DESISTENCIA DE MESTRADO E DEVOLUÇAO DA BOLSA

Há 13 anos ·
Link

Olá, curso mestrado na usp e estou no ultimo ano. recebi bolsa capes por 24 meses (tempo maximo) neste meio tempo tive afastamento de 1 ano por motivo de saude. A universidade nao permite mais de 1 ano de afstamento. voltei , porem nao me encontro mais em condiçoes de finalizar a pós. Queria saber se tenho mesmo que devolver os 24 meses de bolsa nos quais cumpri todas minhas atividades, andei lendo que sim ... porem nunca me foi dito na universidade que havia essa possibilidade. Se ocorrer isso nao tenho posses para a devoluçao e se eu nao devolver o que acontece,

obrigada e desculpa pelas falhas de digitaçao, teclado desconfigurado.

5 Respostas
Teohpaula
Há 12 anos ·
Link

Prezada colega, Li o seu post sobre devolução de bolsa Capes. Gostaria de saber como vc resolveu esta questão, tendo em vista que vivo um problema parecido. Desde já agradeço a atenção.

Jurist
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Ação de cobrança ou diretamente execução. Esse é o resultado da não devolução.

Cidada Do Mundo
Há 11 anos ·
Link

Eu também conheço pessoas com essa dúvida. Eu acho que doença é uma razão para poder justificar. Não seria algo como força maior? Gostaria de saber também como foi resolvida essa questão. Eu não obrigaria um aluno meu a concluir um curso doente.

JC Formiga
Há 11 anos ·
Link

Vide site CNPQ: (...) 4.3 - Direitos e Obrigações

4.3.1 - Do CNPq, garantir o pagamento: a) mensal aos alunos beneficiários das bolsas; b) das taxas de bancada para bolsistas de doutorado regular e c) das taxas escolares, para os cursos com conceito superior a 3 (três) vinculados a instituições privadas (comunitárias), sem fins lucrativos. As taxas escolares são repassadas diretamente às instituições.

4.3.2 - Do bolsista: a) dedicar-se integral e exclusivamente às atividades de pesquisa ou ensino/pesquisa determinados pelo curso; b) manter o currículo atualizado na Plataforma Lattes, registrando a condição de bolsista do CNPq; c) ressarcir o CNPq quanto aos recursos pagos em seu proveito, atualizados pelo valor da mensalidade vigente no mês da devolução, no caso de abandono ou desistência de própria iniciativa, sem motivo de força maior, ou pelo não cumprimento das disposições normativas, no prazo de até 30 (trinta) dias contados da data em que se configurar o abandono ou desistência. Não cumprido o prazo citado, o débito será atualizado monetariamente, acrescido dos encargos legais nos termos da lei (IN 35/2000, Art. 11, III, TCU); d) devolver ao CNPq eventuais benefícios pagos indevidamente. Os valores a serem devolvidos podem ser deduzidos das mensalidades no caso de beneficiários com bolsas ativas, ou ser objeto de cobrança administrativa; e) encaminhar ao coordenador do curso relatório técnico final e, no caso de doutorado, cópia da prestação de contas das taxas de bancadas efetivamente recebidas; e f) encaminhar ao CNPq, em formulário eletrônico específico, relatório técnico final e prestação de contas das taxas de bancada com a aprovação do orientador.

Antonio Marcio Mendonça
Há 9 anos ·
Link

Alguém conheça algum advogado que entenda dessas questões em São Paulo?

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos