Olá, se alguém puder me tirar essa dúvida fico agradeçida. Tenho um filho com um homem, ele dá 125,00 de pensão, isso com base no salario minimo que era de 622,00. Pois bem, esse homem não tem mais filho, à não ser esse que tem comigo. Ele diz que o trabalho que ele está não é de carteira assinada, e que recebe 1 salário minimo. O mesmo mora de aluguel,tem carro. E ai que entra minha dúvida, pois ele dá esse valor de pensão e diz que só recebe o minimo, como que uma pessoa recebe 1 salario minimo e paga pensão, tem carro, paga aluguel, enfim..Na verdade, tenho minhas dúvidas de que ele de fato recebe o minimo. E gostaria de saber que pelo fato dele ter só um filho, se ele tem que pagar um valor maior de pensão? Essa é minha dúvida, se alguém puder esclarecer. Desde já agradeço.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quarta, 13 de janeiro de 2016, 20h34min

    Quanto seu filho tem de despesa BÁSICA por mês?? Cada genitor assume 50% delas.

    Nani Flornandes

    Nani Flornandes Sexta, 12 de fevereiro de 2016, 19h04min

    Foi firmado o percentual de 40% do salário mínimo vigente hoje 880,00 e gostaria de saber qual o valor deve ser pago a partir de Janeiro referente a pensão do meu filho ?

    R

    Rafael F Solano Sexta, 12 de fevereiro de 2016, 19h56min

    R$352,00

    Rita Alves

    Rita Alves Segunda, 04 de abril de 2016, 17h19min

    fiquei casada 7 anos. nesse tempo junto conquistamos algumas coisas como : reformamos uma casa , que ficou de herança p meu ex esposo, compramos um carro, ele concluiu sua faculdade. nesse periodo em que faltava 2 ano para concluir a faculdade eu engravidei! tive uma gravidez de risco, mas eu trabalhava de carteira assinada. tive meu filho e fiqei o perido de licença maternidade.... Ao retornar para meu trabalho tive dificuldades, pois meu filho ficou c minhamae p qe eu pudesse retornar o trabalho, pois tinha medo de depender totalmente financeiramente do meu esposo. mas meu filho nasceu pre maturo e tinha algumas dificuldades... e u sempre tinha qe me ausentar do trabalho , pois o pai nunca podia faltar, somente eu a mãe! enfim, aconteceu o previsto. FUI MANDADA EMBORA , decorrente a ficar me ausentando por causa do meu fillho! AI AS MASCARA COMEÇARaM A CAIR. ate entao eu me dedico totalmente ao meu filho, faz 1 ano qe nao trabalho. Que dei uma parada com tudo para mim! Meu marido , concluiu sua faculdade, faz academia.Enfim, nao quero mas conviver c ele!!!!!!!!!!!!!!!! estou tentando REVIVER, mas nao sei como agir. Ele me mnda embora pq a casa e dele, apesar deu ter investido junto c ele. onde vou morar ? ate entao posso voltar p casa de minha mae. mas e certo ? ele ganha bem!! e eu me sinto de maos atatadas , sem trabalho sem ngm p ficar c meu filho oqe fazer ?

    R

    Rafael F Solano Segunda, 04 de abril de 2016, 19h07min

    "meu filho ficou c minhamae p qe eu pudesse retornar o trabalho, "
    R: Ou isso, ou uma creche. Ao menos estava com alguém de confiança, não é? Portanto, não há o que reclamar. Afinal, vc sabia bem a vida que tinha, suas condições, seus recursos, ao escolher ter um filho já previa como seria.

    "pois tinha medo de depender totalmente financeiramente do meu esposo. "
    R: Isso é uma questão pessoal sua, talvez intuísse que seu relacionamento não era sólido, que na verdade ambos apenas eram namorados sem um compromisso real assumido mutuamente.

    A casa vc sabe que não lhe pertence, se as obras foram de aprimoramento e ampliação vc pode requerer a indenização em metade dos valores aplicados em tais obras, caso sua união estável não tenha sido formalizada com a eleição de regime de bens que não fosse o de separação de bens, caso contrário vc somente poderá requerer indenização dos valores desembolsados por vc se vc tiver a prova de sua contribuição financeira em tais obras, o mesmo se aplicando quanto a tudo o que foi adquirido durante esses 7 anos.

    Se são casados no civil sob o regime de união parcial de bens, se aplica o mesmo acima indicado para a união estável formalizada em contrato.

    Andrea Aparecida

    Andrea Aparecida Quarta, 25 de maio de 2016, 2h02min

    Minha filha tem 6 meses, nao sou casada e o pai da minha bebe tem uma filha de 18 anos que mora com ele e trabalha. Meu namorado é registrado com ganhos de 2 mil reais e con horas extras as vezes. E con participaçao de lucros na empresa. Ele me da pensao por fora 500,00. Eu queria saber se em todo aumento de salario, decimo terceiro e ferias dele, minha filha tem direitos?? Mesmo ele tendo outra de 18 anos??

    R

    Rafael F Solano Quarta, 25 de maio de 2016, 14h16min

    Vc e o pai de seu filho devem juntos suportar as despesas básicas necessárias da criança, não importa o quanto um ou outro ganhe, portanto, levante as despesas BÁSICAS de seu filho e divida por 2, é o quanto ele tem de dar de pensão ao filho.

