URGENTE, SOS::LEI DO IDOSO: FILHO É OBRIGADO A CUIDAR EM QUALQUER SITUAÇÃO?
Olá, Drs, como sempre eu tentando ajudar quem me procura,e eu recorro a voces que sempre são muito atenciosos, desde ja agradeço. O caso agora é uma mulher de 45 anos que desde os 12 anos não convive com o pai. Esse após se separar da sua mãe, caiu no mundo colecionando filhos abandonados, nunca tentou se aproximar dela ou dos irmãos, nunca deu amor, pensão, etc... Ela tentou se aproximar dele quando jovem, quiz morar com ele, ficou por um tempo, foi molestada, e após relatar o caso para a madrasta na epoca foi expulsa de casa. Enfim passou anos, há 5 anos atraz soube que ele estava doente e ajudou, quando ele ficou bom, teve mais uma decepção, o mesmo furtou dinheiro da familia. Resolveu esquecer e seguir em frente. Hoje, os irmãos cobram dela que ela ajude a cuidar dele, pois o mesmo teve novo AVC. O marido não quer que ela volte a cuidar do pai, e ameaça ate se separar caso isso ocorra. Por outro lado, o pai, tem aposentadoria de 4 salarios minimos, e um imovel que pode vir a alugar, o que não o enquadra como idoso em situação vulneravel (correto?). A duvida é a seguinte: Podem os irmãos obriga-la a cuidar do pai? Podem processa-la? Não seria o caso de designarem um tutor, alguem responsavel para cuidar do dinheiro dele, e pagar alguem profissional para cuidar do pai?Como a justiça veria esse caso? Muito Obrigada, e nos ajudem por favor.
Gostaria de saber o seguinte,minha mãe é aposentada e está acamada com Alzheimer avançado, meu padrasto é tutor dela,mas devido a idade 79 anos não pode cuidar de minga mãe sozinha ,pois esravrequer cuidados especiais,sendo os 2 aposentados e tendo irmãos com Boa situação financeira ,eu tive q abrir mão de trabalhar pra ajudar a cuidar de minha mãe ,como não tenho renda e preciso pagar minhas contas ,como devo proceder para q eu possa cuidar e sobreviver ?
Boa noite moro com meu pai e minha madrasta em um terreno com 3 casas, minha madrasta recebe uma aposentadoria salario minimo e meu pai dois salarios minimos. Neste terreno nas outras duas casas moram meus dois irmaos, meu pai possui 6 filhos, porem somente eu moro com eles, o restante e tudo casado, o que ocorre e que tanto meu pai como minha madrasta sao doentes, com idade avançada, minha madrasta meus irmaos nao gostam dela e nao ajudam em nada a cuidar dela, eu trabalho num emprego de segunda a domingo com uma folga na semana. Ajudo com todas as despesas financeiras em casa, como tambem com as reformas de nossa casa. O que ocorre e que estava solicitando ajuda dos meus outros irmaos para cuidarem do meu pai, que pelo menos ajudassem a pagar o convenio medico ou que levassem ele no medico em dias de consulta, porem estamos numa briga forte porque eles acham que porque moro com meus pais a obrigação e sua minha. Existe alguma lei que me obrigue a fazer tudo sozinho? Ou que obriguem a eles a me ajudar? Tenho varias testemunhas que podem provar o quanto me esforco para cuidar deles e como eles se negam a ajudar
Minha mãe cuida da minha avó doente a mais de 10 anos, ao todo são 5 filhos que só ajuda quando quer, agora ela quer transferir a responsabilidade para os outros tbm, um dos irmãos dela disse que como ela (minha mãe) é a filha mais velhaa obrigação é dela , inclusive que a justiça garante isso. Minha mãe nao trabalga e nao tem rensa fixa, ela é sustentanda por nós (seus filhos). Queria saber se a justiça obriga elaa cuidar da minha avó até a morte pq ela é a filha mais velha?
