Uma pessoa foi autuada por policial militar no art. 165, a autoridade afirma ainda no auto que ela não nega ter usado bebida e assinala o item onde está escrito que o condutor declara ter feito uso de substância psicoativa. Acontece que o carro foi abordado por estar estacionado em local ermo, apesar do condutor estar alcoolizado ele não estava conduzindo nada pois o veículo estava parado e com o motor desligado, neste caso tem como entrar com recurso?

Respostas

    F

    Fernando Andrighy Sábado, 16 de fevereiro de 2013, 3h48min

    Nessa abordagem, o condutor esta só?

    ?

    Ligia Marques de Almeida Sábado, 16 de fevereiro de 2013, 3h55min

    Havia outra pessoa no carro.

    ?

    Ligia Marques de Almeida Sábado, 16 de fevereiro de 2013, 4h05min

    Quando a mãe do envolvido perguntou ao policial se o filho dela estava dirigindo, o policial informou que o carro estava estacionado e que só abordou os passageiros por achar estranho um carro estacionado em local distante da via pública.

    F

    Fernando Andrighy Sábado, 16 de fevereiro de 2013, 4h08min

    o condutor assinou a multa?

    ?

    Ligia Marques de Almeida Sábado, 16 de fevereiro de 2013, 4h14min

    Não assinou. A Habilitação foi apreendida mas já foi restituída. O que causa surpresa são os tópicos que o policial assinala no auto de constatação. No auto de infração entregue para o condutor não consta a identificação do local, já no auto de constatação consta o local, acredito que não há falhas no preenchimento do auto. O que resta dúvida é o fato do condutor não estar dirigindo, o carro estava estacionado com o motor desligado.

    P

    Pádua Recursos Sábado, 16 de fevereiro de 2013, 10h38min

    Lígia,

    O simples fato da omissão do local no auto de infração já é motivo para o seu cancelamento.

    Atenciosamente,

    Pádua

    [email protected]

    C

    Consultor ! Sábado, 16 de fevereiro de 2013, 12h34min

    Veiculo apenas "parado" e nao "estacionado".
    Correta a fiscalização.

    P

    Pádua Recursos Sábado, 16 de fevereiro de 2013, 16h52min

    Lígia,

    Como não dá para a pessoa provar que não estava conduzindo o veícul, aborde apenas o erro no preenchimento do auto de infração, como eu já orientei.

    A simples omissão do local no auto de infração já é motivo para o seu cancelamento.

    Atenciosamente,

    Pádua

    [email protected]

    ?

    Ligia Marques de Almeida Sexta, 22 de fevereiro de 2013, 6h39min

    Oi Pádua, obrigada pelas informações. Acrescento que no AI consta impresso no auto o cód. do município e o município de autuação. Contudo no campo onde deveria vir especificado o local da infração nada consta, será que somente este fato invalida o auto? Outra observação é que se pode comprovar que o veículo estava estacionado pois o agente da polícia informou tal fato para as três pessoas que compareceram ao BPM para retirar o carro que os policiais levaram para o mencionado batalhão. No auto também não consta no verso o tipo de documento recolhido, apenas disseram que depois a habilitação poderia ser restituida junto ao Detran. Outra coisa o carro foi apreendido e dirigido por policiais, sem que fosse lavrado o Termo de Apreensão do Veiculo, documento essencial e obrigatório, para preservação do patrimônio apreendido, e que descriminaria o estado do veículo e os seus agregados, este fato também pode ser alegado para invalidar o auto?
    Caso possa avaliar a questão desde já agradeço pela atenção.

    P

    Pádua Recursos Segunda, 25 de fevereiro de 2013, 10h45min

    Lígia,

    A simples omissão do local da autuação jé é motivo para o cancelamento do auto de infração.

    Mas você pode abordar esses outros acontecimentos, que muito ajudarão na sua defesa.

    Um veículo parado, mesmo que esteja com o condutor no seu interior, está estacionado sim, principalmente com a afirmação dada pelo policial.

    Atenciosamente,

    Pádua

    [email protected]

    C

    Consultor ! Terça, 26 de fevereiro de 2013, 9h57min

    Anexo I do CTB:

    Parada - imobilização do veículo com a finalidade e pelo tempo estritamente necessário para efetuar embarque ou desembarque de passageiros;

    Estacionamento - imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros.

    E acrescento: veículo estacionado REGULARMENTE não está sujeito à fiscalização de trânsito !!!

    ?

    Ligia Marques de Almeida Sexta, 01 de março de 2013, 19h08min

    Consultor, obrigada pelo esclarecimento acima, muito vai ajudar !!! Já elaborei a defesa e agora acredito que vai dar tudo certo. Muito obrigada mesmo pela ajuda.
    Att.: Ligia

    C

    Carlos Ferreira Segunda, 04 de março de 2013, 8h15min

    Uma pergunta,
    Fiz os recursos administrativamente, segundo eles, eu perdi, como faço para RECLAMAR junto ao D E R, como destino na peça ??
    Att
    Carlos Ferreira

    C

    Carlos Ferreira Segunda, 04 de março de 2013, 8h39min

    Uma pergunta,
    Fiz os recursos administrativamente, segundo eles, eu perdi, como faço para RECLAMAR junto ao D E R, como destino na peça ??
    Att
    Carlos Ferreira

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Segunda, 04 de março de 2013, 14h25min

    Carlos!

    Esse "reclamar" significa que vc quer fazer o próximo recurso? Se sim, há necessidade de avaliar em qual fase está para saber para quem vai endereçar. Observe:

    Recurso em Primeira Instância: Endereçado ao Presidente da JARI do DER

    Recurso em Segunda Instância: Ao Presidente do CETRAN

    Se for fazer alguma reclamação diretamente ao órgão autuador, em tese, deverá fazê-lo via Ofício. Há necessidade de avaliar qual é a reclamação para saber se o Ofício é viável. Nesse caso, deve endereçar ao Diretor do DER.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    e-mail: [email protected]

    .

    D

    Duarttao Domingo, 09 de março de 2014, 1h36min

    Perdi meu carro hoje numa blitz... Motivo:estava sem carteira. Parei há alguns metros da blitz e mesmo assim fui abordado com o carro parado. Tomei multa por estar sem carteira e pelo carro estar rebaixado,sendo que a altura original do meu carro já é abaixo do regulamento (50 pela lei; meu carro tem 47 de fábrica) e acabou indo para o pátio GUIADO por um PM.
    Gostaria de saber se todo o procedimento foi efetuado de maneira correta e se não tiver sido correto o número do artigo perante lei,para que posso recorrer. Qualquer ajuda é bem-vinda! Obrigado desde já!

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Domingo, 09 de março de 2014, 12h08min

    Duarttao!

    O fato de ter parado alguns metros antes da blitz não ai impedir a fiscalização pelos Agentes pois inevitavelmente, algum deles viu vc dirigindo até aquele local. Por isso, nada de irregular na atitude deles em proceder a fiscalização após vc ter parado naquele local.

    A autuação sem CNH pelo visto está correta, pois vc estava conduzindo o veículo.

    Com relação à autuação do veículo rebaixado, há necessidade de avaliar outros parâmetros, pois como pode o ter sido fabricado ou importado e principalmente licenciado se está em desacordo com a Lei? Se foi possível, deve ter alguma informação no CRLV ou ainda alguma Portaria do DENATRAN permitindo tal situação.

    O fato do Agente ter conduzido o seu veículo rodando até o pátio é algo que não está previsto na legislação, mas tal atitude não vai cancelar o Auto de Infração. Ademais, com isso, não terá que pagar o guincho.

    Atenciosamente,

    Fernando

    site: www.sigarecursos.com.br

    e-mail: [email protected]

    .

    R

    Roaz Quarta, 08 de outubro de 2014, 23h32min

    Olá.
    Minha situação é parecida com o tema do tópico.
    Eu estava dormindo dentro do meu veículo, que estava parado em via pública com o motor e faróis desligados. Uma viatura do BPTRAN me abordou, perguntou se eu faria o bafômetro. Eu disse q não. O agente recolheu minha carteira e me aplicou a multa por dirigir sob efeito de alcóol art 165. Além disso pediu q eu assinasse a multa. Não assinei. Minha dúvida é: Eu estava dentro do carro com o motor desligado. Não estava conduzindo o veículo. Eu deveria receber uma multa só por parar em via pública não é?

    Felipe Belo

    Felipe Belo Segunda, 28 de novembro de 2016, 19h37min

    Boa noite,
    Fui autuado por embriaguez ao volante art 165 e combinado com art 277 no caso simples recusa, mas não estava conduzindo o veiculo ele estava no acostamento da BR, devido a principio de problemas mecanicos, não mi solicitaram o uso do bafômetro, só alegaram que pegariam mas não fizeram, não fui conduzido ao DP, não tive o carro rebocado, apenas tive que chamar alguém para conduzi-lo, e ainda alegaram para o meu familiar que veio buscar o veiculo que eu poderia ser usuário de drogas, isso que não mi contestaram sobre isso em nenhum momento. E não estava alcoolizado havia sim usado alcool mas durante a noite por volta das 1:30h da manha e fui abordado era 06:30h o que posso usar para este recurso?

    Felipe Belo

    Felipe Belo Segunda, 28 de novembro de 2016, 19h40min

    E esqueci de mencionar que também não sou usuário e melhor dizendo nunca usei.