Senhores(as) vou tentar explicar meu caso da maneira mais rápida e clara possível. Desde já agradeço a ajuda de todos, sugestões e dicas de como proceder neste mandado de segurança serão muito bem vindas. Muito obrigado

Prestei o concurso para policia militar do estado de São Paulo, na ultima fase que seria investigação social e documentação, fui reprovado. O motivo alegado pela PM foi que sou possuidor de diploma ou certificado escolar invalido e não reconhecido pelo ministerio da educação.

Eu optei por concluir meus estudos através de supletivo, realizei as provas tudo certinho, porém esta escola é vinculada com outra escola, e meu histórico escolar veio desta escola a matriz no caso, a mesma é localizada no estado do Rio de janeiro, infelizmente não sabia disto na época que realizei matricula, só fui saber quando realizei as provas finais. A escola no rio funciona perfeitamente é liberada pelo governo, eu possuo o histórico escolar e declaração de conclusão do ensino médio, o diploma ainda nao ficou pronto, segundo a escola fica pronto até o final de fevereiro.

O que me deixa um pouco despreocupado é que meu nome foi publicado em Diário Oficial no estado do Rio, através da escola, dizendo que conclui o ensino médio eu e mais 500 alunos desta escola.

Essa é a minha atual situação, minhas perguntas seriam.

Existe a possibilidade de mesmo com essa publicação em D.O esse diploma ser invalido ou algo assim?ou seria valido apenas no rio de janeiro, por que o diretor da escola me disse ao telefone que alunos dele estão na Pm do rio é não tiveram problema algum com a documentação.

Como posso saber a veracidade destes documentos ?

Como devo proceder no mandado de seguranca?

Quais seriam os critérios que a Pm encontrou para dizer que meu histórico não é valido ?

Muito obrigado

Respostas

    .

    .ISS Quarta, 06 de fevereiro de 2013, 10h39min

    existe em São Paulo um sistema GEDAE da secretaria da educação, se o Certificado/histórico escolar não consta desse banco de dados ele é considerado invélido, há ainda o fato de que muitas escolas não terem regularizado sua situação junto a Secretaria de educação do estado logo não podem registr os diplomas logo esses diplomas não possuim validade em consequencia há eliminação do concurso.
    Ha! tem ainda a questão de que muitos dos cursos supletivos não serem reconhecidos assiiiiiiiiiiiiiiiiii.

    .

    .ISS Quarta, 06 de fevereiro de 2013, 10h43min

    veja materia abaixo:

    veja se não é seu caso.

    http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,AA1365543-5604,00.html

    SCOLAS DE SUPLETIVO VENDEM DIPLOMAS FALSOS NO RIO E SP
    RSS
    ImprimirImprimir

    Jornal Hoje
    Tamanho da letra
    A-
    A+

    O curso à distância é oferecido como um produto. A "vendedora" explica as vantagens da escola dela. “Em São Paulo, você só pode fazer a prova em abril e outubro. Além disso, em São Paulo você vai gastar em torno de R$ 900 a R$ 1.000, se não houver reprova. No Rio de Janeiro, não tem nada disso, O curso é mais simples e mais fácil”.

    O diploma é do Colégio Brasileiro. A sede fica no Rio de Janeiro. Em São Paulo, as escolas só deveriam preparar o aluno para o colégio carioca aplicar as provas e emitir o certificado. “A prova final tem que ser feita no Rio. Você assina a declaração de presença como se você ido”. Mas essa não é a principal ilegalidade. “Se você não quiser fazer as provas, é só colocar o nome e assinar. O restante somos nós que preenchemos”, disse.

    O Inep não é a única escola que vende diploma. Em Osasco, na Grande São Paulo, outra escola também é parceira do Colégio do Rio. “Você só assina e deixa comigo. Você não precisa nem voltar, a não ser que você queira”. O preço: R$ 600. A funcionária indica onde assinar os gabaritos. Um mês depois, a conclusão do curso foi publicada no Diário Oficial do Rio. O diploma ficou pronto dias depois.

    O ensino à distância está regulamentado no país desde 1998. De acordo com a lei, não há necessidade de cumprir carga horária, nem de freqüentar a escola. O aluno pode estudar em casa. Mas isso não significa que ele está liberado de fazer a prova.

    Sem usar micro câmera, refizemos o caminho do diploma. Em Osasco, a recepcionista não quis nos atender. O Colégio Brasileiro fica no Méier, zona norte do Rio. O diretor reconheceu o diploma comprado em São Paulo. Depois de analisar a pasta do aluno, ele não respondeu como é possível conseguir um diploma sem fazer a prova."Pra mim, o aluno esteve aqui. Existe uma declaração de presença, existe uma prova", disse Luiz Eduardo dos Santos, diretor do Colégio Brasileiro.

    Na Secretaria de Educação do Estado do Rio, o diploma também foi considerado legítimo. "A assinatura é minha. A gente verifica a pasta do aluno, documento por documento, estando tudo como a legislação manda, a gente autentica", afirmou Simone de Almeida, assessora acompanhamento e avaliação.

    Diante da denúncia, a coordenadora de inspeção escolar prometeu suspender os reconhecimentos dos diplomas do colégio brasileiro. “Não assinaremos mais nada pra publicar enquanto não tivermos os fatos esclarecidos. Porque agora, nem ela nem eu tem confiança no dado que está lá dentro”, afirmou Heloísa Macedo, coordenadora de Inspeção escolar.

    Para o promotor público Carlos Cardoso, que acompanhou elaboração da reportagem, as escolas fazem parte de um grande esquema. “Aparentemente estamos diante de uma quadrilha que atua em São Paulo, no Rio de Janeiro e eventualmente em outros Estados. O Ministério Público de São Paulo irá determinar a instalação de inquérito policial, irá acompanhar o trabalho de investigação policial em relação aos crimes que nos foram apresentados”, disse Carlos Cardoso, promotor público.

    O diploma e todo o material obtido pela nossa equipe serão entregues na tarde desta segunda ao promotor que acompanhou a realização da nossa reportagem. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Educação, cabe às Secretarias Estaduais a fiscalização dos colégios que oferecem cursos supletivos à distância.

    ?

    Guerreirorafa Quarta, 06 de fevereiro de 2013, 18h47min

    Não posso afirma que não cai em algum golpe, porem como disse a escola funciona e eu realmente fiz as provas, e houve publicação em D.O no estado do Rio de janeiro.
    Em relação ao gdae não entra publicação do RJ nele já verifiquei isso.

    .

    .ISS Quinta, 07 de fevereiro de 2013, 9h36min

    pois é! vc caiu no golpe!e com certeza mesmo publicado no diário oficial isso pode ser revertido.

    G

    gaga123456789 Sábado, 23 de fevereiro de 2013, 21h41min

    Cara me fala oque vc colocou na sua IS, o endereço da escola vc colocou daqui de soa paulo ou o endereçi do rio ?
    E essa escola do rio vc consultou se ela eh credenciada no site centro de educação estadual do rio ?

    ?

    Guerreirorafa Quinta, 14 de março de 2013, 17h38min

    A escola é credenciada sim, esta no site do governo e também tive meu nome publicado em diario oficial no estado do rio de janeiro, mesmo assim a Pm de sp diz que é invalido.
    O nome da escola é Andreas brunner, conheci através de uma escola aqui em sp que indicava a fazer supletivo através dela por ser reconhecido, a escola em SP se chama [...]. Não recomendo que façam essas escolas, pois só me trouxeram problemas e o diploma até o momento e segundo a PM e delegacia de ensino de SP é invalido....meu mandado de seguranca até o momento o juiz não concedeu a liminar.

    .

    .ISS Quinta, 14 de março de 2013, 17h48min

    E não vai conceder muito provavelmente, sua escola, esses cursos não são reconhecidos pela secretaria da educação de SP, há vários Inquéritos isntaurados para apurar.

    G

    gaga123456789 Quinta, 14 de março de 2013, 21h49min

    entreguei a minha documentaçao essa semana, meu certificado eh do rio tb, mas as provas finais eu fui fazer lah no rio, eu liguei na secretaria de educaçao do rio e fui informarmado que esta escola do rio q eu fiz eh credenciada e funciona corretamente, e meu certificado eh valido.
    Qdo vc entra no site do conselho estadual de educaçao, do rio de janeiro, tem um informativo lah, que fala, que qualquer certificado emitido fora do estado do rio de janeiro naum eh reconhecido portanto naum eh valido, se vc colocou o endereço da escola de sao paulo e o certificado eh do rio jah era.

    G

    gaga123456789 Quinta, 14 de março de 2013, 21h54min

    iss, esses cursos a distancia quem compete o credenciamento deles eh o conselho estadual de educaçao de cada estado, se estiver cadastrado lah entaum eh valido, mas as provas finais tem que ser feitas lah.
    aqui em sao paulo mesmo tem o cead, o instituto universal brasileiro, entre outras q entrando no conselho estadual de educação estaum lah credenciadas.

    P

    Paola Paula Sexta, 15 de março de 2013, 2h11min

    Procure a representação da secretaria de educação do estado em seu municipio e verifique se a emissão do certificado foi de forma regular. Voce pode tambem procurar o conselho estadual de educação. Se voce tiver provas, digo materiais utilizados, provas que voce realizou e tals... a secretaria vai ter que tomar as providencias se for invalido o seu certificado pq os orgaos publicos são responsaveis por nao fiscalizarem corretamente os estabelecimentos de ensino. Se voce tiver como provar que estudou, não pode ser penalizado.

