Retirar mulher do meu pai de minha residência
Gostaria de saber, sobre a seguinte situação, como proceder e se a mesma é possível.
Moro numa casa, junto com meu pai desde que nasci, fazem 22 anos, e a mais ou menos 1 ano, uma mulher veio morar aqui, cônjuge do meu pai. Eles não são casados no civil, apenas estão juntos a mais de 2 anos. Ela veio morar aqui, e a casa está no nome de meu tio, desde que ela foi comprada a muito tempo atrás. Tenho abertura total com meu tio, e quando eu quiser, eu posso passar a casa para o meu nome, pois meu tio é irmão de minha falecida mãe, e deseja que a casa seja transferida em meu nome. Pretendo, transferir a casa para meu nome assim que me formar, daqui 2 anos, ou seja, irá fazer 4 anos que ela esta morando aqui quando eu transferir a casa para meu nome. Gostaria de saber, se quando eu transferir a casa para meu nome, eu posso pedir para ela (conjuge de meu pai) se retirar da residência. Caso eu possa e ela negue, como proceder? Eu realmente tenho o direito que ela saia de meu imóvel, que estará em meu nome apenas? caso ela se recuse, como eu procedo? quais os tramites legais para que eu faça o pedido para ela se retirar.
Grato
Penso da seguinte forma: Consulente, sua pergunta é simples e a resposta tbm. Se seu tio doar a casa a vc, der ela pra vc (desde que seja legal essa doação) vc passa a ser dono, proprietário exclusivo do bem e poderá a partir de então notificar quem mora na casa pra que saia em X dias. Não importa quem mora, nem a quanto tempo. Se nao sairem, promover ação de despejo, imissão de posse, etc etc etc. Sendo vc o único proprietário da casa, mora nela quem VC quiser que more. Por que tanta discussão sobre uma questão simples? Se é moral ou nao, hoje não to afim de discutir moralidades, ética, e afins.
Claramente que se trata de casa de familia, de quem é a propriedade não faz diferença alguma porque poderia por exemplo ser alugada, trata-se então de casa de família.
assim que se seu pai escolhgeu uma nova companheira para viver cabe a si aceitar incondicionalmente a decisão do seu progenitor, com atenção que você vive aos auspícios do próprio, para resumir quem paga manda.
Caso você fosse maior de idade e auto-suficiente seu pai poderá, inclusive, pedir que você deixe a residência onde habita para viver sozinho com a atual esposa.
por isso, pega leve e seja parcimonioso