Robson Dias Domingo, 30 de novembro de 2014, 19h40min

    Curso de direito é relativamente facil, tanto que a mafia da toga ACABOU COM A JUS-POSTULANTI no Brasil, ou seja: somos obrigados a recorrer a um advogado. É pq?? pq com a internet o acesso a informação ficou bem facil e os advogados trameram nas bases.

    Junio Cesar

    Junio Cesar Quinta, 18 de dezembro de 2014, 17h55min

    Existem varias vantagens que demonstra a eficácia do curso em ead. Ainda mais para um curso de direito que basicamente é só teoria. para quem tem facilidade de estudar sozinho, creio que ead e uma ótima opção..

    A

    André Almeida Quinta, 26 de março de 2015, 5h45min

    Respeito alguns que vieram aqui tentar defender somente a forma presencial do curso de graduação em Direito como a única possível. Alguns argumentos são bem divertidos. Observo uma infinidade de falácias e coisas do gênero sobre a incapacidade de quem procura esta forma EAD como alternativa para a opção presencial.

    A grande verdade é que não há nada que justifique somente a forma presencial para a graduação em Direito. O exame da OAB é filtro para aqueles graduados na forma EAD e também filtro para os formados na forma presencial. Se há muita reprovação daqueles que ficam cinco anos sentados numa cadeira de faculdade, isso não quer dizer que os outros também terão o mesmo fim (ou até pior, como os contrários suscitam).

    Sou graduado como muitos que estão aqui. Adoro qualquer matéria de Direito e sou autodidata como a maioria que procura a forma EAD. Leio muito, já passei em vários concursos concorrendo com os famosos "graduados" em Direito que possuem OAB. Então por que será que tomo a vaga deles? Tenho formação em tecnologia e posso falar sem medo de errar que a maioria dos formados em Direito Presencial não possuem a fração do meu conhecimento sobre o Direito. É claro que não chego aos pés dos melhores profissionais do Direito e é claro que tem que ser assim mesmo, pois tenho outra formação e não pratico o Direito. Mas a excelência se conquista com o tempo e a prática.
    Pra não delongar demais só reafirmo: inexiste fundamentação lógica para o impedimento da forma EAD do curso de Bacharelado em Direito.

    As barreiras parece obra de gente que tem medo do potencial de pessoas que conseguem administrar o tempo, o trabalho, a carreira, a criação de filhos; medo de pessoas que passam em concursos que exigem alto conhecimento em matérias de Direito (sem que possuam graduação para tal) e ainda fazem outras graduações sem sair de casa... Estou certo que estas mesmas pessoas conseguem em menos de cinco anos uma melhor excelência em Direito na forma EAD que aqueles que, apaixonados, supervalorizam a forma presencial.

    Outra coisa, quem não gosta mesmo de estudar e não tem potencial estará arruinado em qualquer ambiente, seja presencial ou não. Se 12,84% dos formados passam na OAB atualmente (dados de 2014), caso os mesmos 12,84% dos graduados na forma EAD também fossem aprovados, o resultado seria equivalente. Mas duvido que a estatística seja a mesma caso os formados em EAD sejam pessoas como eu ou como muitos milhares por aí. Acredito que as presenciais até diminuiriam...

    Resumindo: puro CORPORATIVISMO...

    Olha o resultado da "ineficácia" do EAD para Direito:

    http://www.unisulvirtual.com.br/blog/historias-de-alunos/egressas-obtem-sucesso-na-prova-da-oab

    Vejam o que um Deputado Médico falou sobre os formados em Direito que não queriam nada com a vida:

    https://www.youtube.com/watch?v=039zUS_NXS8&feature=youtu.be&t=4m8s

    R

    ROGÉRIO MARTINS DE GOUVEIA Sexta, 27 de março de 2015, 22h41min

    É hora da OAB dar uma das opções: Ou libera o curso a distância, ou deixa de usar o exame de ordem. Deveria dar uma oportunidade de abrir curso de Direito a distância e com avaliação periódica. Seria interessante que o Exame da OAB fosse semelhante ao PAS no DF. Uma avaliação depois de dois anos de curso de Direito e outra avaliação no final do Curso, Sendo aprovado nas duas etapas, fica habilitado a exercer a profissão. Muita gente quer estudar mas não tem tempo, pois a jornada de trabalho e os compromissos familiares atrapalham a pessoa a se locomover à uma Universidade.

    Stone Moura

    Stone Moura Segunda, 20 de abril de 2015, 10h57min Editado

    olá DTJunior. [...] NESTA MODALIDADE O APRENDIZADO É MUITO MELHOR QUE PRESENCIAL ISSO POSSO TE GARANTIR AMIGO. [...]

    Geo Melo

    Geo Melo Segunda, 08 de junho de 2015, 8h44min Editado

    Acho simplesmente absurdo e ridículo quem se opõe ao ensino do curso de Direito à distância, pois é o único que necessita do exame da OAB para exercer a profissão. Presencial ou Não, quem não está apto não advoga e ponto final. Um curso essencialmente de doutrina e leis não há problemas em ser à distância. De que adianta estar presencialmente em aulas para ficar batendo papo, marcado baladas e finais de semana de cachaça! Tenham paciência. Quem tem disciplina não precisa se deslocar de casa, enfrentar engarrafamentos e ouvir perguntas absurdas durante as aulas... [...]

    Taty Oliveira

    Taty Oliveira Sexta, 17 de julho de 2015, 0h21min

    Creio que a graduação ead depende extremamente da vontade do aluno, o material didatico geralmente é o mesmo do presencial, cabe ao aluno estudar ou nao, o aluno ead precisa ter motivação propria e disciplina de estudo, assim não deixando acumular foruns, pesquisas , e sempre atento as provas presenciais, como ja fiz duas graduações ead, e hoje estou no estado gracas á esse estudo , agradeço á essa modalidade, pois nos que as vezes estamos em lugares extremos do País e não possuimos acesso ao estudo presencial devemos muito á essa modalidade.Vejo que o curso de direito é bem amplo, mas com garra e vontade o aluno vence .

    Cleiton de Queiroz

    Cleiton de Queiroz Sábado, 25 de julho de 2015, 22h29min

    Eu acho uma pena esse preconceito a respeito do curso online. Eu sinceramente sou mais focado online do que presencialmente. Quem nunca fez um curso online deve realmente não entender. Dependendo de como ele é formatado, arrisco em dizer que fica bem melhor que o presencial. O sucesso do curso vai mais depender das pessoas do que da modalidade em si. Sinceramente não vejo mais atrativo ter que deslocar para uma universidade, pagar refeições, etc! Curso alto e estress também. As vezes ficar em casa, acessar o material e estudar sozinho ou aparecer na faculdade de tempo em tempo pode ser mais produtivo do que ir todo o dia, cansar-se, etc!

    Re Thaty

    Re Thaty Terça, 18 de agosto de 2015, 0h08min

    Impressionante como as pessoas generalizam. Dizer que os brasileiros não tem a cultura de estudar é tornar todos os brasileiros um só. O curso EAD pode ser excelente, o que pode não ser excelente é o aluno, que neste caso, não será excelente nem em EAD e nem em presencial. O interesse de aprender é individual. Quem quer, pesquisa, busca dados, busca conhecimento em livros, sites especializados e tem professores que lhe orientam sobre o que pesquisar e a aplicação do conhecimento, mas a grande verdade é que o aprendizado depende da busca e interesse de cada um e estar ou não em uma sala de aula não muda a motivação de ninguém.

    A

    Alfredo Freitas Segunda, 31 de agosto de 2015, 18h16min

    Existe sim, mas nos Estados Unidos da América com a necessidade de revalidar antes de realizar o exame da OAB ou concursos públicos. Os que desejam saber mais podem acessar o link: http://blog.ambracollege.com/curso-de-direito-a-distancia/

    Alfredo

    Rogers Nogueira

    Rogers Nogueira Terça, 01 de setembro de 2015, 14h28min

    Já faz tempo que não leio tantas incoerências e inconsistências sobre EaD. O que mais me preocupa é o fato de que pessoas que se dizem com alta ou boa formação disseminam a EaD como ineficiente para cursos que são, na verdade, completamente possíveis de serem ofertados nessa modalidade de ensino. Que tal utilizarmos um pouquinho a massa cinza, raciocinar, refletir seriamente sobre o assunto, pesquisar, tentar nos desgarrarmos desse preconceito e ultrapassar essa barreira da ignorância induzida e que se faz necessária para massagear o ego de alguns. Não me admira que esses comentários partam de profissionais fora do âmbito da educação.
    Olha o tamanho do absurdo: Numa era em que a tecnologia nos possibilita interagir em tempo real com nossos mestres, podendo vê-los, ouvi-los, sentir a entonação de suas vozes, observar suas expressões faciais, discutir, sim, discutir... Alguém vem e diz que não se compara ao "olho no olho" do ensino presencial. Que pobreza. Será que voltamos para o tempo literário, para a linguagem poética, onde o sentimento obscurece a razão! O que é isso?!
    Isso vai parecer duro, todavia, pessoas que tecem esses comentários sobre EaD, lembram-me das pessoas que resistiram as descobertas científicas, que corroboraram para o atraso na evolução do conhecimento, que tentaram, a todo custo, manter a Terra "quadrada e como centro do universo", em detrimento de todas as evidências. Ainda bem que o tempo é o senhor da razão. Temos que evoluir, ou continuar evoluindo, somos capazes disso, pisamos na lua, enviamos satélites para fora do sistema solar, estamos desbravando o universo, e aí alguém vem falar em incapacidade de aprendizado na educação a distância. Poupem-nos disso. Desfaçam-se do egocentrismo. O pior é ter todas essas incoerências como verdades absolutas, não se esforçando o mínimo para compreender as tantas possibilidades da EaD de qualidade.
    Não vou dizer que a qualidade do profissional formado na EaD depende exclusivamente do acadêmico, como fora ventilado em outros comentários, ou ainda (olha só que sandice) que depende quase totalmente da instituição de ensino (se ela é renomada ou não) ou da forma de avaliação. Na verdade, é o conjunto de todas esses itens. Leitores, saibam, existem didáticas, epistemologias e linhas pedagógicas muito distintas e desde que existe educação existiram várias formas de educar e aprender. O ensino-aprendizagem se dá de forma diversa em cada indivíduo. Como posso me dá ao luxo de pensar que as gerações atuais só poderão "apreender", de forma eficaz, um determinado assunto de elas estiverem enclausuradas em uma sala de aula, frente a frente com seu professor. Quanta mediocridade de pensamento.
    Não os culpo pela intolerância atual e o tão baixo nível crítico-reflexivo e de capacidade de autoatualização, pois foram nesses moldes que foram ensinados. Culpo-os sim, por não fazerem esforço algum em alargar suas mentes e aceitar que outras formas de educação estão aí e que elas possibilitam o conhecimento e a prática tanto quanto a presencial, senão mais. A propósito, acredito que dentro de médio tempo, nem haverá mais essa distinção de modalidade.
    Não devemos culpar uma modalidade de ensino pelo descompromisso de certos acadêmicos, estes estão em toda parte.
    Devo ressaltar que em diversas universidades mundo afora, com destaque para as europeias, existem cursos totalmente a distância, cursos, inclusive, com maior nível de complexidade que o direito. É só pesquisar. Mas aqui no Brasil prospera essa pregação de atraso, e ela ocorre até mesmo em alguns que tiveram formação no exterior e que voltaram para atuar aqui. Nesse caso, a teoria do egocentrismo e da autovalorização se aplica. Há ainda interesses políticos e econômicos envolvidos e patrocinando tal suicídio mental.
    O pensamento da maioria dos brasileiros sobre a EaD espelha bem o baixo nível de desenvolvimento em educação que o país se encontra. Pense em um conhecido seu que faz mestrado ou doutorado fora do país. Então, esse é o país que não oferece estricto sensu para quem quer e não o permite na modalidade EaD. Que triste.
    Procurem se adaptar e aceitar intrinsecamente a EaD, pois ela já se instalou, mostrou a que veio, e com o uso cada vez maior das TICs ela só melhorará e alcançará um número maior de pessoas. Não tem mais volta.
    Tentem se imaginar hoje sem smartphones ou computadores, as empresas sem internet e leptops. Impossível. E a cada dia mais e mais as empresas e as pessoas estarão mais envolvidas e dependentes desses meios. É exatamente assim que se encontra a EaD hoje no mundo. Ela só vai ganhar espaço, vai passar por cima do preconceito, vai romper barreiras técnicas e práticas que ainda existem. Situem-se, adaptem-se, pois esse é o perfil dos próximos profissionais de sucesso.
    Enfim. Reflitamos, não sejamos marionetes do sistema falido que tenta sustentar a pobreza científica nessa pátria amada.

    Alfredo Freitas

    Alfredo Freitas Quarta, 09 de setembro de 2015, 21h47min

    Existe o curso da Faculdade Ambra. A Ambra é uma faculdade americana que ensina em português do Brasil o curso de direito na opção de estudos online (100% via internet).

    Veja mais no link: http://blog.ambracollege.com/curso-de-direito-a-distancia/

    Alfredo

    Irineu Pedro Carniato

    Irineu Pedro Carniato Segunda, 21 de setembro de 2015, 16h10min

    Conheço vários amigos que se formaram presencialmente, investiram uma gama de tempo e dinheiro e não levaram adiante. Bem, não cabe um envólucro sobre os motivos, porém vejamos. Sabemos que a formação não é só para o trabalho, e um cursos que que oferecem um leque d possibilidade futura para o indivíduo. Pasmem, devemos saber que a distância tbm se aprende e transforma muito bem. Caso contrário desligamos a nossa TV, a internet, o rádio, pois estes veículos de comunicação serão de pouco valia, Sim, ou não? É preciso mudar paradigmas! Caso contrário estaremos fadados a andar em círculos....

    D

    Diego Sábado, 05 de dezembro de 2015, 0h04min

    O curso de direito é um curso dinâmico e de extrema capacidade de interpretação dos conteúdos transmitidos pessoalmente,
    se existem profissionais com formação não adequada em todas as profissões presenciais , imagine nas formações à distância.

    Eneas Virgens Santos

    Eneas Virgens Santos Sábado, 15 de outubro de 2016, 19h08min

    No caso do curso de direito, acredito que a prova da OAB dara a resposta em relação a não permitir que o mercado tenha péssimos profissionais e o curso de direito é um curso relativamente sem muita complexidade. Não concordo com engenheiros formados com graduação a distancia e sem nenhum exame de proficiência profissional.

    M

    marcelo Segunda, 24 de outubro de 2016, 18h34min

    Caro Diego, Interpretação dos conteúdos transmitidos pessoalmente? Acho que estejas falando de professores presenciais. Pois no Direito, todo conhecimento de interpretação, em síntese, somente encontrará em livros e doutrinas. E os professores presenciais utilizam-se dessa ferramenta para repassar tal conhecimento a seus alunos. Não acho tão indispensável a figura do Professor presencial, havendo possibilidade deste, repassar o conteúdo, e as "formas de interpretação, on-line". Contudo, senhor Diego, vc esquece, que no ensino à distancia há possibilidades de estender-se a qualidade de ensino, ou seja, professores com enorme carga cognitiva e altamente capacitados, para formar os novos operadores do direito, nas extremidades do pais. Digo isso, pela grande quantidade de ensino presenciais as quais, não vê-se o comprometimento do aluno, querendo simplesmente o "canudo", e do professor, "alguns" pensando o que fará em seu escritório no dia seguinte. como disse Darwin: "Não é o mais forte que sobrevive. Nem o mais inteligente. E, sim, aquele que melhor se adapta as mudanças".

    Henrique Gomes

    Henrique Gomes Segunda, 26 de dezembro de 2016, 13h33min

    Com certeza poderia ter direito a distância, o que deve ser importante e sem facilidade é a prova da OAB pois ai só passaria quem realmente tem conteúdo e força de vontade.
    Alguns comentários acima vi uma pessoa dizer que se você aceitaria ser atendido por um médico com curso de medicina a distância, olha a comparação, um advogado não salva vidas, um médico sim, advogado sendo ruim só perde causa, e mesmo assim que decide é o juiz e o Juri e não ele.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    M

    marcelo Quinta, 09 de março de 2017, 21h54min

    Para os céticos de Plantão. Hoje, dia, 09 de março de 2017. Soube do resultado do último ENADE2015, e para surpresa dos incrédulos do curso de direito à distancia. O CURSO DE DIREITO EAD UNISUL, CONSEGUIU CONCEITO "4", isso atesta a qualidade do ensino do Direito EAD. Assim sendo, 70% dos cursos presenciais (tradicionais) ficaram no "chinelo",kkkkk. Contra fatos não há argumentos!!! Tenho orgulho em dizer: - Sou acadêmico do curso de direito EAD Unisul. O, único, do Brasil. CONCEITO 4 NO ENADE...