URGENTE, SOS::LEI DO IDOSO: FILHO É OBRIGADO A CUIDAR EM QUALQUER SITUAÇÃO?
Olá, Drs, como sempre eu tentando ajudar quem me procura,e eu recorro a voces que sempre são muito atenciosos, desde ja agradeço. O caso agora é uma mulher de 45 anos que desde os 12 anos não convive com o pai. Esse após se separar da sua mãe, caiu no mundo colecionando filhos abandonados, nunca tentou se aproximar dela ou dos irmãos, nunca deu amor, pensão, etc... Ela tentou se aproximar dele quando jovem, quiz morar com ele, ficou por um tempo, foi molestada, e após relatar o caso para a madrasta na epoca foi expulsa de casa. Enfim passou anos, há 5 anos atraz soube que ele estava doente e ajudou, quando ele ficou bom, teve mais uma decepção, o mesmo furtou dinheiro da familia. Resolveu esquecer e seguir em frente. Hoje, os irmãos cobram dela que ela ajude a cuidar dele, pois o mesmo teve novo AVC. O marido não quer que ela volte a cuidar do pai, e ameaça ate se separar caso isso ocorra. Por outro lado, o pai, tem aposentadoria de 4 salarios minimos, e um imovel que pode vir a alugar, o que não o enquadra como idoso em situação vulneravel (correto?). A duvida é a seguinte: Podem os irmãos obriga-la a cuidar do pai? Podem processa-la? Não seria o caso de designarem um tutor, alguem responsavel para cuidar do dinheiro dele, e pagar alguem profissional para cuidar do pai?Como a justiça veria esse caso? Muito Obrigada, e nos ajudem por favor.
No caso não vejo como obriga-la a cuidar, uma vez que financeiramente ele é auto suficiente, possui imóvel próprio e outros filhos pra cuidar dele. Ainda mais se ela relatar a um juiz que foi molestada e que não deseja nenhum tipo de contato com o verme que se diz genitor dela. Diga a sua conhecida que deixe que os outros filhos se virem com ele, e que ela preserve o casamento dela. O genitor dela não precisa da ajuda dela. Boa sorte**
boa noite,
recentemente meu pai que morava com o irmao dele veio morar comigo e minha esposa que esta gravida, devido tais mudanças tivemos que alugar um imovel maior e isso acarretou mais gastos em meu orçamento, meu pai tem 65 anos, portador de parkinson, teve avc e tem movimentos limitados tendo que se locomover usando veiculo o qual nao sou possuidor, ele recebe 1 salario minimo de auxilio doença o qual se restringe a gastos medicamentosos, alimentação e transporte com o mesmo, tenho uma irmã que reside na cidade e tentei diversas vezes com ela para que me ajudasse com os gastos dele e para que ele pudesse ficar um fim de semana por mes em sua casa....Tem alguma lei que obrigue ela a ajudar com as despesas de meu pai e tambem ajudar nos cuidados (ficar um fim de semana com ele)?
Ola,drs , olha sou separada do meu pai desde dois anos de idade,ele bebia muito e batia na minha mae deixava a gente passar fome dizem ate que meu pai abusou da minha irma,minha mae separou dele nos arrumou um padrasto perfeito que nos criou eu e minha irma,hoje meu pai tem cançer e nenhum dos irmaos dele nao querem cuidar dele e querem que eu pague eles para cuidar mas nao tenho condiçoes tenho dois filhos pequenos,o concelho tutelar ta em cima de mi , me pressionando para cuidar dele eu faço o que posso lavo a roupa dele,acompanho nas consultas,eu consegui encostalo,ele nao abre mao do cartao para ajudalo,garda todo dinheiro,a irma dele ja ate rubou uma casa que ele tinha,hoje ele tem outra doada pela prefeitura, mas nao tem escritura,o que eu fasso estou desesperada...desde ja obrigada.
Olá Drs, Meu pai saiu de casa aos 65 anos para constituir uma nova família. Aos 80 anos, ele tem uma mulher de 38 anos e dois filhos adolescentes. Hoje ele está dando muito trabalho a ela, está doente e ela quer que cuidemos dele. Acontece que minha mãe com 79 anos está com Alzeihmer causado por anos de depressão. Meu pai sempre foi mulherengo, ausente e ela sofreu muito. Sou deficiente física (paraplégica e já com fraquezas nos braços por conta do uso exagerado), trabalho, morro só e tenho quem me ajude somente 2x por semana por uma questão financeira. Minha mãe mora com minha irmã que trabalha muito como professora todos dias à noite e mais 3 dias durante o dia. Uma vez que ele constituiu uma nova família, não seria essa família responsável por ele, embora ele ainda seja casado oficialmente com a minha mãe?
