Eu sou mãe de uma adolescente de 15 anos, ela não obedece, so faz o que quer, so sabe gritar dentro de casa, eu trabalho o dia todo ela nao ajuda nos deveres domesticos, so vai na escola qdo quer, ja fui ao conselho tutelar denuncia-la pra fazer ela voltar pra escola, e la fiquei sabendo q o juiz pode me processar q mundo é esse? Se falo mais duro com ela ela avança em mim..ja me unhou..ja me deixou hematomas, tenho mais duas filhas menores, elas vao crescer vendo isso? Sou praticamente refem de minha filha, se sou mais dura com ela e falo q se ela nao indireitar vou entrega-la ao pai (sou separada e a guarda compartilhada com o pai) ela diz q vai ligar no conselho tutelar e dizer q estou pondo ela pra fora de casa, se falo q nao irei comprar mais nada pra ver se ela indireira ela diz q vai no juiz pq ela tem parte da pensão...falei ate q vou ao juiz conversar com ele..ela me diz q não tem medo de juiz nenhum, fala q pra casa do pai ela não vai, falou no conselho q quer morar com o namorado de 19 anos, de final de semana ela vai durmir na casa do namorado mesmo eu falando q não...deveria ter uma lei q defendesse os pais e obrigassem aos menores obediencia, não sou rica dou o que posso aos meu filhos..roupas mesmo singelas não faltam nada a eles não sei mais o que fazer sou refem desse direito da criança e adolescente, estou vendo não so eu mais outros pais tb perdendo os filhos..triste muito triste..,minha saude esta indo embora com isso e eu nao posso fazer nada..

Respostas

    D

    Desconhecido Domingo, 25 de outubro de 2015, 16h06min

    Alison seu filho ja vai fazer 18 anos, no dia do anoversario dele, voce pode convidalo a sair de casa e ir viver a proproa vida.

    N

    Nucinha Santos Domingo, 08 de novembro de 2015, 9h02min Editado

    Alisson, quando ele complentar 18 anos manda ir morar sozinho...simples!

    R

    Rafael F Solano Quarta, 11 de novembro de 2015, 23h07min

    Leve sua filha de 12 anos ao Conselho Tutelar e peça que eles expliquem a ela o ECA, e que confirmem que vcs tem o patrio poder, e que poderão sempre repreender e impor disciplina, se eles não quiserem ir para Fundação Casa, aquele lugar maravilhoso antigamente chamado de Febem.

    No mais, se aprume e convide o marmanjo a cair fora de sua casa, e avise que se ele agir de forma agressiva ou ofensiva, que vai enquadra-lo na Lei Maria da Penha e pedir ordem de restrição. Trate-o como o adulto que ele pensa que é. É disso que ele está precisando.

    J

    Jacqueline De Souza Vieira Alves Domingo, 06 de dezembro de 2015, 8h53min

    Eu sei muito bem como é.
    Esse povo aí que está falando que a culpa é da mãe, não sabe nem o que está falando... Pq só sabe quem convive com uma aborrecente assim.
    Vc criar todas igual e uma fazer tudo isso...e a culpa é da mãe... Isso é de uma imbecilidade que não tem tamanho.
    Muitos aqui em cima nem sonham o que é isso que essa mãe passa...por isso fala assim.... A CULPA É DA EDUCAÇÃO QUE A MÃE DEU.
    Se vc não viveu isso não abra sua boca pra falar coisas que vc não tem experiência vivida... Pois vocês estão mais jogando pedra nessa mãe do que defender quem trabalha e sustenta essa filha... Ingrata.

    D

    Daniela Farias Segunda, 07 de dezembro de 2015, 14h09min

    Meu filho faz a mesma coisa, ele me bate, bate na minha mãe eu liguei para o conselho tutelar, estou esperando uma resposta. O pior que o pai dele não quer nem saber!!!

    Vanessa Scatollini Raia

    Vanessa Scatollini Raia Terça, 23 de fevereiro de 2016, 14h57min

    Sou mãe e tento manter o controle sempre conversando e colocando limites, os filhos que são de personalidades próprias tentam nos vencer com as sua argumentações e as vezes causam muito conflito porque tem uma tendencia de testar a nossa autoridade, porém acho que a solução sempre será o diálogo, a filha rebelde não entende a autoridade da mãe porque não se sente segura em se abrir em contar o que esta acontecendo de errado com ela, para que seja tão complicado a relação entre elas, não acho correto colocar somente a culpa nos pais, muitos filhos foram criados por pais que foram péssimos exemplos em vários sentidos e nem por isso viraram bandidos etc...
    Acho que como mãe de um adolescente tenho muitas dificuldades em lidar com meu filho e não é vergonha nenhuma um pai ou mãe admitir que perdeu o controle errou e não sabe o que fazer, porque como os filhos, também somos seres humanos, e as vezes mesmo aconselhando e sendo bons pais não temos conseguido um bom resultado na educação, porque parece que é uma recita de bolo, faz assim e assim que vai dar certo, mas também pode não dar certo, e ai temos que culpar alguém, isso não me parece justo.
    Acredito que o amor é que funciona, que possamos ser pessoa sensíveis aos sentimentos dos nosso filhos e não somente um manda e outro obedece.

    J

    jose luiz Terça, 22 de março de 2016, 21h07min

    acho que ela so quer saber que direitos ela tem que lei pode amparala

    Cris Lima II

    Cris Lima II Sexta, 17 de junho de 2016, 2h05min

    Bem acho que seria facil demais se os pais pudessem educar com as normas a que a sociedade acha perfeita,tenho 3 filhos adolescentes e tenho passado por problemas terríveis,gemeos de 15 anos que simplismente me agridem verbalmente,me xingan,criaram suas próprias regras e eu tem dias em que me sinto sem forças,foram mal criados onde não igreja onde eram escoterios e aprendiam regras e convivencias em casa comiigo exigindo bom desempenho escolar,boas notas e enchendo de carinho,trabalhar fora deixei 3 empregos pra cuidar deles quando o pai faleceu,cuido como um bebe dou carinho quero saber se comeram se estão trsites,cuido de tudo e nem por isso um deles deixa de procurar meninos bandidos pra andar junto e o outro me xinga coloca o dedo na minha cara,regras minha casa sempre teve regras,mais oque fazer agora se meu filho é maior que eu e me diz não me encosta não eim,perderam o pai com 8 anos [e só eue e eles,simceramente.mão sei mais oque fazer pra salvalos

    R

    Rafael F Solano Sexta, 17 de junho de 2016, 12h19min

    Onde se diz que carinho é o melhor educador?? O excesso de atenção, de deferência, gera na criança, uma pequena dominadora (o que é natural na espécie humana), a sensação de que tudo ela pode, pois ela consegue fácil, tem quem os "adorem". Ai, na adolescência, idade em que testam mais ainda os limites dos pais, buscam se dissociar deles, porque querem se sentirem adultos, serem visto como adultos, então começam a tratar os pais como seus iguais. O erro dos pais e terem se feito de amigos dos filhos, nestas horas eles vêem o erro, amigo a gente trata como nosso igua.

    Mas os pais não nasceram para ser "amigos" dos filhos, podem e devem ser amigáveis, mas pais são autoridade, devem ser respeitados, eis a diferença.

    R

    Rafael F Solano Sexta, 17 de junho de 2016, 12h38min

    Tente buscar ajuda em terapeutas, um psicólogo que lhe ajude a lidar com estes adolescentes sem rumo.

    M

    Marcio Carreiro Quarta, 20 de julho de 2016, 10h44min

    Não se conseguie educar mais como antigamente por hoje em dia tem tantas leis tem tantos deveres que por mais que se eduque direito ou não esse mundo de opções nas ruas e nas midias faz a adolescênte se voltar contras os pais,não é culpa de ninguém e sim da evolução que não acompanhamos.

    Rosemeire Silva

    Rosemeire Silva Sexta, 19 de agosto de 2016, 21h34min

    Se hj uma criança antes mesmo da adolescência pode decidir se quer ser homem ou mulher apoiada pela lei desse país, pq um adolescente não pode ser responsabilizado por seus atos? Atos de rebeldia, desobediência e afronta podem ser erguidos contra os pais pq o coitadinho não foi bem criado... Pq sofreu bulling,,, pq o pai não está presente...então ele tem td diteito de fazer o que quer... Oooo País....oooo leis...

