Eu sou mãe de uma adolescente de 15 anos, ela não obedece, so faz o que quer, so sabe gritar dentro de casa, eu trabalho o dia todo ela nao ajuda nos deveres domesticos, so vai na escola qdo quer, ja fui ao conselho tutelar denuncia-la pra fazer ela voltar pra escola, e la fiquei sabendo q o juiz pode me processar q mundo é esse? Se falo mais duro com ela ela avança em mim..ja me unhou..ja me deixou hematomas, tenho mais duas filhas menores, elas vao crescer vendo isso? Sou praticamente refem de minha filha, se sou mais dura com ela e falo q se ela nao indireitar vou entrega-la ao pai (sou separada e a guarda compartilhada com o pai) ela diz q vai ligar no conselho tutelar e dizer q estou pondo ela pra fora de casa, se falo q nao irei comprar mais nada pra ver se ela indireira ela diz q vai no juiz pq ela tem parte da pensão...falei ate q vou ao juiz conversar com ele..ela me diz q não tem medo de juiz nenhum, fala q pra casa do pai ela não vai, falou no conselho q quer morar com o namorado de 19 anos, de final de semana ela vai durmir na casa do namorado mesmo eu falando q não...deveria ter uma lei q defendesse os pais e obrigassem aos menores obediencia, não sou rica dou o que posso aos meu filhos..roupas mesmo singelas não faltam nada a eles não sei mais o que fazer sou refem desse direito da criança e adolescente, estou vendo não so eu mais outros pais tb perdendo os filhos..triste muito triste..,minha saude esta indo embora com isso e eu nao posso fazer nada..

Respostas

    S

    SulaTeimosa Suspenso Quarta, 20 de março de 2013, 19h07min

    Vc não tem que dar nada além do teto e de comida, ela não vai poder se queixar no Conselho Tutelar por causa disso.

    Vc pode procurar a Secretaria de Ação Social de seu estado e ver o que os psicologos podem fazer por vc e por essa desequlibrada (é isso o que ela é).

    Uma sugestão: não se iguale, não discuta, mantenha o respeito próprio. Ficar batendo boca com ela só faz vc parecer pequena como ela, uma adolescente. Vc é adulta, portanto, aja como tal. Quando falar com ela não eleve a voz, seja firme, não se desequilibre demonstrando raiva ou aborrecimento.

    Sua filha cresceu sem ordem, sem limite, o resultado é esse. Filhos não são robos a quem se dá uma ordem e eles obedecem. Cada filho é diferente do outro, e nem sempre eles imitam os outros irmãos mais velhos pois cada um tem sua própria personalidade, filho não é mico de imitação.

    Procure ajuda psicologica.

  • -1
    P

    persona non grata Quarta, 20 de março de 2013, 19h10min

    Seu caso é mais para um psicólogo do que para um advogado...

    Mas lembre-se... a origem dos filhos crescerem mimados e sem limites sempre é culpa dos pais que não souberam educar e dar limites no momento certo.

    E

    Elisete Almeida Quarta, 20 de março de 2013, 19h20min

    Raquel;

    Antes de mais, fique calma, esta é a idade da aborrescência.

    A pensão é dela, mas a administração é sua, portanto, vc é quem decide como irá gastá-la de forma mais adequada com a filha.

    No meu tempo, bastava a mãe olhar, para a gente enfiar o rabinho entre as pernas e sumir da frente dela. Kkkkk! Apanhava por aviso prévio como antecipação das asneiras. Hj tem o tal do ECA que, tentando ajudar, veio complicar a vida daqueles que tentam ser bons pais; isto para não falar da lei da palmada.

    Resta aos pais agir com alguma imaginação. No seu caso, a senhora pode lhe confiscar as roupas, deixar, quando estiver em casa, só com trapos; fazer marcação cerrada; retirar-lhe net; celular; jogos;, etc. E se fugir, põe a polícia atrás. A senhora tem o exercício do poder familiar, tem todo o direito de saber onde vai, com quem vai, a que hras volta, pq vai, etc.

    Enfim, a sua situação, por hora, foge do âmbito jurídico, caindo no âmbito da relação pessoal.

    Desde que não a agrida de forma a deixar marcas, pode corrigir deixando de castigo.

    Cumprimentos

    S

    SulaTeimosa Suspenso Quarta, 20 de março de 2013, 19h24min

    Se ela namora a mais de 1 ano, avise ao namorado dela que ele pode responder por abuso de menor pois sua filha tinha 14 anos e ele já tinha 18.

    Diga a ele que se ele apoiar essa ideia dela ir morar com ele, passar fim de semana com ele, que ele será denunciado e responderá na justiça por estupro de vulnerável.

    ?

    Raquel 1969 Quarta, 20 de março de 2013, 19h24min

    obrigada! sou uma mãe desesperada, q não sei mais o q fazer, queria q a justiça defendesse os pais tb...não só e nos acusar q nao demos limites mimamos, pq qts familias com mais de um filhoo todos educados do mesmo jeito, as vezes tem um q da trabalho, se envolve com droga e no crime, e qts adolescentes as vezes criados por pais sem carater, bebados, bandidos, se tornam pessoas de bem...acho q é questão de carater mesmo..nasce assim.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • -4
    S

    SulaTeimosa Suspenso Sexta, 22 de março de 2013, 17h30min

    Muito provavelmente foi uma criança que ao entrar na adolescência não teve quem lhe colocasse freios, limites, vigiasse, cobrasse, ralhassem, educasse. Assim, ela cresceu achando que se podia decidir sozinha as coisas, não tinha ninguém para vigiar, ninguém para ralhar e corrigir, que estava entregue a si mesma como se fosse uma adulta, então ninguém podia mandar nela.

    Taí o monstro criado.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • -1
    S

    SulaTeimosa Suspenso Sexta, 22 de março de 2013, 17h37min

    Será que já tentaram mudar a abordagem, ao invés de dar ordens, cobrar (a essa altura??), invertessem o discurso e expusessem os sentimentos, os afetos? MNão daquela forma chantagista e baixa. Mas sincera, de coração aberto.

    Tipo: "filha, perdão, eu nunca estive sempre disponível para te ouvir, te orientar, só soube lhe cobrar exigindo de vc postura de um adulto quando vc ainda era uma criança, um pré adolescente. Estou mortificada pelo mal te que causei, mas eu precisva trabalhar, me ausentar para garantir nossa sobrevivência, pois seu pai dá X e eu preciso completar pois temos o aluguel, a luz, a água, op gás, o mercado, a escola, isso aquilo etc etc." E terminar dizendo: " me ajude a te ajudar pois eu sou humana como vc, me assustei com tanta responsabilidade, tmb tive sonhos com vc tem agora, me iludi de um modo que não desejo que vc se iluda, estou cansada, triste, sem forças, ...agora vc já é uma mulher mas ainda precisa amadurecer para entender muitas coisas, como quando vc ainda era criança e só hoje entende o que não entendia antes."

    E por aí vai.

    Tente salvar sua filha dela mesma, pois o destino dela é negro e ela não arrumou ele sozinha.

    E

    Elisete Almeida Sexta, 22 de março de 2013, 17h58min

    Os Srs. Drs. me desculpem, mas, nesta altura, não adianta tentar corrigir o passado, devemos tentar aprender com o passado e corrigir o futuro.

    A mãe pode ter errado na criação e educação da filha, mas o mal já está feito e isto não justifica que se encarreie uma série de erros na convivência de ambas. Deve-se encontrar uma solução mediana que auxilie a ambas na futura jornada. Mas não é através do direito, pelo menos, não para já.

    Aposto que esta mãe adoraria levar um monte de puxões de orelha há 15 anos atrás, que tivesse tido a oportunidade de ser orientada a seguir um caminho melhor, infelizmente não foi assim.

    Os meus melhores cumprimentos

    H

    Hedon Domingo, 07 de abril de 2013, 7h30min

    Em certa parte penso que vc tem razão, acho que todos, independente de idade devem ter direitos e deveres e não só direitos. Realmente a lei ajuda a se criar esses "mostros". No entanto alguma responsabilidade nisso vc deve ter: Ter mimado demais, não dado limites, carinho, alguma coisa... No entanto não penso como a maioria aqui, acho que ela também tem sua parcela de culpa, com 15 anos já se tem um bom entendimento sobre as coisas, tanto que aos 16 pode-se votar.
    Mas uma coisa me intriga... Por que vc não deixa ela ir morar com o namorado então? Com 15 anos ela pode até casar, com tanto que vc permita. Se vc não tem controle sobre ela, deixe que ela siga a vida dela; talvez ela amadureça.

    P

    persona non grata Terça, 30 de abril de 2013, 16h54min

    Se a mãe não colocar freio e deixá-la livre para morar com o namorado, logo ela voltará para a casa da mãe com o rabinho entre as pernas e um filho nos braços...
    pulso firme que ainda dá tempo...

    H

    Hedon Terça, 30 de abril de 2013, 22h42min

    Sula... estupro de vulnerável é pra MENOR de 14 anos...

    M

    Monica Lisete Fonseca Segunda, 06 de maio de 2013, 21h01min

    Rs... sempre a responsável pelas aberrações desses adolescentes é a mãe que não soube educar. Ou seja, a criança não tem vontade própria, genio, alma.. nada. ela é simplesmente uma coisa que você ou molda bem ou molda mal. Pera ae.. gente..o que é isso? Tudo a responsável é a mãe, a mãe não soube educar...a mãe não colocou limites..a mãe no deu amor..a mãe isso ..a mãe aquilo??? O ser humano chega uma hora que se mostra quem é..se somente a educação desse resultado porque há tantos bandidos. ladrões e assassinos? Nunca vi uma mãe dizer que isso é certo. Que eu saiba todas as mães querem o melhor para seus filhos e ensinam o correto, umas ensinam com mais afinco outras, com menos.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    S

    SulaTeimosa Suspenso Segunda, 06 de maio de 2013, 21h44min

    Monica, a maioria dos atos rebeldes dos filhos a causa está na educaão que eles recebem,. Não me refio a ordens do tipo: façaisso,não faça aquilo. Tal condicionamento nem mesmo é dado a bicho quando é adestrado, sea cão,cavalo,etc. Até mesmo estes recebem atenção para que os humanos possam melhor lidar com eles e assim conseguir que eles tenham um comportamento disciplinado.

    Os adultos que reselvem procriar, visto que nem obrigado eles são, devem pensar muito bem para ver se tem a capacidade de orientar outro ser humano tão diverso dele, que não é ele, e que não sabe o que ele sabe. Muitos até esquecem como eram eles quando criança e adolescente. Muitos até adoram poder estar em posição de mandar na vida de outro,ter alguém que os obedeça, e aí esquecem que filho (gente, ser humano) não é mico adestrado e nem robo para cumprir ordem, programação, imposição.

    Lamento mas acho que vc não é muito atenta no mundo em que vive pois tal afirmação "Nunca vi uma mãe dizer que isso é certo." Engano o seu pois há mães que incentivam os filhos na bandidagem, ou mesmo são omissas e coniventes quando os filhos começam as favorecer com maior conforto material.
    Quanto a : "Que eu saiba todas as mães querem o melhor para seus filhos e ensinam o correto,.." - tmb é ouitro engano. Afinal,mães não seres celestiais, não são criaturas de outro mundo. É gente como qualquer outro ser humano, com defeitos, neuroses, e CARÁTER, que pode ser BOM OU MAL. De modo que muitas não pensam muito nos filhos, e há aquelas que sequer os quer bem, não fazem o bem aos próprios filhos. Essa coisa de mãe é isso ou aquilo de bom é coisa de propaganda de margarina. O que existe é GENTE, PESSOA, SER HUMANO. E uma vez assim definida, essa pessoa, mulher que gestou e pariu, pode ser qualquer coisa, de qualquer forma e jeito, principalmente mal caráter.

