tenho uma duvida á respeito da proibição que algumas instituições de ensino fazem aos pais de entrarem dentro da escola ou colegio,que seu filho menor de idade,estuda! trabalho numa escola municipal e o diretor nós deu a ordem(porteiros e inspetores)de não deixar os pais passarem do portão ,a não ser ir na secretaria ,então temos que abordar o pai e perguntar educadamente o que ele quer e muitas das vezes percebemos que ele quer msm é olhar como esta o ritmo da escola, ver a sala de aula e até msm conhecer o ambiente pois a uma desconfiança qualquer, mas como proibir um pai de querer saber como esta a escola ,falar com o professor,olhar onde seu filho passa varias horas ,etc. onde tem respaldo juridico para a direção fazer essa proibição? que lei ou regimento os respalda para tal? eu respeitando essa ordem verbal da direção que trabalho posso me prejudicar? por favor tirem essa duvida ,desde já agradeço!

Respostas

    M

    miriam beck Quarta, 14 de fevereiro de 2018, 16h09min

    UOL - Até mesmo a escola pública deve deixar os pais conhecerem as instalações? Maria do Pilar - A pública deve mais do que a privada. Obrigatoriamente a escola deve receber os pais, que são seus proprietários. E se a escola for p...
    - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/noticias/2009/08/25/desconfie-da-escola-que-nao-permite-a-entrada-da-familia-orienta-secretaria-do-mec.htm

    D

    Desconhecido Quarta, 14 de fevereiro de 2018, 16h10min

    Vc não entendeu, a escola não esta se negando a permitir a visita, o que esta proibindo é o acesso todos os dias às salas de aula

    M

    miriam beck Quarta, 14 de fevereiro de 2018, 16h15min

    Os pais tem o direito de participar da educação dos filhos, inclusive formar associação de pais e participar ativamente opinando nos livros didaicos, infraestrutura escolar, formação dos professores etc.. Se todos fizessem isto em vez de só reclamar pelos bastidores as escolas públicas seriam melhores do que as particulares. Os pais tem que conhecer os seus direitos e cobrar as escolas para que se cumpra as diretrizes escolares. Vou dar uma dica quente para os pais procurem seus direitos, participem, cobrem, forme um grupo no whatts zapp com todos os pais. A união de vocês gera uma força que nem imaginam. façam isto agora ou depois será tarde........

    Marcel Munhoz Garibaldi

    Marcel Munhoz Garibaldi Salvador/BA 49185/BA Quarta, 14 de fevereiro de 2018, 19h06min Editado

    Impressionante, ressuscitou uma discussão de 5 anos atrás, pra falar muito e não dizer nada de proveitoso. Só fez copiar e colar textos de terceiros, sem responder à pergunta ou sugerir uma solução eficaz.

    (Me desculpe, criar grupo de WhatsApp para solucionar problemas de escola é tão eficaz quanto soltar pombinhas brancas para melhorar a segurança pública)

    F

    fauve Quinta, 15 de fevereiro de 2018, 6h08min

    É WhatsApp e não "whatts zapp".

    A

    Andresa Rocha Quinta, 05 de julho de 2018, 9h31min

    Na realidade não é uma resposta é sim uma pergunta.
    Meu filho tem 25 anos, e é especial, estuda em uma classe de EJA especial, e sempre o acompanhamei até a sala de aula para aguardar o horário de um dos remédios que ele faz uso, como escola pública não pode administrar medicação eu mesma tenho que fazer.
    Bem como em 21/05/2018, um aluno da turma da tarde foi para manhã no caso pra turma que meu filho estuda e em 13/06/2018 fui agredida físicamente por esse aluno que tive conhecimento que é o perfil dele que inclusive já agrediu outras pessoas, a diretora está querendo justificar a agregação cometida por esse aluno dizendo que eu fico de bate papo com a professora então pergunto se a escola não administra medicação como país farão para dar o remédio aos filhos?
    Não sei se fui clara na discrição da minha dúvida.
    Inclusive não estou levando meu filho a escola por conta desse aluno que me agrediu me deixando com hematomas e duas semanas depois da minha agressão ele agrediu um colega de classe

    Felix Sehnem

    Felix Sehnem Quinta, 05 de julho de 2018, 10h30min

    Imaginem se todos os pais começassem a querer vistoriar a escola imaginem o caos.

