QUAL A PORCENTAGEM PARA FIXAR O VALOR DE UMA PENSÃO ALIMENTÍCIA?
Olá, se alguém puder me tirar essa dúvida fico agradeçida. Tenho um filho com um homem, ele dá 125,00 de pensão, isso com base no salario minimo que era de 622,00. Pois bem, esse homem não tem mais filho, à não ser esse que tem comigo. Ele diz que o trabalho que ele está não é de carteira assinada, e que recebe 1 salário minimo. O mesmo mora de aluguel,tem carro. E ai que entra minha dúvida, pois ele dá esse valor de pensão e diz que só recebe o minimo, como que uma pessoa recebe 1 salario minimo e paga pensão, tem carro, paga aluguel, enfim..Na verdade, tenho minhas dúvidas de que ele de fato recebe o minimo. E gostaria de saber que pelo fato dele ter só um filho, se ele tem que pagar um valor maior de pensão? Essa é minha dúvida, se alguém puder esclarecer. Desde já agradeço.
Bom dia , gostaria de tirar algumas duvidas , tenho um filho ele hoje tem 4 aninhos , quando eu engravidei dele terminei o relacionamento com o pai dele , ele foi embora , não me ajudou em nada na gravidez , quando eu estava prestes a ganhar neném ele foi preso , em Vitória do Espirito Santo , não registrou o meu filho por que os pais dele me informou que não tinha como , pois ele estava preso em outro estado e não teria como , sendo que ele tinha e tem advogado , ele esta preso ate hoje , só que foi transferido e esta cumprindo pena no presidio daqui da nossa cidade , eles nunca me ajudaram em nada , ja que eu nunca preocurei a justiça para saber dos direitos do meu filho , quando eu engravidei tinha 16 anos ,e arquei com tudo sozinha ate hoje com 20 . GOSTARIA DE SABER SE HOJE EU TENHO DIREITO DE ACIONAR A JUSTIÇA PARA SABER SE MEU FILHO TEM DIREITO A PENSÃO , POIS O TEMPO ESTA PASSANDO E ELE NÃO SAIU DA PRISÃO E EU ESTOU ARCANDO COM TODAS AS DESPESAS DO MEU FILHO . E ELES TEM CONDIÇÕES FINANCEIRAS PARA ME AJUDAR .
Os pais dele se acionados para colaborar com metade das despesas básicas da criança poderão chamar os avós maternos, ou na falta deles, qualquer outro parente materno para, junto com eles, arcar com essa metade das despesas.
Sem dúvida que a criança tem direito a paternidade, e mesmo preso o suposto pai poderá responder ação de reconhecimento, procure a Defensoria Publica.
Certo ,mais os meus pais me ajudam , obrigado por tirar minha duvida , pois não sabia que meu filho tinha direito por que ele não tem o nome do pai no registro , mais já que agora eu sei que ele tem , vou procurar quais são e exigir , por que não é fácil e nem justo uma mãe criar um filho sozinha sem a ajuda do pai . Mais nesse caso eles teriam que pagar o tempo que eles ficaram sem dar nada ?
Já ficou sabendo de quem?? De algum juiz da vara de familia??
Não existe isso de filho só poder comer de 30% do salário do pai!!! Imagina se esse irresponsável fizer 10 filhos!!! As 10 crianças vão ter de comer lixo por que a mixaria mal vai dar para comprar 1 pãozinho????
Se o pai quer mais filhos que lute para sustentar a todos!!!! Se ele recorrer para reduzir a pensão apresente a lista de despesa mensal da criança,. só não inclua o que não é básico pois os genitores são obrigados a dar apenas o básico ao filho, se quiser dar além que o faça do proprio bolso sem exigir do outro genitor.
"Mais nesse caso eles teriam que pagar o tempo que eles ficaram sem dar nada ?"
ELES quem??????
Quem tem obrigação de sustentar o filho SÃO OS PAIS!!! É sua obrigação e do sujeito que vc concordou que lhe fizesse o filho!!!. Vcs dois é que devem sustentar o filho que trouxeram ao mundo!!!!
Antes a criança deve estar legalmente reconhecida como filho de seus legitimos genitores. Se a criança sequer tem o reconhecimento da paternidade vc, comorepresentante legal deste pequeno cidadão, tem a obrigação de garantir a ele o direito a paternidade reconhecida, portanto, deve requerer na justiça que o candidato a pai faça o teste de DNA que irá comprovar a paternidade da criança, e após isso, somente apos isso é que vc pode requerer a obrigatória contribuição do pai no sustento do filho.
Cada um de vcs arca com metade das despesas necessárias da criança, quem quiser dar além do básico que o faça do proprio bolso, não podendo exigir do outro genitor qualquer colaboração para isso.
Olá, gostaria de tirar uma dúvida, tenho uma filha de 10 meses e ele não me ajuda com nada, alega que não pode, porém ele paga pensão de 220,00 para outra que está na justiça. mas ele faz bicos e tira em torno de 2.000 a 3.000, e qdo está sem bicos o pai dele sustenta, pois tem 10 casas de aluguéis e uma fazenda no interior, mas não ajudam a neta me nada. Como faço para conseguir uma pensão justa? Pois me falaram que esses 220,00 dividiria no meio e ficaria 110,00.
Andreia, primeiro a criança tem de ter o reconhecimento da paternidade, depois requer a justiça que esse pai colabore em metade das despesas basicas da criança. Isso é uma pensão justa, não importa o quanto o pai do cara que vc escolheu para fazer um filho em vc ralou na vida, o que o pai desse cara conquistou não é do filho, é dele, do batalhador.
Quem tem de sustentar o filho é quem o fez, no caso o cara e vc, afinal, ambos agiram de comum acordo e inconsequentemente assumiram o resultado de seu ato impensado e descuidado, pois se assim não fosse não haveria qualquer problema em sustentar essa criança, no mundo em que vivemos ter filho é altamente custoso e só quem tem mais do que precisa pode se dar ao luxo de trazer filho ao mundo.
E enquanto o juiz nem sequer analisar seu pedido de pensão não existirá pensão retroativa, vc só poderá cobrar pensão quando o juiz a definir..
Não creio que a pensão de seu filho será a divisão do valor que o pai da criança já paga ao outro filho.
Contudo, o percentual poderá ficar entre 15% a 30% do salário minimo nacional, tudo vai depender, afinal, pensão tmb considera as reais necessidades da criança e o fato que o sustento do filho deve ser suportado 50% pelo pai e 50% pela mãe