Sou casada(companheira)á 9 anos com meu marido e temos 1 filho de 7 anos.A nossa casa é registrada no nome do meu sogro,pois ele comprou para deixar de herança para o meu filho em "usos e frutos".Em uma separação tenho algum direito sobre a casa mesmo estando no nome do meu sogro,ou apenas meu marido por ser filho tem.E se tenho o que preciso fazer?

Respostas

    A

    Aline fernandes Quarta, 22 de agosto de 2018, 20h22min

    Sou casada com meu marido 21 anos, e moro no msm quintal do que da mãe dele a 18 anos e temos três filhos. Nós construímos juntos com nosso suor!
    Quero a dúvida, se um dia eu separar dele ou ele falecer não sei né. Mais por precaução. A mãe dele tem direito de me colocar pra fora da minha casa?
    Pq 5 anos atrás separamos e ela tentou fazer isso, só que o juiz disse que eu tenho direito por morar com ele a 21 anos e tenho três filhos e disse que tem que sair é ele!
    Ele saiu e foi morar com a mãe dele.
    Mais nem muito tempo se recociliamos e estamos juntos. Meu marido mesmo diz que a casa e minha e dos meus filhos mesmo ele saindo.
    Mais tenho medo que futuramente possa acontecer algum e ela fazer isso, pq ela n gosta de mim. Qual direito que tenho que fazer?

    N

    Natasha Lima Segunda, 10 de setembro de 2018, 13h01min

    Alguém pode me ajudar... solicitei a pensão por morte do pai do meu filho(que pagava a parte dele na pensão alimentícia) que veio a falecer de câncer, porém descobri a pouco tempo que ele tinha uma namorada e a mesma também optou pela pensão, porém ela ficou morando na casa que a mãe dele cedeu para que morássemos quando meu filho nasceu,eles não possuíam união estável porém uma conta conjunta pós o mesmo não tinha movimentações dos membros inferiores e ela quem operava as movimentações financeiras do mesmo (informações passadas por parente do falecido), o benefício será dividido???

    E

    Edivaldo matias Segunda, 24 de setembro de 2018, 8h41min

    Minha avó era casada com meu avô. Os dois tinha uma casa que contribuíram juntos. Porém meu avó a humilhava e espusava da casa junto com meu tio que na época era menor de idade. Meu avó queria vender a casa, e vendeu! Porém com muita sacrifício minha avó construiu na casa do pai dela que o deixou o imóvel e o terreno para ela. Meu avó Não colocou um grão de areia. Um detalhe! Durante a esse contraste minha avó já era separada quando contruiu a casa. Ela usa deste 1979 solteira. O de casada ela não usou por que quando foi se aposentar não conseguia. Já se passaram mais 30 anos. Hoje eu comprei a casa... E meu avó colocou na mente que tem direito. Meu tios estão de prova que meu avó não gastou nada na construção do imóvel. Meu avó também afirma que não gastou nada.

    Vergara Mauricio

    Vergara Mauricio Sexta, 28 de setembro de 2018, 15h06min

    Boa tarde.
    Minha dúvida é. ..
    Minha ex foi embora a mais de um ano, com ela tive duas filhas uma 20 que mora com o marido e a mãe em uma casa alugada que ela resolveu sair pra morar só ! Passado esse tempo ela mandou MSN falando que quer a casa e devo sair em 1 mês! Falou que é pra cuidar da 17 anos!
    Perguntei pra menina se algumas vez a mãe convidou ela pra ir morar juntas ela falou que nunca! Por favor me ajudem!
    Devo devolver a casa ou tenho algum direito!?

    D

    Desconhecido Sexta, 28 de setembro de 2018, 15h19min

    se tivesse mais de 2 anos de abandono do lar vc pideria pedir usucapião. ingresse vc com acao reinvindicado o direito de moradia.

    D

    Desconhecido Sexta, 28 de setembro de 2018, 15h20min

    so saia da casa se houver determinação judicial. antecipe-se procure um advogado

    Vergara Mauricio

    Vergara Mauricio Sexta, 28 de setembro de 2018, 22h38min

    Obrigado ISS/ vou fazer isso!
    Ela pediu a casa afirmando que é pra cuidar da menina de 17 anos, perguntei pra ela se alguma vez a mãe convidou ela para morar, e a Responta...foi não!

    Franciene Ghabrielly

    Franciene Ghabrielly Sexta, 07 de dezembro de 2018, 21h04min

    Ola meu pai tem uma casa de erdeiro onde a 1 casa e dele e as outras e da minhas tias mais ele nao mora nessa casa e tenho mais 2 irmaes mais as 2 trabalha e nao tem filhos e a casa esta alugada e eu estou sem ter onde mora nem tenho renda nemhunha e tenho 2 filhas e estou gravida tenho direito de mora na casa

    Mariana Correia

    Mariana Correia Terça, 22 de janeiro de 2019, 15h20min

    Tive uma filha com um rapaz ela ainda é menor e morro hoje no apartamento que foi dele com minha filha. Mais ele mim colocou na justiça querendo tomar o apartamento que moro não tenho pra onde ir e ainda quer tomar minha filha pode?