    W

    Wagner Martins Segunda, 04 de fevereiro de 2019, 20h52min

    tio/tia pode assinar matricula em uma unidade escolar? criança de 11 anos. Ou so os pais podem fazê-lo?

  • -1
    Thaty Fakir

    Thaty Fakir Domingo, 14 de julho de 2019, 2h10min

    Estou com um problema parecido. Na escola que meu filho está matriculado, tbm não permitem que os pais deixem as crianças de 4 e 5 anos na sala. Porém os menores dessa idade deixam. A justificativa é para diminuir o fluxo de pais pelos corredores e evitar que alguma criança possa ser levada. Mas gente, na minha opinião qual a diferença? Tá escrito na testa de alguém que pode ser sequestrador ou algo do tipo? Mas enfim, fora isso, eu e outros pais desconfiamos de maus tratos e até mesmo agressão, aí de que adianta ir à escola com hora marcada? Vcs acham que professores irão agredir verbalmente e fisicamente crianças de 4 anos na frente dos pais? Reclamações já foram feitas na secretaria de educação da cidade, e nada foi feito. É um tal da equipe diretiva abafar as atitudes das professoras e a secretaria de educação abafar as atitudes da diretoria. Nem atas que até onde me informei são obrigatórias, eram feitas para nenhum dos pais que vão até a escola tentar elucidar qualquer tipo de problema. A orientadora indica neuropediatra aos pais, e tem a audácia de dizer que não adianta levar as crianças em psicólogo pq psicólogo não pode medicar. O que elas querem, um monte de crianças dopadas? Quando fizemos a denúncia na secretaria de educação, nos informaram que existem procedimentos legais que seria relatar o problema a um psicólogo da escola, esse vai acompanhar a criança na escola para uma avaliação caso seja necessário esse psicólogo encaminha a criança a um tratamento psicológico externo onde trabalha junto à escola. E por ultimo, esse psicólogo externo avalia se é necessário a criança ter uma acompanhamento com neurologista o qual pode detectar se a criança tem algum diagnóstico negativo que venha ocasionar o uso de medicamentos. Vou contar alguns ocorridos: Muitas crianças voltaram a fazer necessidades fisiológicas nas roupas. Crianças de 4 anos sendo colocadas no “ cantinho do pensamentos” que era no corredor, sentados no chão, encostados na parede, e o pior de tudo, sem supervisão de nenhum adulto! Nessa situação, crianças mostravam duas partes íntimas umas às outras, chegavam às lixeiras onde mexiam, uma criança chegou ao gerador de energia e desligou, agora me diz, e se dá um curto-circuito isso? Criança com hematomas visíveis de mãos adultas. Querem saber de que valeu a denúncia na secretaria de educação? Em nada! Aliás depois disso, as crianças estão parecendo robôs com mensagens gravadas, nós vamos buscá-las no trajeto do primeiro para o segundo portão que dá acesso à rua, sem ninguém perguntar elas dizem: mamãe ou papai, hoje eu obedeci, hoje eu estudei, não baguncei e não fui ao cantinho do pensamento. Meu filho quando comecei a descobrir as coisas, conversava comigo sorrindo, contava o que acontecia com a inocência de uma criança, hoje não olha em meus olhos e mal entendo o que ele diz, parece um gato miando. Ai vc pergunta quem mandou ele dizer essas coisas, ele cita o nome de uma das professoras e o nome da orientadora, e ainda complementa, que a orientadora falou que não é pra contar pra mamãe tudo que acontece na escola! Além de mentir e omitir as situações, manipulam as crianças, provavelmente até ameacem de alguma maneira. Por fim, até hoje isso não deu em nada, a não ser a raiva que elas pegaram dos pais que fizeram a denúncia na secretaria de educação, e agora resolveram pedir ajuda de psicólogos mas continuam dando laudos sem ter provas que realmente as crianças tenham algum tipo de problema. Agora querem provar de qualquer maneira, e na minha opinião continuam omitindo e fazendo as coisas de maneira incorreta. Como mandar papéis aos pais como se fossem pesquisas quando na verdade são anamneses. Filmar o comportamento das crianças sem permissão dos pais. Crianças não são fáceis todos sabemos, mas acredito em trabalho conjunto ente família e a escola. Claro que há casos e casos, mas a falta de profissionalismo e preparação de lidar com determinadas situações é gigantesca. Digamos que realmente as crianças tenham algum tipo de problema, vcs acham correto a atitude das professoras de colocarem crianças pra fora da sala, e mais uma vez torno a dizer, sem supervisão de um adulto? Ai vc vai questionar a direção da escola elas dizem que não sabia! Gente isso não existe, como não sabia! Muitas crianças traumatizadas que não querem mais ir para a escola, aí fica fácil dizer que elas têm algum tipo de transtorno né! Dai vc começa a investigar td, e descobre que a diretora vai se aposentar esse ano e não pode e nem quer escândalo na sua administração. Então vamos abafar o que puder né! Faz amizade com professores de outra sala que dizem: aqui tem muita coisa errada, principalmente na sala tal e na sala tal, porém não posso me envolver e correr o risco de perder td que conquistei profissionalmente, estudos, carreira, e nem colocar em risco a minha família, por que com certeza vou sofrer perseguição. Fico imaginando o que realmente acontece lá dentro. Moradores em volta da escola escutam professoras gritando e até mesmo dizendo palavrões para as crianças, lembrando que é pré escola apenas, a idade das crianças variam de 1 a 5 anos, vamos dizer que alguns tenham 6. Aí seu filho chega em casa falando palavrão vc questiona a escola elas dizem que ele deve ter escutado o amiguinho dizendo. Enfim gente, é como disse acima, existem casos e casos, algumas leis ou regras deveriam ser revistas. Nesse caso, gostaria sim, de chegar sem hora marcada, e ter livre acesso à sala dos meu filho. O que vcs fariam em meu lugar? Gostaria de saber qual atitude posso tomar perante a lei.

