Olá!

Gostaria de tirar uma dúvida sobre multa de rescisão de contrato de aluguel. Se o inquilino deixa o imóvel faltando 4 meses para vencer e no contrato está escrito multa de 2 alugueis, o aluguel do último mês em que o inquilino morou deverá ser pago, somando-se juntamente, então, 3 alugueis integrais?

Priscilla

Respostas

    A

    Andressa Dias Sexta, 08 de janeiro de 2016, 23h46min Editado

    Meu contrato termina em 20 de março de 2015 e não existe cláusula de multa se sair do imóvel antes do término e nem prazo de avisar o proprietário com 30 dias de antecedência . ..Gostaria de saber se mesmo assim eu devo pagar multa contratual???? Pois preciso deixar o imóvel de imediato e não tive como avisar com antecedência!

    G

    GLC Sábado, 09 de janeiro de 2016, 18h18min

    Mesmo que não tenha cláusula que deve pagar multa, mas deve fazer a comunicação que vai sair do imóvel.

    A

    Alan César Dias Amaral Terça, 12 de janeiro de 2016, 18h48min

    Boa noite!
    Estou em um apartamento alugado por um período de 30 meses, porém vou precisar rescindir o contrato com 8 meses de moradia. No contrato diz que eu tenho que pagar o valor de 3 alugueis, mas pelo que já entendi pelas conversas aqui, é proporcional, mas quanto? e uma oura pergunta: além dessa multa contratual eu preciso pintar o imóvel para entregar?
    Ou a multa já cobre tudo?
    Muito Obrigado!
    ALan Amaral

    G

    GLC Terça, 12 de janeiro de 2016, 19h29min

    Prezado Alan, realmente é proporcional, no entanto com 8 meses e se você pagar 3 aluguéis,creio que você leva vantagem. Quanto a pintura se existe cláusula no contrato, então deve pintá-lo a não ser que esteja sem nenhuma desgaste na pintura e o locador não exija pintar.

    Talita Waldo

    Talita Waldo Segunda, 11 de julho de 2016, 19h20min

    Olá, boa noite!
    Entendi perfeitamente qual deverá ser o valor da minha multa, obgado pela ajuda!! Porém resta uma dúvida, paguei depósito, relativo à 2 meses de aluguel, pretendo sair com 8meses/30, este valor de depósito pode ser deduzido da minha multa?

    G

    GLC Terça, 12 de julho de 2016, 11h36min

    Deve negociar com o locador.

    Daiane Goulart

    Daiane Goulart Sexta, 15 de julho de 2016, 12h58min

    Oi estou com duvida sobre a multa que pagar .....a locataria botou a seguinte clausula ao contrato : Se o LOCATARIO vier a usar da faculdade que lhe confere o contido no art. 4 da Lei n 8.245/1991 e devolver o imovel antes do vencimento do prazo ajustado, pagara multa compensatória equivalente a 1 (uma) vez o valor do aluguel vigente, reduzido proporcionalmente ao tempo do contrato ja cumprido.
    Meu aluguel é 700 reais, compri 8 meses de contrato. Gostaria muito de saber o calculo certo pois acho que ela fez o calculo errado.

    E

    Elder Bueno Sexta, 22 de julho de 2016, 11h07min

    Bom dia´,
    Gostaria de esclarecer uma dúvida, alugo um apartamento e depositei na conta da proprietária 2 caução e estou querendo sair do Apartamento e meu contrato vence em Novembro tenho como pagar a multa da recisao com o caução a e outra duvida o contrato ela nao me pediu para reconhecer firma em cartório tem alguma validade este contrato

    Manoel Shelffo

    Manoel Shelffo Domingo, 24 de julho de 2016, 22h14min

    Boa noite, estou uma dúvida meu contrato falta 3 meses pra acabar, posso sair antes do término sem ter que pagar quais multa por sair antes do término?

    G

    GLC Quarta, 27 de julho de 2016, 11h31min

    Manuel, se no contrato contiver cláusula falando a respeito de multa, claro que deve pagar, essa multa vai ser proporcional ao restante dos meses que falta.Por exemplo se o aluguel é de R$ 200,00 ( duzentos reais), então vai pagar de multa R$ 300,00.

    S

    Samanta Zani Quarta, 03 de agosto de 2016, 15h57min

    boa tarde.
    Em Abril de 2015, aluguei uma casa com deposito caução de 2.400,00 ( 3 meses )
    contrato de 30 meses. Quando completou 1 ano, teve o reajuste do valor de 800,00 para 888,000. Estou na casa a 1 ano e 4 meses e preciso entregar a casa em setembro no dia 10, que é o dia que vence o Aluguel. Como que é feito o calculo da multa? tem que calcular com o reajuste? e o valor da Multa , é abatido do deposito caução?

    Aguardo resposta
    Obrigada

    G

    GLC Quinta, 04 de agosto de 2016, 11h12min

    A multa é proporcional ao meses que faltam. O abatimento deve ser abatido da caução.

    Tatiana Buitrago

    Tatiana Buitrago Terça, 08 de novembro de 2016, 18h19min

    Tenho um imovel alugado ha 5 anos. aA cada 12 meses fazemos renovação de contrato onde consta multa rescisória caso haja quebra de contrato. A inquilina me avisou com 30 dias de antecedencia que irá sair 4 meses antes de terminar o contrato e alega que a multa é valida apenas no primeiro ano. Ela está certa?

    Marco Aurélio Drovetto

    Marco Aurélio Drovetto 313.344/SP Terça, 08 de novembro de 2016, 22h31min

    Tatiana, boa noite.
    Se o contrato possui 12 meses, sendo renovado a cada término do período, a multa é devida.

    Att

    G

    GLC Quarta, 09 de novembro de 2016, 10h58min

    Se existir cláusula a respeito, claro que sim.

    Ellen Santos

    Ellen Santos Quinta, 10 de novembro de 2016, 15h22min

    Olá boa tarde!
    Alugamos uma casa com contrato de 12 meses, estamos saindo após 5 meses na casa.
    Sabemos da multa estipulada se 3 aluguéis. A imobiliária quêr cobrar 3 aluguéis inteiros da multa informei que iríamos pagar o proporcional ao meses faltantes, ela informou q a multa so é cobrada proporcional quando está no contrato do contrário temos que pagar o valor total, isso pode? Está certo?

    Obrigada

    Marco Aurélio Drovetto

    Marco Aurélio Drovetto 313.344/SP Quinta, 10 de novembro de 2016, 15h25min

    Ellen, boa tarde.

    Está errado, pois o valor da multa é desproporcional ao que falta do contrato.

    Att.