  • -1
    Agueda Campos

    Agueda Campos Segunda, 04 de fevereiro de 2019, 0h16min

    Oi tentou uma dúvida meu marido quando mais novo deu o nome dele pra compra um apartamento por conta dos benefícios mas quem pagou tudo foi minha cunhada q esta morando no apartamento . quando tive a união com meu marido ela sedeu o nome dela pra compra nosso apartamento e com isso fez uma declaracao em cartório q eu meu marido e minha filha na época tinha apenas ela (hoje tenho mais dois ) declarou q nos moraria em tempo indeternindo e que ela apenas ardeu o nome pra compra que o financiamento (pagamento ) era nosso . bom agora estou me separando eu e meus filhos tem direito a esse apartamento q moramos ou o outro q ela está e q esta no nome do meu marido. Ou não tenho direito a nada caso queira vende. Gostaria de uma resposta obrigada

  • -1
    Anilma Mariz

    Anilma Mariz Quarta, 06 de fevereiro de 2019, 15h37min

    Boa tarde. Meu filho morava no meu quintal numa casa construída por mim, se separou e deixou a ex mulher na casa com os dois filhos adolescentes. Sendo que, não tenho uma relação boa com a ex nora. E ela vive me ameaçando caso eu peça para ela e os filhos saírem da casa, por que ela tem direitos. O imóvel é meu e estar no meu nome.

    S

    Suiane Mariane teixeira Sábado, 27 de abril de 2019, 21h05min

    Precisava q alguém me tirasse uma dúvida fui ajustada durante 7anos e construímos uma casa no mesmo terreno da minha ex sogra mas faz 2 anos q meu ex saiu de casa tenho direito de vender tenho dois filhos com ele
    Gostarias de saber meus direitos???

    L

    Larissa nathalia cardoso lira Terça, 18 de junho de 2019, 1h09min

    Olá, sou casada no civil e tenho dois filhos, agora estamos em processo de separação eu e meu esposo. Moramos numa casa q ele comprou da mãe dele pagou 23 mil mas como era família sem documentos que comprovem, agora ele foi tirar o título definitivo e a mãe dele passou a casa pro nome dele em forma de doação. Minha pergunta é agora com a separação eu poderia ficar na casa com as crianças apenas em usofruto já que não tenho para onde ir e o conforto e estrutura das crianças já estão 100% montas deste ambiente ? Ou tenho q sair sem nada apenas com oque ele me propôs de pensão ? Poderia ficar até a venda de um terreno q temos e o carro para poder me reorganizar com as crianças tendo em vista q eles estudam próximo daqui e não revirar vida deles do dia pra noite ! Alguém me dá uma luz

    L

    Larissa nathalia cardoso lira Terça, 18 de junho de 2019, 1h12min

    Sendo que eu ajudou a fazer varias obras e benfeitorias no imóvel penso em ficar pois ele tem pra onde ir tem um apto em cima da casa q a mãe dele aluga e a única renda dele e este aluguel tem a casa da mãe dele pra ficar até tudo se ajeitarei nem mãe tenho mais .! Ele quer que eu sai e leve as crianças e que ele fique na casa . Na justiçarei ganharia indireto de ficar neste imóvel com as criança ou por um determinado tempo até eu me reorganizar ???

    M

    Margarida Quarta, 26 de junho de 2019, 15h45min

    Como já ouvi uma vez NORA e GENRO não são parentes. netos sim são

    Izabelle Goncalves

    Izabelle Goncalves Segunda, 16 de setembro de 2019, 11h55min

    Bom dia , eu moro com meu esposo casei como união estável ,ele tem uma casa que o pai deixou pra como uso e frutos, tem um filho pequeno com ele.
    Moro com ele a 11anos, ele está me mandando embora e eu não quero ir, eu tenho direito de ficar na casa eu tendo filho pequeno com ele.

    Dionatas Balardin

    Dionatas Balardin Segunda, 16 de dezembro de 2019, 21h33min

    Caramba. Essas pessoas são perigosas hein. Bem imóvel se consegue ou trabalhando e comprando com o próprio esforço, ou recebendo por herança, ou doação ou casamento com comunhão total de bens ou na comunhão parcial caso o bem, PRESTE ATENÇÃO!, CASO O BEM SEJA ADQUIRIDO APÓS O CASAMENTO NA COMUNHÃO PARCIAL. APÓS!!!. Agora, se juntar com alguém e querer ser proprietária dos bens dessa pessoa, é sujeira baixa. Que coisa feia!!! Esse é um dos grandes motivos de muitas pessoas não quererem relacionamento sério.
    Poxa. Tu já vai morar praticamente de graça na casa da pessoa proprietária do bem caso tenham uma relação duradoura, ainda quer para si o que é de outrem? Absurdo!

    Gabrielle Silva

    Gabrielle Silva Quinta, 13 de fevereiro de 2020, 20h09min

    Minha mãe e meu pai moram juntos a 14 anos depois casaram no civil e na igreja católica, depois de 1 ano de casado houve a separação eles deixaram uma casa qe esta construída no terreno do meu avo materno ,minha mae vive brigando comigo qe a casa também e dela que la só são os materiais da casa nosso meu e das minha duas irmã
    E eu quero entrar com pedido pra receber a minha parte da casa ,tem como?
    Morei na casa 2 anos e reformei,minha mae nao entra em um acordo comigo nem pra pagar oq eu gastei na casa oq eu devo fazer ?

    W

    Wedson Quirino da Silva Domingo, 17 de janeiro de 2021, 18h38min

    Minha sobra esta se separando, ela passou 25 anos casada tem 4 filhos, passou os 25 anos morando em uma casa que foi da ex sogra dela. ela não tem onde morar.. ela tem algum direito na casa?