  • -1
    I

    ISS// Domingo, 14 de julho de 2019, 3h54min

    Perante a lei vc não tem nenhum direito a adentrar salas de aulas. Seu acesso a escola se resume a area administrativa.
    Se quer leis sugira a mudança ao Deputado federal em quem vc votou para fazer as mudanças.

    F

    fauve Domingo, 14 de julho de 2019, 6h25min

    Com tudo isso eu simplesmente mudaria o meu filho de escola. Nem que tivesse que comer arroz puro todos os dias para pagar uma escola melhor a ele.

    Thaty Fakir

    Thaty Fakir Terça, 16 de julho de 2019, 9h01min

    Ok. Já entendi que perante a lei realmente não posso entrar. Obrigado pela informação. Andei lendo alguns artigos, mas sou leiga no assunto, inclusive gerou algumas polêmicas, que é sobre filmar as aulas. Já que não posso entrar, eu posso filmar? instalar uma micro câmera na mochila da criança?

    I

    ISS// Terça, 16 de julho de 2019, 14h01min Editado

    Nao.pode filmar nada.

    F

    fauve Quarta, 17 de julho de 2019, 7h52min

    Querida criança com hematoma é caso de polícia. Tire seu filho dessa escola.

    E

    Elisvania Dos santos silva Segunda, 05 de fevereiro de 2024, 14h06min

    A diretora pode proibir a mãe de acompanhar o filho até a sala de aula no primeiro dia de aula

    G

    Gbs Segunda, 05 de fevereiro de 2024, 14h58min

    Tanto faz ser primeiro dia ou o último dia. Criança fica no portão