Olá, se alguém puder me tirar essa dúvida fico agradeçida. Tenho um filho com um homem, ele dá 125,00 de pensão, isso com base no salario minimo que era de 622,00. Pois bem, esse homem não tem mais filho, à não ser esse que tem comigo. Ele diz que o trabalho que ele está não é de carteira assinada, e que recebe 1 salário minimo. O mesmo mora de aluguel,tem carro. E ai que entra minha dúvida, pois ele dá esse valor de pensão e diz que só recebe o minimo, como que uma pessoa recebe 1 salario minimo e paga pensão, tem carro, paga aluguel, enfim..Na verdade, tenho minhas dúvidas de que ele de fato recebe o minimo. E gostaria de saber que pelo fato dele ter só um filho, se ele tem que pagar um valor maior de pensão? Essa é minha dúvida, se alguém puder esclarecer. Desde já agradeço.

Respostas

    J

    Julianna Caroline Quinta, 03 de janeiro de 2013, 12h04min

    Kellynha

    Se nao existe como provar o quanto ele ganha, se ele nao é registrado em carteira, nem é sócio de alguma empresa, o cálculo é feito mesmo sobre o salário mínimo.
    Sobre o salário mínimo geralmente fica em torno de 1/3 ou 30% do mínimo, uma vez que ele nao tem mais filhos.
    Os 20% que vc recebe está dentro da normalidade apesar de ser uma miséria.
    Sugiro que procure um advogado ou defensoria para pedir a revisão dos valores e peça meio salário mínimo.
    Só não esqueça que o valor do minimo acabou de subir.
    Peça 50% do mínimo. (678)

    Marcos Pontes de Oliveira

    Marcos Pontes de Oliveira Sexta, 13 de março de 2015, 14h15min

    Eu gostaria de saber o quanto eu tenho que pagar agora de pensao,pois nao estou trabalhado.Eu pagavo 250 reais,quando eu ganhavo mil,ela exigir que eu pague esse valor ainda,quando eu faço pigo dou o que eu posso 70,100,50,etc.quanto eu devo pagar realmente.Marcos pontes.

  • -3
    R

    Rafael F Solano Sexta, 13 de março de 2015, 16h33min

    MArcos, não é a pessoa, a mulher que gestou seu filho que está lhe pedindo dinheiro.

    É sua obrigação se virar como for para colaborar com metade das necessidades de seu filho, e sinceramente, 100 reais, 70 reais, não ajudam em quase nada. Vc voluntariamente fez o filho (podia ter usado camisinha), não é culpa da criança e não deve ser ela a pagar por seu erro, a mulher que o pariu faz a parte dela, mau ou bem ela faz. Seja homem e honre suas calças!!! Se esforçe mais para dar mais do muito pouco que vc dá para sustentar seu filho, ou suporte o fato de todos o verem como um moleque de calças curtas, covarde que nem sustentar o próprio filho consegue. E seu filho trará sempre no olhar a certeza de que vc deixaria ele morrer de fome. Isso não dá muito direito a ser respeitado.

  • -4
    R

    Rafael F Solano Sexta, 13 de março de 2015, 16h34min

    Indo a justiça a mãe de seu filho conseguiria fácil 40% do salário mínimo nacional, então, dá teu jeito, SE VIRA!!!!!

    Natyelly Barroso

    Natyelly Barroso Quarta, 18 de março de 2015, 15h11min Editado

    o pai do meu filho dava 130 de pensão depois abaixo pra 120 agora ele deu 110. Em um acordo judiciário ficamos certo dele da 20% de um salário minimo + a metade das despesas com remédios. meu filho tem amidalite aguda gasto muito com remédios. o pai dele morra em outra cidade, ele nunca liga pra saber como ta o filho dele. tem 3 anos q ele viu ele... quero levar ele na justiça pra revisão de valores pq ele trabalhou em isolamento térmico, registrado na carteira com salario mais de 1200 reais e no acordo ele disse q se ganhasse mais de 1 salario ele ia me ajudar com todos os gastos do nosso filho. a minha duvida é: o valor decretado no dia do acordo ele não paga, eu posso pedir esse valor a diferença q ele não deu + a metade das despesas com remédios q ele não pagou ate hoje?
    ele tem casa,carro,moto e só tem 1 único filho...tem extremamente condições de pagar muito bem o q concordamos na justiça...