    Viviane Telles

    Viviane Telles Segunda, 20 de junho de 2016, 15h52min

    Boa Tarde!

    Ate quando ,um pai tem obrigação de paga, pensão para filho?

    Camila Sena

    Camila Sena Quarta, 22 de junho de 2016, 15h15min

    Boa tarde . Eu tenho 15 anos e tenho um filho de 1 ano e 8 meses e o pai de trabalha de carteira assinada e recebe salário familia, quanto será que ele tem que paga persao alimenticia para o meu filho e o único filho que ele tem

    R

    Rafael F Solano Quarta, 22 de junho de 2016, 16h41min

    Camilia, seus pais devem arcar com metade das necessidades básicas de seu filho, e o genitor da criança arca com os outros 50%.

    T

    tayna Quinta, 28 de julho de 2016, 23h41min

    ola, bn !! Me separei tem 1 mes e deste relacionamento tenho um filho de 2 anos meu ex esta desempregado. Gostaria de saber o que meu filho tem direito e quais sao as obrigações do meu ex mesmo desempregado. Quem deve assumir a pensao dele ja que meu ex esta desempregado?

    R

    Rafael F Solano Sexta, 29 de julho de 2016, 20h04min

    "Quem deve assumir a pensao dele ja que meu ex esta desempregado?"

    Se vc fica desempregada, quem cuida de seu filho? Quem dá comida a ele? Quem tem A OBRIGAÇÃO de alimenta-lo??? É vc mesma!! Não tem outro!! Quem fez o filho que o sustente!!

    Não importa se vc ou o pai estão desempregados, a obrigação de cuidar da prole segue sendo a de vcs.

    Portanto, desempregado ou não será o pai quem terá de suportar 50% das despesas do filho que ele fez

    Neto Pereira

    Neto Pereira Segunda, 22 de agosto de 2016, 20h22min

    boa noite, tenho trez filhos e sou casado e so quem trabalha so eu na minha casa, e tenho um filho deficiente,mais tenho filho fora,queria saber qual valor que eu tinha que pagar na pensão desse outro filho

    Neto Pereira

    Neto Pereira Segunda, 22 de agosto de 2016, 20h24min

    tenho trez filhos, e um fora do casamento, so ganho um salario minimo quanto tenho que pagar

    R

    Rafael F Solano Segunda, 22 de agosto de 2016, 20h28min

    Não importa se vc tem 100 filhos, mesmo que fosse um mendigo vc teria de suportar 50% das despesas básicas de cada filho, portanto, se vc só ganha 1 salário minimo é irrelevante.

    Se não quer responder por negligência e maus tratos, procure um urologista e peça que o ajude a se esterilizar, a cirurgia é rápida, pode ser feita do consultório, e um dia vc poderá reverter caso tenha condições de fato para sustentar sua prole

    Jéssica Sanches

    Jéssica Sanches Terça, 30 de agosto de 2016, 21h41min

    Olá boa noite eu tenho 4 meses separada nunca exigi nada pq trabalho e sempre dei tudo pra minha filha e impai nunca deu nada só que agora eu estou precisando muito da ajuda dele e ele nunca está disposto então resolvi tomar outras atitudes ele trabalha no Uber e tira mais de 4 mil por mês e sempre depositado na conta dele quanto eu deveria ganhar da pensão da minha bb ??

    Juúh Oliveira

    Juúh Oliveira Sábado, 03 de setembro de 2016, 11h06min

    Olá meu esposa tem uma filha 11 anos ela não é registrada Ele sempre ajudou como pode so que ele parou por que descobriu que a vo e a mãe da menina pegava o dinheiro pra beber farras até a própria filha falou .sendo que ele não tem carteira asinha e faz bicos e temos uma filha de 1 ano moramos de aluguel .Queria saber qual valor estimado ele pagaria de pensão pra ela ..

    R

    Rafael F Solano Domingo, 04 de setembro de 2016, 0h49min

    A criança não é registrada por quem?? Pelo pai?? Se afirmativo, a primeira coisa que a mãe dela deve providenciar é o reconhecimento da paternidade, somente depois disso é que se pode pensar em pensão.

    Laura Magalhaes

    Laura Magalhaes Sábado, 29 de outubro de 2016, 10h16min

    boa tarde,gostaria de saber no caso de um sobrinho ele teve a doze anos atras relacionamento com duas mulheres,uma teve gemeos e a outra tinha um só,morou com essa de um filho e teve outro,mas ja pagava pensão as duas,essa que teve gemeos teve o menino com problemas e a pensão ficou de vinte por cento e a utra com quinze de comum acordo ,acontece que essa criança veio a falecer mas a porcentagem da pensao contnua em vinte por cento,agora a outra que tem dois entrou na justiça querendo mais dinheiro sendo que tudo é descontado em folha de pagamento e paga os convenios,o que podera acontecer perante a justiça sendo que ja é descontado trinta e cinco por cento,ele paga aluguel e tem outra familia obrigada

    R

    Rafael F Solano Domingo, 30 de outubro de 2016, 12h27min

    Qualquer dos genitores deve suportar as despesas necessárias de sua prole, arcando cada um com 50% destas despesas, assim, cada filho será igualmente sustentado por pai e por mãe.

    Seu primo deve conhecer as necessidades de cada filho e assumir a metade destas despesas, seja filhos que vivam com ele ou não.