Ola Drs, minha esposa estava olhando a minha sogra a dois anos atrás, ela tem ausaimer e preciso de cuidados especiais, os irmão mais velhos da minha esposa se reuniram e resolveram tomar conta da minha sogra, porém agora ela não fica mais em sua casa e tem que viajar toda constantemente para ficar mudando de casa em casa, sem endereço fixo, um empurrando para o outro, ela tem 87 anos, não seria mais apropriado que eles olhassem-a em sua casa para seu melhor bem estar? Ela é auto suficiente financeiramente, criou os filhos nessa casa e agora não tem a dela, é certo isso? Desde já obrigado.
Eu tenho Três irmãs e um irmão: uma aposentada, uma que mora em outro estado, é viúva e ganha uma pensão mas também trabalha e a outra, mora comigo, na casa da minha mãe e nos revesamos para cuidar dela. Meu irmão, nem aparece. A pensão da minha mãe fica com ela, para suas despesas, pois ela tem filhos menores e eu sou a provedora de minha mãe. Moramos em casa própria, mas, mesmo assim, precisamos de ajuda, pois, nós já estamos estressadas , porque minha mãe foi diagnosticada com Esquizofrenia. Os outros irmãos não dão ajuda financeira e só de vez em quando,a aposentada pega minha mãe para levá-la para passar um fim de semana com ela, mas logo a dispensa. Eu trabalho o dia todo, mas sou responsável pela comida, remédios e a outra, com os filhos, fica com ela dia todo. Não tem uma lei que os faça ajudar mais, dar mais atenção a minha mãe , levá-la para passear e prover o que não podemos por falta de tempo, ou dinheiro?
Vc pode chamar os demais irmãos na justiça, para que todos colaborem FINANCEIRAMENTE, contudo, a justiça irá questionar a utilização dos recursos da idosa já que um dos filhos a usa indevidamente em interesses próprios. Se sua irmã tem filhos ela deve trabalhar para sustentá-los e exigir que o pai deles tmb colabore.
Não se pode obrigar uma pessoa a amar, a fazer companhia.
Boa noite,meu sogro mora com uma mulher porem tem uma casa que o mesmo posa duas vezes por semana e os outros dias na casa dela,tem uma uniaõ estavela oito anos,as roupas dele,documentos todos estão com a mesma,porem ele teve um AVC,foi interndado,a esposa,sacou toda a aposentadoria dele,se apossou do carro do mesmo,assim como conta do banco.Agora ele saiu do hospital ela desidiu e não quer cuidar dele e quer que os filhos que não tem condiçoes fique com ele,e esta torturando ameaçando trazer e largar o mesmo na casa dos filhos.Como proceder nesse caso????
Os filhos terão que cuidar ou ajudar a companheira cuidar.
Se ela não quer cuidar, os filhos terão que interditar o pai, bem como, providenciar a dissolução da união estável, via defensoria pública.
Se ela não pode cuidar, por trabalhar fora ou por motivo de doença, os filhos deverão ajudá-la. Terão que se reunir para conversar.
Se ninguém pode/quer, terão que interná-lo em clínica de repouso particular ou pública.
boa noite...meus pai tem 80 anos e minha mãe 72...tem uma boa casa em são paulo...mas devido ao stress e problemas de saúde resolveram mudar para o interior...alugaram uma xácara ao lado da minha..querem ter sua privacidade...pago plano de saúde e ajudo no que posso...mas agora precisamos alugar sua casa em são paulo para que tenham um maior conforto...só que nesse imovel mora meu irmão que alem de não ajudar em nada a 6 anos sozinho e não quer desocupar o imóvel ...ele tem 34 anos...e tranca a casa quando eles vão até ele....é de cortar o coação....oque devo fazer?///
Se é do interesse de seus pais alugar o imovel que sejam eles a mandar o outro filho sair do imóvel ou que eles passem a vc uma procuração para agir em nome deles.
Se o safado impede os idosos de entrar na casa, seja homem, chame um chaveiro e troque todos os segredos e ponha trancas novas e mais seguras!!! Quando o safado aparecer deixe que ele crie um escarcéu e vc chama a policia!! Faça que a policia o veja como um maltratador de idosos!!!
Nete Cunha Entendo que seu filho não é obrigado ficar a sua disposição, mas, ele deve ajudar de alguma maneira, como pagar uma acompanhante, por exemplo. Se a senhora não tem recursos suficiente para pagar uma acompanhante e/ou empregada, pode pedir via judiciário ajuda financeira para seu filho, caso ele tenha condições econômicas e se recuse ajudar espontaneamente.