    Natyelly Barroso

    Natyelly Barroso Quarta, 18 de março de 2015, 15h12min

    na época q entramos em acordo ele ganhava apenas 1 salario...

    R

    Rafael F Solano Quarta, 18 de março de 2015, 15h20min

    Vc teria como provar o "ele disse q se ganhasse mais de 1 salario ele ia me ajudar com todos os gastos do nosso filho." ????????????????

    Se não tem como provar, não vai ganhar. Se ele só "disse", se não está decretado na sentença, vc não pode cobrar dele.

    Ele está pagando 20% do salário minimo DE HOJE??? Então ele está pagando certo. Isso não a impede em buscar na justiça para pedir aumento no valor da pensão.

    F

    Flávia Quinta, 09 de abril de 2015, 10h50min

    Gostaria de saber sobre pensão, quando me divorciei ficou estipulado o valor da pensão no ano de 2001, mas ai meu ex-marido depois de 3 anos ele entrou para baixar a pensão alegando que estava desempregado, mas na verdade era mentira dele, mas não tinha como provar que ele estava trabalhando, ele não assinava a carteira, ele baixou a pensão para 150,00 na época (ficou estipulado 65% sobre o salário mínimo baixou bastante mesmo, então eu nunca recorri, hoje ainda continua o mesmo, mas sei que ele se aposentou e recebe no valor de uns 5.000,00, quero saber se aposentadoria tb entra para pagar a pensão ou não.

    F

    Flávia Quinta, 09 de abril de 2015, 10h54min

    Essa pergunta que faço é muito importante para mim, porque meu filho em 2013 resolveu ir viver com o pai, morou por 2 anos e voltou, só que nesse tempo o pai entrou na justiça me pedindo para pagar a pensão no valor de 65% sobre o salário mínimo, mais 50 % sobre outros coisas, como farmácia, escola e outros, sendo que eu recebo 1.290,00 por mês, mas só que meu filho voltou a viver comigo, como faço deixo do jeito que está ou entro na justiça.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 09 de abril de 2015, 19h56min

    Requeira na justiça a guarda provisória e assim que ela lhe for concedida peça a suspensão da pensão devida por vc em virtude de vc estar agora com a guarda de seu filho.

    Entre com pedido de revisão da pensão pois 55% do salário mínimo há muito que não era mais 150,00!!! E havendo diferenças devidas, entre com ação de cobrança, agora que ele tem uma aposentadoria alta não será dificil vc receber.

    Boa sorte!

    D

    Diene Terça, 14 de abril de 2015, 9h22min

    Ola,
    A ex mulher do meu irmão entrou na justiça para conseguir a pensão.como ele é autonomo, vive de bicos a pensão foi estipulada com base no salario minimo o valor de 50% (400 reais).O correto não seria 30% do salario?

    R

    Rafael F Solano Terça, 14 de abril de 2015, 12h55min

    Diene, não existe um "correto" para fixar a pensão alimenticia, tudo depende das necessidades do alimentado e da capacidade do alimentante.

    A

    ANA Quarta, 29 de abril de 2015, 12h34min

    Boa tarde! Quanto que o Pai da minha filha têm que dar de pensão para ela? Ele não trabalha registrado, mas faz bico de segurança e trabalho com obras, construção civil!!! Ele sempre dá um de coitado e diz que não têm como eu provar que ele faz bicos, portanto vai continuar dando isso!!! Ele só dá R$ 250,00 nada mais. Ele têm um filho com a atual mulher dele! O que minha filha têm direito?

    R

    Rafael F Solano Quarta, 29 de abril de 2015, 15h27min

    Ana, qual o valor das despesas básicas da criança (alimento, vestuário) que seja necessário para a sobrevivência da criança??? Dá uns 500 reais?? Então o pai está dando a parte dele, que é 50%, os outros 50% são por sua conta.

    Se vc não consegue completar o sustento, entregue a guarda ao pai e pague vc a pensão ao seu filho.

    G

    Gessiane Oliveira Quinta, 30 de abril de 2015, 11h42min

    Olá, tudo bem?
    Sou casado com meu esposo e temos dois filhos pequenos, contudo meu esposo tem um filha de 14 anos de um casamento anterior, quando meu esposo se separou de sua ex, ela quis ficar com a guarda da filha, ambas moravam em apartamento que é do meu sogro, em um certo dia a mãe da filha do meu esposo a deixou em casa sem aviso prévio e foi morar com o namorado, sendo assim nos mudamos para o apartamento que é do meu sogro e estamos cuidando da menina, sendo que a mãe que a abandonou não dá nada para ela. Porém, a filha do meu esposo que está conosco está dando muita "dor de cabeça", com faltas de aulas, cigarro, roubos e muitas mentiras e não sabemos se há envolvimentos em drogas, não sabemos mais o que fazer, pois apesar de tudo gostamos dela, mas já conversamos, fizemos de tudo e nada. Gostaria, de saber se tem a possibilidade de a mãe que legalmente tem a guarda dela, ficar com a filha? E se tem como meu esposo recorrer quanto ao valor da pensão, pois no momento da separação o Juiz determinou que a pensão a pagar seria no valor de um salario minimo, sendo 788,00; contudo meu esposo ganha na carteira apenas 1.000,00 e temos duas crianças pequenas, sendo que uma precisa de atendimento especial, devido a decorrência de problemas de saúde, o que me impede de trabalhar e não posso coloca-lá em creche. Gostaria de saber também se a ex, tem como recorrer ao apartamento do meu sogro, não do pai da menina, que ela morou juntamente com a menina durante alguns anos da separação? Estamos desesperados com essa situação, fico preocupada também com meus filhos. O que podemos fazer neste caso?

    G

    Gessiane Oliveira Quinta, 30 de abril de 2015, 11h43min

    "casada"

    R

    Rafael F Solano Quinta, 30 de abril de 2015, 23h34min

    "Porém, a filha do meu esposo que está conosco está dando muita "dor de cabeça", com faltas de aulas, cigarro, roubos e muitas mentiras e não sabemos se há envolvimentos em drogas, não sabemos mais o que fazer, pois apesar de tudo gostamos dela, mas já conversamos, fizemos de tudo e nada. Gostaria, de saber se tem a possibilidade de a mãe que legalmente tem a guarda dela, ficar com a filha?"

    Quer dizer, jogar a batata quente para outro segurar?????

    Lamento, mas não é assim. Ou vc e o pai (principalmente o pai) buscam ajudar essa mocinha a todo custo (e não só conversas!) ou poderão ser acusados de negligência. Coloque a moça em terapia, chame a mãe para tentar recuperar a menina antes que ela caia num poço sem fundo e vcs, quando menos esperar, terão a casa roubada, alguém da familia sequestrado, pois o tráfico se alimenta tmb desses crimes.

    O imóvel é de seu sogro, nem de seu companheiro é. Portanto, a ex de seu companheiro não tem o que reclamar.

  • -1
    G

    Gessiane Oliveira Sábado, 02 de maio de 2015, 17h46min

    Na verdade, não queremos jogar o problema para a mãe, pelo contrário, estamos tentando resolver isso, mas como mencionei estamos tentando de tudo, e também ela própria diz que não quer morar conosco e sim com a mãe, ela chora pedindo para morar com a mãe, mas a mãe não quer nem saber da menina, e apesar de estarmos tentando de tudo, também me preocupo com meus filhos que são pequenos ainda.

  • -1
    G

    Gessiane Oliveira Sábado, 02 de maio de 2015, 17h48min

    E já foi colocada em terapia.

    A

    araujo Terça, 19 de maio de 2015, 13h44min

    boa tarde gostaria de tira uma duvida, tenho um filho de 5 anos pago pesão de 170 reais, meu salario de 1200 na carteira sera que devo pagar mas? sou casado com outra mulher, moro de aluguel pago 500 de aluguel e tenho uma moto financiada em meu nome, e a mãe do meu filho quer que eu der por fora da pesão mas 150 reais mas não tenho condições, caso ela va pra justiça ela ganharia quanto de mim?
    obs. a mãe do meu filho também trabalha e mora de aluguel