Eu sou mãe de uma adolescente de 15 anos, ela não obedece, so faz o que quer, so sabe gritar dentro de casa, eu trabalho o dia todo ela nao ajuda nos deveres domesticos, so vai na escola qdo quer, ja fui ao conselho tutelar denuncia-la pra fazer ela voltar pra escola, e la fiquei sabendo q o juiz pode me processar q mundo é esse? Se falo mais duro com ela ela avança em mim..ja me unhou..ja me deixou hematomas, tenho mais duas filhas menores, elas vao crescer vendo isso? Sou praticamente refem de minha filha, se sou mais dura com ela e falo q se ela nao indireitar vou entrega-la ao pai (sou separada e a guarda compartilhada com o pai) ela diz q vai ligar no conselho tutelar e dizer q estou pondo ela pra fora de casa, se falo q nao irei comprar mais nada pra ver se ela indireira ela diz q vai no juiz pq ela tem parte da pensão...falei ate q vou ao juiz conversar com ele..ela me diz q não tem medo de juiz nenhum, fala q pra casa do pai ela não vai, falou no conselho q quer morar com o namorado de 19 anos, de final de semana ela vai durmir na casa do namorado mesmo eu falando q não...deveria ter uma lei q defendesse os pais e obrigassem aos menores obediencia, não sou rica dou o que posso aos meu filhos..roupas mesmo singelas não faltam nada a eles não sei mais o que fazer sou refem desse direito da criança e adolescente, estou vendo não so eu mais outros pais tb perdendo os filhos..triste muito triste..,minha saude esta indo embora com isso e eu nao posso fazer nada..

Respostas

    S

    SulaTeimosa Suspenso Terça, 07 de maio de 2013, 3h13min

    Isso mesmo, Fatima! É disso que precisa a criança e o adolescente, quem lhes dêm limites, que mostre que está atento a eles. É só isso que eles querem, saber que há alguém que se importe.

    MAs tem gente que pensa que basta fazer um agrado que o bastante de demonstração de apreço. Que lástima.

    F

    Fátima Perestrelo Terça, 07 de maio de 2013, 4h40min

    Tenho visto não só na profissão, mas na vida, através de amigas, parentes. A total inversão de valores, filhos que MANDAM literalmente nos pais, que DITAM as regras da casa, etc.

    Um total ABSURDO. Não á falta da Super Nany e sim da Super CINTA.

    Falta de pulso, de comando, de imposição dos pais que são cada dia mais e mais permissivos e omissos e depois quando não há mais controle, queixam-se aos educadores, e até ao Estado.

    Querida Mãe
    Quem manda na sua casa é você. Não se amedronte com os gritos de sua filha, isso é mais um sinal de que ela precisa de sua atenção.

    P

    persona non grata Terça, 07 de maio de 2013, 15h20min

    um bom exemplo é a mãe do Cazuza que dava dinheiro para ele comprar drogas: "toma aqui filhinho" e viu seu filho morrer de AIDS por compartilhar seringas de heroína... e hoje vai em tudo que é programa de tv posando como a melhor mãe do mundo...

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    T

    Tatienne Terça, 07 de maio de 2013, 20h21min

    tava lendo este topico e achei mto interessante pq tenho uma filha de 16 anos e nem sei como essa mae perdeu tanto o controle!!!
    sou da mesma opiniao da fatima, quem manda é a gente que cria e quem assume toda a responsabilidade da educaçao.
    as vezes ficamos ate com nojo de criança se jogando no chao, batendo na mae e tal pq qr alguma coisa , putz, isso me da mta raiva, mas a culpa é toda de cria. se nao colocam limites, depois nao adianta se queixar. minha filha levou uma unica surra em toda a vida e foi o suficiente para aprender a respeitar. deixei marcadafui na escola e contei pra diretora o q tinha acontecido e esperei pr represalia, posto q toda a familia ficou indignada com minha atitude e.... nada aconteceu. hj minha filha e eu nos entendemos apenas pr olhares, ela entende qndo nao estou satisfeita com alguma atitude dela e se apressa pra contornar. nao é a melhor aluna da classe, ms é mto responsavel e tem um senso critico que a maioria dos adolescentes de hj nao tem. nao é perfeita enem qro q seja, ms é humilde e sabe respeitar qlqr pessoa e me orgulho mto dela.
    mora da historia: uma boa surra nao mata, pode deixar marcas, mas resolve mto problema , principalmente, ensina a ter limites.
    boa sorte,mae.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    T

    Tatienne Terça, 07 de maio de 2013, 20h58min

    olha, nao faço apologia a violencia, ms as vezes é a unica saida. se nao querem entender pelo amor, entao que seja pela dor e nao digo que funcione sempre, digo que aqui em casa funcionou. nao é uma questao de espancar diariamente, isso sim nao resolve nada e so contribui para aumentar a revolta, mas que umas palmadinhas nao fazem mal, ah, nao fazem nao. tudo feito cm coerencia da certo. fui criada num sistema parecido, nao tao rigido, mas parecido e vou dizer que minhas irmas nunca levantaram a voz pro nosso pai ou mae e por aí da pra ver q funciona.

    S

    SulaTeimosa Suspenso Terça, 07 de maio de 2013, 23h42min

    Quem disse que palmada dói??? Somente aquele que quando criança era o tipo "criança pustema", hiper sensivelzinha, que se irritava quando contrariada, por isso odiava quando lhe batiam onde o musculo é mais alcochoado.

    Eu mesmo cansei de levar palmada, mas eu berrava não era pela dor, apesar de arder o meu popô, mas porwue estava sendo contrariada, sendo dominada, e isso me fazia ficar louca de raiva.

    Palmada não dói.

    Mas porrada é desumano, é covardia. Dar tapa na cara da criança, adolescente, do filho, é humilhação. Dar soco, espancar com algum objeto duro, ou com fio, é tortura. Nada haver com palmada.

    Sou contra a violência em qualquer nível. MAs palmada não é violência. É a 1ª lição de que a vida nos atinge de forma desagradável se não prestarmos atenção às regras de convívio.

    é claro que se passar da palmada o infeliz agredido jamais aprenderá corretamente aquela 1º lição, pois da contrariedade ele passa direto para o ódio, e esse quando fermentado irá explodir e todos a sua volta, até quem nem teve nada com isso (nós, a sociedade) acaba pagando o pato, e bem caro.

    F

    Fátima Perestrelo Quinta, 09 de maio de 2013, 2h00min

    Consultor

    Provavelmente não tem filhos.

    E não espanco ninguém, mas tb. não morri por uns bons tapas na bunda.

    P

    Pollyanna Meira Domingo, 29 de junho de 2014, 16h08min

    Raquel não se martirize, a maioria das pessoas vão dizer, "tudo é culpa dos pais", "vc não soube educar" blah blah blah aumentando ainda mais sua dor e frustração, mas isso NÃO É VERDADE!. fique sabendo os filhos podem nos obedecer e fazer o que queremos quando pequenos mas depois que adquirem consciência vão fazer o que querem ou acham conveniente, como disse outra usuária, filhos não são robôs, não podem ser programados pela vontade dos pais, eles também têm suas próprias consciências e agem conforme tem vontade, é lógica que a educação influencia, mas não é tudo, segundo psicologos> os pais podem ter influências mas também tem uma boa dose da própria pessoa no que ela se tornou, independente da forma como a família seja ou ds informações que recebeu cada pessoa tem sua própria expressão, por mais que uma pessoa tenha vivido desta ou daquela forma, a sua cabeça tem uma boa independência, ou seja, as sua conclusões, interpretações, percepções são individuais e o homem tem uma boa dose de responsabilidade pelo que se tornou. Eu msm vim de uma família desestruturada, minha mãe não foi um exemplo de nada em minha vida, e eu estou lutando tentando educar meus filhos da melhor maneira, se fosse pela educação e amor que nunca tive em casa então era para eu ser uma péssima pessoa. Enfim, nem todas tem sorte de ter bons filhos, talvez essa é a cruz que mts tem que carregar, mas não desista e não se sinta derrota, não é a sua culpa....

    P

    Pollyanna Meira Domingo, 29 de junho de 2014, 16h13min

    Talvez bater em sua filha só gerou medo nela, talvez ela pode até fazer errado, mas da próxima vez vai fazer bem escodindinho p vc não ficar sabendo, gerar medo não é educação, e nem tudo é responsabilidade dos pais segundo psicologos>>>> os pais podem ter influências mas também tem uma boa dose da própria pessoa no que ela se tornou, independente da forma como a família seja ou ds informações que recebeu cada pessoa tem sua própria expressão, por mais que uma pessoa tenha vivido desta ou daquela forma, a sua cabeça tem uma boa independência, ou seja, as sua conclusões, interpretações, percepções são individuais e o homem tem uma boa dose de responsabilidade pelo que se tornou. <<<

    V

    VANDIR RIBEIRO Quarta, 27 de agosto de 2014, 3h33min

    Parabéns Malô Siqueira, umas das poucas pessoas com bom senso e capacidade intelectual de realmente resolver um problema!, as pessoas acham que tudo é culpa dos pais, mas na hora de educar metem o bedelho, para mim a culpa é 100% da justiça, é ela que dá direitos e não cobra deveres...pois tenho um caso parecido, sou respeitado por diversos empresários, muito educado e trabalhador, mas enfrente problemas com um aborrecente de 17 anos que pensa que sabe de tudo mesmo as notas dele sendo baixas na escola, mas o problema não é eu, e só eu percebo, a sociedade em sí perdeu o caráter, tem pessoas que não deviam nem ter nascido, são péssimos exemplos para todos os que estão na sociedade, pior que acham que estão certos...acho que o negócio é pegar as malas e se sumir, é a única ideia sensata, essa pobre mãe errou sim...talvez 10% o resto, fica a cargo da sociedade...

