Banco Santander confiscou todo meu salário como recuperação de crédito em atraso.

Há 13 anos ·
Link

Estou indignado com o banco Santander, em 2008 abri uma conta no mesmo a pedido da empresa na qual iniciei minhas atividades só que ao passar do tempo acabei me endividando com cartão de crédito e empréstimos, quando procurei o banco para negociar o cartão de crédito liberaram um empréstimo consignado o qual dizia ter taxas mais baixas que o cartão. Aí então falei que não queria mais trabalhar com cartão de crédito e nem com limite, mas a gerente falou que o cartão eu teria que esperar o quita mento da dívida para cancelar e quanto ao limite eu ela não poderia cancelar e por que fazia parte do pacote da conta corrente. Mas o que houve é que aumentaram tanto o limite do meu cartão como também do meu cheque especial e acabei me endividando novamente e virou uma bola de neve. E em mais duas tentativas de negociação só liberaram mais empréstimos, mas aí já não dava conta de pagar mais nada, era só um alívio momentâneo. Após um tempo desempregado voltei à trabalhar e procurei o banco para negociar a dívida que já passava de oito mil reais e fiz um acordo, que pagando com desconto ficaria em 6.400,00 mas perdendo o acesso a linhas de crédito do banco e ficando com dívida interna ficou em parcelas de 203,00, sendo que meu salário era de 850,00 e pago aluguel de 480,00 e pensão alimentícia de 17,5% do meu salário sem falar das outras despesas básicas. Não consegui mais uma vez pagar e acabei saindo do emprego e agora retornei a empresa na qual abri a conta na época e após receber o adiantamento na boca do caixa já vincularam meu salário novamente a conta, e para minha surpresa quando fui sacar meu salário para pagar meu aluguel e a pensão de minha filha minha conta estava zerada e no extrato constava que todo meu salário foi confiscado como recuperação de crédito em atraso e cá estou eu trabalhando para o enriquecimento do banco. O problema é que quero pagar a dívida e já tentei fazer isso mais de uma vez, mas eles não entendem que a gente tem outras obrigações fundamentais para a subsistência, além do que já me informei e vou procurar um advogado, pois vale ressaltar como vi em um site da justiça que o salário é verba de natureza alimentar, sendo expressamente vedada por lei sua retenção e existem inúmeras decisões judiciais nesse sentido e os bancos também tem sua parcela de culpa por facilitarem o crédito rápido em terminais de autoatendimento e internet, mas com juros abusivos o qual a maioria dos clientes acaba não se dando conta na hora de contratar.

13 Respostas
Sven
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

O salário tem cunho alimentar, não podendo ser penhorado, e, analogicamente, não pode ser confiscado pelo banco. Procure um advogado para pedir a devolução do dinheiro, e, por obvio danos morais.

Barão de Ramalho
Há 13 anos ·
Link

Então tens consciência que deves contratar um advogado para tentar livra-lo do erro que cometeste não é,aconselho que de inicio procure a JUSTIÇA ESPECIAL CIVIL la eles fazem o serviço gratuito de inicio porque se contratar um advogado pago ira assumir mais uma divida e mesmo na gratuita lembro ao Sr. que se perder terá que desembolsar os custos processuais de 15% sobre o valor da causa.Como ve sempre é bom pensar antes de se envolver com CONSIGNADOS.Cada um tem a sua parcela de culpa Tanto o Banco como o cliente que não pensa o serviço dos Bancos é oferecer produtos a pessoa aceita se quiser não esta obrigado e disponha sempre que precisar de uma palavra amiga.E uma vez que assinou o acordo que esta definido o desconto não existe DANOS MORAIS de nada certo conversa furada.

Victor Reithler Marroquim
Há 13 anos ·
Link

Prezado Joelson,

Você está correto. O salário é verba alimentar e, por esse motivo, não pode ser retido pela instituição financeira para "recuperação de crédito em atraso". A única ressalva é o desconto de parcela de empréstimo consignado contratado e, mesmo nesse caso, a retenção deve limitar-se a 30% dos rendimentos. Procure a Defensoria Pública de seu Estado e se informe sobre a existência de programa de tratamento do superendividamento no Judiciário Estadual. Em geral, nesses programas o devedor consegue celebrar acordos mais vantajosos que aqueles obtidos diretamente junto à instituição financeira. O defensor público também poderá ajuizar uma ação perante um juizado especial, para que o banco lhe restitua o salário indevidamente retido.

Atenciosamente,

Victor R. Marroquim

Aline Divino
Há 13 anos ·
Link

Obrigado Victor Reithler pela dica! Segunda já vou procurar a defensoria pública da minha cidade.

Aline Divino
Há 13 anos ·
Link

Caro Barão de Ramalho, o problema é que no acordo que fiz não foi impresso nenhum contrato ou comprovante de que o acordo foi formalizado, simplesmente fui no banco a atendente puxou meu registro com as dívidas e formalizou tudo apenas no sistema deles, não assinei nada aí essa negociação gerou uma IOF que tive que pagar caso contrário o acordo não teria validade, tenho apenas os comprovantes das poucas parcelas que paguei senão não teria como provar que já tentei negociar, preferi a opção de gerar um boleto ao invés de débito automático em minha conta.

Aline Divino
Há 13 anos ·
Link

Bom, procurei a Defensoria Pública hoje e lá me informaram que não poderiam cuidar do meu caso por se tratar de um banco privado, mas me passaram o endereço da OAB - Defensoria Dativa onde vou conseguir um advogado para cuidar do meu caso sem nenhum custo. Assim que tiver uma decisão em vista posto aqui pois quero ajudar outras pessoas que se encontram na mesma situação ou algo parecido. Um abraço e obrigado pela atenção de todos aqui na página!

Claudia Rodrigues
Há 12 anos ·
Link

Prezados, estou com um problema parecido. Ano passado tranferi minha conta salario para outro banco. Como todo o meu salario era absorvido pelo banco para pagamento de dividas com este, me fazendo pegar mais emprestimos para simplesmente sobreviver, me vi obrigada a efetuar tal transferencia. Em setembro todo o salario foi pego pelo banco e em outubro fiz a transferencia. Porem, minha empresa realizou apos isso mais 2 depositos em outubro e novembro, valores que nao consegui sacar. Esse mes ocorreu novamente, e somente entao descobri que o banco pode pegar apenas 30% do valor. O gerente ja me informou que ira me devolver o valor devido deste mes, mas gostaria de saber se ele tem que devolver tambem os valores anteriores que citei acima. Grata a todos.

[email protected]
Há 12 anos ·
Link

Prezada Claudia acho que dificilmente irão te devolver o dinheiro.

Você vai ter que procurar um advogado para que ele entre com a ação e peça o desbloqueio do valor. Entendo ser possivel danos materiais e morais contra o Banco. Atenciosamente Dr. Wilson Vieira

jlrh
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Essa é uma prática muito comum dos bancos para pegar clientes incaltos...em primeiro lugar o banco não pode retirar nada da sua conta sem sua expressa autorização. Peça sempre uma cópia do contrato de tudo que fizer junto ao banco, eles tem a obrigação de dar essa cópia, não é um favor. Essa histórinha que o banco PODE pegar 30% do seu salário é conversa de gerente picareta (aliás esté cheio deles pelos bancos), TODO E QUALQUER DESCONTO SÓ PODE SER EFEUTADO COM SUA AUTORIZAÇÃO, fora isso é ilegal. O cancelamento do cartão mesmo com dívida, é possivel sim, de acordo com resolução do Banco Central, porém os bancos se fazem de "desentendidos" para continuarem cobrando juros.

edisouza
Há 12 anos ·
Link

Estou com o mesmo problema da Aline Divino, o banco confiscou todo o meu salário como recuperação de crédito em atraso, eu tinha uma dívida do cartão de crédito, e também a divida do limite de crédito, porém o limite é descontado mensalmente quando cai o pagamento, só que dessa vez o banco confiscou todo o pagamento por causa da divida do cartão de crédito, fui até a agencia e o gerente disse que esse dinheiro só seria liberado se eu fizesse acordo, que um parte o banco tiraria como entrada e me devolveria o restante, no mesmo dia fiz uma reclamação no site do bc que não resultou em nada e hoje ao abrir o internet banking, constatei que o banco estava cobrando juros de 6 taxas diferentes, não sei mais oque fazer, minha conta esta totalmente zerada, e necessito desse dinheiro até para minha própria alimentação, sem contar que o juros do limite que eu utilizei continua correndo, porque no dia que seria descontado o banco confiscou todo o dinheiro em prol da divida do cartão de crédito.

clevis viana de sousa
Há 12 anos ·
Link
jlrh
Advertido
Há 12 anos ·
Link

edisouza, o banco não pode fazer isso. Como já foi dito, nem mesmo a justiça pode se "apoderar" do seu salário, a não ser em caso de pagamento de pensão, o que não é seu caso. O banco tem diversas formas de cobrar sua dívida, menos se apoderar do seu salário. Entre em contato com um advogado que ele resolve fácil essa situação.

edisouza
Há 12 anos ·
Link

Boa tarde, hoje tive uma resposta da reclamação que fiz no site do banco central, me ligaram do santander avisando que meu dinheiro ja tinha sido devolvido em conta, e perguntaram se eu queria aproveitar pra fazer o acordo, perguntaram quanto poderia pagar e quando, fiz o acordo e me deram 20% de desconto, ainda sim o banco me cobrou uma taxa com o nome de "tarifa adiantamento depositante" no valor de 51,80 duas vezes, somando o valor de 103,60 reais, que me fará voltar a agencia e se necessário fazer outra reclamação no site do bc, gostaria de agradecer a ajuda de todos e desejar uma boa sorte a Aline Divino no caso dela. Abraços.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos