Existe graduação em Direito não presencial (a distância ou virtual)?

Há 13 anos ·
Link

Existe graduação em Direito não presencial? Alguém já fez ou está fazendo?

70 Respostas
página 3 de 4
Danilo Rocha
Há 12 anos ·
Link

Amigo , o exame da ordem é pra isso mesmo, julgar quem está apto, então pra que se preocupar com a qualidade de quem não se esforça? A faculdade EAD não tem culpa se o cara não lê os livros indicados,se vai colar na prova etc.. Quem se esforça e quer aprender estuda presencial ou EAD da mesma forma. EAD é simplesmente para dar oportunidade a quem tem que trabalhar e não nasceu em berço de ouro como muitos almofadinhas do Direito.

3 respostas foram removidas.
Imagem de perfil de sgtalberto77
sgtalberto77
Há 12 anos ·
Link

Precisamos urgentemente revolucionar, dizer basta ao atraso, ao passado, com o ensino a distância seria um pequenino passo para o futuro, afinal a internet esta acessível para todos.
Que as universidades, faculdades do Brasil tomem iniciativa e promova urgentemente o curso de DIREITO a distância. Faço aqui um desafio para a ANHANGUERA, UNIP, UNINOVE? se são capazes de disponibilizar o curso de direito a distancia, pois fazendo assim sairão do analógico e entrarão para o mundo digital.

Muka
Há 12 anos ·
Link

Olá a todos!

Estive procurando na Web sobre graduação de direito à distância e acabei caindo neste fórum.

Li as postagens deste tópico, e percebo que alguns, sem ter vivenciado a causa, ficam tecendo comentários ruidosos contra o ensino à distância (EAD). Só tenho a lamentar!

Falo com conhecimento de causa: 1. Tenho graduação em Ciência da Computação, PRESENCIAL, particular 2. Fiz uma pós-graduação em redes e computação distribuída, PRESENCIAL, federal 3. Tenho um mestrado em ciência da computação, PRESENCIAL, federal 4. Acabei de concluir um curso de 4,5 anos em Administração de Empresas, A DISTÂNCIA, federal de Santa Catarina.

Sem dúvida, este último foi melhor em termos de processo e qualidade da aprendizagem. Todas as disciplinas tinham o mesmo padrão. A dinâmica era em linhas gerais, a seguinte:

a) Um livro-texto (com qualidade de livro mesmo) em PDF e impresso em gráfica. b) Vídeo aulas gravadas dos professores discorrendo sobre a disciplina. Todos os vídeos gravados e editados em estúdios. c) Atividades a serem entregues (valendo nota), em prazos pré-estabelecidos. d) Fórum de discussão com tutores e professores. e) Momentos de vídeo conferência com os professores, para esclarecer assuntos e tirar dúvidas. Em datas pré-determinadas. f) Chat ou email com os tutores, para eventuais dúvidas. g) Um encontro presencial por semestre (workshop), realizado em pólos na própria cidade ou cidades próximas de onde moramos. Eram tratados os temas das disciplinas vistos no semestre. h) Todas as provas presenciais, nos pólos.

Destaco, dentre outras, algumas das vantagens:

HORÁRIO: Precisava de disciplina absoluta. Entretanto, como serem humanos, não temos a mesma energia para estudo o tempo todo. Buscava estudar no tempo que de fato eu tinha mais tempo livre e energia para os estudos. Também não perdia horas (tão preciosas) de deslocamento em trânsitos normalmente congestionados.

APRENDIZAGEM: Exige-se uma dedicação e perseverança maior na leitura dos livros-textos e ao assistir as vídeo-aulas. Se precisasse de apoio, buscava os tutores online. Exige-se uma compreensão mais profunda e logo uma construção de conhecimento mais elaborada, o que, ao meu entender, está bem alinhado com as correntes teóricas do construtivismo, muito difundidas atualmente.

CONTEÚDO DE QUALIDADE E PARA SEMPRE: Mesmo após formado, possuo os livro-textos, vídeo-aulas, atividades realizadas e outros materiais comigo para sempre. Estou com todo o conteúdo de qualidade da graduação comigo. Precisei revisitar uns assuntos no trabalho recentemente, foi muito útil.

DISTRIBUIÇÃO DE CONHECIMENTO: O Brasil tem dimensões continentais. Entendo como sábia a dinâmica e uma política pública, tal como a UAB (Universidade Aberto do Brasil) de utilizar a tecnologia para distribuir o conhecimento dos centros de excelência (universidade e outros) para as regiões mais remotas deste país, sem a necessidade de deslocamento das pessoas de suas cidades de origem.

Em termos de estudos sobre a qualidade dos cursos EAD. O ENDE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) vêem alguns anos demonstrando o desempenho superior dos alunos à distância.

Seguem algumas notícias: http://www.abt-br.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=428:aluno-a-distia-vai-melhor-no-enade&catid=30:educa-a-distia&Itemid=80 http://www.wdireito.com.br/noticia/82/patricia-fernandes/maior-nota-no-enade-e-de-aluno-matriculado-em-curso-a-distancia.html

César Ribeiro
Há 12 anos ·
Link

Todos os comentários e ponderações são validos, mas ninguém se atentou ao fato que na gama de alunos a distância vai estar gente madura, deficientes físicos, deficientes auditivos estes por sinal não tem opção de estudar além do ensino médio e os que não tem tempo porque precisa trabalhar para o sustento da família. Estes irão se matricular porque gostam e a maioria irão a luta para se profissionalizar. EM TODAS AS CLASSES PROFISSIONAIS E MÉTODOS DE ENSINO EXISTEM VARIAÇÕES NA QUALIDADE DO FORMANDO. Os que entram na faculdade com vontade de estudar saem profissional independentemente do método. As profissões que não exigirem muitos ensaios práticos e científicos não tem problema serem a distância.

Pedro Alcântara
Há 11 anos ·
Link

Pessoal,

Vi em pesquisa recente que os formados em Direito da Ambra College tiveram seu diploma revalidado no Brasil. Vale a pena conferir: http://ambracollege.com/br/cursos/direito-brasileiro/410.html .

Pelo visto, agora eu vou realizar meu sonho.

Pedro Alcântara.

Laila Gori
Há 11 anos ·
Link

Qual é o nome da faculdade, Juliana?

Pedro Alcântara
Há 11 anos ·
Link

AmbraCollege. O site da instituição é www.ambracollege.com

Rosimar Vasconcellos
Há 11 anos ·
Link

Gostaria muito de uma graduação reconhecida pelo MEC em Direito, e digo a todos que ainda não tiveram a oportunidade de estudar à distância, faça! Assim irá sentir na própria pele ou melhor no próprio cérebro que estudar à distância é aqueles que querem aprender! Tem que ter disciplina, aplicado, organizado, etc.... Sou graduada pela Universidade Estácio de Sá em Licenciatura em Pedagogia EAD e adoro essa metodologia. Presencial tem algumas desvantagens: Mensalidades mais elevadas, gastos com transportes, alimentação, além do cansaço físico do deslocamento entre universidade x residencia, sem contar com as conversas fútil que ocorre na sala de aula, atrapalhando assim o conteúdo do programático do educador. Tendo a experiência do método presencial eu prefiro a metodologia da Educação à Distância, e recomendo.

Elisete
Advertido
Há 11 anos ·
Link

Cara Rosimar;

Em Coimbra há pós-graduação EAD não conferente de grau - http://www.ed.uc.pt/educ/curso?id=58

Mas, graduação EAD nem pensar! Já imaginou uma aula do Canotilho em EAD?

ed
Advertido
Há 11 anos ·
Link

Todas universidades terão todos seus cursos a distância e online, é a tendencia devido aos avanços tecnológicos.

Maria Beatriz
Há 11 anos ·
Link

Para os que acham que em um curso EAD vc não passaria na OAB, leiam isso: http://www.unisulvirtual.com.br/blog/historias-de-alunos/egressas-obtem-sucesso-na-prova-da-oab

Robson Dias
Há 11 anos ·
Link

Curso de direito é relativamente facil, tanto que a mafia da toga ACABOU COM A JUS-POSTULANTI no Brasil, ou seja: somos obrigados a recorrer a um advogado. É pq?? pq com a internet o acesso a informação ficou bem facil e os advogados trameram nas bases.

Junio Cesar
Há 11 anos ·
Link

Existem varias vantagens que demonstra a eficácia do curso em ead. Ainda mais para um curso de direito que basicamente é só teoria. para quem tem facilidade de estudar sozinho, creio que ead e uma ótima opção..

André Almeida
Há 11 anos ·
Link

Respeito alguns que vieram aqui tentar defender somente a forma presencial do curso de graduação em Direito como a única possível. Alguns argumentos são bem divertidos. Observo uma infinidade de falácias e coisas do gênero sobre a incapacidade de quem procura esta forma EAD como alternativa para a opção presencial.

A grande verdade é que não há nada que justifique somente a forma presencial para a graduação em Direito. O exame da OAB é filtro para aqueles graduados na forma EAD e também filtro para os formados na forma presencial. Se há muita reprovação daqueles que ficam cinco anos sentados numa cadeira de faculdade, isso não quer dizer que os outros também terão o mesmo fim (ou até pior, como os contrários suscitam).

Sou graduado como muitos que estão aqui. Adoro qualquer matéria de Direito e sou autodidata como a maioria que procura a forma EAD. Leio muito, já passei em vários concursos concorrendo com os famosos "graduados" em Direito que possuem OAB. Então por que será que tomo a vaga deles? Tenho formação em tecnologia e posso falar sem medo de errar que a maioria dos formados em Direito Presencial não possuem a fração do meu conhecimento sobre o Direito. É claro que não chego aos pés dos melhores profissionais do Direito e é claro que tem que ser assim mesmo, pois tenho outra formação e não pratico o Direito. Mas a excelência se conquista com o tempo e a prática. Pra não delongar demais só reafirmo: inexiste fundamentação lógica para o impedimento da forma EAD do curso de Bacharelado em Direito.

As barreiras parece obra de gente que tem medo do potencial de pessoas que conseguem administrar o tempo, o trabalho, a carreira, a criação de filhos; medo de pessoas que passam em concursos que exigem alto conhecimento em matérias de Direito (sem que possuam graduação para tal) e ainda fazem outras graduações sem sair de casa... Estou certo que estas mesmas pessoas conseguem em menos de cinco anos uma melhor excelência em Direito na forma EAD que aqueles que, apaixonados, supervalorizam a forma presencial.

Outra coisa, quem não gosta mesmo de estudar e não tem potencial estará arruinado em qualquer ambiente, seja presencial ou não. Se 12,84% dos formados passam na OAB atualmente (dados de 2014), caso os mesmos 12,84% dos graduados na forma EAD também fossem aprovados, o resultado seria equivalente. Mas duvido que a estatística seja a mesma caso os formados em EAD sejam pessoas como eu ou como muitos milhares por aí. Acredito que as presenciais até diminuiriam...

Resumindo: puro CORPORATIVISMO...

Olha o resultado da "ineficácia" do EAD para Direito:

http://www.unisulvirtual.com.br/blog/historias-de-alunos/egressas-obtem-sucesso-na-prova-da-oab

Vejam o que um Deputado Médico falou sobre os formados em Direito que não queriam nada com a vida:

https://www.youtube.com/watch?v=039zUS_NXS8&feature=youtu.be&t=4m8s

ROGÉRIO MARTINS DE GOUVEIA
Há 11 anos ·
Link

É hora da OAB dar uma das opções: Ou libera o curso a distância, ou deixa de usar o exame de ordem. Deveria dar uma oportunidade de abrir curso de Direito a distância e com avaliação periódica. Seria interessante que o Exame da OAB fosse semelhante ao PAS no DF. Uma avaliação depois de dois anos de curso de Direito e outra avaliação no final do Curso, Sendo aprovado nas duas etapas, fica habilitado a exercer a profissão. Muita gente quer estudar mas não tem tempo, pois a jornada de trabalho e os compromissos familiares atrapalham a pessoa a se locomover à uma Universidade.

Stone Moura
Há 11 anos ·
Link
· Editado

olá DTJunior. [...] NESTA MODALIDADE O APRENDIZADO É MUITO MELHOR QUE PRESENCIAL ISSO POSSO TE GARANTIR AMIGO. [...]

Geo Melo
Há 10 anos ·
Link
· Editado

Acho simplesmente absurdo e ridículo quem se opõe ao ensino do curso de Direito à distância, pois é o único que necessita do exame da OAB para exercer a profissão. Presencial ou Não, quem não está apto não advoga e ponto final. Um curso essencialmente de doutrina e leis não há problemas em ser à distância. De que adianta estar presencialmente em aulas para ficar batendo papo, marcado baladas e finais de semana de cachaça! Tenham paciência. Quem tem disciplina não precisa se deslocar de casa, enfrentar engarrafamentos e ouvir perguntas absurdas durante as aulas... [...]

Taty Oliveira
Há 10 anos ·
Link

Creio que a graduação ead depende extremamente da vontade do aluno, o material didatico geralmente é o mesmo do presencial, cabe ao aluno estudar ou nao, o aluno ead precisa ter motivação propria e disciplina de estudo, assim não deixando acumular foruns, pesquisas , e sempre atento as provas presenciais, como ja fiz duas graduações ead, e hoje estou no estado gracas á esse estudo , agradeço á essa modalidade, pois nos que as vezes estamos em lugares extremos do País e não possuimos acesso ao estudo presencial devemos muito á essa modalidade.Vejo que o curso de direito é bem amplo, mas com garra e vontade o aluno vence .

Cleiton de Queiroz
Há 10 anos ·
Link

Eu acho uma pena esse preconceito a respeito do curso online. Eu sinceramente sou mais focado online do que presencialmente. Quem nunca fez um curso online deve realmente não entender. Dependendo de como ele é formatado, arrisco em dizer que fica bem melhor que o presencial. O sucesso do curso vai mais depender das pessoas do que da modalidade em si. Sinceramente não vejo mais atrativo ter que deslocar para uma universidade, pagar refeições, etc! Curso alto e estress também. As vezes ficar em casa, acessar o material e estudar sozinho ou aparecer na faculdade de tempo em tempo pode ser mais produtivo do que ir todo o dia, cansar-se, etc!

Re Thaty
Há 10 anos ·
Link

Impressionante como as pessoas generalizam. Dizer que os brasileiros não tem a cultura de estudar é tornar todos os brasileiros um só. O curso EAD pode ser excelente, o que pode não ser excelente é o aluno, que neste caso, não será excelente nem em EAD e nem em presencial. O interesse de aprender é individual. Quem quer, pesquisa, busca dados, busca conhecimento em livros, sites especializados e tem professores que lhe orientam sobre o que pesquisar e a aplicação do conhecimento, mas a grande verdade é que o aprendizado depende da busca e interesse de cada um e estar ou não em uma sala de aula não muda a motivação de ninguém.

Esta pergunta foi fechada
Há 1 ano
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos