Até onde vai o Direito dos Pais de Castigar o Filho? privando totalmente a liberdade
Tenho 20 anos e namoro uma adolescente de 15. Ocorre que os pais dela descobriram que transamos, logo estão castigando-a. Apesar do Poder familiar, que é direito da guardiã mãe da menor, acredito que está se excedendo, privando ela de se comunicar (celular, internet), sair (ir e vir). Na prática deixando-a apenas com acesso ao quarto, sala e cozinha. Nao permitindo nem mesmo sair para a garagem da casa. Com apoio do ECA e os principios do direito de familia como o do melhor interesse da criança e do adolescente. O que sugerem para me ajudar nesta situação, por meio jurídico. Já que é o tipo de situação que não tem conversa. O fato não e a proibição do namoro, mas o castigo imposto como forma de vingança do padrasto da adolescente. Há um ano atrás ela sofreu o mesmo constrangimento sendo até mesmo levada ao médico, em que a causa era a falta de sol na pele, devido ao castigo, o que a fez adoecer. No aguardo de respostas jurídicas agradeço desde ja a ajuda.
Se vc se afastar da menina isso já seria para ela de ajuda bastante.
Ano passado ela ficou quantos dias sem pegar sol??? Ela sequer se aproximava de uma janela??? Por qual motivo ela ficou proibida de tomar sol???
OS pais tem direito de guarda sobre o filho. Desde que não estejam torturando-a fisicamente nem maltratando com ofensas, o resto é questão de opinião. No ECA não á nada contra impedir um filho de sair para passear e encontrar um namorado.
Os pais estão apenas exercendo o direito de pais, a obrigação de pais.
Insula fênix pedi ajuda jurida e nao opniao pessoal. Se ela adoeceu por conta do castigo isso se resume a maus-tratos, abuso no castigo. O castigo tem que ter caráter pedagogico e nao a causar dano a saude, como ja ocorreu e agora com 15 anos de idade ela tem direito a se relacionar com pessoas nao estou falando so de min, faz parte do desenvolvimento do adolescente as relações pessoais, portanto privar a comunicação com outras pessoas e o mesmo que tolir o direito de desenvolvimento do adolescente, adolescente esta em condição especial, todos devem propiciar que ele evolua sem constrangimentos. Uma pessoa que nao conversa, nao se relaciona, nao desenvolve e o mesmo que deixar um cachorro trancado em um quintal, que fica agressivo... .
No aguardo de outros colegas no forum que possam ajudar.
foram tres meses de castigo . Quanto ao ECA. ..
art.15 - A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.
"Art. 16. Direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:
I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais;
II - opinião e de expressão;
III - crença e culto religioso;
IV - brincar praticar esportes e divertir-se;
V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminações;
apenas encontrei estes dispositivos, gostaria de ter ajuda com tipo de ação e outros dispositivos que possam dirimir o caos que tem ocorrido.
Iso que vc postou é o mesmo que olhar pelo buraco de uma fechadura. Só aborda 1 lado. E o outro lado? Não existe?
Se os pais orientam o filho e este não obedece, o que eles devem fazer? Opção A: joga-lo na rua? Opção B: dar uma surra? Opção C: deixar correr, aceitar a decisão da criança/adolescente que vive de baixo do mesmo teto e às espenças deles?
Veja que nos ítens do artigo não menciona "namorar", portanto, se os pais julgarem-se embuidos de forte motivo, poderão regrar e condicionar as saídas do adolescente. Ou ela ficou presa lá por meses????
nao to tocando no assunto do namoro, isso e o de menos. mas a privação da liberdade . presa como simples objeto, como se nao tivesse necessedida de sorrir, se divertir, executar atividades, ficar apenas presa dentro de casa ... o castigo durou tres meses ... ELA ADOECEU POR CONTA DO CASTIGO, qual o pai em sã consciencia castiga o filho pra ver o mal ? como ja disse o castigo tem carater pedagogico e nao como forma de vingança pelo sentimento de orgulho como esta ocorrendo, ela ta sendo privada da comunicação ate com amigos ... como ja disse, do ultimo castigo ela nao podia se quer ir ao quintal da propria casa.
aiai gente estamos no sec.XXI. com quantos anos de idade voces perderam a virgindade de voces mesmo ??
e nao e criança e adolescente .. nunca prejudiquei ela em nada, ajudo ela nos estudos .. sempre respeitei a familia, nos davamos bem.. ate descobrirem que ela se tornou uma moça, nosso namoro perdeu a permissao por conta desse fato, o que e mais do que natural ... Homem x Mulher, Jovens, hormonios, namorados, sexo .... gente vamos deixa de hipocrisia e vamos ajudar por favor. O fato e que um castigo como esse apenas faz abaixar a auto estima de qualquer pessoa .. se coloquem no lugar do ente de direitos adolescente .. a gente ta falando de ser humano e nao de um robo que nao tem desejos.. mas agradeço a todos os comentarios
" ente vamos deixa de hipocrisia e vamos ajudar por favor. "
Vc só quer ler o que concordar com vc?
