Adolescente rebelde! cade os direitos dos Pais?

Há 12 anos ·
Link

Eu sou mãe de uma adolescente de 15 anos, ela não obedece, so faz o que quer, so sabe gritar dentro de casa, eu trabalho o dia todo ela nao ajuda nos deveres domesticos, so vai na escola qdo quer, ja fui ao conselho tutelar denuncia-la pra fazer ela voltar pra escola, e la fiquei sabendo q o juiz pode me processar q mundo é esse? Se falo mais duro com ela ela avança em mim..ja me unhou..ja me deixou hematomas, tenho mais duas filhas menores, elas vao crescer vendo isso? Sou praticamente refem de minha filha, se sou mais dura com ela e falo q se ela nao indireitar vou entrega-la ao pai (sou separada e a guarda compartilhada com o pai) ela diz q vai ligar no conselho tutelar e dizer q estou pondo ela pra fora de casa, se falo q nao irei comprar mais nada pra ver se ela indireira ela diz q vai no juiz pq ela tem parte da pensão...falei ate q vou ao juiz conversar com ele..ela me diz q não tem medo de juiz nenhum, fala q pra casa do pai ela não vai, falou no conselho q quer morar com o namorado de 19 anos, de final de semana ela vai durmir na casa do namorado mesmo eu falando q não...deveria ter uma lei q defendesse os pais e obrigassem aos menores obediencia, não sou rica dou o que posso aos meu filhos..roupas mesmo singelas não faltam nada a eles não sei mais o que fazer sou refem desse direito da criança e adolescente, estou vendo não so eu mais outros pais tb perdendo os filhos..triste muito triste..,minha saude esta indo embora com isso e eu nao posso fazer nada..

62 Respostas
página 3 de 4
Vanessa Scatollini Raia
Há 10 anos ·
Link

Sou mãe e tento manter o controle sempre conversando e colocando limites, os filhos que são de personalidades próprias tentam nos vencer com as sua argumentações e as vezes causam muito conflito porque tem uma tendencia de testar a nossa autoridade, porém acho que a solução sempre será o diálogo, a filha rebelde não entende a autoridade da mãe porque não se sente segura em se abrir em contar o que esta acontecendo de errado com ela, para que seja tão complicado a relação entre elas, não acho correto colocar somente a culpa nos pais, muitos filhos foram criados por pais que foram péssimos exemplos em vários sentidos e nem por isso viraram bandidos etc... Acho que como mãe de um adolescente tenho muitas dificuldades em lidar com meu filho e não é vergonha nenhuma um pai ou mãe admitir que perdeu o controle errou e não sabe o que fazer, porque como os filhos, também somos seres humanos, e as vezes mesmo aconselhando e sendo bons pais não temos conseguido um bom resultado na educação, porque parece que é uma recita de bolo, faz assim e assim que vai dar certo, mas também pode não dar certo, e ai temos que culpar alguém, isso não me parece justo. Acredito que o amor é que funciona, que possamos ser pessoa sensíveis aos sentimentos dos nosso filhos e não somente um manda e outro obedece.

jose luiz
Há 9 anos ·
Link

acho que ela so quer saber que direitos ela tem que lei pode amparala

Cris Lima II
Há 9 anos ·
Link

Bem acho que seria facil demais se os pais pudessem educar com as normas a que a sociedade acha perfeita,tenho 3 filhos adolescentes e tenho passado por problemas terríveis,gemeos de 15 anos que simplismente me agridem verbalmente,me xingan,criaram suas próprias regras e eu tem dias em que me sinto sem forças,foram mal criados onde não igreja onde eram escoterios e aprendiam regras e convivencias em casa comiigo exigindo bom desempenho escolar,boas notas e enchendo de carinho,trabalhar fora deixei 3 empregos pra cuidar deles quando o pai faleceu,cuido como um bebe dou carinho quero saber se comeram se estão trsites,cuido de tudo e nem por isso um deles deixa de procurar meninos bandidos pra andar junto e o outro me xinga coloca o dedo na minha cara,regras minha casa sempre teve regras,mais oque fazer agora se meu filho é maior que eu e me diz não me encosta não eim,perderam o pai com 8 anos [e só eue e eles,simceramente.mão sei mais oque fazer pra salvalos

Rafael F Solano
Advertido
Há 9 anos ·
Link

Onde se diz que carinho é o melhor educador?? O excesso de atenção, de deferência, gera na criança, uma pequena dominadora (o que é natural na espécie humana), a sensação de que tudo ela pode, pois ela consegue fácil, tem quem os "adorem". Ai, na adolescência, idade em que testam mais ainda os limites dos pais, buscam se dissociar deles, porque querem se sentirem adultos, serem visto como adultos, então começam a tratar os pais como seus iguais. O erro dos pais e terem se feito de amigos dos filhos, nestas horas eles vêem o erro, amigo a gente trata como nosso igua.

Mas os pais não nasceram para ser "amigos" dos filhos, podem e devem ser amigáveis, mas pais são autoridade, devem ser respeitados, eis a diferença.

Rafael F Solano
Advertido
Há 9 anos ·
Link

Tente buscar ajuda em terapeutas, um psicólogo que lhe ajude a lidar com estes adolescentes sem rumo.

Marcio Carreiro
Há 9 anos ·
Link

Não se conseguie educar mais como antigamente por hoje em dia tem tantas leis tem tantos deveres que por mais que se eduque direito ou não esse mundo de opções nas ruas e nas midias faz a adolescênte se voltar contras os pais,não é culpa de ninguém e sim da evolução que não acompanhamos.

Rosemeire Silva
Há 9 anos ·
Link

SeF

Rosemeire Silva
Há 9 anos ·
Link

Se hj uma criança antes mesmo da adolescência pode decidir se quer ser homem ou mulher apoiada pela lei desse país, pq um adolescente não pode ser responsabilizado por seus atos? Atos de rebeldia, desobediência e afronta podem ser erguidos contra os pais pq o coitadinho não foi bem criado... Pq sofreu bulling,,, pq o pai não está presente...então ele tem td diteito de fazer o que quer... Oooo País....oooo leis...

2 respostas foram removidas.
Rafael F Solano
Advertido
Há 9 anos ·
Link

"uma criança antes mesmo da adolescência pode decidir se quer ser homem ou mulher "

Criança não será homem e nem mulher porque simplesmente ela ainda é uma CRIANÇA!!!

Se a BIOLOGIA (sabe o que é isso?!!) daquele ser humano o faz agir de forma distinta daquela que APARENTEMENTE indica seu gênero, não é uma escolha!! Vc engole sua saliva, vc respira, seu coração bate, isso são escolhas?? NÃO!! É seu corpo, seu organismo, sua biologia em ação!!!

Ninguém é forçado a ter filhos, os tem porque quer, então, tem a obrigação de educa-lo, prepara-lo para a vida, isto não quer dizer manipula-lo como se ele fosse um bonequinho de massa, dando a forma e aparência que deseja como se ele não tivesse o direito de ser ele mesmo.

Preparar para a vida é explicar que se ele pisar no calo do outro este irá reagir e dar o troco, se ele roubar, ele vai preso e na cadeia vai sofrer para caramba, preparar para a vida é explicar que tem de ter uma profissão para poder trabalhar, empregado ou autônomo, pois tem de se sustentar, e que jamais deve viver sob a sombra ou dependência de outra pessoa porque na vida nada é certo, exceto a morte. Ensinar que tem de tomar banho, escovar o dente todos os dias e que não se deve comer frituras, mas consumir sempre frutas e verduras. Simples assim.

Se não consegue instituir disciplina, ser educado e demonstrar respeito ao outro ser humano, não importa a idade dele, seja criança ou um idoso, se não consegue conversar sem agir com truculência e abuso, então não se faça pai e nem mãe, porque só vai produzir desgraça para o mundo!!!

1 resposta foi removida.
Adriana Santiago
Há 9 anos ·
Link

Não acuso essa mãe por a filha dela ser assim, como dizem que ela não educou bem não deu limites, o que cada um passa dentro de casa só a pessoa sabe, muitas mães educam bem dão limites e quando chegam a idade se tornam verdadeiros cavalos, ai pergunto foi falta de limite??? foi falta de educação??? Conheço casos de mães que educaram seus filhos muito bem dando limites e hj se tornaram adolescentes agressivos com os pais mesmo a mãe dando toda atenção e cuidado. Tem pessoas já já nascem com personalidades fortes que nem com tudo carinho e cuidado mudam essa mãe é uma refém da própria filha sinto a dor dela,é uma pena perdemos muito tempo da vida dedicando aqueles que amamos e no final não reconhecem um pingo, mas existe um lei do retorno infelismente.Só quem sabe a dor de uma mãe é que passa por essa mesma dor.

Rafael F Solano
Advertido
Há 9 anos ·
Link

"Tem pessoas já já nascem com personalidades fortes que nem com tudo carinho e cuidado mudam "

Personalidade forte nada tem haver com truculência, agressividade, desrespeito. Ter a "personalidade" forte é não ser influenciável por qualquer pessoa, é não ser maria vai com as outras, é ter opinião propria, é ser capaz de buscar elucidar suas duvidas, é não precisar cultivar fantasias para alegrar a vida.

Amar é uma escolha, não é a concessão de crédito que se possa depois cobrar o retorno. Quem ama sabe que não pode exigir nada de volta, ou então não ama, mas cultiva plateia para dela esperar aplausos e elogios. Quem quer o bem faz na sombra pois a alegria está em fazer, não em promover.

Luciana De Souza
Há 9 anos ·
Link

Sim acho que julgar esse pais nao e uma boa maneira .porque tem muitos pais que sim realmente viram refens de adolescente dentro de sua propria casa .e nao e porque nao deram uma boa educacao mais sim as veses a eduacao e ensinada mais eles nao querem aprender aco sim que deveria ter uma medida pela leis do brasil de prorecao aos pais sim

Rafael F Solano
Advertido
Há 9 anos ·
Link

Luciana, quando que uma criança vai dominar um adulto?? Se os pais não souberam educar, é claro que tmb não vão saber se posicionar !!!!!!!

