Sou casada(companheira)á 9 anos com meu marido e temos 1 filho de 7 anos.A nossa casa é registrada no nome do meu sogro,pois ele comprou para deixar de herança para o meu filho em "usos e frutos".Em uma separação tenho algum direito sobre a casa mesmo estando no nome do meu sogro,ou apenas meu marido por ser filho tem.E se tenho o que preciso fazer?

Respostas

    Morena Morena

    Morena Morena Sexta, 02 de dezembro de 2016, 23h37min

    Ola, temos uma casa q foi construida em um terreno da irma do meu marido e moramos nela a 5 anos, smos casados a 6 anos e temos 1 filha de 5 anos, estou querendo me separar e n trabalho, tenho como residir apenas na casa com minha filha. Se sim, q medidas devo tomar?

    Ana Paula Brasil

    Ana Paula Brasil Segunda, 23 de janeiro de 2017, 21h34min

    Gostaria de sabe meu pai e mãe e tem uma casa que não está em. Usos e. Fruto neste imóvel mora meu irmão com uma companheira a 1ano e tem uma filha menos se eles se separa ela tem direito a fica na casa

    Sheila Fernandes

    Sheila Fernandes Quarta, 01 de fevereiro de 2017, 15h45min

    Boa tarde!
    Minha mãe foi casada durante 10 anos e esta separada a 11 anos. Enquanto casada comprou uma casa, mas a mesma não está em seu nome, pois nao foi reconhecida em cartório. Seu ex marido tem algum direito? No aguardo!

    Maria Dos Santos

    Maria Dos Santos Quarta, 08 de março de 2017, 19h46min

    Sou casada 16 anos tenho uma casa no meu nome ,mas sair dá casa e meu ex marido quer vender eu tenho direito a alguma metade

    B

    Bruna Priscila Quarta, 31 de maio de 2017, 3h12min

    Olá, meu marido quer separação e se nega a partilhar os bens do casal, pois alega que pagou praticamente só, quando eu engravidei fomos procurar apartamento para comprar e como a minha renda não dava e eu estava com o nome sujo pedimos p mãe dele entrar junto, ou seja esta no nome dele e dela, porém ela só entrou com o nome, meu marido declara todos os bens no IR e ela tbm, mas ela não declara o apartamento pq quem está pagando é o meu esposo, Um apartamento que compramos para nossa moradia eu tenho como provar que ela só entrou com o nome, mas gostaria de saber se mesmo com provas eu perco meu direito? Pois tenho um filho de dois anos e estou sem saber oq fazer

    W

    william lopes Terça, 20 de junho de 2017, 22h11min

    tenho um terreno estou pagando, sempre paguei através da minha conta, tenho comprovantes que toda as parcela foi paga através de mim, falta paga 20 mil, ela não deu 1 real.
    Ela saiu de casa já faz 3 meses ela tem direito no terreno?

    Celia Monte-Velle

    Celia Monte-Velle Segunda, 07 de agosto de 2017, 16h28min Editado

    Boa tarde estou mim separado do meu ex marido temos uma casa construída durante o casamento ele é eu não queremos vender e eu muito menos dividir até pq ele já está com outra mulher ela quer fica grávida dele pra o filho dela ter direito. Queria saber se eu e meu ex marido passa a casa pro nome do nosso filho no futuro tem apocidilidade dela querer a casa se ela tiver filhos com meu ex marido?

    Bruno Hotwheelsklm Scarpati

    Bruno Hotwheelsklm Scarpati Sábado, 12 de agosto de 2017, 12h47min

    seu marido é filho do dono da casa,não você,então vc não tem direito pois realmente mesmo que as famílias ão juntas,não é o mesmo sangue de vc e seu marido,são diferentes,então são 2 núcleos familiares diferentes.

    D

    Desconhecido Segunda, 21 de agosto de 2017, 9h25min

    Tem direito nenhum, quer levar tudo embora só vai fica com o violão e o cachorro kkkkkkkkk

    Yhanna Reis

    Yhanna Reis Terça, 22 de agosto de 2017, 16h23min

    Tô junto com meu marido a 5anos e fais quase um ano que casei no papel com ele .
    Eu tenho direito a casa foi construída antes do casamento?
    E e no quintal da minha sogra

    A

    ArlenLevy Duarte Sábado, 25 de novembro de 2017, 19h19min

    Boa noite estou me separando da minha mulher tenho 10 ano com ela e 1 ano casado construí uma casa no terreno da minha mãe sendo q minha ex esposa tá falando q todo direito de pensão pra e tem direito toda na casa mais a mãe dela me ajudou a construir e tem direito de ficar com a casa e eu mora alugado mais eu pedi dela pra ela mora alugado q eu ia pagar pra ela até arruma um emprego pra ela tenho um filho de 4 ano me ajude nessa explicação até por q ela falou q tem direito em tudo

  • -1
    Carlão Tavares

    Carlão Tavares Terça, 28 de novembro de 2017, 11h49min

    Boa tarde doutora Maria Tereza.
    Meu irmão se juntou com uma mulher depois que ela engravidou e juntos construíram nos fundos da casa do meu pai e moraram juntos por 18 anos. Depois de um certo tempo, compraram um terreno e construíram a casa deles. Se separou da mulher e filha antes de se mudar para esta casa deixando tudo pra elas. A ex mulher não quer sair da casa que vive nos fundos da casa do meu pai por achar que tem direito nesta casa. Gostaria de saber se realmente ela tem esse direito.

    F

    Fabio Mendes Barbosa Quinta, 07 de dezembro de 2017, 23h52min

    Sou herdeiro de usufruto do lote onde minha tia mora, tenho registro e escritura do lote tudo em meu nome, mas estou me separando a esposa passa ter direito neste lote ou Não.

    E

    Eldo Luis Andrade Sexta, 08 de dezembro de 2017, 5h52min

    Se você casou e escolheu o regime de comunhão universal de bens ela tem direito a metade do valor do imóvel. Que você diz que está em seu nome e você é herdeiro de usufruto algo meio incoerente. Pelo seu relato acredito que você é o que chamam nu proprietário. Por herança você deve ter adquirido o imóvel mas ele estava gravado com ônus de usufruto para sua tia. Enquanto ela viver o imóvel não pode ser vendido para pagar a parte de sua esposa. Aliás, pode. Mas o adquirente vai ter de suportar o onus tal como você. Se o usufruto em favor de sua tia for vitalício só ela morrendo ou renunciando ao benefício é que você ou o comprador atingem a propriedade plena.
    Na hipótese de o casamento ser por comunhão parcial ela não terá direito a metade do valor da casa por herança ser bem particular seu. Fosse adquirida no casamento pagando (herança é gratuita) o bem seria comum do casal e como tal teria de ser dividido meio a meio entre o casal.

    Horus Stamp

    Horus Stamp Domingo, 10 de dezembro de 2017, 10h12min

    Vivo na casa de minha que herdou de seu pai , sou junto a 21 anos tenho 2 filhos um 20 e a outra com 7 anos estou sem trabalho e sai de casa moro na casa de baixo e ela em cima com meus filhos ela tem uma facção roupa não tem coragem manda o que comer

    Horus Stamp

    Horus Stamp Domingo, 10 de dezembro de 2017, 10h23min

    ( continuação) sei que ela não tem direito de mandar nada para mim , pois faço alguns bicos no ramo de estamparia como na casa de minha a vó , gostaria de saber se ela tem direito a algo como bens ou direitos de fica na casa de cima pois a mesma guando quer sair deixa os filhos na casa de alguém.

    Jaquelane Lordelo

    Jaquelane Lordelo Terça, 20 de fevereiro de 2018, 12h13min

    Minha amiga mora com o marido é a sogra na casa da sogra. Teve um filho com ele e foi traída, o marido dela fez um filho na rua. Ela quer se separar mais não tem onde morar. Nesse caso, ele tem que dar uma casa pra ela morar?

    Cris Lima

    Cris Lima Segunda, 19 de março de 2018, 9h05min

    meu padrasto passou a casa no meu nome depois que ele morreu passei a casa pra minha mãe meu irmão casou com uma mulher ai minha mãe passou a casa pra essa mulher que é a nora dela sem a autorizaçao dos dois filhos da minha mãe que sou eu e meu outro irmão que medida posso toma

    E

    Eveline dos Santos Araujo Sexta, 23 de março de 2018, 13h54min

    sou casada a 16 anos , a 6 anos recebi uma indenização trabalhista e comprei um terreno mas coloquei no nome da minha mãe, parte do dinheiro construí uma casa e hoje a mesma está escriturada em nome da minha mãe, estamos morando na casa desde então. Numa possível separação meu marido consegue provar que tem direitos no imóvel ? se partir pro litigioso e conseguir juntar provas ( tipo movimentação de conta corrente da época e valor da indenização ) ele consegue com bom advogado convencer o juiz que tem parte no imovel e precisarei dividir com ele ?

    Fatima Lopes

    Fatima Lopes Terça, 12 de junho de 2018, 0h17min

    Olá! Tenho um convívio com uma pessoa a algum tempo e estamos morando juntos a quase um ano. Ele tem falado em separa e temos um filho. Qual o meu direito sobre o meu filho? Pois ele disse que iria tomar o meu filho de mim. Caso me separe dele iria morar na casa do meu pai e iria arrumar um trabalho, pois ele não me deixa trabalhar. Queria ajuda por favor, não quero perder o meu filho e meu atual companheiro tem mais condições financeiras do que eu. Na casa do meu pai não iria faltar nada pra mim e nem pra o meu filho.