    E ainda: "umas ensinam com mais afinco outras, com menos. " Qual o medidor para saber se foi "com mais afinco outras ou com menos"???? O que existe é uma coisa só: ATENÇÃO, INTERESSE. Se a mulher pensa que filho é iogual cachorro, basta dar a ração, um canto pra dormir, e ordens, ela não sabe nada, de nada, de ninguém, nem de sí mesma, pois a primeira norma da vida é "fazei aos outrros o que gostaria que fizessem a vc". E ela sequer presta atenção no filho, se ele está feliz, o que acontece com ele, O QUE ele pensa, COMO ele pensa. Não tem isso de mais ou menos afinco. Diria-se isso do domador de cavalos que se dedicou com mais ou menos afinco a domar um cavalo.

    Mas filho não é cavalo, cachorro, mico, etc. Filho pensa, sente, vive.

    M

    malô siquera Segunda, 06 de maio de 2013, 22h04min

    Esqueceram de pensar profundamente sobre uma informação: "eu trabalho o dia todo".
    Como a Raquel, conheço várias e a maioria delas não é porque não dá limites, não tem autoridade ou por outros motivos citados. É porque trabalham fora, ficam fora de casa o dia inteiro e os filhos ficam sem a supervisão de um adulto, à mercê dos péssimos exemplos de outros colegas da escola, outros adultos (todos nós), novelas, músicas, facebook, etc. É preciso refletir sobre todas as influências que a filha rebelde recebe por todos os meios, antes de levantar o dedo da acusação. Este é um problema da sociedade que se diz 'moderna'.

    S

    SulaTeimosa Suspenso Terça, 07 de maio de 2013, 2h45min

    Se fosse por isso, nenhum filho nascido nos últimos 20 anos ouviria seus pais, seriamtodos porras lôcas!!!!

    Ela pode trabalhar fora o dia todo e ainda assim cuidar da educação dos filhos, ficar atenta, se dedicar. MAs muitas preferem folgas,d escansar, afinal, trabalhamtanto para alimentar (dar a ração do cachorro) que elas merecem curtir a vida.

    Esquecem que ao se dispôr e resolver ter filhos ela está construindo um ser humano, ela não foi obrigada a ter filho. Filho é escolha. Não é para ficar se exibindo porque teve filho, que é uma "mãe", um ser especial, uma vitima, uma coitada, uma heroina.

    F

    Fátima Perestrelo Terça, 07 de maio de 2013, 3h06min

    O estrago pelo relato já está feito.

    Não há como remediar. O jeito é solucionar.

    Cadê o PAI ?
    O que tem a tal Guarda Compartilhada ? Chame-o pra uma conversa a 3. E exponha sem medo o que vêm ocorrendo. Tente o diálogo com sua filha, se não surtir efeito. O Psico- castigo tipo: Fecha conta e o psico: Não vai sair de casa, deve funcionar, senão a ´psico cinta ... lembra dela ? Sua mãe deve a ter usado ? Funciona que é uma beleza. Não se intimide por gritos de sua fedelha.

    Você é a mãe, a manda-chuva, a dona da casa, a Imperatriz. E não ela. Haja como tal.

    Boa sorte.

    F

    Fátima Perestrelo Terça, 07 de maio de 2013, 3h10min

    RESPONDENDO a consulente como mãe de adolescente e não como ADVOGADA.

    Aqui em casa, a cartilha que reza é a minha, e não admito sequer o contraditório, aqui em casa, mando eu, e ponto final.

    Tiro computador, vídeo-game, passeios e o que preciso for. Cobro boas notas, acompanho e faço junto, lição e trabalhos. Participo e cobro.

    Mesmo trabalhando e passando apenas 04 hs. juntos por dia, mando eu. E ele obedece, porque senão a "cobra fuma". E mesmo tendo pai, só quinzenalmente, se ele às vezes se rebela, não me omito de chamar o pai e contar tudo que está ocorrendo e cobrar que ele tb. mantenha meus castigos.

    Tem funcionado.