Como proteger uma pessoa contra ela mesma???!!! Ela faz filho porque quer!! Não é obrigada!! Que pense antes de fazer filho se terá DE FATO capacidade de educa-lo!!!

Danielle Leão
Há 9 anos ·
Link

O que eu achei bizarro aqui é que me encontro hj na mesmíssima situação da autora da pergunta inicial e não vi nenhuma resposta que realmente trouxesse algum alívio para a mãe desesperada. Entrei no fórum por ter o mesmo problema. Sei que tenho boa parcela de culpa. Mimei minha filha de quase 15 quando o pai decidiu abandoná-la aos 10 anos e eu desejava ardentemente suprir a falta dele com o meu carinho e bens materiais. Fui mole, fiz vontades, mas por excesso de amor e preocupação. Só tenho essa filha e sim, sei que errei. Não sou nem perto de ser perfeita. Mas acima de tudo eu a amo e quero o bem dela. Hoje enxergo claramente minhas falhas e tento sempre conversar com ela, abrir o jogo, mostrar os fatos, minhas preocupações, nada adianta! Ela está nessa fase de adolescência complicada, endurecida pela raiva de ter sido abandonada pelo pai e mimada por mim. Estou muito perdida... Se desse para consertar o passado, eu o faria num piscar de olhos, mas como não é possível, adoraria que em vez de ser crucificada alguém me desse uma luz. Minha filha ainda não namora, mas responde, é estúpida, geniosa e ameaça deixar a escola que é uma das minhas grandes preocupações. Não busco meus direitos aqui,m as uma dica honesta e valiosa sobre o que fazer neste momento.

Rafael F Solano
Advertido
Há 9 anos ·
Link

Daniele, vc mesma reconhece que criou o monstro.

Ninguém é abandonado, apenas teve alguém que se afastou dela, só isso. Super valorizar os eventos, como achar que pode definir os atos e escolhas de terceiros, como se os outros TIVESSEM QUE agir dessa ou daquela forma, porque o papel do pai é assim, da mãe é assado, do filho é aquilo.....é pura besteira!!! Não somos robôs para agir todos da mesma forma, até porque não existe 1 unica forma certa de agir, até porque cada pessoa é unica, cada um é cada UM, não temos de ser igual a ninguém!!!

Seu recurso agora é buscar terapia PARA AS DUAS, já que vc é parte do problema de sua filha. Não existe remédio mágico, nada vai apagar tudo o que foi feito, mas dá para melhorar, acertar as arestas, ajudar a coitada da perdida de sua filha a se encontrar, sem mimos, mas com disciplina e aprendendo a ser adulto, compreender que ninguém é perfeito, nem a mãe dela, nem o pai que esta escolheu e que decidiu se mandar. Todos são humanos e falíveis.

Se nem a terapia ajudar vcs DUAS, então emancipe sua filha e manda ela ir tratar da propria vida!!!

Ricardo Almeida
Há 9 anos ·
Link

minha filha da noite pro dia mudou totalmente a personalidade daí eu resolvi instalar o www.brunoespiao.com.br no celular dela, vi q ela estava andando com má companhia depois de uma longa conversa tivemos esse caso resolvido

Ricardo Almeida
Há 9 anos ·
Link

minha filha sempre mentia para mim, falando que ia em um lugar mas ia em outro, foi então que eu resolvi instalar o www.brunoespiao.com.br no celular dela. Agr ela não me engana mais,sempre estarei um passo à frente dela

Ricardo Almeida
Há 9 anos ·
Link

meu filho sempre falava que ia num lugar mas ia em outro, foi então que eu resolvi instalar o www.brunoespiao.com.br no celular dele. Depois de uma bela conversa eu consegui reverter a situação

Daniela Roncaglio
Há 9 anos ·
Link

De alguma maneira ela sabe q vc não tem poder nenhum sobre ela, poder q eu digo e impor sua autoridade de mãe. Em algum momento vc deixou ela se folgar. Se ela diz q não vai morar com o pai é isso q deve usar contra ela. Todo mundo diz, não se iguale a ela, mas não tem como. Vá ao juiz e diz q não quer mais a tutela. Deixe ela sem dinheiro. Faça a emancipação (não sei como funciona, mas sei que o filho é dono de si). Quer ir morar com o namorado, deixa, faça ele sustentar ela,,,

Rafael F Solano
Advertido
Há 9 anos ·
Link

" Vá ao juiz e diz q não quer mais a tutela."

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk É !! Diz que não quer mais ser mãe ou pai, que deseja devolver o filho!!!!

" Todo mundo diz, não se iguale a ela, mas não tem como."

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Isso ai!! Vc é adulto mas tem de agir como um adolescente idiota e imaturo, se iguale ao filho!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

"Faça a emancipação (não sei como funciona, mas sei que o filho é dono de si)."

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Pelo menos reconhece que não entende nada de coisa alguma!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos