Boa tarde

Após ler diversos relatos de situações não vi nenhuma parecida com a minha, pois bem, preciso da ajuda de vocês com relação ao meu problema, vamos aos fatos: Me mudei para um apartamento quarto/sala a 4 meses atrás, logo após ao me mudar, o apartamento de cima também recebeu uma nova inquilina no mesmo período. A vizinha de cima possui um pitbull, é isso mesmo, ela colocou um pitbull para morar em um apto de quarto/sala, acontece que o bicho é robusto e ao andar ele provoca ruídos, percebo totalmente a rotina do cachorro no andar de cima apenas escutando os passos e barulho de unhas de cachorro, fora as vezes que o cachorro deve pular bruscamente que parece que vai entrar no meu apto. No condomínio onde resido não existem leis nem regras, existe a questão do bom senso (que hoje em dia é coisa rara), já solicitei ao sindico que falasse com a moradora, isso já fiz mais de 3 vezes, detalhe, o sindico reside ao lado do meu apto e disse também já ter ouvido barulho do cachorro. Em uma oportunidade consegui escutar a conversa do sindico com a moradora, e o sindico não conseguiu ser objetivo ao falar, nesse dia a moradora veio ao meu apto querendo resolver a situação, dizendo que o sindico ja havia falado com ela duas vezes, conversamos e ela ficou de colocar botas no bicho para abafar o som. Passado o tempo (duas semanas) o barulho continua da mesma forma e intensidade, resolvi eu mesmo conversar com a moradora mais uma vez, reparem que ja estou em uma situção de stress total, ouço o cachorro andando de noite, de madrugada de manha quando acordo, ouço fazendo barulhos, talvez ele pegue algo com a boca e solte, barulho de coisas sendo jogadas ao chão, enfim, esperei a moradora descer a escada com o bicho para conversarmos e antes de eu perguntar alguma coisa ela já questionou se o barulho melhorou dizendo que havia comprado as botas, eu em tom firme disse que os barulhos continuavam e que ainda existe incomodo, ela tentou argumentar dizendo que não podia fazer o cachorro parar de andar e também mencionou a questão do horário (como se ela fosse regrada com relação a isso) e ainda se acha correta nesta situação dizendo que não faz barulhos pois não anda de saltos e não arrasta moveis (que também são inverdades, a moradora é barulhenta), eu disse que quem quer ter cachorro em casa de grande porte deve tomar certos cuidados, que ela deveria colocar tapetes para abafar o som, ela mostrou não aceitar muito essa opção e ainda queria que eu fizesse um rebaixamento de gesso no teto, observação, o sindico possui isso e também já escutou o barulho, fiquei de dar um tempo para ver se ela resolvera totalmente os barulhos, caso contrario estou pensando em colocar esse caso na justiça, pois a moradora se acha na razão e parece ser totalmente avessa a mudanças de comportamento. Preciso de ajuda, pois essa situação esta incomodando demais, como devo proceder com essa questão sabendo que já conclui algumas etapas como falar com o sindico e falar com a moradora?

Respostas

    J

    jcastro Sexta, 08 de fevereiro de 2013, 16h32min

    Pitbull em apartamento! Cada uma...

    Bruno,

    Verifique a legislação municipal com relação a câes feroses. No Rio de Janeiro, por exemplo, existe uma lei municipal (4.785 de 2008), que permite a permanência de animais em condomínio, não se referindo ao porte mas sim se o animal é feroz( pitbull,fila,doberman,e rotweiller) como motivo para o condomninio impedir a permanencia do animal

    M

    maspp- Rio de Janeiro Sexta, 08 de fevereiro de 2013, 20h59min

    BrunoVNBraga

    Tenho lido muito a respeito de animal dentro de apto, e a maioria o proprietário do animal tem ganhado. Com isso acho que o melhor jeito é conversando com o síndico e pedir a ele que comunique a moradora, que caso o cachorro continue a incomodar moradores ela estará sujeita a penalidade.

    No condomínio tenho tido problema como este, mas lá o R.I diz: Conforme artigo 5 do estatuto do Condomínio, é proibido nos apartamentos, a manutenção de cães ou outro qualquer animal que possa causar incômodo aos moradores do prédio.Com isso enviei uma Advertência ao morador que tome as medidas para solucionar o problema, ou será multado.

    Caso isso não resolva, faça um B.O, e tente resolver desta maneira, ou partindo para meios da Justiça.

    Boa sorte

    I

    Insula fênix Suspenso Sexta, 08 de fevereiro de 2013, 23h45min

    O espaço de um AP é muito exiguo para tal animal, ele precisa de espaço para que não fique neurótico.

    Se o animal latir muito ou coisa e tal, denuncie o tutor do animal por maus tratos!!!

    P

    pensador Sábado, 09 de fevereiro de 2013, 11h10min

    Algo não está bem. Escutar o andar do animal pelo apartamento, devo dizer que não é coisa normal. O normal é que os passos de um ser humanos sejam muito mais ruidosos.

    Na verdade o grande responsável por estas desavenças é a construtora do edifício, ao não utilizar materiais abafadores de ruído entre os pavimentos.

    Talvez seja o caso de ingressar com ação contra a construtora.

    No mais, entendo que seja direito de uso da propriedade o direito de criar animal doméstico, que não ponha em risco a integridade ou saúde dos vizinhos.

    Saudações,

    M

    maspp- Rio de Janeiro Terça, 12 de fevereiro de 2013, 2h03min

    O pensador

    Concordo com que escreveu, o culpado disso tudo são as Construtoras que para ganhar mais dinheiro, estão cada dia construindo aptos com as paredes mais finas. Vai chegar o dia em que as paredes terão apenas meio tijolos em vez de um ou até dois.

    Nos síndicos tem sofrido com este tipo de problemas. E temos que repartir com alguma Autoridade para tentar resolver este abuso das construtoras. Não é justo com os compradores e com os síndicos.

    Estes materiais custam caro , mas se colocar paredes duplas se resolve o problema, mas cai no assunto dinheiro, e por isso é mais fácil fazer paredes mais finas , com meio tijolo.

    Boa sorte

    G

    Gisele 88 Domingo, 21 de abril de 2013, 23h45min

    Não há alternativa caso vocês sejam moradores do Rio de Janeiro, e espero que sejam, porque desta forma a lei ampara a dona a manter seu cão, afinal pelo seu relato o incômodo é mínimo. De fato, o judiciário não se movo por mero incômodo.
    [...]

    A

    Aline A. Domingo, 12 de maio de 2013, 22h37min

    Faço minhas as palavras da Gisele 88 e d'O Pensador. E reforço a parte sobre exercitar o bom senso: por exemplo, pensando que o desgaste com o ruído causado pelos passos do cão deveria ser menor do que o desgaste causado pela dor e sofrimento de tantos animais que sofrem abandono, maus-tratos e todo o tipo de crueldade mundo afora, especialmente os pit bulls, que são constantemente vítimas da ignorância de muitos - não todos - donos e pela sociedade em geral. Espero que antes de pensar em si e na moradora, os envolvidos pensem acima de tudo no bem-estar do animal indefeso, a quem o aparato do estado dá pouco amparo nesse país. Que seja exercitada igualmente a compaixão, muito em falta nos tempos de hoje.

    Insula Fênix: o que um cão precisa para não ser neurótico é EXERCÍCIO, disciplina e carinho, muito mais do que espaço. Há muitos cães criados em apartamento que são perfeitamente saudáveis.

    jcastro: ao falar sobre animais ferozes, você enumera as seguintes raças: "pitbull,fila,doberman,e rotweiller". Saiba que não existe raça feroz, mas criação equivocada. Eu já convivi com animais dessas raças de que você fala que eram ou são absolutamente dóceis, e jamais ofereceram qualquer risco, inclusive a crianças, ao passo que já conheci cães de porte pequeno extremamente histéricos, agressivos e mal-educados. Essas coisas devem ser sempre levadas em consideração para que animais não sejam estigmatizados - e daí para os maus-tratos é um pulo - simplesmente por serem de determinada raça. Há até casos de cães mestiços que, por terem traços físicos de raças consideradas ameaçadoras, são agredidos e até mortos. Temos de ter muito cuidado para não estimularmos a hostilidade tanto a animais, quanto pessoas de determinada orientação sexual, raça, religião, etc. Mais uma vez, o exercício do bom senso e da compaixão são fundamental para todos.

    M

    maspp- Rio de Janeiro Segunda, 13 de maio de 2013, 21h41min

    Aline A.

    É fácil falar em abandono de animais,maus tratos, pois quero ver você morar no apartamento abaixo com um animal como : pitbull,fila,doberman,e rotweiller, animais esses, que não poderiam estar em um apto. O lugar correto para estes animais seria uma casa.

    Tanto que a maioria dos condomínios no regulamento interno, se permite animais desde que não incomodem os vizinhos. Caso isso aconteça, há multas para este morador.

    Escrever é fácil, quero ver é dar uma solução para o problema. Sou a favor de proibição de animais de porte grande dentro de unidades do condomínio.Apesar que temos pessoas que andam em seu apto como um cavalo, e não respeita ninguém.

    Boa sorte

    B

    Bruno Braga Quarta, 27 de novembro de 2013, 12h03min

    A madame GISELE 88 vem me dizer que eu tenho que exercitar meu bom senso? A madame me diz que o barulho é mínimo? Por favor, não quer ajudar não atrapalhe, opiniões como a sua só atrapalham o famoso "bom senso" das pessoas. Eu convivo diariamente com os hábitos de um animal que nem considerado por lei animal de estimação é, e sou eu que tenho que praticar meu bom senso? Pago uma aluguel caro para conviver com o animal da vizinha do andar de cima e eu que tenho que praticar meu bom senso? Opinião que não ajuda em nada guarde pra si mesma, pratique seu bom senso!

    B

    Bruno Braga Quarta, 27 de novembro de 2013, 12h14min

    Aline A,

    Quero ver você defender com tanta coragem essa espécie de animal contra aquelas famílias que sofreram com ataques e que perderam entes queridos. Famílias essas que em depoimentos diziam que amavam e que tratavam bem seus animais e mesmo assim sofreram com ataques. Porque será que existem leis para essa espécie? O proprietário de uma cão da raça pit bull não tem direitos e sim deveres, procurem conhecimento acerca desse assunto.

    Outra coisa ALINE, existe sim RAÇA FEROZ, COM ÍNDOLE DE FERA. Esta na lei ok?

    MAS ISSO É BRASIL, O HONESTO É O MENTIROSO E O TRABALHO É GADO DO POLÍTICO. CORRUPTO! AQUI A LEI DA VALOR AO INFRATOR!

    B

    Bruno Braga Quarta, 27 de novembro de 2013, 12h20min

    maspp,

    [...] O barulho continua ainda, o cão continua no apartamento, entrei na justiça por conta própria e por incrível que pareça não consegui solucionar meu caso. Vou precisar da ajuda de um advogado. Mas vou até o fim, pago um aluguel caro para ter minha tranquilidade e não para ter que conviver com os hábitos e a rotina de um animal que por lei não é considerado animal de estimação. Estamos a beira de uma abismo social onde cada mente faz seu mundo.

    N

    nevS Quarta, 27 de novembro de 2013, 12h20min

    Conheço varias pessoas com Pitbull e são amores de cachorros.

    Se não gostar do cachorro acima, mude.

    É o velho ditado, quem se incomoda se mude.

    É plenamente licita ter um animal de estimação em apartamento. Pitbull nem cachorro de grande porte é.

    Se ainda for um Mastino Napolitano, São Bernardo ou algo do tipo.

    Acredita, um mini poodle incomoda muito mais.

    T

    TATI-SP Quarta, 27 de novembro de 2013, 12h38min

    Tenho uma pitbull extremamente dócil, mas quando mudei para o meu "apertamento" não a trouxe, deixei com a minha mãe, em sua casa que é enorme. Acho muita sacanagem criar animais em locais muito pequenos, mas enfim. Minha pitbull é menos escandalosa que a Lhasa apso da minha vizinha que late para qualquer barulho da porta do elevador, faz xixi no hall e no próprio elevador. Aliás essa mesma quase me mordeu no elevador porque estava muito próxima da dona dela (elevador é minúsculo) assim, o cão é reflexo da postura do dono. Se o pitbull do apto acima ao seu faz barulho, inclusive a noite, é porque ele está inquieto devido ao fato de não ter gasto sua energia, ou seja, sua vizinha não o leva a passar tempo ou vezes suficientes. Isso se enquadra em maus tratos. Veja, cachorro cansado não fica zanzando e fazendo barulho. A minha dorme de roncar a noite toda porque ela tem um espaço enorme para se movimentar. Então você pode Bruno, partir para isso, maus tratos que acho que seria o único jeito de ganhar.
    Para quem disse que pitbull não é animal de grande porte, cuidado: Pitbull é um conjunto de raças de cachorro, sendo que existem espécies de grande e de médio porte (exemplo: american bully, american bull terrier etc). A minha é de grande porte, mas tem um na minha rua que se não for de médio é de pequeno. Então não generalizem.

    N

    nevS Quarta, 27 de novembro de 2013, 19h03min

    Generalizei dizendo que não é de grande porte.

    C

    César Augusto Queirós Quarta, 18 de junho de 2014, 22h32min

    Brincadeira!!! O animal anda e faz barulho? Quando eu vou ao banheiro de madrugada também ando e faço barulho. Não posso andar no apartamento? Como tem vizinho chato!!!

    ?

    BrunoVNBraga Terça, 22 de julho de 2014, 9h48min

    César, brincadeira é ler seu tipo de comentário.
    Somos obrigados a conviver com os hábitos de pessoas, afinal de contas, moramos em sociedade. Não sou obrigado a conviver com os habitos de um animal que é considerado fera, que não é sociável, que não deveria estar morando em um espaço tao pequeno. A sociedade é feita de pessoas como voce, cabeça pequena, por isso os valores estão invertidos e a bagunça é generalizada, mas nao se preocupe meu amigo, você faz parte da maioria.

    ?

    BrunoVNBraga Terça, 22 de julho de 2014, 9h56min

    Meu senhor ou minha senhora, sua opinião é totalmente descartavel por ser inútil e mesquinha. Voce acha que eu devo pagar uma multa por findar um contrato de aluguel para sair do meu apartamento devido a cadela da vizinha? Essa frase de que o incomodado que se retire você aprendeu no primário, já esta na hora de evoluir.

    É direito da vizinha ter animal, mas é direito meu ter paz e sossego, minha unidade habitacional é inviolável, por lei sou protegido se algum ruído me incomodar, mas como o Brasil é o pais da impunidade e de pessoas totalmente sem noção, a lei permite que um cão pitbull more em um apartamento quarto sala, a lei permite que a vizinha ande com a cadela sem focinheira pelas ruas e pelo condomínio, esta na lei que é proibido, mas vai tentar buscar seus direitos na justiça, é perda de tempo.

    QUEM GOSTA E CONHECE CACHORRO SABE QUE O ANIMAL PRECISA DE ESPAÇO PRA SE SENTIR FELIZ, O CACHORRO PRECISA CORRER PRA SE SENTIR BEM, PRECISA LATIR SEM MOTIVOS, PRECISA SAIR CHEIRANDO POR AI, VASCULHANDO, VIVENDO A VIDA DE CACHORRO, O QUE TEMOS AQUI É UM CACHORRO VIVENDO A VIDA DE UM SER HUMANO, UM CACHORRO QUE TEM A SUA FELICIDADE CONDICIONADA A VIDA EGOÍSTA DE SUA DONA, MAS O MUNDO É ASSIM, VALORES INVERTIDOS!

    ?

    BrunoVNBraga Terça, 22 de julho de 2014, 10h00min

    Tati-SP

    Pessoas como você são maravilhosas, pessoas que entendem as necessidades dos seus cães, você esta totalmente correta em sua atitude, sua cachorra é feliz de verdade e você é a responsável por isso, PARABENS!

    B

    Bruno Machado Terça, 22 de julho de 2014, 10h01min

    Leia a convenção do seu condomínio, alguns não aceitam animais.

    Acredito que a melhor solução seja o dialogo, pois se ingressar com uma ação a mesma provavelmente será improcedente. Muitos juízes alegam que é "mero aborrecimento do cotidiano" .

    Alguns defendem que você deva ingressar com uma ação contra a construtora, discordo firmemente. O gasto e o tempo que esta ação irá durar não vale a pena (fora que a chance de ser improcedente é gigantesca).

    ?

    BrunoVNBraga Terça, 22 de julho de 2014, 13h20min

    Grande Bruno,

    Você falou tudo, já tentei solução através do criminal e não consegui nada, tentei através do juizado especial civil e o resultado foi que a justiça não se importa, meu problema é muito pequeno. Ja conversei com diversos advogados e a resposta é sempre a mesma, é um problema pequeno de opiniões ambíguas, posso sair como certo ou como errado da historia. É complicado ainda mais sabe porque? Nem convenção meu condomínio tem!!!!! É INACREDITÁVEL MAS É VERDADE! O suposto sindico deu como uma das soluções bater no teto quando eu ouvir barulho, eu fiz isso e ele chamou a policia pra mim em uma atitude pequena e covarde. Estou esperando findar o contrato de aluguel para sair daquele "pombal", a única solução é essa.

    Sobre processar a construtora, o edifico é antigo e quando foi construido eu penso que o engenheiro não calculou que no século 21 existira uma pessoa que iria se mudar com um pitbull pra um apto quarto/sala, acho que por isso não foi fabricado com a devida estrutura pensando nesse "problema", com certeza processar a construtora seria improcedente.

    É bom ler boas ajudas, obrigado pela sua.