M

    Marcio Weyrich Terça, 30 de abril de 2013, 8h24min

    Em tempo, para o suposto advogado Sven: operar o Direito é muito diferente de operar o corpo humano. No Direito interpreta-se a Lei, e para isso não são necessárias aulas presenciais e muito menos práticas clínicas ou dissecamento de corpos. É preciso sim, ler muito.. muitas vezes, muitos livros... o que não se faz em uma sala de aula.
    Nenhum advogado sai da faculdade sabendo todas as leis, mas deve sair sabendo interpretá-las, e isto é algo que se constrói a partir da leitura.

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Terça, 30 de abril de 2013, 12h20min

    "Para eles, o ensino deve continuar como no modelo antigo: um aluno robotizado que só aprende com as dicas mnemônicas do professor."

    É justamente esse modelo que é a proposta do ensino de direito a distância, que na verdade nada mais é do que o modelo "sala de aula" das faculdades brasileiras transformado em aulas ministrados pelo computador.

    Como o modelo já não funciona direito no modelo original (sala de aula) que é o que prova a baixa taxa de candidatos que passam na 1a fase do exame de órdem, que por ora é fácil demais e no qual a pessoa pode passar chutando com um pouco de conhecimento da lei.

    Este "suposta advogado" se formou em 95 mestre em direito na Universidade de Amsterdã, lá o modelo de sala de aula é bem diferente do que o modelo "colegial" que se encontra no Brasil. As aulas tem como objetivo de discutir sobre aquilo que aprendeu. Não tem como intuito "ensinar".

    Aprender o direito não é feito somente através de leitura. Direito se aprende discutindo.

    Você tem razão, não devo saber o que é "autodidática", pois nos 40 horas da carga horário semanal da Faculdade de Direito na Holanda, somente 30 horas são gastos na leitura do matéria, que deve ser discutido nos 10 horas restantes.

    Não se aprende o direito sem discussão, como se pode aprender a ciência de computação.

    Não me surpreendo que a MEC autorizou mais um curso de direito no Brasil, brasil tem o recorde mundial de cursos de direito, na verdade, são mais cursos de direito no Brasil do que no resto do mundo que não capacitam de forma adequada os estudantes o que é comprovada na baixa taxa de aprovação no Exame de Ordem.

    E

    Elisete Almeida Terça, 30 de abril de 2013, 13h43min

    Querido Dr. O Pensador;

    Sabes bem a imensa admiração que tenho por ti, especialmente por teres escolhido permanecer na academia, para mim, és um grande exemplo. Porém, não pude deixar de reparar em suas palavras.

    “Estudar depende do aluno, não da instituição de ensino”. Sim, depende do aluno, mas, também depende daquele que indica o caminho a ser seguido. O aluno pode até aprofundar o estudo da matéria ensinada, mas precisa dos pontos-chave que são ensinados pelo mestre, e, sem dúvidas, preferencialmente na forma presencial, olho-no-olho. Nunca me esquecerei do Doutor Santos Justo, a caminhar pela sala de aula, ensinando o significado do comodato: “porque é cômodo meus senhores, é cômodo usar o que é dos outros sem pagar nada por isso!”. Duvido que na forma virtual sintamos a intensidade das palavras da mesma forma que presencialmente.

    “Ir para uma sala de aula nada representa. Importante é o empenho do aluno, vide cursos de mestrado e doutorado.”. Até os cursos de mestrado e doutorado possuem a parte curricular, pelo menos cá. Também temos aulas práticas, o que requer a presença do aluno.

    “A chave não está na modalidade do curso, e sim, na qualidade da avaliação.” No meu ver, a chave está no sistema.

    “Quem sabe um dia teremos avaliações que realmente avaliem o aluno” E quem avalia os avaliadores? Pois, se até cá há casos flagrantes de ensino errado, imagina aí?

    Não vislumbro grandes êxitos no ensino à distância, quem recorre a este tipo de formação, em princípio, é pq não tem tempo para uma formação presencial, e se não tem tempo nem para ir às aulas, achas mesmo que terá tempo para ler 2 ou 3 livros por mês?
    Por outro lado, pq não o ensino à distância da medicina? Afinal, pelo que sei, os 3 primeiros anos são formados por matérias estritamente teóricas. Pois é, estes profissionais lidam com a vida humana, mesmo a parte teórica é bom que seja ensinada de forma presencial. Mas os profissionais do direito lidam com o destino das nossas vidas, não seria importante aprenderem as bases de forma presencial?

    BJU´s

    M

    M.... Terça, 30 de abril de 2013, 14h13min

    Aqui no RJ, não tem.

    Mas soube que em Manaus existe, porque meu primo fez.