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    R

    Rafael F Solano Sexta, 19 de agosto de 2016, 22h08min

    "uma criança antes mesmo da adolescência pode decidir se quer ser homem ou mulher "

    Criança não será homem e nem mulher porque simplesmente ela ainda é uma CRIANÇA!!!

    Se a BIOLOGIA (sabe o que é isso?!!) daquele ser humano o faz agir de forma distinta daquela que APARENTEMENTE indica seu gênero, não é uma escolha!! Vc engole sua saliva, vc respira, seu coração bate, isso são escolhas?? NÃO!! É seu corpo, seu organismo, sua biologia em ação!!!

    Ninguém é forçado a ter filhos, os tem porque quer, então, tem a obrigação de educa-lo, prepara-lo para a vida, isto não quer dizer manipula-lo como se ele fosse um bonequinho de massa, dando a forma e aparência que deseja como se ele não tivesse o direito de ser ele mesmo.

    Preparar para a vida é explicar que se ele pisar no calo do outro este irá reagir e dar o troco, se ele roubar, ele vai preso e na cadeia vai sofrer para caramba, preparar para a vida é explicar que tem de ter uma profissão para poder trabalhar, empregado ou autônomo, pois tem de se sustentar, e que jamais deve viver sob a sombra ou dependência de outra pessoa porque na vida nada é certo, exceto a morte. Ensinar que tem de tomar banho, escovar o dente todos os dias e que não se deve comer frituras, mas consumir sempre frutas e verduras. Simples assim.

    Se não consegue instituir disciplina, ser educado e demonstrar respeito ao outro ser humano, não importa a idade dele, seja criança ou um idoso, se não consegue conversar sem agir com truculência e abuso, então não se faça pai e nem mãe, porque só vai produzir desgraça para o mundo!!!

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Adriana Santiago

    Adriana Santiago Sexta, 26 de agosto de 2016, 20h30min

    Não acuso essa mãe por a filha dela ser assim, como dizem que ela não educou bem não deu limites, o que cada um passa dentro de casa só a pessoa sabe, muitas mães educam bem dão limites e quando chegam a idade se tornam verdadeiros cavalos, ai pergunto foi falta de limite??? foi falta de educação???
    Conheço casos de mães que educaram seus filhos muito bem dando limites e hj se tornaram adolescentes agressivos com os pais mesmo a mãe dando toda atenção e cuidado. Tem pessoas já já nascem com personalidades fortes que nem com tudo carinho e cuidado mudam essa mãe é uma refém da própria filha sinto a dor dela,é uma pena perdemos muito tempo da vida dedicando aqueles que amamos e no final não reconhecem um pingo, mas existe um lei do retorno infelismente.Só quem sabe a dor de uma mãe é que passa por essa mesma dor.

    R

    Rafael F Solano Sexta, 26 de agosto de 2016, 22h35min

    "Tem pessoas já já nascem com personalidades fortes que nem com tudo carinho e cuidado mudam "

    Personalidade forte nada tem haver com truculência, agressividade, desrespeito. Ter a "personalidade" forte é não ser influenciável por qualquer pessoa, é não ser maria vai com as outras, é ter opinião propria, é ser capaz de buscar elucidar suas duvidas, é não precisar cultivar fantasias para alegrar a vida.

    Amar é uma escolha, não é a concessão de crédito que se possa depois cobrar o retorno. Quem ama sabe que não pode exigir nada de volta, ou então não ama, mas cultiva plateia para dela esperar aplausos e elogios. Quem quer o bem faz na sombra pois a alegria está em fazer, não em promover.

    Luciana De Souza

    Luciana De Souza Quarta, 07 de setembro de 2016, 19h40min

    Sim acho que julgar esse pais nao e uma boa maneira .porque tem muitos pais que sim realmente viram refens de adolescente dentro de sua propria casa .e nao e porque nao deram uma boa educacao mais sim as veses a eduacao e ensinada mais eles nao querem aprender aco sim que deveria ter uma medida pela leis do brasil de prorecao aos pais sim