Boa tarde, POR FAVOR ALGUÉM ME AJUDE,

Sou portuguesa e tenho meu RNE com classificação Permanente, casei com brasileiro á 15 anos e ainda sou casada e está VENCIDO desde maio de 2011 e eu não tinha visto q já vencera, tenho ele desde 1998. me disseram q tenho de pagar uma multa de 8 reais por dia, máximo de 100 dias, é isso mesmo?? tem como escapar dessa pesada multa??? E QUAIS OS DOCUMENTOS Q TENHO DE LEVAR NA RENOVAÇÃO? me ajudem por favor...obrigada

Respostas

    H

    Honorio Suspenso Quinta, 21 de fevereiro de 2013, 15h59min

    Boa tarde Bel,

    Fique tranquila pois o procedimento correto é o seguinte:
    Os procedimentos são os seguintes:
    1) Multa pelo atraso da renovação do RNE - R$ 165,55
    2) Taxa da nova carteira - R$ 123,24
    3) 02 fotos 3 x 4 colorida recente com fundo branco
    4) Preencher o formulário no site da DPF - www.dpf.gov.br
    5) Devolver a carteira original (recomenda-se tirar um cópia autenticada da carteira vencida antes de devolvê-la);
    6) Conforme o local de atendimento, Rio ou São Paulo por exemplo, necessita fazer o agendamento eletrônico.
    Atenciosamente,

    [email protected]

    ?

    Bel Figueiredo Sábado, 23 de fevereiro de 2013, 18h33min

    muito obrigada, espero q aqui na PF de Marilia, onde eu pertenço, seja igual, pois foi lá q me disseram por telefone q era essa multa de 828,00...
    tem alguma lei Base para pagar a 1) Multa pelo atraso da renovação do RNE - R$ 165,55???? e se quiserem me cobrar essa taxa de 828,00 o q eu faço??? obrigada

    G

    Galdino Francisco Sábado, 23 de fevereiro de 2013, 21h02min

    É evidente que a multa tem previsão legal. No que se refere à multa diária, esta é para o estrangeiro irregular, isto é, com prazo de estada vencido. No seu caso, vejo que já é permanente, daí que a multa deverá ser aquela de R$ 165,00.
    Procure a Polícia Federal e atualize sua carteira (RNE).

    C

    Catarina Pereira Terça, 26 de fevereiro de 2013, 13h07min

    Olá, sou portuguesa...moro aqui a 28 anos, e meu rne venceu em 2007,
    pelo que entendi tenho que pagar uma taxa de quase R$ 900,00, correto?
    e ainda fui assaltada, levaram o meu rne original, que tem uma taxa de +- R$ 350,00.
    já tirei meu passaporte, que meu consulado exige.

    o que preciso preencher e levar para dar entrada no meu novo rne.

    Obrigada,

    H

    Honorio Suspenso Terça, 26 de fevereiro de 2013, 16h49min

    Boa tarde Catarina,
    Seu caso é um pouco diferente.
    Voce terá que pagar uma taxa diferenciada pela segunda via da sua carteira de identidade (CIE), o valor neste caso, pois voce não apresentará a anterior é de R$ 305,00 - penso que cabe uma multa, pois como voce relatou já estava vencida, neste caso, mais R$ 165,00.
    Os demais documentos:
    - passaporte válido no seu caso o portugues;
    - as taxas acima referencida;
    - apresentar um Boletim de ocorrência relatando o fato do ocorrido;
    - preencher uma declaração fornecida pela Polícia Federal relatando o ocorrido;
    - 02 fotos 3 x 4 colorida recente com fundo branco;
    - preencher o formulário no site da PF ( www.dpf.gov.br).
    Observação: caso tenha mais de 60 anos, ficará livre de algumas taxas. Ok?
    Atenciosamente,

    [email protected]

    C

    Catarina Pereira Quarta, 27 de fevereiro de 2013, 15h52min

    Honorio....obrigada pelas informações

    ?

    Bel Figueiredo Segunda, 11 de março de 2013, 15h09min

    Obrigado, vou amanha lá, depois conto que multa foi aplicada!!

    A

    Ana Maria 0009 Quarta, 17 de julho de 2013, 13h01min

    Boa tarde,

    Minha avó é portuguesa, tem 90 anos e tem o RNE com classificação Permanente vencido em 2006, o site da dpf informa que quem tem mais de 60 anos esta dispensado de renovar a cie mas o cartorio insiste em solicitar a renovação para poder fazer uma procuração, gostaria de saber se esssa informação procede e como devo agir nesse caso, ... obrigada desde já

    V

    Vanderlei Sasso Quarta, 17 de julho de 2013, 13h59min

    Comentário apagado pelo usuário

    E

    eppp Quarta, 17 de julho de 2013, 15h24min

    Ana Maria, leve impresso a resolução que exime a renovação do RNE. O cartório tem que aceitar (até pq a polícia federal não vai renovar).

    Aliás, mais um episódio lamentável da polícia federal, se não me falha a memória: queriam trocar os computadores, inventaram de recadastrar todos os estrangeiros e cobrar uma taxa, fizeram e depois veio o escândalo, mudaram de ideia e deixaram todos os RNEs com a data de validade no documento. Solução: andar com o RNE vencido e uma cópia da resolução dizendo que tem validade indeterminada.

    H

    Honorio Suspenso Sábado, 20 de julho de 2013, 16h05min

    Boa tarde Anna,

    A sua mãe apesar de estar dispensada de renovar a carteira de identidade de estrangeiro por ter mais de 60 anos, eu sugiro renovar, pois a nova carteira de identidade virá com prazo indeterminado que acabará de vez com este problema de validade, ela poderá renovar a carteira de sem o pagamento de taxa, mas antes tem que fazer o cadastro no site da PF e fazer o agendamento, levar no dia 2 fotos 3 x 4 colorida recente com fundo branco.
    Atenciosamente,
    Honorio - [email protected]

    L

    Loren Sprowl Segunda, 19 de agosto de 2013, 12h21min

    O que e que meu filho (estrangeiro casado com brasileira e com dois filhos brasileiros) vai fazer se ele perdeu o documento RNE?

    H

    Honorio Suspenso Quarta, 21 de agosto de 2013, 6h38min

    Bom dia Loren,

    Primeiro fazer um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil (BO), fazer o cadastro no site da PF, imprimir o cadastro e emitir a guia de pagamento (GRU) no valor de R$ 305,00 e levar o passaporte válido do país de origem, 02 fotos colorida 3 x 4 , em alguns locais necessitam de agendamento prévio.
    Att.
    Honorio - [email protected]

    K

    Karina Takebe Kuwahara Quinta, 05 de setembro de 2013, 6h34min

    Bom dia sr. Honorio,o meu RNE vai vencer este mes e gostaria de saber ,se o passaporte do pais de origem precisa estar atualizado?...no meu caso sou argentina e quando venceu ,entrei em contato com o consulado argentino e me informaram que não precisaria renovar,pois o passaporte é um documento de viagem.....poderia me confirmar por favor?obrigada e aguardo a sua resposta!tenha um bom dia!

    H

    Honorio Suspenso Quinta, 05 de setembro de 2013, 7h15min

    Bom dia Karina,

    Para renovar o seu RNE paga-se uma taxa de R$ 123,24 e caso esteja vencida pagaria mais uma multa no valor de R$ 165,55. Não necessita de atualizar o passaporte, essa exigência é feita quando se tira a segunda via da carteira, quando perde o documento.
    Lembre que quando da renovação é necessário preencher o cadastro e agendamento onde irá renovar a carteira.
    Att.
    Honorio - [email protected]

    M

    Maria D. C. Terça, 26 de novembro de 2013, 11h15min

    Olá. sou da espanha com RNE permanente vencido há 15 anos. O que tenho que fazer? Fui casada com brasileiro já falecido e estão pedindo para eu provar como vim para o Brasil e se eu sai do brasil. Nunca sai daqui desde que vim pra cá. Me ajude porfavor.

    H

    Honorio Suspenso Terça, 26 de novembro de 2013, 17h42min

    Boa tarde,

    Como o seu RNE está vencido há mais de 15 anos, possivelmente não participou do último recadastramento ocorrido por volta de 1998. Portanto, deverá requerer uma nova carteira e pagar as taxas devidas da nova carteira no valor de R$ 183,01, e possivelmente uma taxa de multa no valor de R$ 165,55, fazer o cadastro no site do DPF para a nova carteira, fotos 3 x 4 colorida recente, declaração que não se ausentou do Brasil por mais de 2 anos consecutivos, fazer o agendamento para o atendimento.

    Att.

    Honorio - [email protected]

    T

    Thalita Paolantoni Quinta, 19 de dezembro de 2013, 2h18min

    Olá,
    Minha avó tem RNE permanente e está vencida desde 2005 (porém na data de vencimento ela tinha 63 anos) hoje ela está com 70 anos, Li no site da Polícia Federal, que maiores de 60 anos com visto permanente não precisariam mais renovar sua RNE. Isso torna a identidade dela válida mesmo estando vencida???? Ela terá problemas com a Polícia Federal para embarcar no cruzeiro costa que percorrerá em território nacional??? Como devo proceder ?

    Por favor preciso de uma resposta urgente pois a data de embarque será neste final de semana.
    Obrigada.

    H

    Honorio Suspenso Sexta, 20 de dezembro de 2013, 19h49min

    Boa noite Thalita,

    Sugiro que vá até a Polícia Federal, para se informar melhor, pois existe uma condição de ter participado do último recadastramento, portanto, para saber, existem diferenças nas carteiras de identidade, a carteira antiga, ela é de papel, e foi expedida no próprio estado onde confeccionada, já a nova carteira, digo, os que participaram do último recadastramento, é do mesmo material do cartão de crédito de cor salmão.

    Sugiro, que mesmo estando com a idade já um avançada, fazer uma nova carteira, pois a nova carteira, virá com prazo indeterminado, o que evitará muitos problemas, principalmente com bancos, seguros, plano de saúdes, etc.
    Att.

    Honorio - [email protected]

    I

    Isabelle Ricard Rochat Terça, 21 de janeiro de 2014, 17h06min

    Boa tarde,
    Meu pai perdeu o RNE há vários anos, nem sei quantos. Não sei se o dele era permanente. Tenho o número do RNE, como faço para descobrir se o RNE era permanente e tirar segunda via?
    Como se prova que ele não se ausentou mais de 2 anos do Brasil?
    Obrigada!