    V

    VANDIR RIBEIRO Quarta, 27 de agosto de 2014, 3h40min

    Tatienne, só que da sua forma como foi criada, a mesma que eu!, não se cria marginal não é?, porque você acha que a justiça está interferindo na educação dos filhos?, porque você acha que está aumentando o numero de crimes?, veja bem, a justiça ganha muito com isso, não há o mínimo interesse em acabar com isso, pelo menos é o que percebi até hoje!

    S

    Sandra Maria Sanches Quinta, 11 de setembro de 2014, 1h31min

    Oi estou com problemas quero ajuda para enternar meu afilhado em um colegio enterno pois eu acho que so assim poderei ajudalo de alguma forma ele mora com migo eu tenho a guarda dele mas nem eu emeu marido estamos aguentado mais a situaçai como posso buscar ajuda para fazer isso pois nao tenho comdiuu

    D

    Desconhecido Terça, 09 de dezembro de 2014, 22h01min

    vc precisa , ser mais rígida , colacar limites e faser com que eles sejam respeitados , aqui em casa faço isso , e da certo , aí dos meus filhos se tentar me agredir , so que ela , conseguindo atingir os objetivos , ai vc da um bonus pra insentivar , começa orando pra Deus , que tudo vai dar certo

    Ivaneide Souza

    Ivaneide Souza Quinta, 15 de janeiro de 2015, 13h57min

    Tbm tenho uma aborrecente em casa ela não me responde nem me agride mas tem costumes de sair de casa e passar de dois ate três dias fora já bati mas vi que não resolvem tbm já dei conselhos conversas e outras coisas mas não adianta quando ela quer vai e pronto eu fico pelas ruas dia e noite proucurando minha vida e um sofrimento agora vou mandar pro pai pois somos separados vou mandar pois não quero perda-la pra drogas ou acabar vendo ela morta isso me deixa muito triste pois não queria me separar dela mas não consigo afastala das más compahia

    Jmph

    Jmph Terça, 12 de maio de 2015, 13h18min

    Tem pais que dá exemplos bons para os filhos mais os filhos de hoje em dia da mais valor aos colegas dique aos próprios pais tenho uma filha adolescente sou separado da mãe dela ela mora comigo tento educar mais quando vai pra casa da mãe faz tudo oque quer quando volta pra casa volta transformada não é fácil !!

    Rê Souza

    Rê Souza Quinta, 13 de agosto de 2015, 9h38min

    bom dia queridos!!!
    Li cada post aqui e em solidariedade a Raquel não poderia deixar de contar minha experiencia.
    Tenho dois filhos, um casal, ela 16 anos e ele 15,ambos criados da mesma maneira com os mesmos limites e ensinamentos, no entanto ela é exatamente igual a filha da Raquel, não obedece limites, passa por cima de quem for pra fazer o que quer, o irmão, quase da mesma idade é totalmente diferente, não tenho uma virgula pra reclamar do comportamento dele.
    Acho cruel as pessoas culparem os pais pela má índole de um filho, pq é isso, má indole, isso não se ensina, faz parte do carater e personalidade.
    Se o problema fosse a educação creio que teria dois filhos problematicos e não tenho, apenas ela é assim...
    Então queridos, acredito que a Raquel postou aqui algo tão particular no intuito de receber orientações e não acusações, sejamos razoáveis.
    Ninguém sabe o que a gente passa,então julgar é muito fácil,.

    Raquel segue ai meu e-mail se quiser vamos trocar experiencias, podemos juntas nos ajudar.
    Boa sorte pra nós, pois ate que elas se tornem adultas teremos que ter paciência e força.
    Lindo dia a todos!
    rezinha.s.silva@hotmail,com

    A

    Alisson Vilmar Domingo, 25 de outubro de 2015, 11h40min

    Tenho um filho de 17 anos e no próximo mês fará 18. ele é super rebelde grita com a mãe e me peita como um homem da rua, e utiliza o ECA contra nós dizendo que não podemos fazer nada contra ele e se não fosse péssimo ele ainda influencia a irmã de 12 aconselhando sobre o ECA e agora ela joga na nossa cara que não podemos repreende-la. Diz ele que quer tirar a nossa guarda de nossa filha e disse que nós vamos ver o que ele vai fazer quando fizer 18. A lei no meu ponto de vista prejudicou sim pois nós pais ficamos reféns dos filhos.

  • -1
    D

    Desconhecido Domingo, 25 de outubro de 2015, 16h04min

    Quem manda na minha casa sou eu, se nao quer me obedecer porta da rua e serventia da casa. Filhos so vao ate onde sao permitidos, nao.pode bater, mais pode colocar de castigo, tira telefone, interner, televisao, roupas de sair tudo e confiscado. Os pais tem que mostrar quem e autoridade em casa, se ficarem com medo realmente os filhos vao sambar na cara dos pais.