    .

    .ISS Sexta, 15 de março de 2013, 14h46min

    A situação é a seguinte: Não é só SP que não reconhece os certificados emitidos pela escola do rio de janeiro MInas Gerais também não reconhece e orienta as pessoas a prestrem o ENEM.
    CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
    PROCESSOS NºS 39.556, 39.614, 39.616-A, 39.616-B E 39.728 RELATORA: AVANI AVELAR XAVIER LANZA PARECER Nº 702/2011 APROVADO EM 01.09.2011 PUBLICADO NO MINAS GERAIS DE 15.09.2011

    veja o que diz a Secretaria de Educação de MG referente à Escola que vc menciona e creio que este também seja o entendimento de SP sobre o mesmo tema:

    6. INSTITUTO ANDREAS BRUNNER: mantido pelo Centro Brasileiro de Ensino a Distância Ltda., obteve Parecer CEE nº 031/2008, publicado 08/10/2008 e republicado em 14/04/2009 que “Credencia, pelo prazo de 05 (cinco) anos, o Instituto Andreas Brunner, mantido pelo Centro Brasileiro de Ensino a Distância Ltda., para a oferta da Educação a Distância, aprova os Planos de Curso e o autoriza a funcionar, também pelo prazo de 05 anos, com o Ensino Fundamental e Médio, a serem ministrados, exclusivamente em sua sede, localizada na Rua das Margaridas, 335 – Vila Valqueire, Jacarepaguá – Município do Rio de Janeiro, em conformidade com as normas previstas na Deliberação CEE nº 297/2006, a partir da publicação deste Parecer em Diário Oficial, e dá outras providências”. Quanto ao COLÉGIO INTERAMERICANO e o COLÉGIO AGT informamos que não consta em nossos cadastros, até a presente data, credenciamento e autorização de funcionamento dessas instituições para a oferta educação a distância. Informamos, ainda, que a competência para autenticar os certificados ou diplomas de conclusão de curso, expedidos pelas instituições de ensino, bem como a verificação da publicação em Diário Oficial é da competência da Coordenadoria de Inspeção Escolar – CDIN, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Educação do nosso Estado.”
    2. Mérito
    Os

    ?

    Guerreirorafa Sábado, 16 de março de 2013, 15h25min

    Pessoal eu entendi a argumentação de todos.
    A escola é credenciada eu ja conferi no site da secretaria do rio de janeiro.
    E sim realizei as provas lá. Teoricamente estou com a razão e os documentos são validos.
    Na pratica a Pm não aceitou e pronto. O juiz até o momento também não concedeu liminar porém não deu a sentença final. Quem quiser saber mais a respeito me envie um email que mostro os documentos.
    [email protected]

    A única solução é realmente o enem.

    Grato a todos

    G

    gaga123456789 Sábado, 16 de março de 2013, 21h16min

    iss, liguei na secretaria de educação de sao paulo e fui informado que oq compete o reconhecimento desses certificados de ensino a distancia eh o Conselho de educação estadual de cada estado, entaum se a escola eh reconhecida e credenciada no rio esse certificado eh valido em todo territorio nacional, naum compete a secretaria de educação de minas certificar escolas de outros estado.

    G

    Guilherme 678768y9 Sexta, 26 de julho de 2013, 15h14min

    kra eles te chamaram para explicaçoes? ow so publicaram a inaptidao? vc foi inapto pela IS ou pela analise de docs? estou com medo tb pq meu diploma tb é do rio, a escola tb é credenciada e tudo mais. qualquer coisa me envie um email.

    [email protected]

    obrigado

    R

    Raphaelll Quinta, 21 de novembro de 2013, 21h39min

    Eai, conseguiu resolver algo? Meu certificado tbm é do Rio e agora estou preocupado!

    T

    tiagovotu Terça, 04 de março de 2014, 18h29min

    raphaelll vc consegui alguma informação sobre o guerreiro rafa da um salve ai

    T

    tiagovotu Terça, 04 de março de 2014, 18h30min

    rafa deixa deixa seu email pra gente conversa

    T

    tiagovotu Quarta, 05 de março de 2014, 17h24min

    guerreirorafa essa escola que você fez o médio e o supletivo alfa

    P

    pedrohenrique Segunda, 19 de maio de 2014, 22h10min

    estou preocupado tb,

    F

    Fernando Quinta, 16 de outubro de 2014, 13h29min

    ISS
    1-Em um concurso da pmesp, quem da o apto na IS? O agente que fez a minha investigacao ou o CIPM?
    2- Existe a possibilidade do agente enviar o parecer de apto e o CIPM publicar inapto?
    3-CIPM confere tudo que o agente fez para dar o parecer ou vai pelo parecer do agente?