Olá, tenho uma amiga que esta passando por uma situação muito dificil. Ela soube que uma menina de 9 anos tinha sido abusada pelo avô. Ficou remoendo isso por dias, sei conseguir dormir até que resolveu denunciar. Tentou o DISQUE 100, mas não conseguiu, a pessoa fica horas pendurada no telefone,,e nada. Criou coragem e foi ate a delegacia da mulher e fez a denuncia pedindo anonimato. A mãe da criança sabia, tios, mas niguem denunciou, relatavam que ficavam com medo do pai da criança quando vir a saber matar o avô; Ora veja, e a criança???? Bom, agora que a bomba estourou, eles concluiram que foi a minha amiga, mesmo ela negando, pois ao meu ver,era a unica que sabia e que tinha algum senso de solidariedade e dever civico. Eles a ameaçaram dizendo que se houver alguma morte seja por assassinato ou suicidio a culpa sera dela e eles vao se vingar, inclusive minha amiga ja esta sofrendo com pesadelos, e sentimento de culpa. Ela agiu errado? Sera que esse mundo esta tão virado assim? O que ela pode fazer para protege-la e as filhas. Obs: A familia tem bom nivel socio economico, talvez consiga até abafar o caso, e não dar em nada, já a minha amiga, mãe de 3 meninas é humilde e esta morrendo de medo. SOS por favor.

Respostas

    P

    pensador Quarta, 30 de janeiro de 2013, 13h07min

    Deve se dirigir à delegacia e comunicar o teor das ameaças. Aqueles que eram apenas maus cidadãos ao permitirem o cometimento de tais crimes, passam também a responder criminalmente pelas ameaças e talvez se comprovadas tais ameaças, poderão responder como cúmplices do criminoso.

    J

    Julianna Caroline Quarta, 30 de janeiro de 2013, 18h14min

    Exato.
    Registrar B.O contra quem a ameaça e quem sabe pedir medida protetiva se for o caso.
    Ja que denunciou um, não custa denunciar o resto da corja.

    J

    Julianna Caroline Quarta, 30 de janeiro de 2013, 18h16min

    Exato.
    Registrar B.O contra quem a ameaça e quem sabe pedir medida protetiva se for o caso.
    Ja que denunciou um, não custa denunciar o resto da corja.

    ?

    marianacc Quinta, 31 de janeiro de 2013, 16h47min

    Obrigada aos que responderam. vamos fazer isso.
    Detalhe: O criminoso vai responder em liberdade. Segundo o delegado, a mãe da criança apesar de assumir e a criança dizer que ele a abusou mais de duas vezes, a mãe não quiz prestar queixa. Somente se houver outra vitima e faze-lo.
    isso é certo?

    E

    Endel Menezes Quinta, 31 de janeiro de 2013, 17h01min

    É de suma importância que você "Marianacc" siga os conselhos dos prezados " Sr. O pensador" e "Sr.ª Juliana Carolina".

    Destarte, oriente a sua amiga a aumentar também a fé em Deus. A justiça humana ainda é muito falha, porém eficaz quando funciona.

    Ja a de Deus, é extremamente eficaz e nela, não ha falhas.

    "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos".
    Mateus 5:6

    Abs,

    P

    pensador Quinta, 31 de janeiro de 2013, 17h05min

    Prezada consulente,

    Informação equivocada. Deve recomendar que na recusa da autoridade policial em fazer cessar o abuso ao menor, que a mesma procure o Ministério Público e comunique o fato e assim possibilitar que o Estado de maneira coercitiva faça cessar a conduta criminosa e, afastar a menor do local de risco.

    Vá imediatamente ao Ministério Público.

    E

    Endel Menezes Quinta, 31 de janeiro de 2013, 17h09min

    De acordo.

    J

    Julianna Caroline Quinta, 31 de janeiro de 2013, 17h29min

    A mãe não quis registrar queixa e o delegado achou que ela tinha esse direito?????
    Onde mora essa gente, em alguma tribo protegida pela Funai, onde lá dentro não cabe as leis de gente normal?????????
    Esse cara virou delegado como, foi nomeado por Q.I?
    É delegado ou é o Pajé?
    Esse povo vive a margem da sociedade?????
    Pelo amor de Deus!!!!!
    Não compete a mãe ter registrado queixa ou não, competia ao delegado pedir a prisão preventiva do criminoso, verme, escória da sociedade, da mãe safada, negligente e conivente, pedir a intervenção do MP pra retirar a menor do ambiente de risco e encaminhá-la a local seguro!!!
    PARE A NAVE, EU VOU DESCER!!!!
    Dessa vez eu vou descer mesmo, nunca ouvi uma coisa tão insana com relação a atitude reprovável de um delegado.
    Delegado de [...]
    Deve ter passado no concurso na 5a chamada, isso se fez algum.

    R

    rPSP 320732/SP Quinta, 31 de janeiro de 2013, 23h10min

    Sábias palavras, Dra. Julianna.

    A

    ah, fala serio?! Sexta, 17 de maio de 2013, 14h13min

    nossa..então quer dizer q os índios são anormais?? rsrs

    T

    Tabatah Sexta, 17 de maio de 2013, 14h56min

    "eu hein.."
    Em q mundo vc vive? Vai dizer que não é do seu conhecimento que muitos índios fazem e acontecem em nome de uma proteção exagerada que recebem?
    Se vc é índio, ñ se ofenda com a realidade. Aja para mudá-la

    J

    Julianna Caroline Sábado, 18 de maio de 2013, 0h44min

    R.P.M

    Se vc acha que enterrar cças vivas é coisa de gente normal, vc é tão anormal quanto eles.
    Se vc é um alienado que nao sabe o que acontece nas tribos indígenas com cças, azar é o seu.
    Se vc não sabe que algumas índias espancam os filhos até que desmaiem e ninguém fala nada, azar o seu.
    Se vc não sabe que o "chefe" da tribo, (uns vermes, podres e nojentos) , transa com as índias assim que elas menstruam, com 9, 10 anos porque ele tem que ser o primeiro a fazer sexo com elas, azar o seu.
    Se vc não sabe que os índios velhos e doentes são jogados no rio para morrerem, azar o seu.
    Se vc não sabe que enterram vivos os bebes nascidos com problemas de formação, para morrerem, ou cças mal criadas que fazem coisas que precisam ser castigadas, azar o seu.
    Vá viver com eles então.
    Aliás, azar o seu não, SORTE sua.
    Melhor seria mesmo não saber que esse povo com uma cultura tão cruel são a imagem do país e que tantos hipócritas acham eles imaculados, tanto que são inimputáveis.
    Vá estudar a cultura bizarra dessa gente, vá.
    O povo só mostra o que é bonito, meu querido.

    S

    SulaTeimosa Suspenso Sábado, 18 de maio de 2013, 1h28min

    Há nações indigenas e nações indigenas. Há tribos e tribos. Tem bizarrice, tem, pra caramba!!! Mas tmb, por outro lado, tem coisas bacanas.

    F

    FJBrasil.. Suspenso Sábado, 18 de maio de 2013, 2h05min

    Juju,
    vc esta generalizando, não é bem assim, sou prova viva, passei muitos anos no alto Xingu, tem coisas bizarras que para nossa cultura é bizzara, mas o respeito que existe dentro da comunidade é enorme...existe regras, disciplina...o que é anormal para nós, para eles é tudo normal e com um fundamento no qual deveríamos seguir alguns exemplos...

    os brancos civilizados, tbm matam seus filhos, esposas...fazem um terrorismo...
    índio não mata por ciúmes, por dinheiro, por cachaça e olha que eles não sabem o que é ser cristão...

    J

    Julianna Caroline Sábado, 18 de maio de 2013, 13h39min

    FJ

    Digo das que conheci.
    Não disse todas, dei exemplos que conheço.
    Não acho nada de interessante na cultura deles, fazer o que...
    Hipocrisia sair levantando bandeira endeusando os índios só porque acham que roubaram as terras deles.
    Eles se venderam por pedaços de espelhos, azar o deles.

    F

    Fenna Sábado, 18 de maio de 2013, 21h51min

    Caso difícil, pois se uma parte tem influencia e a outra é humilde fica difícil. Em muitas ocasiões tenho visto a justiça do Brasil pender pra um lado só. Todo mundo sabe disso

    A

    ah, fala serio?! Segunda, 20 de maio de 2013, 17h49min

    Julliana
    As pessoas que ainda não tiveram a oportunidade deveriam se ater a observar mais a cultura indígena. É lamentável que algumas pessoas opinem e/ou generalizem sem ao menos se livrar de seu egocentrismo.
    A cultura indígena possui sim seus rituais, que compõem uma série de hábitos q inclusive o homem "normal" (como a Sra. mesmo se referiu) adotou. Ou não é do teu conhecimento que hábitos como tomar banho todos os dias ( e até mais de uma vez por dia), usar adornos como percings, usar tatuagens e tantos outros foram herdados dos índios???
    Não acha que para eles hábitos como usar cartão de crédito, se depilar ou usar salto alto são estranhos?? Talvez, mas nem por isso nos rotulam de "bizarros" ou "cruéis"!!
    Aliás, espancar crianças, estuprar menor e ter preconceito com deficientes nunca foram exclusivos da cultura indígena. Ou a Sra. não vê isso por aqui também nos noticiários????
    Ah..e queria eu poder conviver com a etnia em questão. Tenho certeza que não me fariam nenhum mal. São seres humanos e não aberrações (como a Sra. deu a entender no teu comentário que em minha opinião foi muito infeliz). Seria realmente uma SORTE.
    Vale lembrar que não sou indígena, sou "normal" (q absurdo!) mas sei valorizar tanto a cultura indígena como todas as outras, e isso não é "endeuzamento"..é respeito!
    Ademais, cada grupo tem seus hábitos, sua cultura, seus comportamentos sociais..cada uma tem particularidades. O que pode ser normal para nós pode ser diferente para eles, e vice-versa.
    Não digo que concordo com todos os rituais indígenas, mas o que acho de errado na cultura deles há muito mais na nossa!! repare no título dessa própria discussão, o abuso sexual aqui explicitado não lhe parece "cruel"??? e olha que nem foi um indígena hein... (pelo que deu a entender foi um "normal")
    Ah..e convenhamos que nem todas as tribos procedem da mesma maneira. Não generalize oq não tem veracidade.
    A questão que se pretende aqui é exatamente o respeito, porque a única coisa bizarra aqui é teu comentário.
    Respeito é bom...e todos gostam!

    obs.: agora acho viável retornar ao foco da discussão. Só respondi o comentário porque achei demasiado inconveniente, ainda mais em um fórum onde o que deveria prevalecer é o respeito ás diferenças.

    J

    Julianna Caroline Segunda, 20 de maio de 2013, 20h47min

    É, nós homens brancos temos muitos hábitos e modos "bizarros" sim, mas nós pagamos pelos crimes que cometemos, respondemos a lei do nosso país, não fazemos o que nossa vontade nos permite, existe um limite.
    Aceitável matar crianças nunca foi e nem será nem aqui no mundo do homem branco e nem lá, cometer crimes não pode ser cultura.
    Não concordo, não acho bonito e não acharei
    Repudio a violência de qualquer gênero em qualquer "cultura".

    A

    ah, fala serio?! Terça, 21 de maio de 2013, 7h56min

    Correto..Tbm repudio a violência e não estou aqui para suscitá-la.

    Francamente, se a Sra. quer falar de violência, fale do ser humano em geral! Mas não aponte nenhuma cultura seja ela qual for.
    Não rotule uma cultura com defeitos que cabem á todo o resto. Principalmente usando termos que a desqualifique e marginalize desta maneira.

    Ah..vale lembrar que as pouquíssimas tribos que praticam esses rituais já o faziam muito antes da colonização. E convenhamos, não é agora que de uma hora pra outra iremos mudar um hábito secular, embora eu também não ache certo.
    Fazer alguém se despir de sua própria "cultura" nunca foi fácil, ainda mais nesse caso que envolve misticismo, religião, superstição...enfim, a violência é sim detestável, mas a Sra. há de concordar que não é exclusiva dos indígenas. E ofendê-los não ajuda em nada.
    Ademais, se a questão é "pagar por crimes" aí que a coisa desanda mesmo! rsrs
    Tô cansada de ver político corrupo, marginal, assassino, estuprador ficar 1 ano (e muuuito menos) na cadeia, receber regalias que nem eu em 1 ano de trabalho não receberia e depois voltar pras ruas com a maior onda de satisfação. Sinceramente, se for pra ter uma justiça tão falha assim prefiro ser "bizarro".
    "pagar por crimes no Brasil"...papai Noel também existe. kkk

    J

    Julianna Caroline Terça, 21 de maio de 2013, 10h14min

    Eu não disse que a justiça funciona.
    não distorça minhas palavraS
    Critiquei a cultura indígena e a mania de endeusa-los como se pudessem fazer tudo com a desculpa de que roubaram a terra Deles
    Vc vai defende-los e eu Critica-los
    não vamos convencer um ao outro.
    Encerro por aqui essa discusão q não nos levará a lugar algum
    AbRAços**