Olá, se alguém puder me tirar essa dúvida fico agradeçida. Tenho um filho com um homem, ele dá 125,00 de pensão, isso com base no salario minimo que era de 622,00. Pois bem, esse homem não tem mais filho, à não ser esse que tem comigo. Ele diz que o trabalho que ele está não é de carteira assinada, e que recebe 1 salário minimo. O mesmo mora de aluguel,tem carro. E ai que entra minha dúvida, pois ele dá esse valor de pensão e diz que só recebe o minimo, como que uma pessoa recebe 1 salario minimo e paga pensão, tem carro, paga aluguel, enfim..Na verdade, tenho minhas dúvidas de que ele de fato recebe o minimo. E gostaria de saber que pelo fato dele ter só um filho, se ele tem que pagar um valor maior de pensão? Essa é minha dúvida, se alguém puder esclarecer. Desde já agradeço.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Terça, 19 de maio de 2015, 14h25min

    Esses 150 tem algum motivo especial???? Por acaso as despesas da criança subiram para cerca de 640 reais??

    Cada genitor tem de arcar com metade das despesas BÁSICAS da criança. Procure conhecer a realidade de seu filho, do que ele realmente precisa.

    DAYANE

    DAYANE Quarta, 27 de maio de 2015, 10h49min

    Bom dia , gostaria de tirar algumas duvidas , tenho um filho ele hoje tem 4 aninhos , quando eu engravidei dele terminei o relacionamento com o pai dele , ele foi embora , não me ajudou em nada na gravidez , quando eu estava prestes a ganhar neném ele foi preso , em Vitória do Espirito Santo , não registrou o meu filho por que os pais dele me informou que não tinha como , pois ele estava preso em outro estado e não teria como , sendo que ele tinha e tem advogado , ele esta preso ate hoje , só que foi transferido e esta cumprindo pena no presidio daqui da nossa cidade , eles nunca me ajudaram em nada , ja que eu nunca preocurei a justiça para saber dos direitos do meu filho , quando eu engravidei tinha 16 anos ,e arquei com tudo sozinha ate hoje com 20 . GOSTARIA DE SABER SE HOJE EU TENHO DIREITO DE ACIONAR A JUSTIÇA PARA SABER SE MEU FILHO TEM DIREITO A PENSÃO , POIS O TEMPO ESTA PASSANDO E ELE NÃO SAIU DA PRISÃO E EU ESTOU ARCANDO COM TODAS AS DESPESAS DO MEU FILHO .
    E ELES TEM CONDIÇÕES FINANCEIRAS PARA ME AJUDAR .

    R

    Rafael F Solano Quarta, 27 de maio de 2015, 11h59min

    Os pais dele se acionados para colaborar com metade das despesas básicas da criança poderão chamar os avós maternos, ou na falta deles, qualquer outro parente materno para, junto com eles, arcar com essa metade das despesas.

    Sem dúvida que a criança tem direito a paternidade, e mesmo preso o suposto pai poderá responder ação de reconhecimento, procure a Defensoria Publica.

    D

    Dayane Quinta, 28 de maio de 2015, 15h18min

    Certo ,mais os meus pais me ajudam , obrigado por tirar minha duvida , pois não sabia que meu filho tinha direito por que ele não tem o nome do pai no registro , mais já que agora eu sei que ele tem , vou procurar quais são e exigir , por que não é fácil e nem justo uma mãe criar um filho sozinha sem a ajuda do pai . Mais nesse caso eles teriam que pagar o tempo que eles ficaram sem dar nada ?

    J

    Julianna Quinta, 28 de maio de 2015, 16h29min

    Eu quero mesmo é saber de onde a Diene tirou que 50% do salário mínimo dá R$400 reais......

    Vanessa Teles

    Vanessa Teles Sábado, 30 de maio de 2015, 16h38min

    tenho dois filho,o pai deles me da 30% do salario minimo por que ele não é registrado,agora ele teve outro filho,fiquei sabendo que eu vou ter que dividir vou fica só com 15%.mas ele mora com a mãe da criança.

    R

    Rafael F Solano Sábado, 30 de maio de 2015, 21h09min

    Já ficou sabendo de quem?? De algum juiz da vara de familia??

    Não existe isso de filho só poder comer de 30% do salário do pai!!! Imagina se esse irresponsável fizer 10 filhos!!! As 10 crianças vão ter de comer lixo por que a mixaria mal vai dar para comprar 1 pãozinho????

    Se o pai quer mais filhos que lute para sustentar a todos!!!! Se ele recorrer para reduzir a pensão apresente a lista de despesa mensal da criança,. só não inclua o que não é básico pois os genitores são obrigados a dar apenas o básico ao filho, se quiser dar além que o faça do proprio bolso sem exigir do outro genitor.

    D

    Dayane Segunda, 01 de junho de 2015, 14h06min

    Rafael , meu filho teria direito ao tempo que eles não ajudaram ?

    R

    Rafael F Solano Segunda, 01 de junho de 2015, 14h47min

    "Mais nesse caso eles teriam que pagar o tempo que eles ficaram sem dar nada ?"

    ELES quem??????

    Quem tem obrigação de sustentar o filho SÃO OS PAIS!!! É sua obrigação e do sujeito que vc concordou que lhe fizesse o filho!!!. Vcs dois é que devem sustentar o filho que trouxeram ao mundo!!!!

    Antes a criança deve estar legalmente reconhecida como filho de seus legitimos genitores. Se a criança sequer tem o reconhecimento da paternidade vc, comorepresentante legal deste pequeno cidadão, tem a obrigação de garantir a ele o direito a paternidade reconhecida, portanto, deve requerer na justiça que o candidato a pai faça o teste de DNA que irá comprovar a paternidade da criança, e após isso, somente apos isso é que vc pode requerer a obrigatória contribuição do pai no sustento do filho.

    Cada um de vcs arca com metade das despesas necessárias da criança, quem quiser dar além do básico que o faça do proprio bolso, não podendo exigir do outro genitor qualquer colaboração para isso.

    DAYANE

    DAYANE Terça, 02 de junho de 2015, 10h52min

    Ok . Imaginei que na falta do PAI ja que ele esta preso como citei acima, os AVÓS paternos teriam que me ajudar , mais obrigada .

    A

    Andreia Quarta, 03 de junho de 2015, 19h22min

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida, tenho uma filha de 10 meses e ele não me ajuda com nada, alega que não pode, porém ele paga pensão de 220,00 para outra que está na justiça. mas ele faz bicos e tira em torno de 2.000 a 3.000, e qdo está sem bicos o pai dele sustenta, pois tem 10 casas de aluguéis e uma fazenda no interior, mas não ajudam a neta me nada. Como faço para conseguir uma pensão justa? Pois me falaram que esses 220,00 dividiria no meio e ficaria 110,00.

    A

    Andreia Quarta, 03 de junho de 2015, 20h14min

    Gostaria de saber tbém se posso cobrar o retroativo?

    R

    Rafael F Solano Quinta, 04 de junho de 2015, 21h25min

    Andreia, primeiro a criança tem de ter o reconhecimento da paternidade, depois requer a justiça que esse pai colabore em metade das despesas basicas da criança. Isso é uma pensão justa, não importa o quanto o pai do cara que vc escolheu para fazer um filho em vc ralou na vida, o que o pai desse cara conquistou não é do filho, é dele, do batalhador.

    Quem tem de sustentar o filho é quem o fez, no caso o cara e vc, afinal, ambos agiram de comum acordo e inconsequentemente assumiram o resultado de seu ato impensado e descuidado, pois se assim não fosse não haveria qualquer problema em sustentar essa criança, no mundo em que vivemos ter filho é altamente custoso e só quem tem mais do que precisa pode se dar ao luxo de trazer filho ao mundo.

    E enquanto o juiz nem sequer analisar seu pedido de pensão não existirá pensão retroativa, vc só poderá cobrar pensão quando o juiz a definir..

    R

    Rafael F Solano Quinta, 04 de junho de 2015, 21h28min

    Não creio que a pensão de seu filho será a divisão do valor que o pai da criança já paga ao outro filho.

    Contudo, o percentual poderá ficar entre 15% a 30% do salário minimo nacional, tudo vai depender, afinal, pensão tmb considera as reais necessidades da criança e o fato que o sustento do filho deve ser suportado 50% pelo pai e 50% pela mãe

    Juliana Martins Cadete

    Juliana Martins Cadete Quinta, 11 de junho de 2015, 2h19min

    Gostaria de saber se o o pai da minha filha tem direito de pagar mais ou menos de pensão ,pois ele só da 100,00 reais e recebe um salário minimo, o que devo fazer? E quando ele estar desempregado atrasa o dinheiro e uma vez passou 3 mês sem da nada pra filha.

    R

    Rafael F Solano Sexta, 12 de junho de 2015, 3h35min

    Qual a despesa BÁSICA mensal da criança?? Divida por 2, é metade de cada um.

    D

    dalton Terça, 30 de junho de 2015, 11h52min

    Bom dia
    quero pagar pensao pra minha filha eu pago aluguel valor de $700.00 estou trabalhando sobre um contrato nao tenho registro em carteira ganho $1,000.00 quanto devo pagar pensao
    minha ex esposa e enfermeira e ganha 3.000.00

    Rafael Aguiar

    Rafael Aguiar Segunda, 06 de julho de 2015, 18h53min

    Boa Noite !
    Me separei da mimha mulher mais não tenho registro na carteira ? Quanto devo pagar de penção pra ela ?

    R

    Rafael F Solano Quinta, 09 de julho de 2015, 20h17min

    Vc sabe qual o valor das despesas mensais da criança?? Sua obrigação é arcar com metade dela.

    Marcela Luiza Lavelle

    Marcela Luiza Lavelle Segunda, 20 de julho de 2015, 17h35min

    Boa Tarde.
    Gostaria de saber qual o valor que uma pessoa desempregada tem que pagar de pensao e baseada em quais valores?
    Irie entrar em ação contra o pai da minha filha porém ele afirma que desempregado não tem nada a pagar.
    Isso é correto?