demorada abertura de um farol, no meio do trânsito intenso....

    E

    Eduardo Sexta, 30 de novembro de 2012, 12h56min

    Junior,
    já sabe que não conseguirá, mas sobre as suas colocações, posso rebatê-las pois são bem diferentes de atender celular.
    - ao ligar o rádio eu também poderia me distrair e tirar o pé do freio
    R: Bem diferente. Ligar rádio é no "automático". Atender celular realmente rouba a atenção
    - corrigir o espelho lateral eu poderia me distrair e atropelar uma mãe
    R: Naqueles cursinhos xexelentos aprendemos que temos que colocaro cinto, ajeitar os espelhos e aí sim, ligar o carro. No seu exemplo, a meu ver, tb mereceria multa
    - ao não partir com o carro quando o sinal abriu alguém poderia vir e se chocar contra meu carro
    R: Já aconteceu comigo. O carro morreu no sinal e um ônibus afundou a traseira. Adivinha quem pagou a conta? A empresa

    Q

    qiejkdhfo Sexta, 30 de novembro de 2012, 13h05min

    Não sou advogado, mas tenho a impressão que a lei é feita baseada nas estatísticas e em uma necessidade da população por regras que mitiguem os riscos por ela sofridos.

    No caso do celular, não há como fazer uma lei que permita ver as horas no celular mas não atender, porque, como já disseram teria muito engraçadinho usando este argumento para fugir da multa.

    Tenha em mente o seguinte: Se for dirigir, não mexa no celular (e ão beba também).

    Vc pode achar o absurdo que for, mas lei é lei. Ou cumpre ou arque com as consequências.

    NO seu caso, a multa foi bem aplicada. Quer atender ao celular? Estacione! Esta é a regra. Quem não segue a regra pode ser multado.

    .

    .ISS Sexta, 30 de novembro de 2012, 14h40min

    Cumpra a porcaria da lei e não terá problema!

    Q

    qiejkdhfo Sexta, 30 de novembro de 2012, 15h00min

    .ISS,

    Incrível!

    O que eu precisei de 8 linhas para responder, vc resumiu em 9 palavras!

    Quando eu crescer quero ser assim, hehehehehehe!

  • -1
    D

    DTJunior Sexta, 30 de novembro de 2012, 15h08min

    É interessante, pois.. as pessoas conhecem as leis...conhecem suas penalidades.... infringem a lei... e ficam buscando desculpas por ter infringido a lei !
    Da a impressão que esta procurando justificativa para falar para o papai que, mesmo tomando multa, estava certo, que a lei é que esta errada, e que o papai não precisa coloca-lo de castigo.

    ?

    Desconhecido Sexta, 30 de novembro de 2012, 16h50min

    Não é questão de infantilidade, meu querido. Já estou bem velhinho pra isso. É que as leis - não sei se você recorda - são feitas por pessoas. E pessoas são falíveis. Leis são revistas. Leis são aprimoradas. Leis, às vezes, até mesmo são injustas. Se não houvessem questionamentos, não precisaríamos de advogados, de promotores, de juízes, enfim, de Justiça. O que procurei, com a inserção do tema, é estabelecer isso: uma reflexão. Só isso. Não dói.

    ADRIANO ANTUNES DA COSTA

    ADRIANO ANTUNES DA COSTA São Paulo/SP ADVOGADO/SP Sexta, 30 de novembro de 2012, 17h23min

    Eu acho que essa regra do celular só deveria valer para os homens, pois mulheres conseguem dirigir, falar ao celular e chupar cana ao mesmo tempo. Agora homem quando atende o celular é complicado, desacelera o carro, não olha o trânsito, não consegue fazer as duas coisas com perfeição como as mulheres.

    Existe até uma explicação científica pra isso mas é sexta e eu to com preguiça.

    Bora pro bar!!!!!

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Sexta, 30 de novembro de 2012, 17h28min

    A questão é simples, estava ao volante, na pista de rolamento com celular na mão, violou o código de transito.

    A

    aumeida Sexta, 30 de novembro de 2012, 17h43min

    Paga e não chora.

  • -1
    .

    .ISS Sexta, 30 de novembro de 2012, 18h21min

    Lugar para chorar: no mastro da bandeira!

    D

    DTJunior Sábado, 01 de dezembro de 2012, 10h02min

    Prezado Junior57, as leis podem até serem injustas ou erradas, mas, enquanto não forem substituidas ainda são leis, e devem ser cumpridas.
    Tente a teoria do : devo... não nego.. pago quando puder !
    E reze para seu papai não lhe por de castigo por ter sido multado ( alegue que vc ira transferir os pontos para sua cnh..... e por ai vai )