ola bom dia eu gostaria de entender uma sou Casado só que a minha esposa me proíbe de visitar a minha mãe ao qual eu tenho muito apresso ela tem uma idade mais de 50 anos de idade e tem sérios problemas de saúde uns dos graves problema que ela tem é falta de Ar que não passa e isso eh chamado de DPOC (deficiência pulmonar obstrutiva cronica) ao qual a lei abrange que o filho tem o dever de cuidar e visitar a genitora sempre que poder e ajudar a genitora no que precisa só que tem um problema a esposa do filho não aceita que ele vai visitar o que eu devo fazer pois existe lei que fala que se eu não cuidar eu vou preso
Olá, uma tia minha (83 anos) morava numa casa anexa a casa de uma tia (mais nova da todos, uns 60 anos). A 3 anos esta tia se separou do marido e arranjou um namorado, e agora ela não quer a irmã mais velha morando lá e fez a irmã mais velha mover uma ação de alimentos contra os outros 4 irmãos. A proposta era todos os irmão ajudarem com 1/2 salário mínimo, para mantê-la numa casa de idosos. Porém como a maioria dos irmãos só recebem 1 salário mínimo, isso era inviável, e o acordo feito, foi de que os irmãos revezariam os cuidados. Na época não se sabia que havia casa e idosos mais em conta, onde os irmãos poderiam ajudar com menos que 1/2 salário. E além do que, os irmãos tbm ficaram mais velhinhos e estão com dificuldade de continuar cuidando. Sabe-se que a irmã mais nova, que não queria mais ficar com ela, mesmo no período em que ela foi obrigada a ficar com ela, sai quintas feiras a noite e só volta no domingo, deixando a minha tia sozinha em casa. E além disso, 2 dias da semana, também sai de casa e só volta a noite. Há alguma coisa, que meu pai possa fazer para alterar este acordo, para colocarem ela nesta casa de idosos? Pois ninguém mais dá conta de cuidar dela, pois ela acha que os irmãos ainda são meninas e menino, que tem que dar atenção só para ela, mas todos tem seus próprios esposos e esposas doentes para cuidar tbm, além de cuidar de si mesmos. E o que fazer financeiramente se todos não tem condições financeiras para arcar com a diferença de uma casa de idosos? A minha tia ganha somente 1 salário, que é referente a pensão da minha avó (já falecida). É possível conseguir aposentá-la como agricultora, que foi até os 60 anos, e permanecer com a pensão da minha avó, para assim poder ajudar no pagamento de uma casa de repouso? Agradeço no que puderem me ajudar nesta questão, pois está bem difícil a situação para meu pai e a maioria dos outros irmãos, que ficam 97 dias do ano com ela.
Bom dia... Minha mãe é renal crônica faz hemodiálise a 9 anos, hoje eu tenho uma uniao estável com um rapaz, trabalho com ele na loja dele é faço faculdade de noite. Minha mãe tem eu de 22 anos e minha irmã de 16 anos, mais ela quer me obrigar a morar com ela. Gostaria de saber se eu posso apenas ajudar com algumas despesas ou se eu sou obrigada a morar com ela.
Por favor preciso de ajuda tenho 34 anos solteira uma filha minha mãe mita comigo tem 65 anos a 5 anos meu pai teve um AVC eu nem o conhecia minha mae resolveu ir morar com ele para cuidar dele ele trabalhava acabou devido a 2 anos em hospitais saiu do emprego e só com o salario minimo não conseguiu se manter acabou que trouxe eles para minha cidade morar comigo só que ele e um homem ruim eles nos chiga já nos agrediu ele e idoso não podemos fazer nada sempre assim 5 anos hospital casa cuidamos eles nos chingando ele joga as coisas fala palavras de baixo escalão não aguento mais ele não me criou não educou nunca teve presente eu queria saber eu sou obrigado a cuidar dele ele não tem casa nem condições e ninguém que Fic com ele ele não cuidou ou criou nenhum dos filhos o que eu posso fazer .Eu não quero ele comigo mais tenho uma filha adolescente ele já agrediu ela fala nomes horríveis ele ta acabando com a minha família
Estou a quase 4 anos cuidando de minha mãe que sofre Alzheimer. Somos em 5 filhos, mas só posso contar com ajuda financeira de uma de minhas irmãs, porém ela mora em outra região do país, cuida da sogra doente e não esta bem de saúde. Minha mãe é casada, porém não pode viver sob o mesmo teto que o marido pois o mesmo não sabe cuidar dela e tbm é idoso, este pagava pensão a mesma, porém deixou de visita-la e não quer mais pagar a pensão que era espontânea. Desde que a patologia se agravou ela esta sob os meus cuidados. Tive que parar de trabalhar fora para cuidar dela, mudei de casa para atender as necessidades dela e meus irmãos se negam a me ajudar financeiramente, dizendo que não tem condição. Nem ligar para saber como ela esta, se precisa de alguma coisa. O que posso fazer em relação ao meu padrasto que não quer pagar mais a pensão, sendo que ele é aposentado e pensionista e em relação a meus irmãos q tbm não ajudam?