" se coloquem no lugar do ente de direitos adolescente "
Vai ser dificil, eu não sei o que é isso. Ainda não cheguei lá. Acho que a maioria aqui nem passou dos 11 anos de idade.
"a gente ta falando de ser humano e nao de um robo que nao tem desejos."
Se vê uma criança querendo comer todo um saco de bala (ela tem "desejos" em comer os doces!!), vc permitiria? Claro que não (se for um sujeito são). Isso demonstra que vc sabe (ou deveria saber) que desejos devem ser disciplinados.
Se sua namorada não aceita disciplina deveria fugir de casa e passar a morar nas ruas, ou se prostituir para não passar fome. Ia passar coisa pior. MAs esse é o resultado do descontrole. Disciplina é CONTROLE. O indivíduo tem de se auto controlar.
Se ela não aceita a disciplina a ela imposta, se ela não consegue se controlar, os pais tem o DEVER de fazê-lo. Concorde vc ou não.
Vc conta muita história. Mas como vc não mora lá, não a conhece a vida toda, seu ponto de vista é parcial.
Faça como A Dra Julianna sugeriu. Denuncie ao Conselho pelo cárcere privado. E acompanhe as descobertas que os conselheiros farão.
De qualquer forma, se os pais dela disserem que não a querem namorando vc, eles podem impôr isso. Se eles diserem que não a querem namorando ininguém, eles pode fazer isso.
Lembre-se que se ela engravida, eles é que terão de aguentar as pontas. Nem vem dizer que ela é responsável coisa e tal. Todo mundo se acha o bam-bam-bnam a te acontecer (foi sem querer, a gente não pretendia....blá blá blá). Se ela vai transar que esteja capacitada a assumir as consequências. Teha uma profissão e esteja se sustentando para sustentar o filho.
Nem vem dizer que se engravidar vc ia adorar o filho, que ajudariam blá blá blá. Até ela reencontrar um carinha do ginásio.....vcs brigam....passa a ver o filho a cada 15 dias....conhece outra mulher, começa a ver a ex como uma comedora de pensão (aquela traidora!!! me trocou por aquele merdinha!), começa a calcular um jeito de diminuir a pensão.
Nem vem dizer que isso NUNCA irá acontecer com vc. Sabe o que é chato em ser adolescente(mesmo com mais de 20 anos, sim, com mais de 20 anos!!! pois eles existem!!!)??? É pensar que já se sabe tudo, que controla tudo. A vida só vai ser como foi planejada.
Caro Henrick. No seu face vc diz que está em relacionamento sério com a Gaby (e ainda expõe a fama da moça na web, deve amar muito mesmo essa garota) desde dezembro/2011.
Bem, se hoje ela tem 15 anos, em 2011 ela tinha menos de 14 ou 14 recém completos.
O detalhe interessante é que vc já tinha 18 anos.
Vc sabe o que isso significa???
Os pais dela podem lhe denunciar por abuso de menor, estupro de vulnerável.
Faça um favor a sí mesmo e a essa adolescente desmiolada: se afasta dela o quanto antes. Ao menos vc evitará de virar noivinha dos marmanjos barbudos sarados da cadeia. Eles adoram uma carne fresca, ainda mais com esse seu aspecto de imberbe (vejam a foto do perfil do facebook).
Juizo, menino!!!!
A lei interpretada ao pé da letra leva a absurdos, e é o que acontece com o ECA, as pessoas e até o judicário tem feito isso e aí cria-se seres com super poderes, que podem tudo. As crianças e os adolescentes já estão percebendo isso e se tornando cada dia mais sem noção de limites. A constituição, que é a lei suprema, diz que educação é dever da família e do estado, se é dever da família, esta tem autoridade e autonomia para agir; desde que não cometa absurdos.
Concordo em nº, gênero e grau com vc, Hedon. Esses muleuqes estão crescendo sem limites!!!
Desde quando umas palmadas na bunda ou um tapa na boca quando o muleque fala palavrão, deixa alguém traumatizado???? Essas novidades estão formando um bando de mariquinhas exceivamente sensíveis, um bando de pustemas que se melindram por nada, quando não indivíduos ditadores que exigem direitos e não reconhecem obrigações, nem respeitam o direito do próximo!!
Eu que digo: Ecah!!!!
Se fosse minha filha não deixaria nem por os pés na rua e se o estado aparecer por lá querendo dar uma de autoridade falaria: Leva então! O Estado é um Lixo, tem condições de garantir o mínimo de dignidade, não tem que se meter na vida familiar, a menos que haja realmente crime. Não é direito do adolescente transar, mesmo porque não tem cacife para arcar com seus atos,