    M

    Mari Eni Sexta, 03 de maio de 2013, 0h13min

    Olá, Marcio e demais participantes!
    É a primeira vez que entro num Fórum do Jus para participar. Porém não podia ficar inerte a esta discussão.
    Sou aluna da 9a. fade do Curso de Direito Virtual da Unisul. Um grande número de alunos são servidores do Poder Judiciário, além de alunos do Exército e da Polícia Militar. Muitos colegas já são formados em outras faculdades. Além de colegas que moram pelo País afora, também temos colegas que residem em outros países. Isso é fantástico.
    Muitos, como eu, mais que prestar o exame da ordem, querem ser melhor na profissão que já atuam. Isso torna o aprendizado mais significativo.
    Esta modalidade de aprendizado não é para qualquer um: exige disciplina, organização, vontade, hábitos de leitura e pesquisa... e muitas ausências da família.
    Precisamos o tempo todo fundamentar novas avaliações com doutrinas, pesquisas e jurisprudências.
    Dispomos de webaulas e webconferências e os professores postam muito material de apoio e pesquisa. Os professores estão disponíveis para para perguntas pela ferramenta professor, basta termos uma dúvida e postarmos.
    Além das avaliações a distância, também prestamos a avaliação presencial. E acreditem, com material ou não, se não estudar, não tem jeito.
    Os professores são especialistas e cursam doutorado (doutor de verdade).
    Enfim, nosso País tem sim um grave problema com a Educação, sobretudo nas séries iniciais (sou formada em Pedagogia-Orientação Educacional modalidade presencial).
    Ah, também sou tutora de educação a distância da instituição em que trabalho. O poder público também está nesta vanguarda procurando capacitar seus servidores.
    Devemos aplaudir a possibilidade de a Universidde estar andando com os avanços tecnológicos. Não cabe mais ficar 4 horas num banco de escola. O mundo do conhecimento urge.
    Entendendo o o ócio criativo de Doménico, diria que é bom trabalhar num domingo de chuva e descansar numa tarde de sol. Educação a distância é mais ou menos isso. Você escolhe quando e como estudar.
    Os meios de comunicação, como este que estamos usando, devem servir para aproximar, proporcionar o debate fundamentado e propositivo.
    A qualidade deve permear todas as modalidades educacionais. E as relações entre as pessoas deve basear-se no diálogo e no respeito, sem preconceito (pré-conceito).
    Boa noite a todos.

    D

    diogenes gamaliel Domingo, 12 de maio de 2013, 21h25min

    O Curso de Direito da UNISUL Virtual destina-se a candidatos que concluíram o Ensino Médio E que obtenham classificação no concurso vestibular, oferecido pela ACAFE. Não existe outra forma de ingresso, nem possibilidade de transferência. Sobre inscrições leia o EDITAL (Vestibular ACAFE).
    Duração do curso
    O tempo previsto para a duração do curso é de cinco anos.
    Carga-horária = 3.700 horas
    Reconhecimento: PARECER Nº 233 e RESOLUÇÃO Nº 129 do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE), homologados pelo DECRETO Nº1.258, de 20 de novembro de 2012 ,do Governador do Estado de Santa Catarina, e publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 22 de novembro de 2012.
    Como serão ofertadas as Unidades de Aprendizagem (disciplinas)?
    Seguindo o modelo de oferta dos Cursos da UNISUL VIRTUAL, o Curso de Direito distribui a oferta das Unidades de Aprendizagem em três períodos no decorrer de cada semestre. Ao final de cada período são realizadas as Provas Presenciais referentes às unidades de aprendizagem cursadas naquele período. E essas provas devem ser realizadas apenas nos Polos situados no Estado de Santa Catarina (conferir a localização no mapa respectivo – no site da UNISUL VIRTUAL).
    Outras observações:
    1. Por ser um Curso de recente criação e funcionamento, em 2013/segundo semestre estarão em oferta as seguintes FASES (Semestres) do Curso: 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª, em 2014, a 6ª e 7ª ( e assim por diante).
    2. Alunos que cursaram disciplinas em outro Curso de Graduação (e em outros Cursos de Direito), nos termos regulamentares poderão requerer (oportunamente) o aproveitamento de disciplinas, desde que haja compatibilidade de conteúdos e de carga horária.
    3. Para estudar, o aluno conta com o Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA), do qual fazem parte as diferentes ferramentas de acesso e discussão dos conteúdos e de contato com o professor de cada unidade de aprendizagem. Para orientar o aluno na leitura e acompanhamento desses conteúdos programáticos de cada unidade, existe o “livro - roteiro”, que contempla elementos conceituais e instruções que motivam o aluno a pesquisar a matéria em diferentes autores e obras.
    4. Estágios:
    Nos semestres finais da graduação há a inserção do Estágio, entre as Unidades de Ensino obrigatórias. Todos os Estágios serão a distância, em consonância com a legislação em vigor e a proposta do nosso Curso. Os dois primeiros Estágios se dedicam ao ensino das técnicas de redação de petições e demais documentos correlatos à prática forense. O Estágio III se desenvolve mediante a simulação de uma ação judicial, na qual o(a) estudante deverá desempenhar as atividades de advogado, promotor e juiz. Por sua vez, os últimos dois semestres de Estágio ocupam-se em desenvolver as capacidades de solução de problemas, nos quais serão exigidos dos discentes o domínio do direito material e do direito processual.
    Outras informações de caráter operacional e/ou administrativo poderão ser buscadas por meio do 0800 970 7000 ou pelo atendimento online, no Portal Minha UNISUL

    R

    Representando Domingo, 12 de maio de 2013, 23h30min

    O robô já está operando a distancia.

    Porém os conservadores relutam em aceitar os conceitos de seleção natural evolutiva da terra e das novas tecnologias inclusive as de ensino e aprendizado. A concorrência oferece melhores escolhas.

    E

    Elisete Almeida Segunda, 13 de maio de 2013, 8h12min

    Certo avião da Air France também voava no piloto automático, no entanto caiu. Acreditavam que o sistema automático fazia tudo sozinho e os pilotos não necessitavam de formação para situações de perigo. E daí, as novas tecnologias resolvem tudo?

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Segunda, 13 de maio de 2013, 8h26min

    Nada substitui um bom professor interagindo com os alunos, seja na forma "escolar" das faculdades de direito ou no método socrático usado em Yale.

    E

    Elisete Almeida Segunda, 13 de maio de 2013, 8h53min

    Sven;

    Não fale nada que me faça lembrar de um tal ex-1º ministro José Sócrates, que aí fica tudo lixado. Kkkkkk!

    Uma coisa é querer ser apenas mais um, outra coisa é querer ser um entre os melhores., como a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Agora, vê lá se ela tem cursos de direito á distância?

    Bju´s

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Segunda, 13 de maio de 2013, 9h26min

    Pois é, a Universidade de Amsterdã também nao fornece curso de direito a distancia. Hoje em dia na Holanda até tem um curso a distancia, mas so em palavras, por que é parcialmente presencial, e eles usam uma metodologia que desenvolveram durante os últimos 40 anos (antigamente era curso de línguas e segundo grau e alguma universitárias por correspondência).

    A universidade Estacio de Sá também experimentou com aulas para EAD, no caso chamaram de Telepresencial. Foi um fracasso.

    Quero ver a aprovação no exame de ordem deste curso, que é apenas mais um dos 1200 existentes.

    Mas aparentemente nao vai dar para esperar, parece que vai fechar.
    http://www.justicaemfoco.com.br/?pg=desc-noticias&id=71083&nome=Unisul%20pode%20fechar%20o%20seu%20curso%20de%20Direito%20%E0%20Dist%E2ncia

    Aparentemente nao ha aprovação do curso pela MEC, mas so pelo conselho educacional estadual.

    E

    Elisete Almeida Segunda, 13 de maio de 2013, 10h45min

    Sven;

    Esta é uma péssima notícia. As faculdades não deveriam funcionar antes de ter o reconhecimento do MEC.

    Mudando de assunto, vc viu alguma notícia sobre o programa "Ciências sem Fronteiras"?

    Li alguma coisa sobre a proibição dos alunos de escolherem Portugal para desenvolverem os seus "estudos".

    Minha interpretação: Andam a pagar 900 euros por mês a cada aluno para passearem pela Europa, portanto, no mínimo, que sirva para aprenderem alguma língua estrangeira.

    BJU´s

    P

    pensador Segunda, 13 de maio de 2013, 10h58min

    Querida Dra. Elisete,

    Apenas vi agora que havia uma postagem sua direcionada a mim. Tenho andado por demais atarefado e não tenho olhado todos os tópicos com a devida atenção.

    Veja que minha opinião pessoal, neste tema, é apenas isto, uma opinião pessoal, sem autoridade ou mérito de conhecimento de causa. Obviamente pesquisas aprofundadas e o tempo, dirão se funciona ou não.

    Na minha modesta opinião, para o mundo do direito o que menos importa são as aulas presenciais. Primeiro porque o direito não está numa sala fechada, segundo porque o próprio formato das aulas presenciais no Brasil é uma lástima. Leitura de Códigos, artigo por artigo nada traz e é por demais aborrecida.

    Estamos falando em graduação. Existem colegas que estão a imaginar mestrados e doutorados.

    Eu particularmente imagino um direito diferente. Mas, na prática tanto faz. A maioria irá terminar a graduação lendo resumos. Tanto faz se no curso presencial ou no curso à distância.

    O direito não é para todos. É preciso amor ao direito.

    E

    Elisete Almeida Segunda, 13 de maio de 2013, 12h42min

    Meu querido Dr. O Pensador;

    Com perdão, vc nem imagina o tanto que eu lhe invejo (invejinha boa, é claro). kkkkkkk!

    Sem dúvida, no Brasil, boa parte das fac. de direito ensina a ler códigos (e olha lá), forma tecnicistas e não juristas.

    Também concordo que o fator aula tem um significado pequeno (em comparação com o universo que nos é ofertado); no entanto, para mim, tem o significado de "alicerce" (é do pouco que se faz o muito, é da base que edificamos).

    Agora, me ponho a imaginar a decepção que pode trazer a dedicação de anos da nossa vida a estudar e compartilhar o nosso conhecimento com pessoas que não querem nada além de facilidades e um diploma. Deve ser traumatizante tentar semear em solo infértil. Ter alunos que não querem nada com a vida e sequer podem ser chumbados, pois pagam para passar e não para reprovar.

    Então pergunto: para que a filosofia, a sociologia, a história, a metodologia, a teoria geral, etc?

    Infelizmente Dr. O Pensador, vejo a situação muito pior do que a revelada em seus receios. Há alguns dias, entrei numa discussão aqui no fórum, em que o consulente se identificava como graduado em direito, mas a pergunta versava sobre uma questão que o próprio CC respondia, bastava ler o CC e a resposta estava lá, explícita. Portanto, sou obrigada a imaginar que nem os códigos são mais objetos da atenção.

    Mesmo assim, não desisto do meu sonho de tentar semear em solo infértil, pode ser (quem sabe?) que encontre um veio de água bem lá no fundo da terra e a raiz da planta o alcance.

    Grande BJU

    R

    Representando Terça, 14 de maio de 2013, 3h47min

    As novas tecnologias de ensino e aprendizado à distância ou virtual que agora estão sendo implementada principalmente pala iniciativa privada pode amenizar a carência de salas de aulas presenciais no país que pouco investiu na valorização da educação.

    É compreensível acreditar que o bom professor tecnólogo interagindo com os alunos através das novas tecnologias poderia amenizar o problema econômico que impede o acesso de um grande número de alunos que concluíram o ensino médio no Brasil e não conseguem continuidade nos estudos na realidade do salário mensal do país aquém das mensalidades dos cursos presenciais.

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Terça, 14 de maio de 2013, 10h42min

    " pode amenizar a carência de salas de aulas presenciais no país que pouco investiu na valorização da educação. "

    Como pode haver carência de salas de aulas nas faculdades de direito? Brazil tem mais faculdades de direito do que o resto do mundo junto, e, de acordo com a MEC uma super capacidade de 25%.

    "não conseguem continuidade nos estudos na realidade do salário mensal do país aquém das mensalidades dos cursos presenciais."

    Pelo que estou vendo, o custo da UNISUL virtual é de 566 R$, mensalidades de presencial vão de 300 a 1800. Com certeza terá curso presencial por este preco.

    R

    Representando Terça, 14 de maio de 2013, 19h40min

    Dizem que existe carência de professores por conta do salário baixo a eles atribuído, existe vestibular no Brasil por conta da falta de vaga nas faculdades, o salário é 678 R$ pensando na continuidade de ensino estamos conseguindo somente oferecer alcance ao ensino médio. O custo deste virtual apresentado é um paliativo para aqueles alunos que tem alguma capacidade de pagar não é nenhuma solução para o sistema de ensino do país.

    Considerando entender que, o MEC deveria assumir a expansão e gestão das vagas de ensino disponíveis através de um plano nacional de educação continuada. Por falar em mundo talvez copiando o modelo da Inglaterra na qualidade de ensino.

    Lembrando e concordando que as novas tecnologias não resolvem tudo, principalmente as tecnologias compradas de outros países para ser usadas em um país que pouco investiu na valorização da educação e no conhecimento tecnológico. Porém as novas tecnologias de ensino a distância ou virtual de preferência desenvolvidadas no país poderá amenizar a falta de faculdades de direito em diversas cidades do Brasil.

    C

    Cassio Montenegro Terça, 14 de maio de 2013, 20h12min

    Não sei o que pretende se é a qualidade do curso ou do titulo, se for a qualidade é possivel que a pessoa seja auto-didata, de qualquer forma de uma olhada no meu projeto de lei:
    http://edemocracia.camara.gov.br/web/ampliacao-do-judiciario/forum/-/message_boards/message/1553522

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.